14335
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Terra e Universo

Plano de aula - As estações do ano e a translação ao redor do Sol

Plano de aula de Ciências com atividades para 8º ano do Fundamental sobre o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra e a translação ao redor do Sol na ocorrência das estações do ano.

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hederson Vinicius de Souza

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que o tema da presente aula está ligado ao da aula anterior “As estações do ano nos hemisférios Norte e Sul (CIE8_11TU09)”. Para essa aula, é necessário que os alunos já tenham compreendido sobre o movimento aparente do Sol ao longo do ano, a inclinação do eixo de rotação da Terra e sejam capazes de descrever a relação do movimento de translação da Terra com os fenômenos do solstício e do equinócio. Assim, através dessa aula, os alunos irão analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra e a translação ao redor do Sol na ocorrência das estações do ano.

Para saber mais acesse: http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/estacoes-do-ano/estacoes-do-ano.html e http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula3-141.pdf

Materiais necessários para a aula: Bolinha de isopor pequena e grande, espeto de madeira, base de isopor, caneta hidrocor, câmera fotográfica* ou smartphone* e computador*.

*Recursos tecnológicos necessários para utilização da técnica stop motion. Na ausência desses recursos tecnológicos, os grupos produzirão um relatório, esquematizando suas análises.

Para saber mais sobre a técnica stop motion: https://novaescola.org.br/conteudo/5746/como-fazer-animacoes-stop-motion.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que, nesta aula, eles irão analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra e a translação ao redor do Sol na ocorrência das estações do ano.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo e revele que eles irão assistir a um vídeo curto que irá tratar sobre dois movimentos da Terra e um deles está diretamente relacionado às estações do ano. O vídeo está disponível no link <https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA>. Se não for possível exibir o vídeo, utilize a contextualização disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SzsnUjTdWWEb39rKnDbMG6fA77dV6VHvBus27B8Q6SFMhPYAGQ3AztP5zFjx/cie8-11tu10--contextualizacao--estacoes-do-ano.pdf arquivo. Suscite a reflexão dos alunos promovendo o resgate do conhecimento prévio através das perguntas: Quais movimentos da Terra foram apresentados no vídeo? Qual deles está diretamente relacionado às estações do ano? Na aula anterior qual o motivo das estações serem diferentes em cada um dos hemisférios?

Espera-se que os alunos reflitam que no vídeo foi explicado sobre os movimentos de rotação e translação e que o movimento de translação está diretamente relacionado às estações do ano. Na aula anterior foi visto que a inclinação do eixo de rotação da Terra, bem como a translação, possibilitam que as estações do ano sejam diferentes em cada hemisfério.

Para saber mais sobre o tema da aula acesse: http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula3-141.pdf

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ainda em semicírculo, peça para que os alunos reflitam sobre a pergunta “Como ocorrem as estações do ano?” e relatem suas percepções acerca desse evento. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem possíveis explicações. Oriente que, nesta aula, eles irão analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra e a translação ao redor do Sol na ocorrência das estações do ano.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de, pelo menos, 4 alunos e explique que eles irão simular a transação da Terra ao redor do Sol com os materiais que serão fornecidos, percebendo a ocorrência das estações do ano em cada hemisfério nos dois solstícios e equinócios. Para isso, eles irão fotografar cada etapa da translação da Terra ao redor do Sol, considerando a inclinação do eixo de rotação da Terra e sua divisão em hemisférios, verificando como as estações ocorrem em cada um dos hemisférios durante o ano. Posteriormente, ele criarão um GIF animado ou uma animação em vídeo com as fotos, através da técnica de stop motion. Para essa atividade, eles utilizarão: bolinha de isopor grande para representar o Sol, bolinha de isopor pequena, representando a Terra, palito de madeira para representar o eixo de inclinação da Terra, um espeto de madeira para fixar as bolinhas de isopor em uma pequena base de isopor, caneta hidrocor para marcar os hemisférios e os trópicos na bolinha pequena e uma máquina fotográfica ou um celular para capturar as imagens. Se possível, utilize o material elaborado na aula anterior. Caso a escola não possua os equipamentos necessários para criação do GIF animado ou a animação em vídeo, peça para que os alunos façam um relatório descrevendo suas análises e que contenha um esquema da translação com as estações do ano em cada hemisfério nos solstícios e equinócios.

Oriente os alunos que, para criar um GIF usando o smartphone, eles precisarão tirar foto de cada etapa da translação, sem tirá-lo da posição. Caso utilizem um smartphone com Android, irão abrir o Google Fotos (sistema Android) ou similar, no Assistente, clicar no ícone “Animação”, selecionar as fotos na ordem dos eventos da translação e, finalmente, clicar em “Criar”. É necessário um cabo de de celular para que os alunos transfiram o seu trabalho final para o computador para que seja exibido para os demais, ou então, se a escola tiver acesso à internet, é possível enviar por e-mail ou incluir em uma pasta virtual, em alguma nuvem de dados, como o Google Drive. Para a criação da animação utilizando uma câmera fotográfica, os alunos irão transferir as fotos para um computador e, posteriormente, utilizar o software Windows Movie Maker (para Windows) ou Kdenlive (para Linux) ou similares, abrir as fotos no programa, ajustar o tempo de exibição e salvar o vídeo. Há ainda a possibilidade de enviar as imagens para sites específicos de criação de GIFs animados ou vídeos como GIFmaker.me (http://gifmaker.me/).

É importante compreender a técnica da criação do vídeo ou do GIF animado, cujas orientações encontra-se nas orientações do slide 1.

Se necessário utilize o roteiro disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BSQZnZbS8svGfYfqpm3BVuuuj7fPFd7hv7wCqmdrPu4e4nq28xWyTZ2S3Fj3/cie8-11tu10--mao-na-massa--roteiro-para-a-atividade.pdf, para que possa mediar o desenvolvimento da atividade junto aos alunos. Repare que durante o desenvolvimento da atividade, os alunos terão muitos desafios a serem superados. Por isso, prefira mediar a atividade, de forma que eles superem esses desafios, ao invés de mostrar o roteiro, tornando-os protagonistas do seus próprios aprendizados e enriquecendo a aula através das discussões que forem surgindo nos grupos.

Materiais necessários para a aula: Bolinha de isopor pequena e grande, palito de madeira, espeto de madeira, base de isopor, caneta hidrocor, câmera fotográfica ou smartphone e computador.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Recolha e guarde os materiais utilizados e proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para que cada grupo comente como ficaram as animações feitas por eles. É importante, neste momento, não julgar e incentivar a participação dos demais alunos do grupo. Suscite as reflexões através das perguntas: O que vocês perceberam durante a translação? Como vocês perceberam as mudanças das estações ao longo do ano? Seria possível ocorrer as estações do ano se o eixo de rotação da Terra não fosse inclinado?

Retome a questão disparadora e projete a animação disponível através do link <http://astro.unl.edu/classaction/animations/coordsmotion/eclipticsimulator.html>

(é necessário habilitar Flash) e oriente os alunos que eles irão assistir a uma animação sobre as estações do ano para que eles percebam como elas ocorrem. Clique em “start animation” para que eles possam visualizar no quadro maior a translação da Terra, no quadro superior a direita os raios do Sol atingindo a Terra e no quadro inferior à direita uma visão do observador na Terra. Caso a escola não possua computador ligado à internet, utilize o esquema disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFZTjUaT55AChCrZZTs9FRXmzTuPFvgN5b8auKR9CbdNYtZhDUfQzJMtDAbV/cie8-11tu10--sistematizacao--esquema.pdf arquivo. Pare a apresentação, clicando em “stop animation”, nos meses de março, junho, setembro e dezembro e suscite as reflexões, em cada pausa, por meio das perguntas: Nesse mês como os raios solares estão atingindo a Terra? Qual estação do ano ocorre em cada um dos hemisférios? Nessa animação é possível arrastar a figura em forma humana, que representa o observador na Terra, e verificar como os raios solares estão atingindo o local onde ele foi posicionado no quadro inferior da direita.

Revele aos alunos que o motivo da ocorrência das estações é o fato de a Terra orbitar o Sol com o eixo de rotação inclinado. Devido a essa inclinação, à medida que a Terra orbita em torno do Sol, os raios solares incidem mais diretamente em um hemisfério ou outro, proporcionando mais horas com luz durante o dia em um dos hemisférios e, portanto, aquecendo mais esse hemisfério. No Equador, todas as estações são muito parecidas: todos os dias do ano o Sol fica 12 horas acima do horizonte e 12 horas abaixo do horizonte; a única diferença é a máxima altura que ele atinge. À medida que nos afastamos do Equador, as estações ficam mais acentuadas. A diferenciação entre elas torna-se máxima nos pólos. Durante o intervalo de um ano, nós temos dois solstícios e dois equinócios, desse modo nós podemos dividir o intervalo de um ano em quatro períodos, a saber: primavera, verão, outono e inverno. Esses períodos são chamados de estações do ano. No equinócio de março, no hemisfério Sul é o equinócio de outono e no hemisfério Norte é o equinócio de primavera; no solstício de junho é solstício de verão no hemisfério norte, solstício de inverno no hemisfério sul; No equinócio de setembro é equinócio de primavera no hemisfério sul e equinócio de outono no hemisfério Norte; no solstício de dezembro é solstício de verão no hemisfério Sul e de inverno no hemisfério Norte.

Para finalizar, peça para que os grupos mostrem suas animações e expliquem as estações do ano. É importante, perguntar aos alunos o que eles modificariam ou melhorariam em suas animações. Caso não for possível exibir os GIFs ou as animações, peça para que os alunos socializem suas análises, explicando como ocorrem as estações do ano durante o movimento de translação.

Para saber mais sobre o assunto é recomendada a seguinte leitura: http://astro.if.ufrgs.br/tempo/mas.htm e http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula3-141.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI13) Representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais”. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que o tema da presente aula está ligado ao da aula anterior “As estações do ano nos hemisférios Norte e Sul (CIE8_11TU09)”. Para essa aula, é necessário que os alunos já tenham compreendido sobre o movimento aparente do Sol ao longo do ano, a inclinação do eixo de rotação da Terra e sejam capazes de descrever a relação do movimento de translação da Terra com os fenômenos do solstício e do equinócio. Assim, através dessa aula, os alunos irão analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra e a translação ao redor do Sol na ocorrência das estações do ano.

Para saber mais acesse: http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/estacoes-do-ano/estacoes-do-ano.html e http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula3-141.pdf

Materiais necessários para a aula: Bolinha de isopor pequena e grande, espeto de madeira, base de isopor, caneta hidrocor, câmera fotográfica* ou smartphone* e computador*.

*Recursos tecnológicos necessários para utilização da técnica stop motion. Na ausência desses recursos tecnológicos, os grupos produzirão um relatório, esquematizando suas análises.

Para saber mais sobre a técnica stop motion: https://novaescola.org.br/conteudo/5746/como-fazer-animacoes-stop-motion.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que, nesta aula, eles irão analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra e a translação ao redor do Sol na ocorrência das estações do ano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo e revele que eles irão assistir a um vídeo curto que irá tratar sobre dois movimentos da Terra e um deles está diretamente relacionado às estações do ano. O vídeo está disponível no link <https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA>. Se não for possível exibir o vídeo, utilize a contextualização disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SzsnUjTdWWEb39rKnDbMG6fA77dV6VHvBus27B8Q6SFMhPYAGQ3AztP5zFjx/cie8-11tu10--contextualizacao--estacoes-do-ano.pdf arquivo. Suscite a reflexão dos alunos promovendo o resgate do conhecimento prévio através das perguntas: Quais movimentos da Terra foram apresentados no vídeo? Qual deles está diretamente relacionado às estações do ano? Na aula anterior qual o motivo das estações serem diferentes em cada um dos hemisférios?

