14124
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Meme: o humor crítico e multissemioses

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Meme: o humor crítico e multissemioses

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Lima Maia

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Computador e datashow ou equipamento multimídia para projeção de textos e imagens que facilitem a leitura e ilustração dos gêneros abordados. Versão impressa do conteúdo para ser distribuída entre os alunos. Envelopes e fita adesiva dupla face.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem restringir o humor apenas ao ato de rir ou de ser engraçado, ignorando o aspecto crítico; ou em formular justificativas em torno das ocorrências de relação entre o humor, a ironia e a crítica no gênero meme.

Referências sobre o assunto:

BODE Gaiato. Fanpage. Facebook. Disponível em: < https://www.facebook.com/BodeGaiato/ >. Acesso em 25 ago. 2018.

POLÊMICO, Rafael. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em: < http://www.museudememes.com.br/sermons/bode-gaiato/ >. Acesso em 25 ago. 2018.

POLÊMICO, Rafael. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em: < http://www.museudememes.com.br/wp-content/uploads/2017/03/16142384_1430145753715346_6611640083806518222_n.jpg >. Acesso em 25 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos a diferença entre humor e ironia. Questione se, ao ler um meme, eles conseguem perceber uma crítica implícita. Explique à turma que palavras e imagens podem atuar em conjunto para gerar humor no meme, e que o humor e a ironia juntos, no gênero estudado, são uma ótima ferramenta crítica em relação ao comportamento humano.
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide aos alunos e peça que eles expliquem de forma breve como as imagens ilustrativas se relacionam aos termos apresentados em a), b) e c). Espera-se que eles percebam que a palavra “GATO” é um texto verbal e que esta expressão se relaciona com a imagem do gato apresentada abaixo. Por sua vez, a imagem do gato é uma expressão não verbal que se associa à palavra “GATO”. A imagem do cérebro que sai da cabeça da criança é uma crítica ao sistema educacional. .
  • Pergunte aos alunos se as imagens podem ser compreendidas sem o auxílio do recurso verbal. Espera-se que eles respondam que sim.
  • Questione então se apenas as imagens seriam suficientes para interpretar o sentido de um meme. Espera-se que os alunos respondam que a união entre os textos verbais e não verbais é importante para a construção do meme e seu significado irônico ou crítico.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

  • Questione aos alunos se eles conhecem o meme do Bode Gaiato. Espera-se que a maioria responda em afirmativo.
  • Leia oralmente o texto explicativo projetado no slide sobre o meme do Bode Gaiato para que todos o conheçam ou relembrem.

Materiais complementares:

Confira mais do texto explicativo sobre o meme do Bode Gaiato, retirado do Museu de Memes, clicando aqui. Conheça mais sobre o meme através da página do Facebook do Bode Gaiato clicando aqui.

BODE Gaiato. Fanpage. Facebook. Disponível em: < https://www.facebook.com/BodeGaiato/ >. Acesso em 25 ago. 2018.

POLÊMICO, Rafael. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em: < http://www.museudememes.com.br/sermons/bode-gaiato/ >. Acesso em 25 ago. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha a formação de 4 grupos para a resolução de uma dinâmica de grupo, conforme exposto no slide para a turma.
  • Distribua um envelope (serão 4, no total) com os conteúdos anexados para cada uma das 4 equipes formadas. Não autorize a abertura dos envelopes neste momento.
  • Os envelopes devem ser entregues na seguinte ordem, com seus respectivos conteúdos:

Envelope 1 - Equipe 1: Um fragmento não verbal (primeira personagem) do quadrinho da parte superior.

Envelope 2 - Equipe 2: Um fragmento verbal (fala da segunda personagem) do quadrinho da parte superior.

Envelope 3 - Equipe: 3: Um fragmento não verbal (frutas: banana e maçã) do quadrinho da parte inferior.

Envelope 4 - Equipe: 4: Um fragmento verbal (termos “empada” e “pastel”) do quadrinho da parte inferior.

  • Explique às equipes que elas deverão reconstituir o sentido de um meme do Bode Gaiato projetado no quadro a partir dos fragmentos de texto verbal e não verbal entregue a eles nos envelopes.

Materiais complementares:

Meme do Bode Gaiato na íntegra: POLÊMICO, Rafael. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/wp-content/uploads/2017/03/16142384_1430145753715346_6611640083806518222_n.jpg >. Acesso em 25 ago. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete no quadro o slide em que há os quadrinhos do meme do Bode Gaiato com partes faltando. Ambos os quadrinhos estarão com um elemento verbal e outro não verbal suprimidos, propositalmente, para que as equipes encaixem os conteúdos equivalentes, distribuídos nos envelopes. Caso a projeção seja bem maior que os fragmentos, providencie uma cópia do meme deste slide em tamanho A2 ou A3 e cole-o no quadro.
  • Proponha a cada uma das 4 equipes formadas que abra os seus envelopes e exponha os seus fragmentos do meme do Bode Gaiato para as equipes vizinhas, com o objetivo que todos visualizem as partes correspondentes a cada equipe.
  • Solicite à equipe 1 que se dirija ao quadro com o slide projetado para completar o quadrinho com o texto não verbal, na parte superior do meme do Bode Gaiato, encaixando o seu fragmento na parte suprimida. Espera-se que a equipe 1 cole o recorte da primeira personagem na silhueta do lado esquerdo do quadrinho superior.
  • Proponha à equipe 2 que se dirija ao quadro para terminar de completar o quadrinho com o texto verbal, na parte superior do meme do Bode Gaiato, encaixando o seu fragmento na parte suprimida. Espera-se que a equipe 2 cole o recorte da fala da segunda personagem na silhueta do lado direito do quadrinho superior.
  • Agora, solicite à equipe 3 que se dirija ao quadro para terminar de completar o quadrinho com o texto não verbal, na parte inferior do meme do Bode Gaiato, encaixando o seu fragmento na parte suprimida. Espera-se que a equipe 3 cole o recorte da maçã na silhueta do lado direito, na parte de cima do quadrinho superior. Por sua vez, o recorte da banana na silhueta que está centralizada na parte de baixo do quadrinho inferior.
  • Por fim, proponha à equipe 4 que se dirija ao quadro para terminar de completar o quadrinho com o texto verbal, na parte inferior do meme do Bode Gaiato, encaixando o seu fragmento na parte suprimida. Espera-se que a equipe 4 cole o recorte do texto verbal “empada” na imagem da maçã (colada anteriormente pela equipe 3) do lado direito, na parte de cima do quadrinho superior. Por sua vez, o recorte do texto verbal “pastel” na imagem da banana (colada anteriormente pela equipe 3) que está centralizada na parte de baixo do quadrinho inferior.
  • Caso os integrantes demonstrem dúvida, hesitação ou não encaixem corretamente todos os fragmentos, siga esta orientação: ao passo que as equipes preencham os espaços suprimidos, chame a atenção para o formato dos recortes que podem se encaixar com os das silhuetas pretas do meme projetado no quadro. Ou oriente sobre a relação entre o texto verbal e a fala. Ou ainda sobre a relação entre o nome “coxinha” sobre a pera, para que siga a mesma lógica nas demais frutas e seus respectivos textos. Só finalize o passo nº 7 quando todos os itens corresponderem corretamente ao meme do Bode Gaiato proposto inicialmente.
  • Ao final da colagem das partes suprimidas por parte das equipes, solicite que todos os integrantes retornem aos seus lugares para visualizarem o meme como um todo após a colagem, elogiando a todas as equipes pela participação.

Materiais complementares:

Meme do Bode Gaiato na íntegra: POLÊMICO, Rafael. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em: < http://www.museudememes.com.br/wp-content/uploads/2017/03/16142384_1430145753715346_6611640083806518222_n.jpg >. Acesso em 25 ago. 2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Solicite a cada equipe uma breve conclusão escrita na atividade “Conclusão da dinâmica” já anexadas ao envelope correspondente a cada equipe, entregues no início da dinâmica de grupo.
  • Disponibilize 7 minutos para que as equipes realizem a conclusão escrita em torno das perguntas propostas.
  • Ao final dos 7 minutos para conclusão da atividade escrita, solicite às equipes 1 e 2, de forma colaborativa, que exponham oralmente um breve resumo oral da conclusão alcançada a respeito do questionamento proposto na letra “A”, em “Conclusão da dinâmica”. Disponibilize 4 minutos para a participação oral das equipes 1 e 2.
  • Proponha às equipes 3 e 4, de forma colaborativa, que exponham oralmente um breve resumo oral da conclusão alcançada a respeito do questionamento proposto na letra “B”, em “Conclusão da dinâmica”. Disponibilize 4 minutos para a participação oral das equipes 3 e 4.
  • Atente para que as conclusões das equipes se voltem para as seguintes conclusões: Resolução das equipes 1 e 2: Espera-se que os alunos concluam que sem os elementos verbais e visuais completados no meme do Bode Gaiato, o texto perderia seu sentido completo e, consequentemente, a sua coerência. De modo que, dificilmente, seria possível assimilar que o meme critica as dificuldades de quem busca uma dieta para emagrecimento. Resolução das equipes 3 e 4: Espera-se que os alunos assimilem que o meme do Bode Gaiato busca criticar, por meio do humor, a dificuldade da personagem em manter a dieta de emagrecimento a partir da ingestão de alimentos saudáveis, como as frutas apresentadas. Motivo pelo qual, para driblar a dificuldade e manter a dieta para emagrecimento psicologicamente aceitável, a personagem tenta projetar alimentos gordurosos nas frutas, por meio do texto verbal, estabelecendo, assim, o humor crítico no meme do Bode Gaiato face a esse comportamento contemporâneo do ser humano.

Meme do Bode Gaiato na íntegra: POLÊMICO, Rafael. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em:

<http://www.museudememes.com.br/wp-content/uploads/2017/03/16142384_1430145753715346_6611640083806518222_n.jpg >. Acesso em 25 ago. 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Meme e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Computador e datashow ou equipamento multimídia para projeção de textos e imagens que facilitem a leitura e ilustração dos gêneros abordados. Versão impressa do conteúdo para ser distribuída entre os alunos. Envelopes e fita adesiva dupla face.

Informações sobre o gênero: Meme é um gênero textual humorístico e/ou crítico que se concretiza e se difunde em massa por meio da internet sob estrutura semiótica e linguística híbrida e sintética.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem restringir o humor apenas ao ato de rir ou de ser engraçado, ignorando o aspecto crítico; ou em formular justificativas em torno das ocorrências de relação entre o humor, a ironia e a crítica no gênero meme.

Referências sobre o assunto:

BODE Gaiato. Fanpage. Facebook. Disponível em: < https://www.facebook.com/BodeGaiato/ >. Acesso em 25 ago. 2018.

POLÊMICO, Rafael. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em: < http://www.museudememes.com.br/sermons/bode-gaiato/ >. Acesso em 25 ago. 2018.

POLÊMICO, Rafael. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em: < http://www.museudememes.com.br/wp-content/uploads/2017/03/16142384_1430145753715346_6611640083806518222_n.jpg >. Acesso em 25 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos a diferença entre humor e ironia. Questione se, ao ler um meme, eles conseguem perceber uma crítica implícita. Explique à turma que palavras e imagens podem atuar em conjunto para gerar humor no meme, e que o humor e a ironia juntos, no gênero estudado, são uma ótima ferramenta crítica em relação ao comportamento humano.
  • Leia os textos de referência para que compreenda a atuação do meme estudado em seu contexto midiático.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide aos alunos e peça que eles expliquem de forma breve como as imagens ilustrativas se relacionam aos termos apresentados em a), b) e c). Espera-se que eles percebam que a palavra “GATO” é um texto verbal e que esta expressão se relaciona com a imagem do gato apresentada abaixo. Por sua vez, a imagem do gato é uma expressão não verbal que se associa à palavra “GATO”. A imagem do cérebro que sai da cabeça da criança é uma crítica ao sistema educacional. .
  • Pergunte aos alunos se as imagens podem ser compreendidas sem o auxílio do recurso verbal. Espera-se que eles respondam que sim.
  • Questione então se apenas as imagens seriam suficientes para interpretar o sentido de um meme. Espera-se que os alunos respondam que a união entre os textos verbais e não verbais é importante para a construção do meme e seu significado irônico ou crítico.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

  • Questione aos alunos se eles conhecem o meme do Bode Gaiato. Espera-se que a maioria responda em afirmativo.
  • Leia oralmente o texto explicativo projetado no slide sobre o meme do Bode Gaiato para que todos o conheçam ou relembrem.

Materiais complementares:

Confira mais do texto explicativo sobre o meme do Bode Gaiato, retirado do Museu de Memes, clicando aqui. Conheça mais sobre o meme através da página do Facebook do Bode Gaiato clicando aqui.

BODE Gaiato. Fanpage. Facebook. Disponível em: < https://www.facebook.com/BodeGaiato/ >. Acesso em 25 ago. 2018.

POLÊMICO, Rafael. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em: < http://www.museudememes.com.br/sermons/bode-gaiato/ >. Acesso em 25 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Proponha a formação de 4 grupos para a resolução de uma dinâmica de grupo, conforme exposto no slide para a turma.
  • Distribua um envelope (serão 4, no total) com os conteúdos anexados para cada uma das 4 equipes formadas. Não autorize a abertura dos envelopes neste momento.
  • Os envelopes devem ser entregues na seguinte ordem, com seus respectivos conteúdos:

Envelope 1 - Equipe 1: Um fragmento não verbal (primeira personagem) do quadrinho da parte superior.

Envelope 2 - Equipe 2: Um fragmento verbal (fala da segunda personagem) do quadrinho da parte superior.

Envelope 3 - Equipe: 3: Um fragmento não verbal (frutas: banana e maçã) do quadrinho da parte inferior.

Envelope 4 - Equipe: 4: Um fragmento verbal (termos “empada” e “pastel”) do quadrinho da parte inferior.

  • Explique às equipes que elas deverão reconstituir o sentido de um meme do Bode Gaiato projetado no quadro a partir dos fragmentos de texto verbal e não verbal entregue a eles nos envelopes.

Materiais complementares:

Meme do Bode Gaiato na íntegra: POLÊMICO, Rafael. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em: <http://www.museudememes.com.br/wp-content/uploads/2017/03/16142384_1430145753715346_6611640083806518222_n.jpg >. Acesso em 25 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete no quadro o slide em que há os quadrinhos do meme do Bode Gaiato com partes faltando. Ambos os quadrinhos estarão com um elemento verbal e outro não verbal suprimidos, propositalmente, para que as equipes encaixem os conteúdos equivalentes, distribuídos nos envelopes. Caso a projeção seja bem maior que os fragmentos, providencie uma cópia do meme deste slide em tamanho A2 ou A3 e cole-o no quadro.
  • Proponha a cada uma das 4 equipes formadas que abra os seus envelopes e exponha os seus fragmentos do meme do Bode Gaiato para as equipes vizinhas, com o objetivo que todos visualizem as partes correspondentes a cada equipe.
  • Solicite à equipe 1 que se dirija ao quadro com o slide projetado para completar o quadrinho com o texto não verbal, na parte superior do meme do Bode Gaiato, encaixando o seu fragmento na parte suprimida. Espera-se que a equipe 1 cole o recorte da primeira personagem na silhueta do lado esquerdo do quadrinho superior.
  • Proponha à equipe 2 que se dirija ao quadro para terminar de completar o quadrinho com o texto verbal, na parte superior do meme do Bode Gaiato, encaixando o seu fragmento na parte suprimida. Espera-se que a equipe 2 cole o recorte da fala da segunda personagem na silhueta do lado direito do quadrinho superior.
  • Agora, solicite à equipe 3 que se dirija ao quadro para terminar de completar o quadrinho com o texto não verbal, na parte inferior do meme do Bode Gaiato, encaixando o seu fragmento na parte suprimida. Espera-se que a equipe 3 cole o recorte da maçã na silhueta do lado direito, na parte de cima do quadrinho superior. Por sua vez, o recorte da banana na silhueta que está centralizada na parte de baixo do quadrinho inferior.
  • Por fim, proponha à equipe 4 que se dirija ao quadro para terminar de completar o quadrinho com o texto verbal, na parte inferior do meme do Bode Gaiato, encaixando o seu fragmento na parte suprimida. Espera-se que a equipe 4 cole o recorte do texto verbal “empada” na imagem da maçã (colada anteriormente pela equipe 3) do lado direito, na parte de cima do quadrinho superior. Por sua vez, o recorte do texto verbal “pastel” na imagem da banana (colada anteriormente pela equipe 3) que está centralizada na parte de baixo do quadrinho inferior.
  • Caso os integrantes demonstrem dúvida, hesitação ou não encaixem corretamente todos os fragmentos, siga esta orientação: ao passo que as equipes preencham os espaços suprimidos, chame a atenção para o formato dos recortes que podem se encaixar com os das silhuetas pretas do meme projetado no quadro. Ou oriente sobre a relação entre o texto verbal e a fala. Ou ainda sobre a relação entre o nome “coxinha” sobre a pera, para que siga a mesma lógica nas demais frutas e seus respectivos textos. Só finalize o passo nº 7 quando todos os itens corresponderem corretamente ao meme do Bode Gaiato proposto inicialmente.
  • Ao final da colagem das partes suprimidas por parte das equipes, solicite que todos os integrantes retornem aos seus lugares para visualizarem o meme como um todo após a colagem, elogiando a todas as equipes pela participação.

Materiais complementares:

Meme do Bode Gaiato na íntegra: POLÊMICO, Rafael. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em: < http://www.museudememes.com.br/wp-content/uploads/2017/03/16142384_1430145753715346_6611640083806518222_n.jpg >. Acesso em 25 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Solicite a cada equipe uma breve conclusão escrita na atividade “Conclusão da dinâmica” já anexadas ao envelope correspondente a cada equipe, entregues no início da dinâmica de grupo.
  • Disponibilize 7 minutos para que as equipes realizem a conclusão escrita em torno das perguntas propostas.
  • Ao final dos 7 minutos para conclusão da atividade escrita, solicite às equipes 1 e 2, de forma colaborativa, que exponham oralmente um breve resumo oral da conclusão alcançada a respeito do questionamento proposto na letra “A”, em “Conclusão da dinâmica”. Disponibilize 4 minutos para a participação oral das equipes 1 e 2.
  • Proponha às equipes 3 e 4, de forma colaborativa, que exponham oralmente um breve resumo oral da conclusão alcançada a respeito do questionamento proposto na letra “B”, em “Conclusão da dinâmica”. Disponibilize 4 minutos para a participação oral das equipes 3 e 4.
  • Atente para que as conclusões das equipes se voltem para as seguintes conclusões: Resolução das equipes 1 e 2: Espera-se que os alunos concluam que sem os elementos verbais e visuais completados no meme do Bode Gaiato, o texto perderia seu sentido completo e, consequentemente, a sua coerência. De modo que, dificilmente, seria possível assimilar que o meme critica as dificuldades de quem busca uma dieta para emagrecimento. Resolução das equipes 3 e 4: Espera-se que os alunos assimilem que o meme do Bode Gaiato busca criticar, por meio do humor, a dificuldade da personagem em manter a dieta de emagrecimento a partir da ingestão de alimentos saudáveis, como as frutas apresentadas. Motivo pelo qual, para driblar a dificuldade e manter a dieta para emagrecimento psicologicamente aceitável, a personagem tenta projetar alimentos gordurosos nas frutas, por meio do texto verbal, estabelecendo, assim, o humor crítico no meme do Bode Gaiato face a esse comportamento contemporâneo do ser humano.

Meme do Bode Gaiato na íntegra: POLÊMICO, Rafael. Bode Gaiato. Museu de Memes. Disponível em:

<http://www.museudememes.com.br/wp-content/uploads/2017/03/16142384_1430145753715346_6611640083806518222_n.jpg >. Acesso em 25 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano