14193
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Atividade - Receitas com as famílias dos bebês

POR: Djenane Martins Oliveira 30/11/2018
Código: EDI1_02UND05

1º ano / Educação Infantil

Atividade alinhada à BNCC:

(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.

(EI01EF08) Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.).

Plano de atividade de Educação Infantil com atividades para Bebês sobre Interação com outras crianças e adultos

Resumo

ilustracao

Monte um varal com receitas enviadas pelas famílias e convide adultos para realizá-las com as crianças.

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Nesta atividade os familiares serão convidados a virem à escola produzir junto com os bebês alguma comida que eles gostam. Portanto, antes de realizá-la, são necessárias algumas ações. Converse previamente com outros funcionários envolvidos, como cozinheiros, auxiliares, agentes de organização, e explique sua intenção. Combine o preparo antecipado da mesma receita para que esteja pronta para a degustação ao final do preparo. Escreva um bilhete para as famílias contando sobre asua proposta e solicite que enviem uma receita que os bebês gostem e que possa ser produzida na escola.Sugira bolos, biscoitos com frutas ou alguma receita de fácil preparo e explique que é importante considerar receitas que envolvamelementosque os bebês possam provar durante a atividade. Peça que, junto com a receita, encaminhem uma fotografia do bebê comendo junto com seus familiares ou do prato já executado. Como aatividade prevê a participação da família, encaminhe junto com o bilhete alguns dias e horários para que os familiares possam indicar suas possibilidades e, com isso, você consegue organizar para que todos possam participar dessa proposta com as crianças.

Materiais:

Barbante e pregador para montar um varal de receitas, papel cartão ou cartolina para suporte das receitas enviadas. Computador ou notebook para a exibição dos vídeos. Itens para a execução da receita escolhida, os quais devem ser providenciados pela escola.

Espaços:

Sala de referência ou refeitório

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1.Como os bebês interagem com outras crianças e adultos convidados? Como os bebês comunicam suas necessidades, desejos ou emoções no decorrer da atividade?

2.Como os bebês exploram o preparo da receita? De que maneira expressam suas hipóteses e descobertas?

3. Os bebês reconhecem as receitas de suas famílias? Como o fazem?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de participar. Incentive a participação de todas. Auxilie quando necessário, garantindo que todos os bebês estejam em atividade, conforme suas preferências, ritmos e possibilidades.

O que fazer durante?

inicio-num>

1

<fim-num>

Organize uma roda e inicie a conversa com o grupo,fazendo um convite à apresentação das receitas que trouxeram de casa e nomeando o material enviado com o auxílio dos bebês. Permita que explorem os materiais por um tempo e observe atentamente suas iniciativas de interação. Possibilite a apresentação destes elementos pelos próprios bebês, valorizando seus gestos, expressões, balbucios, olhares e movimentos. Observe como as crianças se manifestam enquanto você mostra as fotos e as receitas vindas de casa. Observe se esticam os braços, colocam no chão ou balbuciam o nome, reconhecendo a receita como de sua família.


2

Após compartilhar a proposta, convide os bebês para organizaro varal com as receitas vindas de casa. Com o auxílio deles, leia o nome das receitas. Oportunize que cada criança pendure no varal sua receita com a foto. É importante que os bebês que ainda não engatinham sejam apoiados de forma que possam observar e participar com as outras crianças. Possibilite que aquelas famílias que não puderem comparecer possam enviar suas receitas escritas, em fotografias ou em um vídeo ensinando a receita.


3

Com o varal pronto, destaque a receita que será feita no dia e convide o responsável agendado para preparar a receita com os bebês. Sente-se com eles para acompanhar o preparo da receita. Aproveite para observar a maneira como os bebês participam deste momento, que olhares e gestos fazem. Envolva-osdurante opreparo da receita e encoraje-os a experimentar os ingredientes, a manusear os utensílios e a ajudar na mistura e no preparo da receita. Observe como interagem com o adulto convidado, a maneira como comunicam suas necessidades, desejos e emoções durante a atividade.

Possíveis fala do professor: Hoje teremos um dia diferente, com um convidado especial (nome do familiar da criança) que vai preparar para nós uma receita bem gostosa. Vocês querem nos ajudar?


Para finalizar:

Após o preparo pelo familiar com o auxílio dos bebês, apresente a receita pronta. Convide-os para sentir o cheiro, tocar, sentir a temperatura, observar as cores e texturas do prato. Convide-os para experimentar as porções em pequenos grupos, para a livre exploração do prato preparado. Observe como os bebês comunicam suas necessidades, desejos ou emoções no decorrer da exploração. Faça registros fotográficos deste momento para a documentação pedagógica. Convide-os para realizar a refeição (que já deverá estar preparada pelos funcionários da cozinha). Estenda o convite aos familiares presentes, inclusive solicitando que auxiliem a servir as crianças. Observe a maneira como os bebês realizam suas refeições e se gostam de ter uma receita de família na escola.

Desdobramentos

Você poderá realizar a atividade em outro momento com os bebês, preparando uma receita com eles. Busque uma receita simples e que possa ampliar a participação das crianças na execução e no manuseio dos ingredientes, sempre buscando potencializar suas ações de modo seguro. Repita este momento em outras ocasiões, dando oportunidade para que outras famílias possam participar da atividade. Você pode pensar em ampliar a proposta montando um livro de receitas de família com as crianças.

Engajando as famílias

Coloque o varal de receitas de família que você preparou com os bebês na porta da sala de referência e convide os familiares que não puderam estar presentes para apreciar as receitas trazidas pelas crianças. Faça algumas cópias e envie na agenda para casa.


Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:   Djenane Martins Oliveira

Mentor: Adriana  Vidaletti

Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião

Campos de Experiência:  O Eu, o Nós  e o Outro; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Objetivos e códigos da Base: (EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.

(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

(EI01EF08)Participar de situações de escuta de textos em diferentes ge?neros textuais (poemas, fa?bulas, contos, receitas, quadrinhos, anu?ncios etc.).

Abordagem didática: Os momentos de alimentação na Educação Infantil são fundamentais para o crescimento, desenvolvimento, bem estar e aprendizagem dos bebês. A alimentação é uma das primeiras maneiras deles conhecerem o mundo. Por isso, é fundamental que seja um momento de tranquilidade e prazer.  Café da manhã, almoço ou a hora de tomar um suco ou comer uma fruta são oportunidades para os bebês aprenderem texturas, aromas, cores, cheiros e gostos dos alimentos. Ademais, nesses momentos, o professor pode conversar com os bebês, conhecê-los melhor e ajudá-los a brincar e se divertir!

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

ATIVIDADES DESSA UNIDADE:

ATIVIDADE 05

Receitas com as famílias dos bebês

VOCÊ ESTÁ AQUI

ATIVIDADES DESSA DISCIPLINA:

ATIVIDADES RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes