14492
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A construção de argumentos com base nas informações de um infográfico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre A construção de argumentos com base nas informações de um infográfico

Plano 07 de 14 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Ormastroni De Carvalho Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Infográfico disponível em: <http://discursografico.blogspot.com/2011/09/infograficos-sobre-os-perigos-do.html>, acesso em: 19 nov. 2018, impresso ou projetado por meio de datashow.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar a eles que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades em identificar as formas de organização do infográfico, por ser diferentes de textos escritos em prosa.

Referências sobre o assunto: DIONÍSIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm

https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905

http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf

http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos se organizem em grupos de três ou quatro membros, pois tal quantidade possibilita que o professor atenda a todos os grupos e contribui para que haja interação entre os alunos.
  • Apresente aos alunos, de forma impressa ou projetada, o infográfico “Celulares, perigo muito perto”. Solicite que observem a parte gráfica do infográfico e que verbalizem como ela se organiza. Neste momento, é importante que os alunos observem, sem fazer a leitura, a disposição do texto verbal, as divisões marcadas por imagens, cores e espaços, a divisão em tópicos e a sequência entre as partes, indicada, por exemplo, pela flecha vermelha.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos façam a leitura do infográfico e respondam, no caderno, as perguntas do slide. Você pode projetá-las ou passá-las no quadro.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos realizem a atividade proposta no slide para que sistematizem os conhecimentos desenvolvidos nesta aula. A atividade para impressão encontra-se no Material complementar.

Material complementar: Atividade para impressão disponível aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Infográfico estático e animado e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Infográfico disponível em: <http://discursografico.blogspot.com/2011/09/infograficos-sobre-os-perigos-do.html>, acesso em: 19 nov. 2018, impresso ou projetado por meio de datashow.

Informações sobre o gênero: O Infográfico é um gênero que integra modalidades semióticas. Ele pode ser constituído por textos, quadros, legendas, mapas, números, ícones, ilustrações, fotografias, fundos e tabelas. É preciso esclarecer aos alunos que o gênero infográfico representa uma mistura, de forma dinâmica, do texto verbal com o não verbal, originando um universo visualmente chamativo. Explique aos seus alunos sobre as esferas em que este gênero circula, principalmente no campo das práticas de estudo e pesquisa com o objetivo de transmitir informações amplas e precisas e promover a compreensão de processos, experiências e fatos científicos. Não se esqueça de mostrar a eles que existem tanto o infográfico estático quanto o infográfico em movimento/animado (em vídeos), além do infográfico interativo, que demanda uma ação do leitor para acessar, digitalmente, as informações e explicações.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldades em identificar as formas de organização do infográfico, por ser diferentes de textos escritos em prosa.

Referências sobre o assunto: DIONÍSIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p.137-152.

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/genero-textual-infografico.htm

https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/1905

http://www.ple.uem.br/3celli_anais/trabalhos/estudos_linguisticos/pfd_linguisticos/085.pdf

http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/352.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos se organizem em grupos de três ou quatro membros, pois tal quantidade possibilita que o professor atenda a todos os grupos e contribui para que haja interação entre os alunos.
  • Apresente aos alunos, de forma impressa ou projetada, o infográfico “Celulares, perigo muito perto”. Solicite que observem a parte gráfica do infográfico e que verbalizem como ela se organiza. Neste momento, é importante que os alunos observem, sem fazer a leitura, a disposição do texto verbal, as divisões marcadas por imagens, cores e espaços, a divisão em tópicos e a sequência entre as partes, indicada, por exemplo, pela flecha vermelha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos façam a leitura do infográfico e respondam, no caderno, as perguntas do slide. Você pode projetá-las ou passá-las no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos realizem a atividade proposta no slide para que sistematizem os conhecimentos desenvolvidos nesta aula. A atividade para impressão encontra-se no Material complementar.

Material complementar: Atividade para impressão disponível aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP25 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP41 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano