Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: Imagens de situações domésticas impressas, vídeo :https://www.youtube.com/watch?v=mXkpfTwKWRs&list=PL_e9zBuGB9uX7wDWodyudA2tqS7aKzdhw , cartolinas para registro.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte se eles já pensaram sobre os perigos que podemos encontrar na nossa casa. Comente que hoje pensarão sobre esse assunto.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Organize as crianças em semicírculo. Leia com os alunos a situação proposta. Apresente o vídeo disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=mXkpfTwKWRs&list=PL_e9zBuGB9uX7wDWodyudA2tqS7aKzdhw . Pergunte aos alunos que situações de perigo apareceram no vídeo (Deixar objetos espalhados pelo chão, subir em cadeira para pegar objetos no alto, deixar líquidos quentes próximos às crianças e o chão liso com tapete). Deixe-os apontar suas observações, motivando-os a pensar sobre o assunto. Se necessário, reveja o vídeo. Nesse momento é importante que os alunos percebam a necessidade de avaliar possíveis situações de perigo, portanto faça perguntas que os leve a uma reflexão, como: “ Que problemas podemos ter quando….?” E aponte uma das situações.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia com os alunos a questão disparadora. Peça que pensem à respeito dessa pergunta, pois vamos respondê-la.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Organize a sala em 5 estações. Isso pode ser feito juntando as carteiras de 4 em 4. Em cada estação coloque uma imagem de situação disponível nas atividades para impressão. Organize os alunos em grupos, de maneira de cada grupo fique em uma estação e, ao seu comando, eles troquem de estação, devendo todos os grupos passarem por todas as estações. O tempo de cada estação deverá ser de, no máximo, 5 minutos. Diga aos alunos que o grupo deverá escolher um um aluno para ser o escriba, que registrará as conclusões. Ao comando do professor, os grupos trocam de estação no sentido determinado pelo professor. Diga aos alunos que, em cada estação, após avaliar a situação apresentada, eles deverão registrar os perigos que podem estar escondidos naquele ambiente, ou seja, como alguém pode se machucar naquele lugar. Diga aos alunos que as casas podem ter ambientes diferentes conforme a região onde estão localizadas, mas que devemos estar sempre atentos e alertar outras pessoas sobre os perigos que elas podem um dia encontrar. Portanto, se sua casa não tem os ambientes aqui apresentados, outras casas podem ter e um dia podemos passar por eles, por isso é tão importante pensarmos sobre todos os lugares possíveis. Passe entre as estações e faça perguntas como: “Qual o maior perigo que pode estar escondido aqui?”, “Vocês já vivenciaram situações como essa?”, “Conhecem alguém que já se machucou com algo de casa?”, entre outras perguntas que os façam refletir sobre aquele espaço. Não se preocupe que um grupo esgote todas as possibilidades, porque eles poderão se complementar ao final da aula. Para saber mais sobre a temática acesse: http://www.brasil.gov.br/editoria/saude/2013/09/acidentes-domesticos-ainda-sao-principal-causa-de-morte-de-criancas-ate-9-anos ou http://criancasegura.org.br/dicas/dicas-de-prevencao-casa/
Materiais necessários: Imagens da atividade.
Sistematização
Tempo sugerido: 11 minutos.
Orientações: Organize os alunos novamente em semicírculo. Cole as imagens em uma cartolina ou papel grande para montar um painel. Leia situação por situação e pergunte aos grupos: “Quais perigos vocês encontraram aqui?”. Anote, ao lado das imagens, os perigos falados pelos grupos. Oriente a discussão para que todos os possíveis perigos sejam apresentados. Por exemplo: Na lavanderia, a ingestão de produtos de limpeza, se pendurar em tanques e máquinas, colocar o dedo no ralo, derramar produtos inflamáveis como álcool, entre outros. O importante é que as crianças percebam que mesmo em casa precisamos estar atentos à tudo para evitar riscos à saúde e à vida. Deixe o cartaz exposto na sala.