14662
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A construção textual do editorial

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre A construção textual do editorial

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero editorial e no campo de atuação jornalístico/ midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Prepare cópias do texto disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.

Dificuldades antecipadas: Como o texto utilizado na aula é escrito em um único parágrafo, é possível que os alunos tenham dificuldade para localizar as partes do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão; bem como identificar os argumentos usados pelo editorialista.

Referências sobre o assunto:

BÁCCARO, Liégere. Uma descrição do gênero editorial: Uma ferramenta pré-intervenção didática. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/uma_descricao_do_genero_editorial_uma_ferramenta_pre_intervencao_didatica.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2018.

CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; DUARTE, Milcinele Conceição. Artigo de Opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.

KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2009. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf>. Acesso em: 5 de set. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que nessa aula eles estudarão a linguagem em movimento e perceberão que esse movimento não é aleatório, mas planejado para construir textos que nos permitem expressar a opinião diante das questões que nos rodeiam.
  • Explique que o propósito é reconhecer os movimentos que se constroem dentro do discurso quando nos posicionamos a respeito das questões que nos cercam.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Apresente as imagens do slide (caso não disponha de projetor, imprima a imagem em papel A3). Peça que observem as imagens por alguns minutos. Depois, retire as imagens da exibição.
  • Solicite que recuperem da memória a imagem que visualizaram e descrevam-na. Anote as informações que a turma for recuperando. Pergunte-lhes o que mais lhes chamou a atenção na imagem. Peça que expliquem o porquê.
  • Pergunte se conhecem a situação que gerou a foto. Caso não conheçam, peça que levantem hipóteses sobre o contexto em que a foto foi produzida.
  • Para finalizar, pergunte o que pensam sobre a cena retratada na imagem: crianças em jaula. Anote no quadro.
  • Diga que conhecerão a opinião de uma revista de circulação nacional sobre a questão retratada na foto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Inicialmente, apresente o título. Peça que leiam e explique se é possível relacioná-lo à imagem lida anteriormente. Chame a atenção para o início do título: “Senhor Trump”.
  • Pergunte qual o efeito de sentido que esse trecho tem no título. Espera-se que percebam que a presença do vocativo no início do título confere a ideia de uma “chamada de atenção”, como comumente faz-se com crianças que fazem manha. No caso em questão, o senhor Trump.
  • Pergunte se sabem quem é o senhor Trump. Caso não consigam chegar às informações, explique sobre o efeito de sentido e sobre o fato que gerou a imagem: na tentativa de coibir a entrada de imigrantes nos Estados Unidos, o presidente daquele país prendeu e separou pais e filhos imigrantes que ali chegavam. Diga também que Donald Trump é o presidente dos EUA.
  • Em seguida, distribua a cópia do texto disponível abaixo. Solicite que, em duplas, leiam e destaquem, com canetas coloridas, a opinião expressa no texto sobre o assunto, bem como os argumentos que se movimentam em função dessa opinião. Dê um tempo para realizarem a atividade. Esse tempo depende da desenvoltura do grupo.
  • Depois, reorganize-os em quartetos para que conversem sobre as descobertas feitas pelas duplas, sintetizem a opinião das duas duplas, os argumentos e o fechamento do texto. Caso haja divergência de ideias, devem discuti-las sempre apoiados na leitura que fizeram e, se houver necessidade, devem voltar ao texto para consultá-lo novamente. Em suma, das ideias das duas duplas, deverá sair apenas uma ideia (opinião+argumento+fechamento).
  • Proponha um novo agrupamento: dois quartetos formam um grupo de oito pessoas. Entregue pincel marcador permanente e uma folha de papel madeira (pardo).
  • Peça que conversem sobre as informações coletadas pelos quartetos e que sintetizem novamente para chegarem a apenas uma. Peça que, caso haja disparidade de informações, voltem ao texto para confirmar ou refutar as anotações que cada quarteto dispõe.
  • Solicite que, após negociarem as informações, anotem no papel madeira as ideias do grupo, indicando: opinião, argumentos e fechamento.
  • Solicite que escolham um relator para socializar as informações às quais o grupo chegou.
  • No final da atividade, cada grupo terá chegado ao projeto de texto do editorialista. Fixe os projetos na sala para consultas posteriores.

Materiais complementares: Texto para impressão disponível aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que observem os cartazes. Explique que, embora o texto não seja paragrafado (caso julgue necessário, explique que esse é o estilo do editorialista da revista), é possível visualizar um projeto de texto com início, meio e fim. Diga que esse projeto de texto permite organizá-lo em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Essas partes se interligam para formar um todo harmonioso para expor e defender uma opinião acerca de uma questão atual. Informe que, geralmente, na introdução é apresentado o contexto da questão tratada e a opinião (tese) da revista/jornal; no desenvolvimento essa questão apresentada na introdução é aprofundada e na conclusão tem-se o fechamento da discussão levantada. Lembre-os que essa tese expressa no editorial reflete a opinião do jornal/revista.
  • Solicite que voltem ao texto e que dividam em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Convide os a preencherem o quadro apresentado no slide, indicando o início e o fim de cada parte, explicando o porquê da seleção. Seja mediador e escriba.
  • Para encerrar, convide-os a refletir sobre a necessidade de se planejar o texto antes de escrevê-lo e que essa atividade faz parte do processo de escrita de grandes escritores e que é muito importante para organizar as ideias antes de pô-las no papel.

