13844
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - O gênero textual propaganda e suas características

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre o gênero textual propaganda

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janes Santos Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janes Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes


Título da aula: 
O gênero textual propaganda e suas características

Finalidade da aula: Reconhecer gêneros do campo da propaganda e como eles se apresentam em variadas mídias, a fim de identificar suas principais características, distinguindo-o de publicidade.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Propaganda

Objeto(s) do conhecimento: Relação entre gêneros e mídias

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP02

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Notebook, projetor multimídia e tela, fita adesiva. Caso não tenha acesso a esses equipamentos, pode utilizar folhetos de propagandas ou cartazes para apresentar aos alunos. Peça aos estudantes, em aula anterior a esta, que tragam imagens de propagandas, que eles poderão retirar de revistas, jornais, internet ou até mesmo fotografar com o celular os outdoors ou cartazes, no caminho de casa. Por precaução, leve para a aula imagens digitais ou impressas, cuide para que haja exemplos tanto de propagandas, quanto de publicidade, que sejam suficientes para a turma e para utilizar nas atividades sugeridas, pois as imagens serão essenciais para que se estabeleça a diferença entre propaganda voltada para a divulgação de ideias e comportamentos e publicidade voltada para consumo de serviços e bens.

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.  

Dificuldades antecipadas: Identificar as especificidades que norteiam a concepção do gênero, no sentido de diferenciar a publicidade da propaganda.

Referências sobre o assunto:

ASSIS, André. A construção dialógica no gênero propaganda. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/viewFile/254/220

FURQUIM, Analucia. O percurso dos gêneros do discurso publicitário. http://books.scielo.org/id/pr4v9/pdf/campos-9788579830112.pdf

MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes> Acesso em 05 de agosto de 2018.

PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 4ª ed. São Paulo: Summus, 1990.


Código: LPO9_09SQA01

(EF69LP02) Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas