14543
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A modalização no texto de lei

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre A modalização no texto de lei

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Amélia Aparecida Tridico

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução 
Envie aos alunos as imagens dos slides 2 e 3 e, por meio de um áudio a ser enviado no grupo de WhatsApp criado para estabelecer um diálogo entre todos, faça a eles as perguntas sugeridas no slide Introdução. Quando acabarem, peça que enviem as repostas (por foto, e-mail ou pelo WhatsApp).

Desenvolvimento
Envie aos alunos uma curta videoaula explicando os seguintes aspectos da modalização deôntica: obrigatoriedade, proibição e permissão. Depois disso, leia, em um áudio, as frases do primeiro slide de Desenvolvimento (disponibilize as frases aos alunos por escrito) e pergunte quais palavras das frases expressam obrigação, permissão e proibição. Quando acabarem, peça que eles enviem as repostas (por foto, e-mail ou pelo WhatsApp) e diga a eles que o uso de palavras e expressões como essas sugerem uma atitude do interlocutor diante do que é expresso no enunciado. Depois disso, entregue o trecho do Código Brasileiro de Trânsito aos alunos, pedindo que eles encontrem trechos que demonstrem proibições, permissões e obrigações. Ao final, envie um vídeo comentando as questões.

Fechamento
Envie, no grupo de WhatsApp da turma, um áudio ou mensagem de texto, e solicite aos alunos que registrem um comentário que ensine a expressar proibições, permissões e obrigações em textos escritos.

Convite às famílias
A família pode ajudar a discutir os textos da aula de forma colaborativa, fazendo, inclusive, pesquisas sobre os artigos de lei citados na aula.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_05SQA09

(EF69LP27) Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas