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Plano de aula > Ciências > 8º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Dia solar e dia sideral

Plano de aula de Ciências com atividades para 8º ano do Fundamental sobre dia solar e dia sideral e relacioná-los com os movimentos de rotação e translação da terra.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hederson Vinicius de Souza

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula tem como objetivo diferenciar dia solar e dia sideral e relacioná-los com os movimentos de rotação e translação da terra.

Professor, para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula fica a sugestão de pesquisa:

http://www.sbfisica.org.br/v1/novopion/index.php/links/simulacoes-e-animacoes

http://www.if.ufrgs.br/~fatima/fis2016/aulas/aula3.htm

https://seteirmas.wordpress.com/2012/02/26/o-dia-sideral-e-o-solar/

Material Necessário para a seção Mão na massa:

  • Cartolinas brancas, igual ao número de equipes;
  • Folha de papel A4 com a impressão do desenho, igual ao número de equipes;
  • Canetinha;
  • Régua;
  • Tampas (Duas por equipe);
  • Cola branca.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar questões norteadoras que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:

O que define um dia?

Será que os dias são iguais?

Apresentar o objetivo da aula: diferenciar dia solar e dia sideral e relacioná-los com os movimentos de rotação e translação da Terra.

Agradeça a participação da turma.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Lance algumas questões norteadoras que estimulem a curiosidade pelo tema apresentado.

Qual é a importância do movimento de translação da Terra em torno do Sol?

Será que o movimento de translação influência na formação do dia em cada estação do ano?

Agradeça a participação da turma.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça para a turma apresentar suas impressões. É possível incluir questões de apoio e que estimule a mobilização da turma, tais como:

O dia é definido como o período de tempo determinado por dois fatores, a rotação da Terra em torno do próprio eixo e o referencial adotado se está fixo num ponto do espaço ou no Sol. Quando o referencial está definido num ponto fixo no espaço, tem-se a definição do dia sideral. Já quando o referencial está posto no Sol, o conceito de dia é influenciado pelo movimento de translação da Terra em torno do Sol, pois o Sol não é um referencial fixo para a Terra. Logo, podemos concluir que o dia Sideral e o dia solar não têm comprimento de tempo iguais. Além disso, devido ao movimento de translação da Terra em torno do Sol apresentar velocidades diferentes, no afélio e no periélio, o dia solar tem comprimentos diferentes ao longo do ano (podendo variar até meia hora entre o dia mais curto e o dia mais longo), assim, o comprimento apresentado do dia solar é o comprimento médio ao longo do ano. Já o dia sideral por ter um referencial fixo apresenta um comprimento praticamente fixo.

Agradeça a participação da turma.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Dividir a turma em grupos. Cada equipe deve receber os seguintes materiais para construção da montagem:

  • Cartolinas brancas, igual ao número de equipes;
  • Folha de papel A4 com a impressão do desenho, igual ao número de equipes;
  • Canetinha;
  • Régua;
  • Tampas (Duas por equipe);
  • Cola branca.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Ao finalizar a montagem, as equipes devem se reunir para discutir a relação entre os movimentos de rotação e translação da Terra com o dia solar e o dia sideral e construir um documento colaborativo listando as suas principais características: caso a turma não consiga inicialmente identificar os pontos relevantes, aqui estão alguns pontos para iniciar a discussão e produção do texto:

  • O dia solar tem um comprimento associado com a velocidade da Terra no movimento de translação?
  • O dia sideral tem um comprimento fixo? Por quê?

O dia solar é influenciado, sim, pela velocidade do movimento de translação da Terra, sendo um dia maior quando o movimento é mais veloz no periélio e um dia mais curto quando o movimento é mais lento no afélio. Enquanto o dia sideral é fixo, pois o referencial é fixo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Contextualizar para o aluno que os dois fatores mais importantes para o conceito do período de tempo que chamamos de dia é determinado pela rotação da Terra em torno do próprio eixo e o referencial adotado se está fixo num ponto do espaço ou no Sol.

O dia sideral e o dia solar possuem características específicas. O dia sideral é o período de rotação da Terra tomando como referência um ponto no infinito, por exemplo uma estrela, sua duração é 23h56m04,09s. Já o dia solar é o movimento de rotação da Terra, tomando como referência duas passagens sucessivas pelo mesmo ponto no Sol. Como a órbita da Terra é elíptica, sua velocidade orbital não é constante: a velocidade é máxima no periélio (ponto de maior aproximação do Sol) e mínima do afélio (ponto de maior afastamento). Portanto, a duração do dia solar muda constantemente. Portanto, o intervalo de tempo entre duas passagens sucessivas do Sol que define o dia solar varia em até 30 minutos entre o maior e o menor valor ao longo do ano. Contudo, a média desses valores ao longo do ano, chamamos de dia solar médio, é 24 horas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula tem como objetivo diferenciar dia solar e dia sideral e relacioná-los com os movimentos de rotação e translação da terra.

Professor, para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula fica a sugestão de pesquisa:

http://www.sbfisica.org.br/v1/novopion/index.php/links/simulacoes-e-animacoes

http://www.if.ufrgs.br/~fatima/fis2016/aulas/aula3.htm

https://seteirmas.wordpress.com/2012/02/26/o-dia-sideral-e-o-solar/

Material Necessário para a seção Mão na massa:

  • Cartolinas brancas, igual ao número de equipes;
  • Folha de papel A4 com a impressão do desenho, igual ao número de equipes;
  • Canetinha;
  • Régua;
  • Tampas (Duas por equipe);
  • Cola branca.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar questões norteadoras que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:

O que define um dia?

Será que os dias são iguais?

Apresentar o objetivo da aula: diferenciar dia solar e dia sideral e relacioná-los com os movimentos de rotação e translação da Terra.

Agradeça a participação da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Lance algumas questões norteadoras que estimulem a curiosidade pelo tema apresentado.

Qual é a importância do movimento de translação da Terra em torno do Sol?

Será que o movimento de translação influência na formação do dia em cada estação do ano?

Agradeça a participação da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça para a turma apresentar suas impressões. É possível incluir questões de apoio e que estimule a mobilização da turma, tais como:

O dia é definido como o período de tempo determinado por dois fatores, a rotação da Terra em torno do próprio eixo e o referencial adotado se está fixo num ponto do espaço ou no Sol. Quando o referencial está definido num ponto fixo no espaço, tem-se a definição do dia sideral. Já quando o referencial está posto no Sol, o conceito de dia é influenciado pelo movimento de translação da Terra em torno do Sol, pois o Sol não é um referencial fixo para a Terra. Logo, podemos concluir que o dia Sideral e o dia solar não têm comprimento de tempo iguais. Além disso, devido ao movimento de translação da Terra em torno do Sol apresentar velocidades diferentes, no afélio e no periélio, o dia solar tem comprimentos diferentes ao longo do ano (podendo variar até meia hora entre o dia mais curto e o dia mais longo), assim, o comprimento apresentado do dia solar é o comprimento médio ao longo do ano. Já o dia sideral por ter um referencial fixo apresenta um comprimento praticamente fixo.

Agradeça a participação da turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Dividir a turma em grupos. Cada equipe deve receber os seguintes materiais para construção da montagem:

  • Cartolinas brancas, igual ao número de equipes;
  • Folha de papel A4 com a impressão do desenho, igual ao número de equipes;
  • Canetinha;
  • Régua;
  • Tampas (Duas por equipe);
  • Cola branca.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Ao finalizar a montagem, as equipes devem se reunir para discutir a relação entre os movimentos de rotação e translação da Terra com o dia solar e o dia sideral e construir um documento colaborativo listando as suas principais características: caso a turma não consiga inicialmente identificar os pontos relevantes, aqui estão alguns pontos para iniciar a discussão e produção do texto:

  • O dia solar tem um comprimento associado com a velocidade da Terra no movimento de translação?
  • O dia sideral tem um comprimento fixo? Por quê?

O dia solar é influenciado, sim, pela velocidade do movimento de translação da Terra, sendo um dia maior quando o movimento é mais veloz no periélio e um dia mais curto quando o movimento é mais lento no afélio. Enquanto o dia sideral é fixo, pois o referencial é fixo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Contextualizar para o aluno que os dois fatores mais importantes para o conceito do período de tempo que chamamos de dia é determinado pela rotação da Terra em torno do próprio eixo e o referencial adotado se está fixo num ponto do espaço ou no Sol.

O dia sideral e o dia solar possuem características específicas. O dia sideral é o período de rotação da Terra tomando como referência um ponto no infinito, por exemplo uma estrela, sua duração é 23h56m04,09s. Já o dia solar é o movimento de rotação da Terra, tomando como referência duas passagens sucessivas pelo mesmo ponto no Sol. Como a órbita da Terra é elíptica, sua velocidade orbital não é constante: a velocidade é máxima no periélio (ponto de maior aproximação do Sol) e mínima do afélio (ponto de maior afastamento). Portanto, a duração do dia solar muda constantemente. Portanto, o intervalo de tempo entre duas passagens sucessivas do Sol que define o dia solar varia em até 30 minutos entre o maior e o menor valor ao longo do ano. Contudo, a média desses valores ao longo do ano, chamamos de dia solar médio, é 24 horas.

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