9972
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Multiplicação de um número fracionário por um número inteiro

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Resolver problemas que envolvem multiplicação de um número fracionário por um número inteiro.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: MONICA DIAS DO NASCIMENTO

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_09NUM04

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal e Sistematização

Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize a imagem abaixo e solicite que os alunos resolvam o problema em seus cadernos.

Solicite que os alunos compartilhem suas respostas, elas podem ser verbalizadas ou enviadas em forma de texto, áudio e até vídeos.

Atividade principal
Professor(a), sugerimos que você envie o problema proposto para os alunos em formato de texto ou mesmo compartilhando o slide. Solicite que os alunos registrem sua resolução e a compartilhe. As resoluções podem ser verbalizadas em uma aula síncrona ou então enviadas em formato de áudio, vídeo ou imagem caso a interação esteja ocorrendo de forma assíncrona.

Sistematização
Professor(a), solicite que os aluno registrem em seus cadernos, o conceito da adição de parcelas iguais e como isso está associado a operação de multiplicação mesmo com uma fração. Caso considere viável compartilhe com os alunos o slide abaixo.

 

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de texto para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula. Um assunto que pode ser sugerido é uma conversa informal sobre os modos de dividir uma pizza em pedaços iguais e a quantidade de pedaços que cada um come. Será que há uma explicação para padronizarmos a divisão das pizzas, de tamanho tradicional, em oito pedaços?

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_09NUM04

(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas