Atividade para impressão - Carta do leitor
Plano de Aula
Plano de aula: Carta de leitor: Adjetivos na composição
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta do leitor
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção. Texto impresso.
Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.
Dificuldades antecipadas: Atribuir sinônimos aos adjetivos, preenchidos nas cartas de leitor estudadas, encontrar palavras no dicionário, substituir adjetivos no texto, mas permitindo que o mesmo continue com o mesmo sentido.
Materiais de apoio:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=OVpi0qCRXGU
MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize a turma em círculo ou meia lua, a fim de que os alunos possam estar frente a frente, para que tenham o contato visual com os colegas, bem como, desenvolver a atividade com mais concentração e interação. Se não for possível esse tipo de organização, divida-os em grupos.
- Projete o slide ou leia a proposta da atividade para a turma.
- Peça para que os alunos sorteiem um nome, não mostre ao colega e confira se não é seu próprio nome.
- Explique à turma que cada um deverá dizer apenas características referentes ao colega, cujo nome sorteou. Pergunte à turma o que são características, peça a eles que deem exemplos, como, uma característica para o armário da sala, para a sala de aula, para a mesa de cada um.
- Oriente a turma a ouvir todas as características, para só ao final, tentar adivinhar de qual colega são aquelas características.
- Após a brincadeira pergunte à turma: foi difícil ou fácil encontrar características para o colega? Por quê? Na sua opinião, as características atribuídas a você, foram adequadas? Por quê?
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou leia o enunciado para a turma..
- Leia para a turma a carta de leitor “Cerrado”, retirada do site <http://chc.org.br/artigo/fala-aqui-julho/>, a fim de que os alunos identifiquem que faltam palavras. Não diga a eles que o texto possui lacunas, deixe que eles percebam que isso está acontecendo.
- O que vocês entenderam sobre o texto? Está faltando alguma coisa? (Espera-se que os alunos percebam que o entendimento do texto fica difícil à medida que faltam palavras).
Materiais complementares: Texto para leitura, disponível aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete o slide e distribua o texto impresso para a turma, a fim de que os alunos o tenham em mãos e consigam desenvolver a atividade, se não for possível a impressão, peça para que copiem no caderno.
- Peça para que os alunos leiam o texto de forma silenciosa, depois peça para que cada um leia uma parte do texto.
- Pergunte, se agora, conseguiram entender o texto. (Espera-se que os alunos digam que esse texto apresenta a opinião das leitoras, porém é difícil identificar exatamente qual é essa opinião, já que faltam “palavras”, ou seja, adjetivos, para que possa caracterizar os substantivos, não sendo possível compreender os detalhes. Se os alunos não chegarem a essa conclusão, peça aos alunos para que leiam mais uma vez o texto, depois questione-os: Ao lermos esse texto, mesmo faltando algumas palavras, conseguimos identificar o assunto principal do mesmo? Sabemos que o texto fala sobre o Cerrado, fala da vegetação e da natureza desse local, mas é possível compreender exatamente os detalhes dessa vegetação/natureza?)
- Se os alunos não tiverem nenhum conhecimento prévio sobre o cerrado, apresente o vídeo “Belezas do Cerrado” do canal WWF-Brasil, para repertoriar a turma. Peça para que os alunos prestem atenção a tudo: vegetação, solo, céu, animais, clima, etc.
- Pergunte aos alunos, o que devemos fazer para que esse texto ganhe sentido? (Espera-se que os alunos percebam que devemos inserir palavras nas lacunas).
- Pergunte aos alunos que tipo de palavras poderíamos inserir nas lacunas. (Espera-se que eles percebam que faltam adjetivos. Considere a resposta, se os alunos disserem que faltam características.)
- Peça para que cada aluno preencha as lacunas com adjetivos (características) adequados. (Se os alunos tiverem dificuldades para encontrar os adjetivos adequados, peça para que eles elaborem perguntas, de modo que a resposta seja o adjetivo apropriado. Dê exemplos: Vamos começar a ler o texto? Olá, tudo bem? Achamos ( ) o texto sobre o cerrado. O que será que as autoras acharam do texto? Que adjetivos poderíamos encaixar nessa lacuna?)
- Depois, peça para que cada aluno ou alguns alunos que queiram ler suas respostas, leiam o texto com os adjetivos correspondentes. Os alunos poderão encontrar adjetivos variados. Observe se os adjetivos encontrados são coerentes com o texto, por exemplo, se o aluno escrever na primeira lacuna, o adjetivo ruim, oriente-o: Termine de ler seu texto, você acha que as autoras gostaram do texto? Se elas não tivessem gostado, será que sugeririam um novo tema? Será que dariam detalhes interessantes sobre o texto?
Materiais complementares:
Vídeo Belezas do cerrado, disponível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=q0_XODQ0GGg
Texto para impressão, disponível aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou preencha as lacunas, com o adjetivo, no texto escrito no quadro.
- Peça para que alguns alunos leiam o texto com as lacunas preenchidas. Você poderá solicitar para que cada aluno leia uma parte do texto.
- Após a leitura, pergunte aos alunos: Você conseguiu descobrir as palavras que estão faltando no texto? Os adjetivos que você inseriu no texto tem o mesmo sentido desses apresentados no texto original? Dependendo do adjetivo inserido num texto, poderá modificar o sentido do texto? Se em vez do autor ter colocado o adjetivo legal, tivesse inserido o adjetivo difícil, o texto ficaria com o mesmo sentido? Quais adjetivos o autor poderia ter colocado no lugar dos adjetivos legal, baixas, seco, forte, azul, para que o texto continuasse com o mesmo sentido? Vamos listar essas palavras, no caderno? (Disponibilize dicionários para ajudar os alunos, nessa tarefa. Cuide para que todos os alunos consigam procurar no dicionário, auxiliando os estudantes com mais dificuldades. Se for necessário, faça uma breve explicação de como encontrar uma palavra no dicionário):
- Para legal, os alunos poderão sugerir: divertido, interessante, agradável…
- Para baixas, os alunos poderão sugerir: pequenas, rasteiras…
- Para seco, os alunos poderão sugerir: ressecado, árido, desidratado…
- Para forte, os alunos poderão sugerir: quente, ardente, intenso...
- Para azul, os alunos poderão sugerir: limpo, claro, aberto…
4. Essas palavras que faltaram, no texto, são importantes? Qual a importância dessas palavras? Vamos anotar no caderno? (Espera-se que os alunos concluam que os adjetivos são importantíssimos para o texto, pois são eles que caracterizam um substantivo, descrevendo-o e às vezes modificando o sentido do texto e/ou do substantivo.)
5. Sabemos que os adjetivos caracterizam um substantivo e por isso são muito importantes. Sem os adjetivos num determinado texto é possível compreender exatamente os detalhes do mesmo? Vamos anotar no caderno, nossas conclusões?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Materiais complementares:
Texto lacunado, disponível aqui.
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Site para sortear nomes, disponível aqui;
Vídeo: Belezas do Cerrado, disponível aqui;
Dicionário Online, disponível aqui;
Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Oriente os alunos sobre a brincadeira inicial através de um áudio, pelo WhatsApp. Você pode usar o próprio aplicativo do WhatsApp ou um site para sorteios. Marque uma videochamada pelo Google Meet ou pelo Zoom, ou crie um mural no Padlet, para que cada aluno descreva quem tirou, sem citar o nome. Os demais poderão tentar descobrir pela descrição de quem se trata comentando no próprio mural.
Desenvolvimento
Compartilhe o texto lacunado em um documento do Google. Desafie os alunos a identificarem o problema utilizando o recurso “comentários” no documento. Compartilhe um áudio pelo WhatsApp com as orientações, ou, se estiver na videochamada, faça a atividade coletivamente, utilizando as perguntas sugeridas no plano. Se achar necessário, envie o link do vídeo sobre o Cerrado pelo WhatsApp. Depois de identificarem que faltam palavras, peça que tentem completar coerentemente o texto, depois de assistirem ao vídeo. Para isso, crie um documento individual, de modo que os alunos possam escrever suas respostas. Você poderá dar devolutivas individuais nos próprios documentos ou em áudios enviados pelo WhatsApp.
Fechamento
Compartilhe novamente o texto completo, pelo documento do Google ou pelo WhatsApp (como foto), e mande as orientações sugeridas no slide por áudio. Peça que façam a lista de outras palavras possíveis no caderno, e que compartilhem através de foto pelo mesmo canal.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero explorando outras cartas e matérias dos sites indicados nas atividades. Convide-os a assistirem ao vídeo juntos e compartilharem com o professor ou com os colegas o que acharem interessante. Quem sabe não surge a vontade de enviar uma carta para um site de revista ou jornal?