13983
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Ler, em grupos, mapas conceituais de diversos estilos visuais e assuntos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Ler, em grupos, mapas conceituais de diversos estilos visuais e assuntos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Carine Gerhardt

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio para sua turma pedindo que leiam o mapa 1, disponível aqui, e o mapa 2, disponível aqui. Envie também a tabela disponível no 3º slide de Desenvolvimento. Oriente-os a preencher a tabela comparando os dois mapas. Estabeleça um prazo para a entrega via Google Drive, com as tabelas preenchidas no Google Planilhas ou mesmo no Google Doc (o que for mais acessível a todos). Acompanhe-os pelos canais de comunicação já combinados por vocês.

Desenvolvimento
Após todas as duplas terem feito a tabela, peça que todos leiam os trabalhos dos colegas na pasta para aprenderem com seus pares. Faça comentários em cada trabalho, destacando o que achar necessário. Envie um novo áudio com as perguntas do slide de Fechamento do Plano, a serem respondidas pelos grupos com base na comparação feita entre os dois mapas estudados. Estabeleça um prazo para que os grupos compartilhem suas respostas às perguntas no mesmo Doc criado para compartilhar a tabela.

Fechamento
Depois que a última atividade for entregue por todos, faça uma compilação com o que você observou nas produções dos grupos para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.

Convite às famílias
Convide as famílias a conversar sobre esquemas de estudo: como os pais estudavam para uma prova, por exemplo; se alguém costuma/costumava fazer esquemas, com setas e destaques, palavras-chave e outros sinais. Quem sabe alguém guarda um caderno antigo com esquemas de aulas? Essa conversa em família é interessante para que os alunos aprendam com seus familiares ferramentas e possibilidades de estudo, podendo aproveitar suas vivências em seu benefício. As famílias que quiserem podem compartilhar fotos de esquemas que os membros faziam quando estavam na escola/curso/faculdade (ou que ainda fazem).

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_05SQA02

(EF69LP29) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica – texto didático, artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado), relatório, relato multimidiático de campo, podcasts e vídeos variados de divulgação científica etc. – e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguística características desses gêneros, de forma a ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas