Atividade para impressão - Textos
Plano de Aula
Plano de aula: Identificando as diferentes vozes que compõem o gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem de divulgação científica
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Reportagens trazidas pelos estudantes sobre o tema vacina.
Reportagens: disponíveis aqui
Vlog científico: Nerdologia - Existe perigo na vacina? 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E>.
Computador, projetor multimídia e tela. Cópias impressas dos textos. Dicionários.
Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade desses gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. O Vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.
Dificuldades antecipadas: Pode ser difícil para o estudante identificar as opiniões implícitas dos autores, identificar o diálogo que existe entre textos diversos, além de questões referentes à construção composicional do gênero. Eles podem não perceber os sentidos das fotos, ilustrações, gráficos etc. que estão na composição dos gêneros multimodais, tais como a reportagem de divulgação científica e o vlog científico.
Gêneros multimodais ou multissemióticos são compostos por palavras, imagens (fotos ou ilustrações) estáticas ou em movimento, gráficos, infográficos e vídeos, nos quais a construção de sentido do texto depende do entendimento desses diferentes elementos. Mais informações sobre esse conceito podem ser encontradas no glossário Ceale da Faculdade de Educação da UFMG.
ROJO, Roxane. Textos Multimodais. Glossário Ceale. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais>.
Referências sobre o assunto:
FUKUI, Ana; GIERING, Maria Eduarda. A sedução da ausência: o texto e a epistemologia da ciência. ResearchGate. 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA>.
GIERING, Maria Eduarda. O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. vol.11 no.2 .São Paulo Mai./Ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>.
LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. Coleção aprender e ensinar com textos; v.5. São Paulo: Cortez, 2000. P. 229 - 253.
MOTTA-ROTH, D.; MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas: Pontes Editores, 2014. p. 273 -300.
Gêneros:
Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/
Ciência hoje – Primeira Revista de divulgçaõ científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/
CHC – Ciência Hoje das crianças: http://chc.org.br/
Blogs de ciência da UNICAMP: https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos
Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca: https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M
Palesta Colec UFMG: https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos estudantes.
- Recomendamos a leitura da obra Ler e compreender: os sentidos do texto, de autoria de Ingedore Koch e Vanda Maria Elias, em que as autoras apresentam o conceito de intertextualidade que, para elas, é “Em sentido amplo, a intertextualidade se faz presente em todo e qualquer texto, como componente decisivo de suas condições de produção. Isto é, ela é condição mesma da existência de textos, já que há sempre um já-dito, prévio a todo dizer. Segundo J. Kristeva, criadora do termo, todo texto é um mosaico de citações, de outros dizeres que o antecederam e lhe deram origem.” (p.86)
ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Inicie a aula solicitando aos estudantes que observem a imagem e expliquem por que ela pode ou não se tratar de uma intertextualidade.
- Recomendamos a leitura da obra Ler e compreender: os sentidos do texto, de autoria de Ingedore Koch e Vanda Maria Elias, em que as autoras apresentam o conceito de intertextualidade que, para elas, é “Em sentido amplo, a intertextualidade se faz presente em todo e qualquer texto, como componente decisivo de suas condições de produção. Isto é, ela é condição mesma da existência de textos, já que há sempre um já-dito, prévio a todo dizer. Segundo J. Kristeva, criadora do termo, todo texto é um mosaico de citações, de outros dizeres que o antecederam e lhe deram origem.” (p.86)
ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.
- Espera-se que os estudantes consigam identificar a intertextualidade presente na imagem, levantando hipóteses em relação a produção de energia verde, não poluente ou que não agride ao meio ambiente; a energia elétrica como sendo uma energia favorável por ser renovável etc.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Oriente os estudantes para que se organizem em dupla, dessa forma eles poderão se ajudar, argumentando e construindo juntos o aprendizado.
- Solicite aos estudantes que leiam a reportagem “O vírus da imunidade”, ou a reportagem que eles tenham trazido para a aula. Essa leitura deve ser silenciosa e os estudantes devem interagir apenas com o outro integrante da dupla.
- A reportagem sugerida para esta aula pode ser impressa, para acessá-la clique aqui.
- Solicitar aos estudantes que tragam um texto de reportagem científica para a aula estimula a pesquisa, a curiosidade sobre o tema e possibilita maior protagonismo dos estudantes. É importante que eles sejam orientados a procurarem reportagens de divulgação científica sobre o tema vacina, dessa forma, teremos diferentes possibilidades de intertextualidade explorando o mesmo assunto.
Desenvolvimento
Orientações:
- Oriente os estudantes para que se organizem em dupla, dessa forma eles poderão se ajudar, argumentando e construindo juntos o aprendizado.
- Solicite aos estudantes que leiam a reportagem “O vírus da imunidade”, ou a reportagem que eles tenham trazido para a aula, essa leitura deve ser silenciosa e os estudantes devem interagir apenas com o outro integrante da dupla.
- A reportagem sugerida para esta aula pode ser impressa, para acessá-la clique aqui.
- Solicitar aos estudantes que tragam um texto de reportagem científica para a aula estimula a pesquisa, a curiosidade sobre o tema e possibilita maior protagonismo dos estudantes. É importante que eles sejam orientados a procurarem reportagens de divulgação científica sobre o tema vacina, dessa forma, teremos diferentes possibilidades de intertextualidade explorando o mesmo assunto.
Desenvolvimento
Orientações:
- Nesta questão espera-se que o estudante identifique as vozes dos entrevistados presentes ao longo do texto, como elas são apresentadas, ora por meio do discurso direto, com a utilização de aspas, ora pelo discurso indireto, por meio de palavras como, segundo fulano, nas palavras de fulano etc. Exemplo: “Os receptores que se ligam a antígenos existem numa enorme diversidade, estimada em cerca de mil milhões de milhões de receptores diferentes. Acredita-se que formam um sistema completo, capaz de se ligar a todo tipo de molécula, natural ou sintética, de tamanho mínimo”, diz Alberto Nóbrega (7º parágrafo, discurso direto); Segundo ele, a existência de um sistema dotado de tanta diversidade… (8º parágrafo, discurso indireto).
- Na segunda questão, espera-se que o estudante identifique a opinião do autor, sendo demonstrada de forma implícita ou com a utilização de adjetivos, locuções adjetivas, substantivos etc. Exemplo: Mas parte do que torna os anticorpos tão especiais (6º parágrafo); Uma das coisas mais impressionantes encontradas por quem se debruça sobre essa tarefa está no fato... (9º parágrafo).
- Chame a atenção dos estudantes para verificarem se as imagens, gráficos ou quaisquer outros elementos composicionais da reportagem apresentam intertextualidade e se colaboram para a construção de sentido do texto.
- Oriente os estudantes a anotarem nos caderno as reflexões realizadas.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Oriente a um dos integrantes de cada dupla que indique para a turma um exemplo de intertextualidade ou de opinião do autor, o outro integrante deve tomar notas das respostas dos colegas das demais duplas, desde que sejam diferentes das respostas já anotadas por sua própria dupla.
- Pelo menos uma dupla deve relacionar a intertextualidade presente no texto com a intertextualidade presente na imagem da introdução, caso essa relação não aconteça espontaneamente, lembre-os mostrando novamente o primeiro slide.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Intertextualidade?
Entre em contato com aos alunos, por e-mail ou WhatsApp, e apresente o tema da aula, juntamente com a imagem sugerida no slide de introdução. Incentive-os a observarem a imagem e explicar por que ela pode ou não se tratar de uma intertextualidade. Espera-se que eles consigam identificar a intertextualidade presente na imagem, levantando hipóteses em relação à produção de energia verde, não poluente ou que não agride ao meio ambiente; a energia elétrica como sendo uma energia favorável por ser renovável etc. Estabeleça um prazo para que os alunos lhe enviem suas observações e impressões.
Desenvolvimento
Entre novamente em contato com os alunos, dando a devolutiva sobre a atividade anterior, de observação da imagem. Solicite que pesquisem uma reportagem de divulgação científica sobre o tema vacina, tão presente no atual momento pandêmico, ou, se achar melhor, use o texto “O vírus da imunidade”, sugerido no plano de aula e já trabalhado nas aulas anteriores. Oriente os alunos a efetuarem a leitura e identificarem as vozes dos entrevistados presentes ao longo do texto, como elas são apresentadas, ora em discurso direto, com a utilização de aspas, ora em discurso indireto.
Chame a atenção dos estudantes para verificarem se as imagens, gráficos ou quaisquer outos elementos composicionais da reportagem apresentam intertextualidade e colaboram para a construção de sentido do texto. Por fim, peça que respondam às três questões apresentadas no terceiro slide de desenvolvimento. Estabeleça um prazo para que efetuem o estudo e enviem a você as respostas.
Fechamento: Hora de trocar informações com os colegas
Para o fechamento desta aula, organize um momento síncrono, caso seja possível, usando o Zoom ou o Google Meet, ou então organize um grupo de WhatsApp para esse fim. Abra espaço para os alunos interagirem e apresentarem suas respostas. Oriente-os a indicarem um exemplo de intertextualidade ou de opinião do autor. Nesse fechamento, retome com eles os aspectos estudados sobre a intertextualidade no gênero reportagem de divulgação científica.
Convite às famílias
Incentive os alunos a conversarem com seus familiares sobre a importância das vozes de especialistas em reportagens de divulgação científica, a fim de que ampliem sua percepção sobre a importância dessas vozes para a construção do gênero. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.