Atividade para impressão - Textos
Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecendo as marcas linguísticas do gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem de divulgação científica
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Textos trazidos pelos estudantes (devem ser solicitados previamente).
Reportagens: disponíveis aqui
Vlog científico: Nerdologia - Existe perigo na vacina? 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E>.
Computador, projetor multimídia e tela. Cópias impressas dos textos. Dicionários.
Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade desses gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. O Vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem apresentar dúvidas sobre os conceitos de causa e efeito, tempos e modos e verbais e variedades linguísticas.
Referências sobre o assunto:
FUKUI, Ana; GIERING, Maria Eduarda. A sedução da ausência: o texto e a epistemologia da ciência. ResearchGate. 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA>.
GIERING, Maria Eduarda. O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. vol.11 no.2 .São Paulo Mai./Ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>.
LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. Coleção aprender e ensinar com textos; v.5. São Paulo: Cortez, 2000. P. 229 - 253.
MOTTA-ROTH, D.; MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas: Pontes Editores, 2014. p. 273 -300.
Gêneros:
Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/
Ciência hoje – Primeira Revista de divulgçaõ científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/
CHC – Ciência Hoje das crianças: http://chc.org.br/
Blogs de ciência da UNICAMP: https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos
Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca: https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M
Palesta Colec UFMG: https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o tema da aula aos estudantes.
Introdução
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
- Solicite aos estudantes que respondam aos questionamentos presentes no slide e anote no quadro uma síntese das opiniões da turma. Ao final da aula retomaremos esses comentários.
- O objetivo dessa introdução é fazer o estudante começar a refletir sobre os aspectos do texto que serão analisados ao longo da aula, impessoalização/pessoalização, adequação ao público alvo, relações de causa e efeito, tempo verbal e variedades linguísticas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Organize os estudantes em duplas, dessa forma eles poderão se ajudar, argumentando e construindo juntos o aprendizado.
- Os estudantes deverão reconhecer os procedimentos de impessoalização ou pessoalização do texto, considerando o público alvo, as relações de causa e efeito, tempo e modo verbal predominantes e a variedade linguística presente no texto. Esse reconhecimento se realizará por meio da análise de trechos das reportagens selecionadas para a aula.
- Nessas análises também trataremos das questão da credibilidade da informação e fake news.
- Solicite aos estudantes que façam a leitura do texto presente no slide, analisem os seguintes pontos e tomem nota em seus cadernos:
- É possível notar “a voz” da autora no texto? De que forma é possível confirmar essa resposta? Espera-se que os estudantes percebam que a autora não se coloca no texto, pois ele não apresenta marcas linguísticas de primeira pessoa do singular.
- A partir da leitura do texto é possível inferir qual o seu público alvo? Por quê? Espera-se que os estudantes percebam a informalidade presente no texto nos trechos “Não precisa de preocupar: as comemorações do dia das crianças estão garantidas para outubro” e “é preciso seguir o calendário tintim por tintim.” justificando o público alvo do texto serem jovens leitores, além disso, o título da revista que consta no rodapé do slide evidencia essa informação.
- Identifique uma relação de causa e efeito, no primeiro parágrafo, e, depois outra, no segundo parágrafo. Espera-se que no primeiro parágrafo os estudantes identifiquem que a mudança no calendário (causa) deve ser seguida por todas as crianças brasileiras (efeito) e no segundo parágrafo que seguir o calendário desenvolvido pelo Ministério da Saúde (causa) garante a imunização (efeito).
- Identifique os tempos verbais presentes no texto. Essa escolha da autora colabora para a construção de sentido do texto? Espera-se que o estudante identifique que o tempo verbal é predominantemente o presente, mas que a autora utiliza também verbos no pretérito, no infinitivo e no particípio, garantindo assim a progressão temática.
- Há relação de intertextualidade entre os dois textos apresentados? Qual? Dê exemplos. Espera-se que o estudante observe que ambos os textos tratam da questão da vacinação.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite aos estudantes que comparem os trechos a seguir em relação ao público alvo a que se destinam. Espera-se que os estudantes identifiquem no primeiro trecho a alusão aos contos de fadas, denotando assim, um público alvo infanto-juvenil e em relação ao segundo texto identifiquem um público alvo mais adulto e mais familiarizado a termos específicos do discurso científico. Além disso, eles podem também relacionar o conteúdo dos textos aos veículos que os publicaram, corroborando para suas inferências.
Desenvolvimento
Orientações:
- É possível notar “a voz” da autora no texto? De que forma é possível confirmar essa resposta? Espera-se que os estudantes percebam que a autora não se coloca no texto, pois ele não apresenta marcas linguísticas de primeira pessoa do singular.
- A partir da leitura do texto é possível inferir qual o seu público alvo? Por quê? Espera-se que os estudantes percebam a informalidade presente no texto nos trechos “Não precisa de preocupar: as comemorações do dia das crianças estão garantidas para outubro” e “é preciso seguir o calendário tintim por tintim.” justificando o público alvo do texto serem jovens leitores, além disso, o título da revista que consta no rodapé do slide evidencia essa informação.
- Identifique uma relação de causa e efeito, no primeiro parágrafo, e, depois outra, no segundo parágrafo. Espera-se que no primeiro parágrafo os estudantes identifiquem que a mudança no calendário (causa) deve ser seguida por todas as crianças brasileiras (efeito) e no segundo parágrafo que seguir o calendário desenvolvido pelo Ministério da Saúde (causa) garante a imunização (efeito).
- Identifique os tempos verbais presentes no texto? Essa escolha da autora colabora para a construção de sentido do texto? Espera-se que o estudante identifique que o tempo verbal é predominantemente o presente, mas que a autora utiliza também verbos no pretérito, no infinitivo e no particípio, garantindo assim a progressão temática.
- Há relação de intertextualidade entre os dois textos apresentados? Qual? Dê exemplos. Espera-se que o estudante observe que ambos os textos tratam da questão da vacinação.
- Utilize as mesmas questões, ou faça pequenas alterações, para que os estudantes analisem os textos trazidos por eles. Você também pode solicitar que esta análise seja realizada em outro momento, como tarefa, por exemplo, e a finalização seja realizada coletivamente.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Retome os comentários realizados na introdução desta aula e solicite aos estudantes que comparem suas respostas iniciais às conclusões encontradas a partir das análises e das discussões que tiveram com seus pares.
- Solicite aos estudantes que compartilhem com os demais as conclusões que chegaram.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Aborde os alunos, por áudio ou e-mail, com os seguintes questionamentos: quando lemos uma reportagem de divulgação científica, é possível identificar se os textos foram escritos de modo pessoal ou impessoal? Como podemos explicar esse fato? É possível mudar a linguagem do texto para se adequar a um público-alvo específico? Como fazer isso? O objetivo dessa introdução é fazer os estudantes começarem a refletir sobre os aspectos do texto que serão analisados ao longo da aula, impessoalização/pessoalização, adequação ao público-alvo, relações de causa e efeito, tempo verbal e variedades linguísticas. Estabeleça um prazo para que respondam e enviem as respostas a você. As respostas serão retomadas no final da aplicação das atividades deste plano de aula.
Desenvolvimento
Envie aos alunos o fragmento do texto “Mudanças no Calendário” e as questões apresentados no primeiro slide de desenvolvimento. Oriente-os a interagirem em duplas ou trios para efetuarem a análise do texto. Os estudantes deverão reconhecer os procedimentos de impessoalização ou pessoalização do texto, considerando o público-alvo, as relações de causa e efeito, tempo e modo verbal predominantes e a variedade linguística presente no texto. Esse reconhecimento se realizará por meio da análise de trechos das reportagens selecionadas para a aula. Estabeleça um prazo para que os alunos efetuem a análise e lhe enviem as respostas. Organize, então, uma devolutiva seguindo as orientações do slide que apresenta as expectativas de respostas.
Após essa atividade, envie aos alunos os dois fragmentos de textos apresentados no segundo slide de desenvolvimento e solicite façam a comparação em relação ao público-alvo a que se destinam. Envie também as questões apresentadas no terceiro slide de desenvolvimento para orientá-los na análise. Estabeleça um novo prazo para realizarem a atividade e enviarem a você as respostas.
Fechamento
Organize um grupo de WhatsApp para, por meio dele, efetuar a devolutiva com os comentários das análises efetuadas pelos alunos. Estimule-os a se posicionarem no grupo, relatando as aprendizagens alcançadas com o estudo. Retome, nesse momento, as questões lançadas na abordagem desta aula, para que possam ser repensadas pelos alunos.
Convite às famílias
Estimule os alunos a conversarem com os familiares sobre os procedimentos de pessoalização e impessoalização nos gênero estudados. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.