Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender o uso correto das regularidades ortográficas no emprego de palavras com G ou Gu.
Materiais necessários: Caderno, folha de bloco ou folha pautada da escola, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita) e atividade em folha para exercitação e para impressão.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem apresentar pouca fluência para ler e escrever, pois não dominam os padrões da escrita. As letras ou os dígrafos que podem representar um mesmo fonema em uma mesma posição e assim podem criar dificuldades na hora de escrever. É recomendável utilizar duplas produtivas de trabalho, por isso antes da atividade relembre todas as regras ortográficas estudadas até aqui, se for o caso escreva algumas palavras no quadro, para que sirva de modelo.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1 Acesso em 04 de set. de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é a reflexão sobre as regularidades da escrita utilizando as letras G/Gu, projete ou escreva no quadro o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Realize a tarefa coletivamente e oralmente. Essa situação favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo, favorecendo uma escrita mais autônoma.
- Relembre as discussões realizadas nas aulas 1 e 2, retome o painel de descobertas quanto o uso de G/Gu. Caso essa seja sua primeira aula comece refletindo com os alunos sobre a escrita e explicitando que a aula de hoje será sobre as regularidades da escrita utilizando G seguido das vogais A, O, U e Gu seguido das vogais E, I.
- Projete a atividade, caso não tenha como projetar, escreva no quadro, com a finalidade de preparar os alunos para uma leitura intencional, ou seja, que o aluno ao ler a palavra consiga relacionar a regra à escrita da palavra, caso o aluno não consiga ler a palavra convencionalmente, o professor deve ser o modelo, servindo de apoio nos casos de dúvida.
- Peça aos alunos que observem o som produzido pelo uso do G/GU em cada palavra, chame a atenção para a letra que vem depois da letra G.
- Neste momento abra uma discussão para que pensem em outras palavras escritas com G/Gu e reflitam sobre a escrita de cada palavra.
- Atente-se aos dígrafos que ocorrem quando duas letras são utilizadas para representar um único fonema no caso da letra G serão considerados dígrafos as letras gu quando estiverem seguidas das vogais E/I para representar o fonema G, por exemplo a palavra ÁGUA não é dígrafo, pois você ouve todas as letras.
- Peça para que alguns alunos deem exemplos de outras palavras que conhecem, e indique a qual coluna essa palavra se encaixa e explique o porquê. Caso o aluno erre ou não saiba explicar, será um bom momento para organizar as intervenções necessárias com os diferentes tipos de ocorrências de escrita, medie para que o aluno possa identificar qual regra se aplica.
Materiais complementares: Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita)
Atividade para impressão, disponível aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Organize os alunos em duplas, considerando os diferentes níveis de aprendizagem que pode existir na sala de aula. Os agrupamentos produtivos podem proporcionar situações de conflito, debate, argumentação e isso se constitui como boa ferramenta para que exercitem as regularidades ortográficas da aula.
- Diga aos alunos que eles farão uma atividade de revisão de texto, que um aluno escreveu uma redação, mas cometeu erros quanto ao uso das letras G e Gu ao grafar algumas palavras.
- Entregue a atividade aos alunos.
- Projete a atividade para que acompanhem a leitura (caso não tenha como projetar faça a leitura convencionalmente e peça para que os alunos acompanhem com o texto impresso).
- Em seguida explique que eles devem localizar as palavras grafadas erradas e sinalizar com lápis de cor ou caneta marca texto. Faça intervenções, contraponha exemplos e auxilie os alunos a explicitar a escolha feita, o objetivo da atividade, que é refletir sobre a escrita destas letras.
- A atividade tem como foco a utilização dos conhecimentos já construídos pelos alunos sobre as regularidades no som da letra G, a atividade favorece que os alunos exercitem o que já sabem a respeito das diferentes grafias possíveis para a representação dos diferentes sons empregados em uma mesma letra.
- Circule pela sala e registre em seu material pessoal possíveis dúvidas e dificuldades dos alunos para retomá-las posteriormente.
- Anote no quadro algumas palavras escritas pelos alunos, para que ao final sirvam de análise. Dica: Copie as corretas e as incorretas, assim podem analisar conjuntamente o erro cometido.
Materiais complementares: Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar. Atividade em folha para exercitação.
Atividade para impressão.
Desenvolvimento
Orientações:
- Oriente os alunos para que, após localizarem as palavras grafadas erradas, devem ir ao final da atividade e escrever as palavras da forma que eles consideram correta. A transcrição é uma ótima oportunidade para refletir sobre como se escreve, uma vez que o conteúdo já é conhecido por eles.
- Discuta aspectos ortográficos com os já alfabetizados, retomando algumas regras e estabelecendo novas relações entre o som que a letra G representa de acordo com a letra que vem depois.
- Neste momento abra uma discussão coletiva e pergunte aos alunos quais são as palavras que eles grifaram como erradas.
- Escreva no quadro ou em cartaz as palavras erradas, a fim de destacar o erro cometido.
- Questione os alunos qual foi o erro cometido em cada situação. Por exemplo: Por que consegui se escreve com Gui? E qual o som produz? Quais letras aparecem depois de Gu que formam o mesmo som? A letra G seguidas pelas vogais E ou I produzem qual som?
- Após a análise com a turma de cada palavra, escreva no quadro as palavras corretas.
- Oriente os alunos para que façam uma autocorreção. Caso demonstrem dificuldade em compreender alguma palavra, auxilie realizando a leitura da mesma e dando exemplos de palavras com o mesmo som, a fim de que reflitam nas correspondências e regularidades.
- Os alunos podem consultar os registros feitos para elaborar uma dica, ou seja, construir em dupla uma regra que favoreça a antecipação do contexto em que é correto usar uma ou outra situação. Professor circule pelas duplas chamando a atenção para o fato de que a falta ou acréscimo de uma letra pode mudar o som e até mesmo o sentido da palavra.
Fechamento
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações:
- Dê continuidade a aula no coletivo para sistematizar as regularidades.
- O contexto interno da palavra é que determina que letra usar em sua grafia nos casos citados pela habilidade. Levar o aluno a construir regras é a estratégia indicada, e pode ocorrer pela análise comparativa das ocorrências em listas de palavras, favorecendo a antecipação do contexto em que é correto usar uma ou outra letra, o que o contribui para a compreensão da regra.
- Retome as descobertas discutidas até aqui. Espera-se que, tendo vivenciado aprendizagens desafiadoras e estabelecido relações de semelhança e diferença, os alunos possam organizar o que sabem com base na elaboração de uma “regra” comum para o grupo.
- Pergunte aos alunos quais foram as maiores dificuldades enfrentadas pela dupla em localizar as palavras grafadas erradas.
- Retome com eles que para escrever corretamente palavras ou ampliar seu repertório vocabular, é importante e necessário uma consulta ao dicionário, aos materiais expostos em sala de aula, ao caderno, ler diferentes portadores, tudo isso ajuda na ampliação de repertório.
- Informe que durante a atividade você registrou algumas dúvidas e dificuldades e que agora irá retomá-las.
- Solicite aos alunos que verbalizem as palavras grafadas que mais tiveram dúvida em suas escritas e proponha uma reflexão a respeito do uso recorrente de algumas palavras e como isso facilita que sua escrita seja mais assertiva.
- Após sanar todas as dúvidas, liste as palavras no quadro para que copiem no caderno, as mesmas palavras devem ir para o painel de descobertas, servindo como fonte de consulta.
- Em seguida escolha algumas palavras e peça para que os alunos expliquem o por quê da escrita. Faça perguntas desafiadoras como: Quais letras aparecem depois de Gu que juntas produzem o mesmo som? Qual a diferença entre o som e a grafia das palavras Girafa e Guitarra? Por que a palavra Aguente é escrita com Gu, mas o som do Gu é diferente das letras Gu da palavra Guerra? Cite outros exemplos? Existe alguma semelhança ou diferença entre a grafia das palavras Português e Portugal?
- Após cada pergunta peça para que expliquem justificando a resposta, exercite a capacidade dos alunos de formular e defender opiniões.
- É importante que os alunos terminem a aula sabendo que os dígrafos ocorrem quando duas letras são utilizadas para representar um único fonema no caso da letra G serão considerados dígrafos as letras gu quando estiverem seguidas das vogais E/I para representar o fonema G, por exemplo a palavra GUARANÁ não é dígrafo, pois você ouve todas as letras, G seguido pelas vogais A, O ou U representa G, G seguido pelas vogais E/I nunca representa G, sendo assim o G representa G em todos os casos, menos em G + E, G + I .
- Elabore um registro coletivo, se houver necessidade além do registro elaborado para o painel, peça aos alunos que copiem no caderno algumas dicas, as mais importantes para que possam consultar posteriormente e relembrar a discussão.
- O registro coletivo e a lista de palavras devem fazer parte do painel de descobertas, servindo para consultas posteriores, evitando que tais erros sejam cometidos.
Materiais complementares: Painel de descobertas e caderno.