Materiais complementares: Texto para impressão disponível aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero editorial e no campo de atuação jornalístico/ midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Prepare cópias do texto disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.

Dificuldades antecipadas: Como o texto utilizado na aula é escrito em um único parágrafo, é possível que os alunos tenham dificuldade para localizar as partes do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão; bem como identificar os argumentos usados pelo editorialista.

Referências sobre o assunto:

BÁCCARO, Liégere. Uma descrição do gênero editorial: Uma ferramenta pré-intervenção didática. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/uma_descricao_do_genero_editorial_uma_ferramenta_pre_intervencao_didatica.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2018.

CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; DUARTE, Milcinele Conceição. Artigo de Opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.

KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.

VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2009. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf>. Acesso em: 5 de set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que nessa aula eles estudarão a linguagem em movimento e perceberão que esse movimento não é aleatório, mas planejado para construir textos que nos permitem expressar a opinião diante das questões que nos rodeiam.
  • Explique que o propósito é reconhecer os movimentos que se constroem dentro do discurso quando nos posicionamos a respeito das questões que nos cercam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Apresente as imagens do slide (caso não disponha de projetor, imprima a imagem em papel A3). Peça que observem as imagens por alguns minutos. Depois, retire as imagens da exibição.
  • Solicite que recuperem da memória a imagem que visualizaram e descrevam-na. Anote as informações que a turma for recuperando. Pergunte-lhes o que mais lhes chamou a atenção na imagem. Peça que expliquem o porquê.
  • Pergunte se conhecem a situação que gerou a foto. Caso não conheçam, peça que levantem hipóteses sobre o contexto em que a foto foi produzida.
  • Para finalizar, pergunte o que pensam sobre a cena retratada na imagem: crianças em jaula. Anote no quadro.
  • Diga que conhecerão a opinião de uma revista de circulação nacional sobre a questão retratada na foto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Inicialmente, apresente o título. Peça que leiam e explique se é possível relacioná-lo à imagem lida anteriormente. Chame a atenção para o início do título: “Senhor Trump”.
  • Pergunte qual o efeito de sentido que esse trecho tem no título. Espera-se que percebam que a presença do vocativo no início do título confere a ideia de uma “chamada de atenção”, como comumente faz-se com crianças que fazem manha. No caso em questão, o senhor Trump.
  • Pergunte se sabem quem é o senhor Trump. Caso não consigam chegar às informações, explique sobre o efeito de sentido e sobre o fato que gerou a imagem: na tentativa de coibir a entrada de imigrantes nos Estados Unidos, o presidente daquele país prendeu e separou pais e filhos imigrantes que ali chegavam. Diga também que Donald Trump é o presidente dos EUA.
  • Em seguida, distribua a cópia do texto disponível abaixo. Solicite que, em duplas, leiam e destaquem, com canetas coloridas, a opinião expressa no texto sobre o assunto, bem como os argumentos que se movimentam em função dessa opinião. Dê um tempo para realizarem a atividade. Esse tempo depende da desenvoltura do grupo.
  • Depois, reorganize-os em quartetos para que conversem sobre as descobertas feitas pelas duplas, sintetizem a opinião das duas duplas, os argumentos e o fechamento do texto. Caso haja divergência de ideias, devem discuti-las sempre apoiados na leitura que fizeram e, se houver necessidade, devem voltar ao texto para consultá-lo novamente. Em suma, das ideias das duas duplas, deverá sair apenas uma ideia (opinião+argumento+fechamento).
  • Proponha um novo agrupamento: dois quartetos formam um grupo de oito pessoas. Entregue pincel marcador permanente e uma folha de papel madeira (pardo).
  • Peça que conversem sobre as informações coletadas pelos quartetos e que sintetizem novamente para chegarem a apenas uma. Peça que, caso haja disparidade de informações, voltem ao texto para confirmar ou refutar as anotações que cada quarteto dispõe.
  • Solicite que, após negociarem as informações, anotem no papel madeira as ideias do grupo, indicando: opinião, argumentos e fechamento.
  • Solicite que escolham um relator para socializar as informações às quais o grupo chegou.
  • No final da atividade, cada grupo terá chegado ao projeto de texto do editorialista. Fixe os projetos na sala para consultas posteriores.

Materiais complementares: Texto para impressão disponível aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que observem os cartazes. Explique que, embora o texto não seja paragrafado (caso julgue necessário, explique que esse é o estilo do editorialista da revista), é possível visualizar um projeto de texto com início, meio e fim. Diga que esse projeto de texto permite organizá-lo em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Essas partes se interligam para formar um todo harmonioso para expor e defender uma opinião acerca de uma questão atual. Informe que, geralmente, na introdução é apresentado o contexto da questão tratada e a opinião (tese) da revista/jornal; no desenvolvimento essa questão apresentada na introdução é aprofundada e na conclusão tem-se o fechamento da discussão levantada. Lembre-os que essa tese expressa no editorial reflete a opinião do jornal/revista.
  • Solicite que voltem ao texto e que dividam em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Convide os a preencherem o quadro apresentado no slide, indicando o início e o fim de cada parte, explicando o porquê da seleção. Seja mediador e escriba.
  • Para encerrar, convide-os a refletir sobre a necessidade de se planejar o texto antes de escrevê-lo e que essa atividade faz parte do processo de escrita de grandes escritores e que é muito importante para organizar as ideias antes de pô-las no papel.

Materiais complementares: Texto para impressão disponível aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano