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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Jogo cinco em linha: desafio multiplicativo

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Praticar a tabuada da multiplicação por meio de jogos. Exercitar o cálculo mental envolvendo a operação de multiplicação. Estimular o raciocínio rápido.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Raquel de Fatima Nocente Patini

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Raquel de Fatima Nocente Patini

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

  1. Praticar a tabuada da multiplicação por meio de jogos.
  2. Exercitar o cálculo mental envolvendo a operação de multiplicação.
  3. Estimular o raciocínio rápido.



Conceito-chave

Cálculo de multiplicação mentalmente.

Recursos necessários

Para cada grupo:

  • 1 tabuleiro feito em cartolina conforme modelo da aula,
  • 40 tampas de garrafa descartável (20 de cada cor).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Incitar os alunos a responderem as adivinhações e recordarem os elementos neutro (1) e nulo (0) da multiplicação.

Propósito: Recordar e fixar algumas propriedades da multiplicação referentes ao elemento neutro e nulo.

Discuta com a turma:

  • Como é possível um número multiplicar qualquer outro sem alterá-lo?
  • Como é possível ainda, um número que multiplica qualquer outro e o resultado ser sempre zero?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientação: Organizar a sala em grupos. Em seguida, distribuir 20 marcadores (tampas de refrigerantes ou peças feitas com papel) e 1 tabuleiro para cada dois grupos que irão jogar um contra o outro. Cada grupo deverá ter marcadores de uma determinada cor que o represente.

Objetivo do jogo: Desenvolver habilidades mentais para as multiplicações com números naturais e mobilizar raciocínio e estratégias para jogadas vantajosas.

Regras do jogo:

1. O primeiro grupo a jogar deve escolher dois números do tabuleiro menor indicando-as ao grupo adversário.

2. Em seguida, o grupo adversário deve calcular mentalmente o produto dos dois números indicados, dizendo em voz alta, procurar este valor no tabuleiro maior e colocar sobre ele um de seus marcadores (tampinha).

3. Uma vez colocada esta ficha sobre o número correto, não pode ser mais retirada.

4. Se o grupo acertar o produto deve indicar dois números do tabuleiro menor para o grupo adversário. E assim, sucessivamente.

5. O grupo que errar na sua vez ou fizer uma multiplicação que já tenha sido coberta, passa a vez sem colocar nenhuma ficha.

6. Ganha o jogo o primeiro grupo que conseguir cobrir cinco números seguidos do tabuleiro maior, em qualquer direção (horizontal, vertical, diagonal)

7. Se nenhum grupo conseguir colocar cinco fichas em linha contínua, ganha o jogo a que tiver colocado mais marcadores no tabuleiro.

O jogo é uma adaptação do material disponibilizado no site: http://www.ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica/extensao/lab-mat/jogos-no-ensino-de-matematica

Propósito: Explicar as regras do jogo aos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que o grupo deve observar antes de escolher os números da tabela menor para a equipe adversária?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientação: Organizar a sala em grupos. Em seguida, distribuir 20 marcadores (tampas de refrigerantes ou peças feitas com papel) e 1 tabuleiro para cada dois grupos que irão jogar um contra o outro. Cada grupo deverá ter marcadores de uma determinada cor que o represente.

Propósito: Explicar as regras do jogo aos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que o grupo deve observar antes de escolher os números da tabela menor para a equipe adversária?

Materiais complementares

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Mediar e orientar os alunos sobre as possibilidades de erro, observando a necessidade de criar estratégias para vencer o jogo. E a visualização prévia do produto na tabela maior dos números, antes de dizer os fatores da tabela menor que pretende apontar para o grupo adversário é uma estratégia necessária. Assim, a multiplicação está presente em todas as ações do jogo.

Propósito: Proporcionar a compreensão e a reflexão sobre as várias estratégias utilizadas durante o jogo.

Discuta com a turma:

  • Por que o grupo verde marcou o número 9 como produto de 6 e 3? Qual cálculo foi realizado para chegar no resultado 9?
  • Quais números a equipe verde não pode lançar para a equipe vermelha? Por quê?
  • É necessário observar a localização do produto, antes de indicar os números da tabela menor? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre relembrando algumas propriedades da multiplicação como o elemento neutro, elemento nulo e a comutatividade. Ter isso em mente é essencial para o aluno reforçar que não é necessário decorar a tabuada mecanicamente, mas construir diferentes recursos de cálculo aproveitando o que já se conhece.

Propósito: Recordar e fixar algumas propriedades da multiplicação, como o elemento neutro e nulo.

Discuta com a turma:

  • Como a compreensão das propriedades da multiplicação puderam auxiliar no cálculo mental para a realização do jogo?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver a tabela.

Propósito: Avaliar os conhecimentos mobilizados durante a aula em um contexto diferente da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Qual operação vocês utilizarão para resolver a tabela?
  • Quais propriedades estudadas durante a aula auxiliarão na resolução do problema?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Raquel de Fatima Nocente Patini

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA08 - Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.



Objetivos específicos

  1. Praticar a tabuada da multiplicação por meio de jogos.
  2. Exercitar o cálculo mental envolvendo a operação de multiplicação.
  3. Estimular o raciocínio rápido.



Conceito-chave

Cálculo de multiplicação mentalmente.

Recursos necessários

Para cada grupo:

  • 1 tabuleiro feito em cartolina conforme modelo da aula,
  • 40 tampas de garrafa descartável (20 de cada cor).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Incitar os alunos a responderem as adivinhações e recordarem os elementos neutro (1) e nulo (0) da multiplicação.

Propósito: Recordar e fixar algumas propriedades da multiplicação referentes ao elemento neutro e nulo.

Discuta com a turma:

  • Como é possível um número multiplicar qualquer outro sem alterá-lo?
  • Como é possível ainda, um número que multiplica qualquer outro e o resultado ser sempre zero?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientação: Organizar a sala em grupos. Em seguida, distribuir 20 marcadores (tampas de refrigerantes ou peças feitas com papel) e 1 tabuleiro para cada dois grupos que irão jogar um contra o outro. Cada grupo deverá ter marcadores de uma determinada cor que o represente.

Objetivo do jogo: Desenvolver habilidades mentais para as multiplicações com números naturais e mobilizar raciocínio e estratégias para jogadas vantajosas.

Regras do jogo:

1. O primeiro grupo a jogar deve escolher dois números do tabuleiro menor indicando-as ao grupo adversário.

2. Em seguida, o grupo adversário deve calcular mentalmente o produto dos dois números indicados, dizendo em voz alta, procurar este valor no tabuleiro maior e colocar sobre ele um de seus marcadores (tampinha).

3. Uma vez colocada esta ficha sobre o número correto, não pode ser mais retirada.

4. Se o grupo acertar o produto deve indicar dois números do tabuleiro menor para o grupo adversário. E assim, sucessivamente.

5. O grupo que errar na sua vez ou fizer uma multiplicação que já tenha sido coberta, passa a vez sem colocar nenhuma ficha.

6. Ganha o jogo o primeiro grupo que conseguir cobrir cinco números seguidos do tabuleiro maior, em qualquer direção (horizontal, vertical, diagonal)

7. Se nenhum grupo conseguir colocar cinco fichas em linha contínua, ganha o jogo a que tiver colocado mais marcadores no tabuleiro.

O jogo é uma adaptação do material disponibilizado no site: http://www.ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica/extensao/lab-mat/jogos-no-ensino-de-matematica

Propósito: Explicar as regras do jogo aos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que o grupo deve observar antes de escolher os números da tabela menor para a equipe adversária?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientação: Organizar a sala em grupos. Em seguida, distribuir 20 marcadores (tampas de refrigerantes ou peças feitas com papel) e 1 tabuleiro para cada dois grupos que irão jogar um contra o outro. Cada grupo deverá ter marcadores de uma determinada cor que o represente.

Propósito: Explicar as regras do jogo aos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que o grupo deve observar antes de escolher os números da tabela menor para a equipe adversária?

Materiais complementares

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Mediar e orientar os alunos sobre as possibilidades de erro, observando a necessidade de criar estratégias para vencer o jogo. E a visualização prévia do produto na tabela maior dos números, antes de dizer os fatores da tabela menor que pretende apontar para o grupo adversário é uma estratégia necessária. Assim, a multiplicação está presente em todas as ações do jogo.

Propósito: Proporcionar a compreensão e a reflexão sobre as várias estratégias utilizadas durante o jogo.

Discuta com a turma:

  • Por que o grupo verde marcou o número 9 como produto de 6 e 3? Qual cálculo foi realizado para chegar no resultado 9?
  • Quais números a equipe verde não pode lançar para a equipe vermelha? Por quê?
  • É necessário observar a localização do produto, antes de indicar os números da tabela menor? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre relembrando algumas propriedades da multiplicação como o elemento neutro, elemento nulo e a comutatividade. Ter isso em mente é essencial para o aluno reforçar que não é necessário decorar a tabuada mecanicamente, mas construir diferentes recursos de cálculo aproveitando o que já se conhece.

Propósito: Recordar e fixar algumas propriedades da multiplicação, como o elemento neutro e nulo.

Discuta com a turma:

  • Como a compreensão das propriedades da multiplicação puderam auxiliar no cálculo mental para a realização do jogo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Para finalizar a aula, apresente a atividade em que terão que resolver a tabela.

Propósito: Avaliar os conhecimentos mobilizados durante a aula em um contexto diferente da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Qual operação vocês utilizarão para resolver a tabela?
  • Quais propriedades estudadas durante a aula auxiliarão na resolução do problema?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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