Espera-se que os alunos reflitam que no vídeo foi explicado sobre os movimentos de rotação e translação e que o movimento de translação está diretamente relacionado às estações do ano. Na aula anterior foi visto que a inclinação do eixo de rotação da Terra, bem como a translação, possibilitam que as estações do ano sejam diferentes em cada hemisfério.

Para saber mais sobre o tema da aula acesse: http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula3-141.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ainda em semicírculo, peça para que os alunos reflitam sobre a pergunta “Como ocorrem as estações do ano?” e relatem suas percepções acerca desse evento. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem possíveis explicações. Oriente que, nesta aula, eles irão analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra e a translação ao redor do Sol na ocorrência das estações do ano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize a turma em grupos de, pelo menos, 4 alunos e explique que eles irão simular a transação da Terra ao redor do Sol com os materiais que serão fornecidos, percebendo a ocorrência das estações do ano em cada hemisfério nos dois solstícios e equinócios. Para isso, eles irão fotografar cada etapa da translação da Terra ao redor do Sol, considerando a inclinação do eixo de rotação da Terra e sua divisão em hemisférios, verificando como as estações ocorrem em cada um dos hemisférios durante o ano. Posteriormente, ele criarão um GIF animado ou uma animação em vídeo com as fotos, através da técnica de stop motion. Para essa atividade, eles utilizarão: bolinha de isopor grande para representar o Sol, bolinha de isopor pequena, representando a Terra, palito de madeira para representar o eixo de inclinação da Terra, um espeto de madeira para fixar as bolinhas de isopor em uma pequena base de isopor, caneta hidrocor para marcar os hemisférios e os trópicos na bolinha pequena e uma máquina fotográfica ou um celular para capturar as imagens. Se possível, utilize o material elaborado na aula anterior. Caso a escola não possua os equipamentos necessários para criação do GIF animado ou a animação em vídeo, peça para que os alunos façam um relatório descrevendo suas análises e que contenha um esquema da translação com as estações do ano em cada hemisfério nos solstícios e equinócios.

Oriente os alunos que, para criar um GIF usando o smartphone, eles precisarão tirar foto de cada etapa da translação, sem tirá-lo da posição. Caso utilizem um smartphone com Android, irão abrir o Google Fotos (sistema Android) ou similar, no Assistente, clicar no ícone “Animação”, selecionar as fotos na ordem dos eventos da translação e, finalmente, clicar em “Criar”. É necessário um cabo de de celular para que os alunos transfiram o seu trabalho final para o computador para que seja exibido para os demais, ou então, se a escola tiver acesso à internet, é possível enviar por e-mail ou incluir em uma pasta virtual, em alguma nuvem de dados, como o Google Drive. Para a criação da animação utilizando uma câmera fotográfica, os alunos irão transferir as fotos para um computador e, posteriormente, utilizar o software Windows Movie Maker (para Windows) ou Kdenlive (para Linux) ou similares, abrir as fotos no programa, ajustar o tempo de exibição e salvar o vídeo. Há ainda a possibilidade de enviar as imagens para sites específicos de criação de GIFs animados ou vídeos como GIFmaker.me (http://gifmaker.me/).

É importante compreender a técnica da criação do vídeo ou do GIF animado, cujas orientações encontra-se nas orientações do slide 1.

Se necessário utilize o roteiro disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BSQZnZbS8svGfYfqpm3BVuuuj7fPFd7hv7wCqmdrPu4e4nq28xWyTZ2S3Fj3/cie8-11tu10--mao-na-massa--roteiro-para-a-atividade.pdf, para que possa mediar o desenvolvimento da atividade junto aos alunos. Repare que durante o desenvolvimento da atividade, os alunos terão muitos desafios a serem superados. Por isso, prefira mediar a atividade, de forma que eles superem esses desafios, ao invés de mostrar o roteiro, tornando-os protagonistas do seus próprios aprendizados e enriquecendo a aula através das discussões que forem surgindo nos grupos.

Materiais necessários para a aula: Bolinha de isopor pequena e grande, palito de madeira, espeto de madeira, base de isopor, caneta hidrocor, câmera fotográfica ou smartphone e computador.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Recolha e guarde os materiais utilizados e proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça para que cada grupo comente como ficaram as animações feitas por eles. É importante, neste momento, não julgar e incentivar a participação dos demais alunos do grupo. Suscite as reflexões através das perguntas: O que vocês perceberam durante a translação? Como vocês perceberam as mudanças das estações ao longo do ano? Seria possível ocorrer as estações do ano se o eixo de rotação da Terra não fosse inclinado?

Retome a questão disparadora e projete a animação disponível através do link <http://astro.unl.edu/classaction/animations/coordsmotion/eclipticsimulator.html>

(é necessário habilitar Flash) e oriente os alunos que eles irão assistir a uma animação sobre as estações do ano para que eles percebam como elas ocorrem. Clique em “start animation” para que eles possam visualizar no quadro maior a translação da Terra, no quadro superior a direita os raios do Sol atingindo a Terra e no quadro inferior à direita uma visão do observador na Terra. Caso a escola não possua computador ligado à internet, utilize o esquema disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qFZTjUaT55AChCrZZTs9FRXmzTuPFvgN5b8auKR9CbdNYtZhDUfQzJMtDAbV/cie8-11tu10--sistematizacao--esquema.pdf arquivo. Pare a apresentação, clicando em “stop animation”, nos meses de março, junho, setembro e dezembro e suscite as reflexões, em cada pausa, por meio das perguntas: Nesse mês como os raios solares estão atingindo a Terra? Qual estação do ano ocorre em cada um dos hemisférios? Nessa animação é possível arrastar a figura em forma humana, que representa o observador na Terra, e verificar como os raios solares estão atingindo o local onde ele foi posicionado no quadro inferior da direita.

Revele aos alunos que o motivo da ocorrência das estações é o fato de a Terra orbitar o Sol com o eixo de rotação inclinado. Devido a essa inclinação, à medida que a Terra orbita em torno do Sol, os raios solares incidem mais diretamente em um hemisfério ou outro, proporcionando mais horas com luz durante o dia em um dos hemisférios e, portanto, aquecendo mais esse hemisfério. No Equador, todas as estações são muito parecidas: todos os dias do ano o Sol fica 12 horas acima do horizonte e 12 horas abaixo do horizonte; a única diferença é a máxima altura que ele atinge. À medida que nos afastamos do Equador, as estações ficam mais acentuadas. A diferenciação entre elas torna-se máxima nos pólos. Durante o intervalo de um ano, nós temos dois solstícios e dois equinócios, desse modo nós podemos dividir o intervalo de um ano em quatro períodos, a saber: primavera, verão, outono e inverno. Esses períodos são chamados de estações do ano. No equinócio de março, no hemisfério Sul é o equinócio de outono e no hemisfério Norte é o equinócio de primavera; no solstício de junho é solstício de verão no hemisfério norte, solstício de inverno no hemisfério sul; No equinócio de setembro é equinócio de primavera no hemisfério sul e equinócio de outono no hemisfério Norte; no solstício de dezembro é solstício de verão no hemisfério Sul e de inverno no hemisfério Norte.

Para finalizar, peça para que os grupos mostrem suas animações e expliquem as estações do ano. É importante, perguntar aos alunos o que eles modificariam ou melhorariam em suas animações. Caso não for possível exibir os GIFs ou as animações, peça para que os alunos socializem suas análises, explicando como ocorrem as estações do ano durante o movimento de translação.

Para saber mais sobre o assunto é recomendada a seguinte leitura: http://astro.if.ufrgs.br/tempo/mas.htm e http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/Aula3-141.pdf

Slide Plano Aula
  • Para o professor
  • Documento

    Contextualização – Estações do ano

  • Documento

    Mão na massa – Roteiro para a Atividade

  • Documento

    Sistematização – Esquema


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Características do movimento de rotação da Terra

AULA 02

Relação entre o movimento de rotação da Terra e os fusos hor...

AULA 03

Características do movimento de translação da terra

AULA 04

Dia solar e dia sideral

AULA 05

Solstício e equinócio

AULA 06

A inclinação do eixo da Terra e o Sol da meia-noite

AULA 07

Movimento anual do Sol

AULA 08

Movimento anual do Sol e as estações do ano

AULA 09

As estações do ano nos hemisférios norte e sul

AULAS DE Terra e Universo do 8º ano :

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O brilho da Lua e suas fases

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Propagação de calor por convecção térmica

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O Calor Específico das Substâncias

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Mudanças do clima local

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Aquecimento global: vamos falar de permafrost?

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A face oculta da Lua

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O eclipse solar

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Movimentos terrestres e estações do ano

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Chuva, Perfil Pluviométrico e Pluviômetros: Como Medir uma Chuva

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Ciclones, furacões, tufões e tornados

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo El niño e la niña

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A órbita elíptica da Lua e a Lua cheia no perigeu (superlua)

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo As posições relativas do Sol, da Terra e da Lua durante as fases lunares

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Umidade do Ar

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Pressão atmosférica

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Velocidade do vento

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Inversão térmica

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Biodiversidade e alterações ambientais

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Sequestro de carbono

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo As posições relativas do Sol, da Terra e da Lua durante o dia e a noite

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O eclipse lunar

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A órbita da Lua, os eclipses e a translação ao redor do Sol

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Fases lunares e os eclipses na missão espacial

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Previsão do Tempo

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Economia de recursos naturais

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Fontes e Tipos de Energia

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Fontes de geração de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

O caminho da energia elétrica

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Adolescência: o que está acontecendo comigo?

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Sistema reprodutor feminino

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Gravidez na adolescência e suas consequências

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Gravidez na adolescência: responsabilidade compartilhada

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Sexualidade e respeito

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Dimensões da sexualidade humana

8º ano / Ciências / Terra e Universo

O brilho da Lua e suas fases

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Propagação de calor por convecção térmica

8º ano / Ciências / Terra e Universo

O Calor Específico das Substâncias

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Mudanças do clima local

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ciclo menstrual

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Efeitos psicológicos e sociais acarretados por uma gravidez na adolescência

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Diversidades da sexualidade humana

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Aquecimento global: vamos falar de permafrost?

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Grandezas e unidades de medidas elétricas básicas

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Energia que vem do Sol

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Energia Alternativa

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Usando o selo Procel como instrumento de eficiência energética

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Campanha de uso consciente de energia

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Como o sistema endócrino se relaciona com o sistema reprodutor

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo as doenças sexualmente transmissíveis (DST)

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ser adolescente: sexualidade, puberdade e adolescência

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI13 da BNCC

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Características do movimento de rotação da Terra

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Relação entre o movimento de rotação da Terra e os fusos horários

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Características do movimento de translação da terra

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Dia solar e dia sideral

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Solstício e equinócio

8º ano / Ciências / Terra e Universo

A inclinação do eixo da Terra e o Sol da meia-noite

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Movimento anual do Sol

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Movimento anual do Sol e as estações do ano

8º ano / Ciências / Terra e Universo

As estações do ano nos hemisférios norte e sul

8º ano / Ciências / Terra e Universo

As estações do ano e a translação ao redor do Sol

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann