13758
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Leitura e análise de textos multissemióticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre leitura e análise de textos multissemióticos

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “expositivo de divulgação científica” e no campo de atuação “estudo e pesquisa\vida pública\todos os campos”. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: Recursos gráfico-visuais e textos impressos.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

  • Os alunos serem capazes de utilizar estratégias de leitura para compreensão do texto, com os recursos multissemióticos (infográficos), apresentado na aula, reconhecendo-o como gênero de divulgação científica.
  • Algum aluno apresentar dificuldades específicas de leitura, não estando plenamente alfabetizado.

Referências sobre o assunto:

  • MENDONÇA. Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
  • SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling; Artmed;1998.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Leia o slide aos alunos.

2- Pergunte: O que vocês imaginam que trataremos nesta aula?

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Apresente o slide com as imagens (ou as imagens impressas) aos alunos.

2- Pergunte:

  • Que tipo de imagens são estas?

Retomando conteúdos da aula anterior, devem ser capazes de identificar que são infográficos. Solicite que observem o “Caderno de Descobertas”.

  • A que tipo de texto as imagens poderiam estar relacionadas? Como você chegou a esta conclusão?

Devem perceber que fazem parte de um contexto da esfera científica.

Para conduzir as reflexões dos alunos, vale saber:

O texto apresentado para esta aula contém imagens e infográficos. Mas o que são infográficos? Veja a definição, encontrada no texto de Márcia Mendonça “Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico.” (referência bibliográfica no slide 1):

“(...) é um gênero que une texto verbal e imagem para explicar fatos, processos, fenômenos, objetos, estratégias, etc. (...) São muito comuns em livros didáticos, jornais e revistas, principalmente as de divulgação científica. “

“(...) São extremamente úteis para explicar e apresentar informações difíceis de serem entendidas apenas com o texto verbal.”

“(...) São considerados infográficos os diagramas e também os gráficos, tabelas e os mapas, todos eles gêneros multimodais, ou seja, construídos com mais de um tipo de linguagem, no caso, imagem e texto verbal.”

Material complementar:

Imagens para impressão

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

1- Disponha antecipadamente os alunos em duplas, estimulando a troca de ideias.

2- Entregue a cada dupla o texto impresso, sem imagens (link a seguir).

3- Solicite que realizem a leitura compartilhada entre os alunos da dupla (um lê um trecho em voz alta ao colega, depois invertem, alternando os papéis de leitor e ouvinte).

4- Certifique-se de que todos terminaram a leitura e conduza uma roda de conversa.

Pergunte:

  • Qual foi o assunto do texto?
  • Que tipo de informação é apresentada no texto?

Devem identificar que são informações da esfera científica.

  • Indique se existe relação entre o texto verbal lido e as imagens apresentadas no início desta aula e qual seria esta relação.

Devem perceber que as imagens fazem parte do mesmo contexto e poderiam pertencer ao mesmo, ilustrando e apresentando informações complementares ao texto verbal.

  • O texto apresenta características de qual gênero textual?

Devem concluir que se trata de um texto de divulgação científica. Neste momento, estimule-os a reforçar as características do gênero apresentadas nas aulas anteriores, nos planos 1 e 2 desta sequência de aulas.

Material complementar:

Texto "A turma do a a de artrópodos".

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Entregue a cada dupla o texto de divulgação científica, agora na versão completa, com as imagens e infográficos, encontrado em Revista Ciência Hoje Criança, edição nº 178, páginas 2 a 6, disponível para acesso e download neste link (capa no slide).

2- Projete as questões de interpretação textual ou redija-as no quadro.

3- Realize a leitura das questões de forma coletiva, para que todos compreendam a próxima etapa da atividade.

4- Solicite que realizem novamente a leitura compartilhada do texto, agora com atenção às informações trazidas pelas imagens e texto verbal, tendo o propósito de encontrar as respostas das perguntas propostas.

5- Peça que marquem no texto, os trechos onde se encontram as respostas adequadas.

Os alunos devem utilizar e demonstrar competência leitora para identificar as informações explícitas no texto, considerando os recursos gráfico-visuais contidos no mesmo.

6- Compartilhe as respostas de forma coletiva, promovendo um debate sobre a correção das mesmas.

7- Questione:

  • Em qual parte do texto vocês localizaram a resposta à pergunta 1, através das imagens ou do texto escrito?

Devem responder que localizaram na parte de texto verbal, ou seja texto escrito, identificando o parágrafo.

  • Para responder às perguntas 2, 3 e 4, o que foi preciso observar, além do texto verbal? Analise a localização de cada resposta.

Devem perceber que as informações referentes às perguntas 2, 3 e 4 encontram-se nos infográficos e imagens, facilitando a compreensão. A resposta da pergunta 2 também consta na parte escrita. A resposta da 3, encontra-se somente na imagem e a pergunta 4, apresenta parte da resposta em texto e parte na imagem.

  • Observando o texto sem as imagens, apresentado no início da aula, e agora completo, o que vocês concluem?

Devem concluir que algumas imagens do texto, têm as funções de complementar, facilitar o entendimento do conteúdo e trazer informações adicionais sobre o assunto. Algumas são meramente ilustrativas.

Devem ser capazes de indicar quais imagens são informativas e quais são ilustrativas.

Para responder a última questão os alunos devem ser capazes de retomar e refletir sobre as informações trazidas pelo texto e, observando o animal e suas caracte?isticas, classificá-lo. Assim, estará aplicando os conhecimentos adquiridos pelo estudo do texto, demonstrando a competência leitora ao identificar as informações e utilizá-las em um contexto real.

Para orientar a mediação do professor, vale saber que:

  • “Na atividade de leitura, é importante o professor ajudar o aluno a entender o conteúdo do texto; porém, mais importante ainda é ajudá-lo a se tornar um leitor autorregulado (ou seja, que tenha objetivos claros para a realização das suas atividades de leitura), ativo (isto é, que engaje seu corpo e mente na leitura), e possuidor de uma gama variada de estratégias de compreensão, como predição, levantamento e verificação de hipóteses, extrapolação e inferência.” (Para aprofundamento desse assunto, clique aqui).
  • "O ensino das estratégias de leitura ajuda o estudante a aplicar seu conhecimento prévio, a realizar inferências para interpretar o texto e a identificar e esclarecer o que não entende", por Isabel Solé, sobre seu livro “Estratégias de leitura”. (Para aprofundamento desse assunto, clique aqui).

Material complementar:

Para mais publicações da revista “Ciência Hoje das Crianças” veja em: http://capes.cienciahoje.org.br (Acesso em 24 de agosto de 2018).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Entregue a cada dupla o texto de divulgação científica, agora na versão completa, com as imagens e infográficos, encontrado em Revista Ciência Hoje Criança, edição nº 178, páginas 2 a 6, disponível para acesso e download neste link (capa no slide).

2- Projete as questões de interpretação textual ou redija-as no quadro.

3- Realize a leitura das questões de forma coletiva, para que todos compreendam a próxima etapa da atividade.

4- Solicite que realizem novamente a leitura compartilhada do texto, agora com atenção às informações trazidas pelas imagens e texto verbal, tendo o propósito de encontrar as respostas das perguntas propostas.

5- Peça que marquem no texto, os trechos onde se encontram as respostas adequadas.

Os alunos devem utilizar e demonstrar competência leitora para identificar as informações explícitas no texto, considerando os recursos gráfico-visuais contidos no mesmo.

6- Compartilhe as respostas de forma coletiva, promovendo um debate sobre a correção das mesmas.

7- Questione:

  • Em qual parte do texto vocês localizaram a resposta à pergunta 1, através das imagens ou do texto escrito?

Devem responder que localizaram na parte de texto verbal, ou seja texto escrito, identificando o parágrafo.

  • Para responder às perguntas 2, 3 e 4, o que foi preciso observar, além do texto verbal? Analise a localização de cada resposta.

Devem perceber que as informações referentes às perguntas 2, 3 e 4 encontram-se nos infográficos e imagens, facilitando a compreensão. A resposta da pergunta 2 também consta na parte escrita. A resposta da 3, encontra-se somente na imagem e a pergunta 4, apresenta parte da resposta em texto e parte na imagem.

  • Observando o texto sem as imagens, apresentado no início da aula, e agora completo, o que vocês concluem?

Devem concluir que algumas imagens do texto, têm as funções de complementar, facilitar o entendimento do conteúdo e trazer informações adicionais sobre o assunto. Algumas são meramente ilustrativas.

Devem ser capazes de indicar quais imagens são informativas e quais são ilustrativas.

Para responder a última questão os alunos devem ser capazes de retomar e refletir sobre as informações trazidas pelo texto e, observando o animal e suas caracte?isticas, classificá-lo. Assim, estará aplicando os conhecimentos adquiridos pelo estudo do texto, demonstrando a competência leitora ao identificar as informações e utilizá-las em um contexto real.

Para orientar a mediação do professor, vale saber que:

  • “Na atividade de leitura, é importante o professor ajudar o aluno a entender o conteúdo do texto; porém, mais importante ainda é ajudá-lo a se tornar um leitor autorregulado (ou seja, que tenha objetivos claros para a realização das suas atividades de leitura), ativo (isto é, que engaje seu corpo e mente na leitura), e possuidor de uma gama variada de estratégias de compreensão, como predição, levantamento e verificação de hipóteses, extrapolação e inferência.” (Para aprofundamento desse assunto, clique aqui).
  • "O ensino das estratégias de leitura ajuda o estudante a aplicar seu conhecimento prévio, a realizar inferências para interpretar o texto e a identificar e esclarecer o que não entende", por Isabel Solé, sobre seu livro “Estratégias de leitura”. (Para aprofundamento desse assunto, clique aqui).

Material complementar:

Para mais publicações da revista “Ciência Hoje das Crianças” veja em: http://capes.cienciahoje.org.br (Acesso em 24 de agosto de 2018).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Realize a pergunta proposta no slide e deixe que os alunos se expressem, elaborando conclusões sobre as aprendizagens da aula.

2- Finalize com a leitura do slide aos alunos.

3- Caso os alunos apresentem uma observação pertinente em relação à aula, que não esteja descrita no slide, valorize.

4- Solicite que anotem as conclusões no “Caderno de Descobertas” para consultas posteriores.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “expositivo de divulgação científica” e no campo de atuação “estudo e pesquisa\vida pública\todos os campos”. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: Recursos gráfico-visuais e textos impressos.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

  • Os alunos serem capazes de utilizar estratégias de leitura para compreensão do texto, com os recursos multissemióticos (infográficos), apresentado na aula, reconhecendo-o como gênero de divulgação científica.
  • Algum aluno apresentar dificuldades específicas de leitura, não estando plenamente alfabetizado.

Referências sobre o assunto:

  • MENDONÇA. Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
  • SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling; Artmed;1998.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Leia o slide aos alunos.

2- Pergunte: O que vocês imaginam que trataremos nesta aula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Apresente o slide com as imagens (ou as imagens impressas) aos alunos.

2- Pergunte:

  • Que tipo de imagens são estas?

Retomando conteúdos da aula anterior, devem ser capazes de identificar que são infográficos. Solicite que observem o “Caderno de Descobertas”.

  • A que tipo de texto as imagens poderiam estar relacionadas? Como você chegou a esta conclusão?

Devem perceber que fazem parte de um contexto da esfera científica.

Para conduzir as reflexões dos alunos, vale saber:

O texto apresentado para esta aula contém imagens e infográficos. Mas o que são infográficos? Veja a definição, encontrada no texto de Márcia Mendonça “Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico.” (referência bibliográfica no slide 1):

“(...) é um gênero que une texto verbal e imagem para explicar fatos, processos, fenômenos, objetos, estratégias, etc. (...) São muito comuns em livros didáticos, jornais e revistas, principalmente as de divulgação científica. “

“(...) São extremamente úteis para explicar e apresentar informações difíceis de serem entendidas apenas com o texto verbal.”

“(...) São considerados infográficos os diagramas e também os gráficos, tabelas e os mapas, todos eles gêneros multimodais, ou seja, construídos com mais de um tipo de linguagem, no caso, imagem e texto verbal.”

Material complementar:

Imagens para impressão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

1- Disponha antecipadamente os alunos em duplas, estimulando a troca de ideias.

2- Entregue a cada dupla o texto impresso, sem imagens (link a seguir).

3- Solicite que realizem a leitura compartilhada entre os alunos da dupla (um lê um trecho em voz alta ao colega, depois invertem, alternando os papéis de leitor e ouvinte).

4- Certifique-se de que todos terminaram a leitura e conduza uma roda de conversa.

Pergunte:

  • Qual foi o assunto do texto?
  • Que tipo de informação é apresentada no texto?

Devem identificar que são informações da esfera científica.

  • Indique se existe relação entre o texto verbal lido e as imagens apresentadas no início desta aula e qual seria esta relação.

Devem perceber que as imagens fazem parte do mesmo contexto e poderiam pertencer ao mesmo, ilustrando e apresentando informações complementares ao texto verbal.

  • O texto apresenta características de qual gênero textual?

Devem concluir que se trata de um texto de divulgação científica. Neste momento, estimule-os a reforçar as características do gênero apresentadas nas aulas anteriores, nos planos 1 e 2 desta sequência de aulas.

Material complementar:

Texto "A turma do a a de artrópodos".

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Entregue a cada dupla o texto de divulgação científica, agora na versão completa, com as imagens e infográficos, encontrado em Revista Ciência Hoje Criança, edição nº 178, páginas 2 a 6, disponível para acesso e download neste link (capa no slide).

2- Projete as questões de interpretação textual ou redija-as no quadro.

3- Realize a leitura das questões de forma coletiva, para que todos compreendam a próxima etapa da atividade.

4- Solicite que realizem novamente a leitura compartilhada do texto, agora com atenção às informações trazidas pelas imagens e texto verbal, tendo o propósito de encontrar as respostas das perguntas propostas.

5- Peça que marquem no texto, os trechos onde se encontram as respostas adequadas.

Os alunos devem utilizar e demonstrar competência leitora para identificar as informações explícitas no texto, considerando os recursos gráfico-visuais contidos no mesmo.

6- Compartilhe as respostas de forma coletiva, promovendo um debate sobre a correção das mesmas.

7- Questione:

  • Em qual parte do texto vocês localizaram a resposta à pergunta 1, através das imagens ou do texto escrito?

Devem responder que localizaram na parte de texto verbal, ou seja texto escrito, identificando o parágrafo.

  • Para responder às perguntas 2, 3 e 4, o que foi preciso observar, além do texto verbal? Analise a localização de cada resposta.

Devem perceber que as informações referentes às perguntas 2, 3 e 4 encontram-se nos infográficos e imagens, facilitando a compreensão. A resposta da pergunta 2 também consta na parte escrita. A resposta da 3, encontra-se somente na imagem e a pergunta 4, apresenta parte da resposta em texto e parte na imagem.

  • Observando o texto sem as imagens, apresentado no início da aula, e agora completo, o que vocês concluem?

Devem concluir que algumas imagens do texto, têm as funções de complementar, facilitar o entendimento do conteúdo e trazer informações adicionais sobre o assunto. Algumas são meramente ilustrativas.

Devem ser capazes de indicar quais imagens são informativas e quais são ilustrativas.

Para responder a última questão os alunos devem ser capazes de retomar e refletir sobre as informações trazidas pelo texto e, observando o animal e suas caracte?isticas, classificá-lo. Assim, estará aplicando os conhecimentos adquiridos pelo estudo do texto, demonstrando a competência leitora ao identificar as informações e utilizá-las em um contexto real.

Para orientar a mediação do professor, vale saber que:

  • “Na atividade de leitura, é importante o professor ajudar o aluno a entender o conteúdo do texto; porém, mais importante ainda é ajudá-lo a se tornar um leitor autorregulado (ou seja, que tenha objetivos claros para a realização das suas atividades de leitura), ativo (isto é, que engaje seu corpo e mente na leitura), e possuidor de uma gama variada de estratégias de compreensão, como predição, levantamento e verificação de hipóteses, extrapolação e inferência.” (Para aprofundamento desse assunto, clique aqui).
  • "O ensino das estratégias de leitura ajuda o estudante a aplicar seu conhecimento prévio, a realizar inferências para interpretar o texto e a identificar e esclarecer o que não entende", por Isabel Solé, sobre seu livro “Estratégias de leitura”. (Para aprofundamento desse assunto, clique aqui).

Material complementar:

Para mais publicações da revista “Ciência Hoje das Crianças” veja em: http://capes.cienciahoje.org.br (Acesso em 24 de agosto de 2018).

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Entregue a cada dupla o texto de divulgação científica, agora na versão completa, com as imagens e infográficos, encontrado em Revista Ciência Hoje Criança, edição nº 178, páginas 2 a 6, disponível para acesso e download neste link (capa no slide).

2- Projete as questões de interpretação textual ou redija-as no quadro.

3- Realize a leitura das questões de forma coletiva, para que todos compreendam a próxima etapa da atividade.

4- Solicite que realizem novamente a leitura compartilhada do texto, agora com atenção às informações trazidas pelas imagens e texto verbal, tendo o propósito de encontrar as respostas das perguntas propostas.

5- Peça que marquem no texto, os trechos onde se encontram as respostas adequadas.

Os alunos devem utilizar e demonstrar competência leitora para identificar as informações explícitas no texto, considerando os recursos gráfico-visuais contidos no mesmo.

6- Compartilhe as respostas de forma coletiva, promovendo um debate sobre a correção das mesmas.

7- Questione:

  • Em qual parte do texto vocês localizaram a resposta à pergunta 1, através das imagens ou do texto escrito?

Devem responder que localizaram na parte de texto verbal, ou seja texto escrito, identificando o parágrafo.

  • Para responder às perguntas 2, 3 e 4, o que foi preciso observar, além do texto verbal? Analise a localização de cada resposta.

Devem perceber que as informações referentes às perguntas 2, 3 e 4 encontram-se nos infográficos e imagens, facilitando a compreensão. A resposta da pergunta 2 também consta na parte escrita. A resposta da 3, encontra-se somente na imagem e a pergunta 4, apresenta parte da resposta em texto e parte na imagem.

  • Observando o texto sem as imagens, apresentado no início da aula, e agora completo, o que vocês concluem?

Devem concluir que algumas imagens do texto, têm as funções de complementar, facilitar o entendimento do conteúdo e trazer informações adicionais sobre o assunto. Algumas são meramente ilustrativas.

Devem ser capazes de indicar quais imagens são informativas e quais são ilustrativas.

Para responder a última questão os alunos devem ser capazes de retomar e refletir sobre as informações trazidas pelo texto e, observando o animal e suas caracte?isticas, classificá-lo. Assim, estará aplicando os conhecimentos adquiridos pelo estudo do texto, demonstrando a competência leitora ao identificar as informações e utilizá-las em um contexto real.

Para orientar a mediação do professor, vale saber que:

  • “Na atividade de leitura, é importante o professor ajudar o aluno a entender o conteúdo do texto; porém, mais importante ainda é ajudá-lo a se tornar um leitor autorregulado (ou seja, que tenha objetivos claros para a realização das suas atividades de leitura), ativo (isto é, que engaje seu corpo e mente na leitura), e possuidor de uma gama variada de estratégias de compreensão, como predição, levantamento e verificação de hipóteses, extrapolação e inferência.” (Para aprofundamento desse assunto, clique aqui).
  • "O ensino das estratégias de leitura ajuda o estudante a aplicar seu conhecimento prévio, a realizar inferências para interpretar o texto e a identificar e esclarecer o que não entende", por Isabel Solé, sobre seu livro “Estratégias de leitura”. (Para aprofundamento desse assunto, clique aqui).

Material complementar:

Para mais publicações da revista “Ciência Hoje das Crianças” veja em: http://capes.cienciahoje.org.br (Acesso em 24 de agosto de 2018).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Realize a pergunta proposta no slide e deixe que os alunos se expressem, elaborando conclusões sobre as aprendizagens da aula.

2- Finalize com a leitura do slide aos alunos.

3- Caso os alunos apresentem uma observação pertinente em relação à aula, que não esteja descrita no slide, valorize.

4- Solicite que anotem as conclusões no “Caderno de Descobertas” para consultas posteriores.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano