Plano de Aula

Plano de aula: Classificação de palavras

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Com quantas sílabas se forma uma palavra?

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Materiais necessários: Cartelas de ovos grande, fita adesiva e tampinhas de garrafa coloridas. Serão necessárias aproximadamente 150 tampinhas de garrafas pet (isso dependerá do número de palavras que escolher para o jogo). Orientações para o jogo:

  • Una com fita adesiva duas cartelas de ovos de modo perpendicular.
  • Etiquete as tampas de garrafas de garrafa pet.
  • Em 10 das tampas de garrafa escreva as coordenadas (A, B, C, D, E) e (1, 2, 3, 4 , 5). As letras ocupam a linha vertical e os números ocupam a linha horizontal. Link para impressão aqui
  • Deixe algumas tampinhas sem etiquetar.
  • Para alunos que não consigam perceber as habilidades propostas na finalidade da aula realize atividades coletivas, em duplas e utilize boas perguntas reflexivas.
  • Observe o aluno de forma individualizada, andando pela sala de aula no momento das atividades.
  • Em atividades que necessitem de leitura/ escrita deixe que o aluno com maior dificuldade seja o escriba, isso permite ao colega de dupla fazer interferências positivas que o ajudará a perceber seus erros de modo a corrigi-los e o tornará mais confiante e autônomo em uma próxima atividade que deva realizar individualmente.

Dificuldades antecipadas: Supõe-se que todos os alunos estejam alfabetizados, caso não, forme duplas de saberes heterogêneos a fim de ter uma aprendizagem coletiva e colaborativa. No jogo proposto a observação mais individualizada do professor pode revelar dificuldades comuns à maioria direcionando para correções coletivas, em duplas ou mais individualizada, se necessário.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/>. Acesso em: 10 nov 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA