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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Identificando as diferentes vozes que compõem o gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Identificando as diferentes vozes que compõem o gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: Intertextualidade?
Entre em contato com aos alunos, por e-mail ou WhatsApp, e apresente o tema da aula, juntamente com a imagem sugerida no slide de introdução. Incentive-os a observarem a imagem e explicar por que ela pode ou não se tratar de uma intertextualidade. Espera-se que eles consigam identificar a intertextualidade presente na imagem, levantando hipóteses em relação à produção de energia verde, não poluente ou que não agride ao meio ambiente; a energia elétrica como sendo uma energia favorável por ser renovável etc. Estabeleça um prazo para que os alunos lhe enviem suas observações e impressões.

Desenvolvimento
Entre novamente em contato com os alunos, dando a devolutiva sobre a atividade anterior, de observação da imagem. Solicite que pesquisem uma reportagem de divulgação científica sobre o tema vacina, tão presente no atual momento pandêmico, ou, se achar melhor, use o texto “O vírus da imunidade”, sugerido no plano de aula e já trabalhado nas aulas anteriores. Oriente os alunos a efetuarem a leitura e identificarem as vozes dos entrevistados presentes ao longo do texto, como elas são apresentadas, ora em discurso direto, com a utilização de aspas, ora em discurso indireto.

Chame a atenção dos estudantes para verificarem se as imagens, gráficos ou quaisquer outos elementos composicionais da reportagem apresentam intertextualidade e colaboram para a construção de sentido do texto. Por fim, peça que respondam às três questões apresentadas no terceiro slide de desenvolvimento. Estabeleça um prazo para que efetuem o estudo e enviem a você as respostas.

Fechamento: Hora de trocar informações com os colegas
Para o fechamento desta aula, organize um momento síncrono, caso seja possível, usando o Zoom ou o Google Meet, ou então organize um grupo de WhatsApp para esse fim. Abra espaço para os alunos interagirem e apresentarem suas respostas. Oriente-os a indicarem um exemplo de intertextualidade ou de opinião do autor. Nesse fechamento, retome com eles os aspectos estudados sobre a intertextualidade no gênero reportagem de divulgação científica.

Convite às famílias
Incentive os alunos a conversarem com seus familiares sobre a importância das vozes de especialistas em reportagens de divulgação científica, a fim de que ampliem sua percepção sobre a importância dessas vozes para a construção do gênero. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert 


Código: LPO7_10SQA06

(EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.

(EF69LP42) Analisar a construção composicional dos textos pertencentes a gêneros relacionados à divulgação de conhecimentos: título, (olho), introdução, divisão do texto em subtítulos, imagens ilustrativas de conceitos, relações, ou resultados complexos (fotos, ilustrações, esquemas, gráficos, infográficos, diagramas, figuras, tabelas, mapas) etc., exposição, contendo definições, descrições, comparações, enumerações, exemplificações e remissões a conceitos e relações por meio de notas de rodapé, boxes ou links; ou título, contextualização do campo, ordenação temporal ou temática por tema ou subtema, intercalação de trechos verbais com fotos, ilustrações, áudios, vídeos etc. e reconhecer traços da linguagem dos textos de divulgação científica, fazendo uso consciente das estratégias de impessoalização da linguagem (ou de pessoalização, se o tipo de publicação e objetivos assim o demandarem, como em alguns podcasts e vídeos de divulgação científica), 3ª pessoa, presente atemporal, recurso à citação,


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