14020
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Algumas diferenças entre as notícias impressas e as notícias online

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Algumas diferenças entre as notícias impressas e as notícias online

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Aparecida Vieira

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: Computador com acesso à internet (para mostrar aos aprendizes uma notícia original no site), projetor multimídia, um ou mais jornais impressos. Se não houver possibilidade de uso de um computador com acesso à internet, providencie cópias impressas da notícia online que será utilizada nesta aula.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.

O comentário de notícia, por sua vez, consiste em um gênero de base argumentativa, em que o autor expressa o seu ponto de vista quanto ao fato relatado, fazendo uma interpretação, análise ou crítica da notícia. Geralmente, é um texto curto e apresenta uma linguagem simples e acessível.

Dificuldades antecipadas: Os alunos, possivelmente, terão dificuldade em identificar o gênero notícia, porque talvez não tenham o hábito de ler notícias. Além disso, também terão dificuldade em compreendê-las se os temas desses textos forem distantes da realidade dos discentes. Daí a importância de levar à sala de aula notícias sobre temas de interesse da turma.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p.141-148.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, mostrando-lhes este slide.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Inicie a apresentação do gênero notícia, aos alunos, fazendo-lhes as perguntas contidas neste slide.
  • Fale um pouco sobre o campo de atuação em que as notícias circulam, a partir das respostas dadas às questões.
  • A partir dessas respostas, fale um pouco, também, sobre os diferentes suportes e modos de circulação de notícias, a saber: os jornais e revistas impressos e em formato digital, o rádio e a televisão. É importante conversar sobre isso com os alunos para introduzir o gênero notícia online, foco desta sequência de atividades.
  • Ressalte que o campo jornalístico tem como um de seus principais objetivos fornecer informações às pessoas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 39 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em pequenos grupos.
  • Distribua jornais impressos aos grupos, solicite-lhes que os folheiem, localizem uma ou mais notícias e escolham uma delas para fazer uma rápida leitura. Caso seja necessário, auxilie os alunos a localizarem as notícias nos jornais impressos, pois talvez eles não consigam encontrá-las sozinhos, uma vez que muitos deles não têm o hábito de ler notícias, especialmente na mídia impressa.
  • Apresente uma notícia online aos estudantes, acessando-a no site em que foi publicada e mostrando-lhes esse texto (por meio do projetor multimídia). Aqui, colocamos uma sugestão de notícia, que pode ser acessada neste link: https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/facebook-lanca-ferramenta-para-avaliar-a-credibilidade-dos-usuarios-21082018

(Fonte: R7, portal de notícias brasileiro do Grupo Record). Escolhemos essa notícia online porque ela trata do Facebook, rede social muito utilizada por adolescentes e jovens, e tangencia o compartilhamento de notícias falsas, tema muito presente na atualidade. Além disso, também a escolhemos por se tratar de uma notícia curta, o que possibilita que os alunos a leiam durante a aula.

  • Caso os estudantes não conheçam o site em que a notícia foi publicada, fale brevemente sobre ele.
  • Se considerar que a notícia online que sugerimos não vai ao encontro dos interesses de sua turma, selecione outra notícia online, ou peça que os discentes pesquisem e escolham uma notícia em um ou mais sites sugeridos por você. Caso opte por solicitar que os discentes selecionem uma notícia online, oriente-os a fazê-lo antes desta aula, visto que, durante a aula, eles já utilizarão uma parte do tempo para escolher uma notícia impressa.
  • Oriente os estudantes a compararem as notícias dos jornais impressos que eles folhearam à notícia online apresentada. Para direcionar a comparação, proponha aos grupos que respondam as questões contidas no slide acima. Peça para os estudantes anotarem as respostas às questões discutidas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que, depois de compararem as notícias impressas a essa notícia online, os alunos a leiam para ter uma compreensão geral do texto. Antes que eles iniciem a leitura, mostre-lhes o slide acima para que eles já comecem a ler o texto em busca das respostas a essas perguntas, que os ajudarão a perceber as condições de produção dessa notícia online.
  • Se, durante a leitura, eles tiverem dúvidas quanto ao vocabulário e/ou ao conhecimento de mundo, proponha-lhes pesquisar sobre essas dúvidas na internet (se os alunos tiverem, por exemplo, celulares com acesso à internet). Mas, se isso não for possível, esclareça as dúvidas que eles tiverem.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois que os estudantes tiverem respondido as questões propostas, solicite que os grupos exponham suas respostas a essas questões de comparação entre as notícias online e impressas. Enquanto eles apresentam suas respostas, faça, no quadro, uma tabela em que serão anotadas as características da notícia online e das notícias impressas citadas por eles. Anote as respostas dos estudantes nessa tabela, ou convide alguns alunos a fazerem essas anotações no quadro. Depois disso, mostre a tabela acima aos discentes, a fim de que eles possam visualizar algumas diferenças entre essas notícias. Essa tabela serve apenas para sistematizar tais características. Se preferir, entregue uma cópia impressa da tabela aos alunos (o link para acessar a tabela está disponível abaixo).
  • Por fim, solicite que alguns alunos apresentem suas respostas às questões de compreensão geral da notícia online mostrada durante a aula. Explique-lhes que, ao ler qualquer texto (não apenas os do campo de atuação jornalístico/midiático), é importante prestar atenção a essas informações, que nos permitem perceber e entender o contexto de produção textual.

Materiais complementares: Para acessar a versão para impressão da tabela acima, clique aqui.

Observações ao professor:
1. Na tabela acima, colocamos, como suporte da notícia online, o site. Contudo, também poderíamos ter colocado a revista digital. Sabemos que não há consenso quanto ao fato de o site ser considerado um suporte. A esse respeito, Marcuschi (2008, p. 186) afirma que “para alguns autores, a homepage e até mesmo o site são um gênero, mas, para outros, são um suporte. Creio que, de modo geral, a homepage é um gênero bem estabelecido, mas o site é um suporte, e não um gênero. [...] Se tomarmos o site de algum servidor da internet como o UOL, vemos que se trata de um serviço ou suporte de outros suportes, já que ali estão revistas, jornais e livros”.

2. Para saber mais sobre a não linearidade da leitura da notícia online, consulte o texto de Adriane Canan, indicado nas referências (confira o primeiro slide).
3. Quanto à possibilidade de comentar as notícias, ressalte que, diferentemente do que ocorre com as notícias online (que podem ser comentadas pelo leitor assim que são publicadas), as notícias impressas só podem ser comentadas pelo leitor se ele enviar um e-mail ou uma carta ao editor do jornal.
4. Ressalte, também, que a possibilidade de comentar as notícias online é imediata, mas não é ilimitada: o leitor pode comentá-las durante alguns dias após a publicação das notícias.

5. Lembre-se de conversar com os alunos, também, sobre o fato de que as notícias impressas precisam ser concluídas até determinado horário para possibilitar sua publicação no jornal do dia posterior, enquanto as notícias online podem ser modificadas mesmo depois de terem sido publicadas: não é incomum que uma notícia publicada de manhã seja alterada pelos jornalistas (que, ao longo do dia, poderão obter informações mais completas sobre o fato noticiado) no decorrer do dia, isto é, a notícia acessada de manhã pode ser diferente daquela acessada à noite.


Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 04 minutos

Orientações:

  • Para concluir esta aula, pergunte aos alunos o que eles aprenderam. Assim, eles poderão dizer o que aprenderam ao comparar notícias impressas às notícias online. Essa é uma maneira de revisar o que foi estudado durante a aula. Dependendo do número de alunos, talvez não dê tempo de todos os estudantes responderem essa pergunta diante da classe. Por isso, convide alguns deles a darem suas respostas para a turma. Comente-as quando necessário.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: Computador com acesso à internet (para mostrar aos aprendizes uma notícia original no site), projetor multimídia, um ou mais jornais impressos. Se não houver possibilidade de uso de um computador com acesso à internet, providencie cópias impressas da notícia online que será utilizada nesta aula.

Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.

O comentário de notícia, por sua vez, consiste em um gênero de base argumentativa, em que o autor expressa o seu ponto de vista quanto ao fato relatado, fazendo uma interpretação, análise ou crítica da notícia. Geralmente, é um texto curto e apresenta uma linguagem simples e acessível.

Dificuldades antecipadas: Os alunos, possivelmente, terão dificuldade em identificar o gênero notícia, porque talvez não tenham o hábito de ler notícias. Além disso, também terão dificuldade em compreendê-las se os temas desses textos forem distantes da realidade dos discentes. Daí a importância de levar à sala de aula notícias sobre temas de interesse da turma.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. p.141-148.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, mostrando-lhes este slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Inicie a apresentação do gênero notícia, aos alunos, fazendo-lhes as perguntas contidas neste slide.
  • Fale um pouco sobre o campo de atuação em que as notícias circulam, a partir das respostas dadas às questões.
  • A partir dessas respostas, fale um pouco, também, sobre os diferentes suportes e modos de circulação de notícias, a saber: os jornais e revistas impressos e em formato digital, o rádio e a televisão. É importante conversar sobre isso com os alunos para introduzir o gênero notícia online, foco desta sequência de atividades.
  • Ressalte que o campo jornalístico tem como um de seus principais objetivos fornecer informações às pessoas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 39 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em pequenos grupos.
  • Distribua jornais impressos aos grupos, solicite-lhes que os folheiem, localizem uma ou mais notícias e escolham uma delas para fazer uma rápida leitura. Caso seja necessário, auxilie os alunos a localizarem as notícias nos jornais impressos, pois talvez eles não consigam encontrá-las sozinhos, uma vez que muitos deles não têm o hábito de ler notícias, especialmente na mídia impressa.
  • Apresente uma notícia online aos estudantes, acessando-a no site em que foi publicada e mostrando-lhes esse texto (por meio do projetor multimídia). Aqui, colocamos uma sugestão de notícia, que pode ser acessada neste link: https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/facebook-lanca-ferramenta-para-avaliar-a-credibilidade-dos-usuarios-21082018

(Fonte: R7, portal de notícias brasileiro do Grupo Record). Escolhemos essa notícia online porque ela trata do Facebook, rede social muito utilizada por adolescentes e jovens, e tangencia o compartilhamento de notícias falsas, tema muito presente na atualidade. Além disso, também a escolhemos por se tratar de uma notícia curta, o que possibilita que os alunos a leiam durante a aula.

  • Caso os estudantes não conheçam o site em que a notícia foi publicada, fale brevemente sobre ele.
  • Se considerar que a notícia online que sugerimos não vai ao encontro dos interesses de sua turma, selecione outra notícia online, ou peça que os discentes pesquisem e escolham uma notícia em um ou mais sites sugeridos por você. Caso opte por solicitar que os discentes selecionem uma notícia online, oriente-os a fazê-lo antes desta aula, visto que, durante a aula, eles já utilizarão uma parte do tempo para escolher uma notícia impressa.
  • Oriente os estudantes a compararem as notícias dos jornais impressos que eles folhearam à notícia online apresentada. Para direcionar a comparação, proponha aos grupos que respondam as questões contidas no slide acima. Peça para os estudantes anotarem as respostas às questões discutidas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que, depois de compararem as notícias impressas a essa notícia online, os alunos a leiam para ter uma compreensão geral do texto. Antes que eles iniciem a leitura, mostre-lhes o slide acima para que eles já comecem a ler o texto em busca das respostas a essas perguntas, que os ajudarão a perceber as condições de produção dessa notícia online.
  • Se, durante a leitura, eles tiverem dúvidas quanto ao vocabulário e/ou ao conhecimento de mundo, proponha-lhes pesquisar sobre essas dúvidas na internet (se os alunos tiverem, por exemplo, celulares com acesso à internet). Mas, se isso não for possível, esclareça as dúvidas que eles tiverem.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois que os estudantes tiverem respondido as questões propostas, solicite que os grupos exponham suas respostas a essas questões de comparação entre as notícias online e impressas. Enquanto eles apresentam suas respostas, faça, no quadro, uma tabela em que serão anotadas as características da notícia online e das notícias impressas citadas por eles. Anote as respostas dos estudantes nessa tabela, ou convide alguns alunos a fazerem essas anotações no quadro. Depois disso, mostre a tabela acima aos discentes, a fim de que eles possam visualizar algumas diferenças entre essas notícias. Essa tabela serve apenas para sistematizar tais características. Se preferir, entregue uma cópia impressa da tabela aos alunos (o link para acessar a tabela está disponível abaixo).
  • Por fim, solicite que alguns alunos apresentem suas respostas às questões de compreensão geral da notícia online mostrada durante a aula. Explique-lhes que, ao ler qualquer texto (não apenas os do campo de atuação jornalístico/midiático), é importante prestar atenção a essas informações, que nos permitem perceber e entender o contexto de produção textual.

Materiais complementares: Para acessar a versão para impressão da tabela acima, clique aqui.

Observações ao professor:
1. Na tabela acima, colocamos, como suporte da notícia online, o site. Contudo, também poderíamos ter colocado a revista digital. Sabemos que não há consenso quanto ao fato de o site ser considerado um suporte. A esse respeito, Marcuschi (2008, p. 186) afirma que “para alguns autores, a homepage e até mesmo o site são um gênero, mas, para outros, são um suporte. Creio que, de modo geral, a homepage é um gênero bem estabelecido, mas o site é um suporte, e não um gênero. [...] Se tomarmos o site de algum servidor da internet como o UOL, vemos que se trata de um serviço ou suporte de outros suportes, já que ali estão revistas, jornais e livros”.

2. Para saber mais sobre a não linearidade da leitura da notícia online, consulte o texto de Adriane Canan, indicado nas referências (confira o primeiro slide).
3. Quanto à possibilidade de comentar as notícias, ressalte que, diferentemente do que ocorre com as notícias online (que podem ser comentadas pelo leitor assim que são publicadas), as notícias impressas só podem ser comentadas pelo leitor se ele enviar um e-mail ou uma carta ao editor do jornal.
4. Ressalte, também, que a possibilidade de comentar as notícias online é imediata, mas não é ilimitada: o leitor pode comentá-las durante alguns dias após a publicação das notícias.

5. Lembre-se de conversar com os alunos, também, sobre o fato de que as notícias impressas precisam ser concluídas até determinado horário para possibilitar sua publicação no jornal do dia posterior, enquanto as notícias online podem ser modificadas mesmo depois de terem sido publicadas: não é incomum que uma notícia publicada de manhã seja alterada pelos jornalistas (que, ao longo do dia, poderão obter informações mais completas sobre o fato noticiado) no decorrer do dia, isto é, a notícia acessada de manhã pode ser diferente daquela acessada à noite.


Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 04 minutos

Orientações:

  • Para concluir esta aula, pergunte aos alunos o que eles aprenderam. Assim, eles poderão dizer o que aprenderam ao comparar notícias impressas às notícias online. Essa é uma maneira de revisar o que foi estudado durante a aula. Dependendo do número de alunos, talvez não dê tempo de todos os estudantes responderem essa pergunta diante da classe. Por isso, convide alguns deles a darem suas respostas para a turma. Comente-as quando necessário.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07LP02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano