14557
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Entrevistas jornalísticas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Entrevistas jornalísticas

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Caroline Silveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia e caixas de som; cartolinas e cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).

Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que leem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. Os alunos devem saber que para se escolher a notícia que se vai ler, dentre tantas em um jornal, é comum se ater ao título e a imagem, por isso essas escolhas são feitas com muito critério pelos jornais.

Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos apresentem dificuldades em sistematizar a estrutura de uma notícia, visto que muitas crianças não têm contato cotidianamente com o gênero notícia, por isso recomenda-se o uso desse plano em sequência. Alguns alunos também podem ter dificuldades para trabalhar em grupo, divergências nas tomadas de decisões, necessitando assim o auxílio do professor de maiores orientações no passo a passo das atividades e mediação do professor para solucionar os conflitos.

Referências sobre o assunto: BARBOSA. Jaqueline Peixoto. Outras mídias e linguagens na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. p. 174-180. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 19 de set. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Inicie a aula lendo o tema para os alunos. Caso não tenha projetor em sua escola, escreva o tema no quadro.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Projete esse slide para os alunos. Caso não tenha projetor em sua escola, questione-os oralmente.
  • Questione alguns alunos: Qual o seu brinquedo/brincadeira favorita?
  • Seria possível fazer uma pesquisa sobre esse tema aqui na escola? Como poderíamos fazer isso? (as perguntas tem o objetivo de levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os processos de uma pesquisa que requer coleta de dados, podendo ser por meio de entrevista, análise e tratamento da informação, e por fim apresentação/publicação das descobertas).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça para um aluno ler o que está no slide. Caso não tenha projetor em sua escola, explique que agora eles conhecerão uma reportagem que mostra os brinquedos favoritos de algumas crianças ao redor do mundo.
  • Projete a reportagem no quadro. Caso não tenha projetor em sua escola, imprima o material para mostrar aos alunos.
  • Siga questionando os alunos, sobre os passos de uma pesquisa. Pergunte: “Como vocês acham que descobriram qual o brinquedo/brincadeira favorita dessas crianças?” Espera-se que nesse momento os alunos citem a entrevista, como forma de identificar dados e informações sobre determinado assunto.

Materiais complementares:

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Questione mais alguns alunos: Você acha que brincar poderia ser um trabalho? Caso não tenha projetor em sua escola, questione apenas oralmente.
  • Deixe que as crianças expressem suas opiniões.
  • Explique que nessa aula veremos detalhes sobre um brinquedo em específico.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia as informações do slide para os alunos. Explique que essa reportagem foi retirada de um jornal digital, chamado Jornal Joca. Antes de ler a reportagem, questione:
  • Quem sabe o que é Lego?
  • Alguém tem ou já brincou com esse brinquedo? É possível que algumas crianças não conheçam o brinquedo.

2. Mostre então o vídeo que explica a origem da fábrica Lego, para que os alunos que não conhecem o brinquedo possam entender do que se trata a entrevista.

Materiais complementares:

Para acessar o vídeo clique aqui.

Texto: Jornal Joca Online. Inventor de Lego. 2015. Disponível em: . Acesso em 27 de setembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida os alunos em grupos de 8 alunos no máximo.
  • Projete aos alunos a entrevista. Caso não tenha projetor em sua escola, imprima o material complementar (entrevista) antecipadamente e entregue cópias aos grupos.
  • Escolha alguns alunos para fazer a leitura coletiva e em voz alta. Cada aluno pode ler um trecho.
  • Após a leitura, questione:
  • Como foi elaborado esse texto? Espera-se que os alunos expliquem que a reportagem foi elaborada a partir de algumas perguntas.
  • Como pode ser chamado um texto com várias perguntas a um entrevistado? Espera-se que os alunos citem que o texto trata de é uma entrevista.

Materiais complementares:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia a questão do slide: E se essa entrevista virasse uma notícia? Caso não tenha projetor em sua escola, questione apenas oralmente.
  • Sorteie entre os grupos as fotos sobre o Lego que abrem cada um dos textos: presente em cada um Reportagem 1, Reportagem 2, Notícia 1, Notícia 2, Notícia 3. Você pode copiar apenas as fotos, colá-las num arquivo e sorteá-las na turma.
  • Explique aos alunos que as fotos saíram de algumas notícias e que vamos utilizá-las para poder criar a nossa própria notícia. Cada grupo deve pensar em um acontecimento relacionado ao lego que poderia virar notícia. Pode ser um fato sobre o inventor de lego (baseado na entrevista) e algo que a foto sorteada sugira.

Materiais complementares:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue uma cartolina para cada grupo.
  • Faça a leitura das informações desse slide. Caso não tenha projetor em sua escola, passe as orientações no quadro.
  • Oriente os alunos a se subdividir, ou seja, entre eles devem escolher quem fará cada parte da notícia. Sugere-se 2 alunos para criar um título e subtítulo, 2 alunos para criar o lide, 2 alunos para criar as legendas para as fotos e algumas imagens como: ilustrações ou gráficos ou tabelas e 2 alunos para criar o corpo da notícia. Quem terminar pode ajudar os companheiros.
  • Destaque para os alunos que, mesmo que cada parte seja responsabilidade de 2 alunos, elas devem conter informações que todo o grupo concorda, por isso é importante que, antes de colocar na cartolina, o grupo converse entre si e que todos estejam de acordo com a produção da notícia.

Comentário: A atividade pode ser realizada com menos integrantes no grupo, isso fica a critério do professor. É importante levar em consideração que um grupo menor levará mais tempo para realizar a atividade, pois são muitas tarefas a realizar na criação da notícia.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça para que os alunos apresentem suas produções, fazendo a leitura e/ou explicação do que escreveram na notícia.
  • Pergunte aos outros alunos que estão assistindo:
  • Vocês acham que a notícia que criaram poderia virar uma Manchete? Por quê? Permita que os alunos exponham suas ideias e os conhecimentos adquiridos na aula. Espera-se que eles comentem que a notícia criada por eles pode virar manchete, basta criar um título de maior destaque para o acontecimento, no alto da primeira página de jornal, alusivo à notícia exposta posteriormente com detalhes no interior do jornal.
  • O que colocaram no lide? Espera-se que os alunos comentem que no lide descreveram sobre: o quê (a ação), quem (o agente), quando (o tempo), onde (o lugar) se deu o fato noticiado por eles.
  • A foto sorteada influenciou a escolha do tema da notícia? É provável que os alunos citem que o tema está diretamente relacionado com a foto, pois a partir dela é possível fazer uma leitura da imagem e interpretação do fato que poderia ser criado e noticiado.
  • Qual foi a importância das outras imagens para compor sua notícia? Espera-se que os alunos respondam que os infográficos é uma forma visual de apresentar informações e dados, auxiliando na compreensão do leitor sobre o acontecimento.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Proponha aos alunos uma reflexão sobre a aula. O objetivo dessa atividade de fechamento é possibilitar aos alunos uma autoavaliação e mostrar a eles que mesmo com dificuldades é possível aprender. Cada aluno deve responder em seu caderno as três perguntas do slide. Caso não tenha projetor em sua escola, passe as questões no quadro.
  • Escolha alguns alunos para lerem as respostas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia e caixas de som; cartolinas e cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).

Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que leem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. Os alunos devem saber que para se escolher a notícia que se vai ler, dentre tantas em um jornal, é comum se ater ao título e a imagem, por isso essas escolhas são feitas com muito critério pelos jornais.

Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos apresentem dificuldades em sistematizar a estrutura de uma notícia, visto que muitas crianças não têm contato cotidianamente com o gênero notícia, por isso recomenda-se o uso desse plano em sequência. Alguns alunos também podem ter dificuldades para trabalhar em grupo, divergências nas tomadas de decisões, necessitando assim o auxílio do professor de maiores orientações no passo a passo das atividades e mediação do professor para solucionar os conflitos.

Referências sobre o assunto: BARBOSA. Jaqueline Peixoto. Outras mídias e linguagens na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. p. 174-180. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 19 de set. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Inicie a aula lendo o tema para os alunos. Caso não tenha projetor em sua escola, escreva o tema no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Projete esse slide para os alunos. Caso não tenha projetor em sua escola, questione-os oralmente.
  • Questione alguns alunos: Qual o seu brinquedo/brincadeira favorita?
  • Seria possível fazer uma pesquisa sobre esse tema aqui na escola? Como poderíamos fazer isso? (as perguntas tem o objetivo de levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os processos de uma pesquisa que requer coleta de dados, podendo ser por meio de entrevista, análise e tratamento da informação, e por fim apresentação/publicação das descobertas).

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça para um aluno ler o que está no slide. Caso não tenha projetor em sua escola, explique que agora eles conhecerão uma reportagem que mostra os brinquedos favoritos de algumas crianças ao redor do mundo.
  • Projete a reportagem no quadro. Caso não tenha projetor em sua escola, imprima o material para mostrar aos alunos.
  • Siga questionando os alunos, sobre os passos de uma pesquisa. Pergunte: “Como vocês acham que descobriram qual o brinquedo/brincadeira favorita dessas crianças?” Espera-se que nesse momento os alunos citem a entrevista, como forma de identificar dados e informações sobre determinado assunto.

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Questione mais alguns alunos: Você acha que brincar poderia ser um trabalho? Caso não tenha projetor em sua escola, questione apenas oralmente.
  • Deixe que as crianças expressem suas opiniões.
  • Explique que nessa aula veremos detalhes sobre um brinquedo em específico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia as informações do slide para os alunos. Explique que essa reportagem foi retirada de um jornal digital, chamado Jornal Joca. Antes de ler a reportagem, questione:
  • Quem sabe o que é Lego?
  • Alguém tem ou já brincou com esse brinquedo? É possível que algumas crianças não conheçam o brinquedo.

2. Mostre então o vídeo que explica a origem da fábrica Lego, para que os alunos que não conhecem o brinquedo possam entender do que se trata a entrevista.

Materiais complementares:

Para acessar o vídeo clique aqui.

Texto: Jornal Joca Online. Inventor de Lego. 2015. Disponível em: . Acesso em 27 de setembro de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida os alunos em grupos de 8 alunos no máximo.
  • Projete aos alunos a entrevista. Caso não tenha projetor em sua escola, imprima o material complementar (entrevista) antecipadamente e entregue cópias aos grupos.
  • Escolha alguns alunos para fazer a leitura coletiva e em voz alta. Cada aluno pode ler um trecho.
  • Após a leitura, questione:
  • Como foi elaborado esse texto? Espera-se que os alunos expliquem que a reportagem foi elaborada a partir de algumas perguntas.
  • Como pode ser chamado um texto com várias perguntas a um entrevistado? Espera-se que os alunos citem que o texto trata de é uma entrevista.

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia a questão do slide: E se essa entrevista virasse uma notícia? Caso não tenha projetor em sua escola, questione apenas oralmente.
  • Sorteie entre os grupos as fotos sobre o Lego que abrem cada um dos textos: presente em cada um Reportagem 1, Reportagem 2, Notícia 1, Notícia 2, Notícia 3. Você pode copiar apenas as fotos, colá-las num arquivo e sorteá-las na turma.
  • Explique aos alunos que as fotos saíram de algumas notícias e que vamos utilizá-las para poder criar a nossa própria notícia. Cada grupo deve pensar em um acontecimento relacionado ao lego que poderia virar notícia. Pode ser um fato sobre o inventor de lego (baseado na entrevista) e algo que a foto sorteada sugira.

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue uma cartolina para cada grupo.
  • Faça a leitura das informações desse slide. Caso não tenha projetor em sua escola, passe as orientações no quadro.
  • Oriente os alunos a se subdividir, ou seja, entre eles devem escolher quem fará cada parte da notícia. Sugere-se 2 alunos para criar um título e subtítulo, 2 alunos para criar o lide, 2 alunos para criar as legendas para as fotos e algumas imagens como: ilustrações ou gráficos ou tabelas e 2 alunos para criar o corpo da notícia. Quem terminar pode ajudar os companheiros.
  • Destaque para os alunos que, mesmo que cada parte seja responsabilidade de 2 alunos, elas devem conter informações que todo o grupo concorda, por isso é importante que, antes de colocar na cartolina, o grupo converse entre si e que todos estejam de acordo com a produção da notícia.

Comentário: A atividade pode ser realizada com menos integrantes no grupo, isso fica a critério do professor. É importante levar em consideração que um grupo menor levará mais tempo para realizar a atividade, pois são muitas tarefas a realizar na criação da notícia.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça para que os alunos apresentem suas produções, fazendo a leitura e/ou explicação do que escreveram na notícia.
  • Pergunte aos outros alunos que estão assistindo:
  • Vocês acham que a notícia que criaram poderia virar uma Manchete? Por quê? Permita que os alunos exponham suas ideias e os conhecimentos adquiridos na aula. Espera-se que eles comentem que a notícia criada por eles pode virar manchete, basta criar um título de maior destaque para o acontecimento, no alto da primeira página de jornal, alusivo à notícia exposta posteriormente com detalhes no interior do jornal.
  • O que colocaram no lide? Espera-se que os alunos comentem que no lide descreveram sobre: o quê (a ação), quem (o agente), quando (o tempo), onde (o lugar) se deu o fato noticiado por eles.
  • A foto sorteada influenciou a escolha do tema da notícia? É provável que os alunos citem que o tema está diretamente relacionado com a foto, pois a partir dela é possível fazer uma leitura da imagem e interpretação do fato que poderia ser criado e noticiado.
  • Qual foi a importância das outras imagens para compor sua notícia? Espera-se que os alunos respondam que os infográficos é uma forma visual de apresentar informações e dados, auxiliando na compreensão do leitor sobre o acontecimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Proponha aos alunos uma reflexão sobre a aula. O objetivo dessa atividade de fechamento é possibilitar aos alunos uma autoavaliação e mostrar a eles que mesmo com dificuldades é possível aprender. Cada aluno deve responder em seu caderno as três perguntas do slide. Caso não tenha projetor em sua escola, passe as questões no quadro.
  • Escolha alguns alunos para lerem as respostas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano