14315
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - As estações de tratamento de água e esgoto

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre relação entre os processos de tratamento da água nas estações e sua recuperação

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ayslan Carvalho de Melo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse plano pode ser usado como sequência do material trabalhado no CEI7_09VE02 ou como forma de início de debate sobre o tema em questão, sendo indicado o plano CEI7_09VE04 como complemento do desenvolvimento desejado.

Materiais necessários para a aula: Impressão de material de apoio para realização do Mão na massa (1 cópia do texto para cada grupo de 10 alunos); cartolina branca para construção dos infográficos (cinco folhas).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e explore com os alunos se eles possuem conhecimento sobre de onde vem a água que sai da torneira e usamos para nossas atividades diárias, como cozinhar, lavar roupa, tomar banho e dar descarga. As siglas apresentadas são de Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o texto com os alunos e explique o conceito sobre a Lei das Águas, mostrando que existem órgãos privados que, em parceria com o Estado, disponibiliza água para todos (pesquise o órgão responsável na sua região, como a Sabesp em São Paulo ou Compesa em Pernambuco, e informe aos alunos). Faça-os pensar sobre o porquê de a água não ser um bem que todos têm acesso, ressaltando os pontos “questão geográfica, demográfica, econômica e social”.

Se possível, apresente o vídeo para os estudantes, ele possui duração de 3’36” - https://youtu.be/bH08pGb50-k.

Dessedentação – é onde os animais diminuem a sede em qualquer local que se acumule água, como lagos, poças, ribeirões, etc.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora e pergunte aos alunos se sabem quais são os componentes do esgoto doméstico, como a água e dejetos que são provenientes da cozinha, cas descargas que ocorrem nos banheiros, a água que jogamos fora da roupa lavada ou mesmo da lavagem de carros ou da casa.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Divida a sala em 5 grupos, entregando os textos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tm7xrzyXw2JeZKJ2FmzRDJzXab7f7chpDvj9fkbsU8CajMPg4CM9grMb46gw/cie7-09ve03--mao-na-massa--atividade-para-impressao-1.pdf;

Os alunos terão 10 minutos para leitura dos textos e mais 15 para desenvolver os infográficos. Os infográficos apresentados no slide de modelo referem-se aos produtos que a energia solar pode promover para os humanos, assim como a quantidade de alimentos que deve ser ingerida diariamente para uma dieta saudável e o mapa da obtenção dos diferentes tipos de energia por todo o Brasil. Indique aos alunos fazer o processamento dos dados através da medição da média. Some os dados das cidades que serão avaliadas e divida pelo total de cidades utilizadas.

Caso a escola possua serviço de internet, ou haja a possíbilidade de utilização deste serviço, ofereça esse site http://www.tratabrasil.org.br/saneamento/principais-estatisticas/no-brasil/dados-regionais para incrementar os dados do infográfico dos estudantes. Também oferte aos estudantes a tabela do Ranking de 2018 das maiores cidades do Brasil, através do link http://www.tratabrasil.org.br/images/estudos/itb/ranking-2018/tabela-final.pdf. Para melhor entender a criação do infográfico, leia o seguinte texto de apoio https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NH9Xyf7GhE8ksWcubxGgkyzuhgtXZkkRqvsMFZ9XjBNafcABvST5c9H3tZWj/cie7-09ve03--mao-na-massa--suporte-ao-professor-1.pdf.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Após a apresentação dos infográficos, desenvolva com os estudantes a leitura dos “superpoderes do tratamento do esgoto” na lateral do slide. Após a leitura, instigue-os a retornar a pergunta disparadora “Qual deveria ser o percurso do nosso esgoto doméstico?”, trazendo a ideia que todos os brasileiros deveriam ter a coleta do esgoto de suas casas, já que possibilita protegê-los de várias doenças, sendo encaminhado para as estações de tratamento. Questione os alunos o porquê disso, assim como a distribuição de água que não acontece, e os ajude a pensar em quais ações poderiam fazer para melhorar essa situação (se houver alguma estação de tratamento próxima à sua região, apresente o nome dela e, se possível, uma imagem da região).

Para outras curiosidades sobre os itens coletados em esgoto – https://www.megacurioso.com.br/papo-de-bar/37604-10-coisas-surpreendentes-que-ja-foram-encontradas-no-esgoto.htm

Ofereça aos estudantes a possibilidade de baixar o aplicativo “Trata City” que representa uma comunidade e seus problemas de saneamento básico, fazendo-os pensar sobre o problema e mostrando algumas soluções aplicáveis – http://tratabrasil.org.br/comunicacao/game-trata-city

Caso você queira outras informações sobre tratamento de água e esgoto, visite: http://site.sabesp.com.br/site/Default.aspx

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse plano pode ser usado como sequência do material trabalhado no CEI7_09VE02 ou como forma de início de debate sobre o tema em questão, sendo indicado o plano CEI7_09VE04 como complemento do desenvolvimento desejado.

Materiais necessários para a aula: Impressão de material de apoio para realização do Mão na massa (1 cópia do texto para cada grupo de 10 alunos); cartolina branca para construção dos infográficos (cinco folhas).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula e explore com os alunos se eles possuem conhecimento sobre de onde vem a água que sai da torneira e usamos para nossas atividades diárias, como cozinhar, lavar roupa, tomar banho e dar descarga. As siglas apresentadas são de Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o texto com os alunos e explique o conceito sobre a Lei das Águas, mostrando que existem órgãos privados que, em parceria com o Estado, disponibiliza água para todos (pesquise o órgão responsável na sua região, como a Sabesp em São Paulo ou Compesa em Pernambuco, e informe aos alunos). Faça-os pensar sobre o porquê de a água não ser um bem que todos têm acesso, ressaltando os pontos “questão geográfica, demográfica, econômica e social”.

Se possível, apresente o vídeo para os estudantes, ele possui duração de 3’36” - https://youtu.be/bH08pGb50-k.

Dessedentação – é onde os animais diminuem a sede em qualquer local que se acumule água, como lagos, poças, ribeirões, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora e pergunte aos alunos se sabem quais são os componentes do esgoto doméstico, como a água e dejetos que são provenientes da cozinha, cas descargas que ocorrem nos banheiros, a água que jogamos fora da roupa lavada ou mesmo da lavagem de carros ou da casa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Divida a sala em 5 grupos, entregando os textos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tm7xrzyXw2JeZKJ2FmzRDJzXab7f7chpDvj9fkbsU8CajMPg4CM9grMb46gw/cie7-09ve03--mao-na-massa--atividade-para-impressao-1.pdf;

Os alunos terão 10 minutos para leitura dos textos e mais 15 para desenvolver os infográficos. Os infográficos apresentados no slide de modelo referem-se aos produtos que a energia solar pode promover para os humanos, assim como a quantidade de alimentos que deve ser ingerida diariamente para uma dieta saudável e o mapa da obtenção dos diferentes tipos de energia por todo o Brasil. Indique aos alunos fazer o processamento dos dados através da medição da média. Some os dados das cidades que serão avaliadas e divida pelo total de cidades utilizadas.

Caso a escola possua serviço de internet, ou haja a possíbilidade de utilização deste serviço, ofereça esse site http://www.tratabrasil.org.br/saneamento/principais-estatisticas/no-brasil/dados-regionais para incrementar os dados do infográfico dos estudantes. Também oferte aos estudantes a tabela do Ranking de 2018 das maiores cidades do Brasil, através do link http://www.tratabrasil.org.br/images/estudos/itb/ranking-2018/tabela-final.pdf. Para melhor entender a criação do infográfico, leia o seguinte texto de apoio https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NH9Xyf7GhE8ksWcubxGgkyzuhgtXZkkRqvsMFZ9XjBNafcABvST5c9H3tZWj/cie7-09ve03--mao-na-massa--suporte-ao-professor-1.pdf.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Após a apresentação dos infográficos, desenvolva com os estudantes a leitura dos “superpoderes do tratamento do esgoto” na lateral do slide. Após a leitura, instigue-os a retornar a pergunta disparadora “Qual deveria ser o percurso do nosso esgoto doméstico?”, trazendo a ideia que todos os brasileiros deveriam ter a coleta do esgoto de suas casas, já que possibilita protegê-los de várias doenças, sendo encaminhado para as estações de tratamento. Questione os alunos o porquê disso, assim como a distribuição de água que não acontece, e os ajude a pensar em quais ações poderiam fazer para melhorar essa situação (se houver alguma estação de tratamento próxima à sua região, apresente o nome dela e, se possível, uma imagem da região).

Para outras curiosidades sobre os itens coletados em esgoto – https://www.megacurioso.com.br/papo-de-bar/37604-10-coisas-surpreendentes-que-ja-foram-encontradas-no-esgoto.htm

Ofereça aos estudantes a possibilidade de baixar o aplicativo “Trata City” que representa uma comunidade e seus problemas de saneamento básico, fazendo-os pensar sobre o problema e mostrando algumas soluções aplicáveis – http://tratabrasil.org.br/comunicacao/game-trata-city

Caso você queira outras informações sobre tratamento de água e esgoto, visite: http://site.sabesp.com.br/site/Default.aspx

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano