13754
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Leitura e análise de textos multissemióticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre textos multissemióticos

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Expositivo de divulgação científica” e no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública”. A aula faz parte do módulo de “Leitura”.

Materiais necessários: Textos/recursos multissemióticos impressos, tabela para preenchimento com as observações dos alunos. Os links com os materiais para a impressão estão disponíveis nas orientações dos slides.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldades na utilização de estratégias de compreensão dos textos diversos apresentados na aula (textos informativos, gráficos e tabelas).
  • Organização dos alunos em grupo de forma produtiva, participando e sendo capazes de ouvir as opiniões dos colegas.

Referências sobre o assunto:

  • MENDONÇA. Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>.
  • SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. São Paulo: Artmed,1998.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1- Leia o slide para os alunos. Pergunte:

  • O que vocês imaginam que trataremos na aula de hoje?
  • Vocês sabem o que significa “democratizando”?

Devem concluir que democratizar é “tornar acessível a todas as classes; popularizar.”

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Retome oralmente com os alunos as conclusões registradas na aula anterior sobre as características de textos expositivos de divulgação científica (para acesso às conclusões, veja material complementar).

Pergunte:

  • Qual gênero conhecemos na aula anterior?
  • O que aprendemos sobre suas características?

2- Leia o slide, frase a frase, solicitando as opiniões dos alunos.

Material complementar:

A aula anterior objetivou que os alunos concluíssem que um texto de divulgação científica:

1- É expositivo.

2- Utiliza um padrão de linguagem formal.

3- Transmite conhecimentos de natureza científica.

4- Divulga informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral.

5- Apresenta uma estrutura específica: Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos.

Orientações:

1- Divida a turma em grupos, proporcionando uma maior interação, troca de opiniões e percepções sobre a atividade proposta (máximo de quatro alunos por grupo, para não dispersar).

2- Organize antecipadamente as “estações de trabalho” para cada grupo. Por exemplo: sendo 5 grupos, 5 estações com carteiras agrupadas de forma a facilitar a interação e diálogo entre os alunos do grupo.

3- Distribua o material (textos e roteiro) aos alunos, sendo que os grupos receberão todos os textos. Isso será importante para a etapa de comparações, proposta posteriormente.

4- Entre os textos entregues a todos os grupos, especifique um, que será analisado de forma mais aprofundada pelo grupo, seguindo o roteiro proposto no slide. (link a seguir). Mas atenção! Cuide para que cada grupo analise um texto diferente, que posteriormente será compartilhado. Desta forma, todos terão acesso aos conteúdos de todos os textos apresentados na atividade.

5- De maneira breve e sucinta, cada grupo compartilhará suas observações com todos os alunos.

6- Após as colocações dos grupos e, com todos os textos “em mãos”, promova comparações, de forma coletiva.

Pergunte:

  • Os textos e imagens (1 a 5) apresentadas possuem semelhanças entre si? Quais?

Podem responder: Mesmo assunto, objetivo de informar sobre um assunto, público de interesse.

  • Observem os infográficos e gráficos apresentados em “Animais em extinção” e “Espécies ameaçadas”. Quais características vocês conseguem identificar?

Para conduzir as reflexões dos alunos, vale saber:

  • Os textos apresentados contém imagens e infográficos. Mas o que são infográficos?

Veja a definição, encontrada em MENDONÇA. Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. P. 221 e 222 (indicação de estudo em link no slide “Sobre o plano”).

Trechos:

“...é um gênero que une texto verbal e imagem para explicar fatos, processos, fenômenos, objetos, estratégias, etc…”

“...são muito comuns em livros didáticos, jornais e revistas, principalmente as de divulgação científica…”

“...são considerados infográficos os diagramas e também os gráficos, tabelas e os mapas, todos eles gêneros multimodais, ou seja, construídos com mais de um tipo de linguagem, no caso, imagem e texto verbal…”

  • Existe alguma relação entre as informações apresentadas nos textos\imagens?
  • O que podemos observar nas relações entre imagem e texto, nos textos 1 e 5?

Devem observar:

-No texto “MMA e ICMBio divulgam novas listas de espécies ameaçadas de extinção” as duas primeiras imagens possuem a função de complementar e destacar as informações apresentadas no texto verbal, de forma mais objetiva, direta; já a última imagem ainda traz informações complementares,não presentes no texto verbal. Destaca-se, portanto, a importante função das imagens neste texto, deixando mais claras as informações, facilitando a leitura e compreensão do conteúdo.

- No texto “Desmatamento nas várzeas amazônicas ameaça fauna fluvial”, as imagens apresentadas são meramente ilustrativas.

  • Os textos e imagens apresentadas possuem diferenças? Quais?

Podem responder: A estrutura apresentada - uns somente textos, outros texto e imagem, gráfico com legenda e outras que podem observar; a linguagem utilizada: O texto de divulgação científica mais formal, outros com linguagem mais objetiva; a linguagem visual, verbal e função.

Devem observar que os textos 1 e 5, apresentam texto verbal e imagens, portanto muitas informações são apresentadas ao leitor. Já nos textos 2, 3 e 4, encontramos informações específicas, apresentadas de forma mais objetiva.

Materiais para impressão:

1- MMA e IMCbio divulgam nova lista de animais ameaçados, disponível em “Instituto Chico Mendes- Ministério do Meio Ambiente”. Acesso em 03 de agosto de 2018.

2- Infográfico

3- Ficha técnica: Tatu-bola

4- Gráfico

5- Desmatamento nas várzeas amazônicas ameaça fauna fluvial, disponível em “Portal de Divulgação Científica e Tecnológica”. Acesso em 03 de agosto de 2018.

6- Roteiro

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Solicite aos alunos que identifiquem, entre os textos oferecidos no início da aula, o texto expositivo de divulgação científica (trechos no slide).

2- Realize a leitura com os alunos e peça que acompanhem pelo texto impresso.

3- Após a leitura coletiva, pergunte:

  • O que nos permite identificar este texto como o texto de divulgação científica? (neste momento, se necessário, reforce as características do gênero).
  • Através do título ”Desmatamento nas várzeas amazônicas ameaça fauna fluvial” é possível descobrir o assunto do texto?
  • Em que local a pesquisa foi realizada?
  • Por que você acha que os pesquisadores quiseram realizar esta pesquisa neste local?
  • Qual o objetivo da pesquisa?
  • Como a pesquisa foi realizada?
  • Qual a importância desta pesquisa e de outras pesquisas como esta?

Podem falar sobre a importância social e sobre o fato de que o conhecimento pode modificar atitudes para um bem coletivo, como a preservação ambiental, tratada no texto apresentado.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Solicite aos alunos que identifiquem, entre os textos oferecidos no início da aula, o texto expositivo de divulgação científica. (trechos no slide)

2- Realize a leitura aos alunos e peça que acompanhem pelo texto impresso.

3- Após a leitura coletiva, pergunte:

  • O que nos permite identificar este texto como o texto de divulgação científica? (neste momento, se necessário, reforce as características do gênero).
  • Através do título ”Desmatamento nas várzeas amazônicas ameaça fauna fluvial” é possível descobrir o assunto do texto?
  • Em que local a pesquisa foi realizada?
  • Por que você acha que os pesquisadores quiseram realizar esta pesquisa neste local?
  • Qual o objetivo da pesquisa?
  • Como a pesquisa foi realizada?
  • Qual a importância desta pesquisa e de outras pesquisas como esta?

Podem falar sobre a importância social e sobre o fato de que o conhecimento pode modificar atitudes para um bem coletivo, como a preservação ambiental, tratada no texto apresentado.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

1- Conclua a aula perguntando aos alunos: “O que vimos na aula de hoje?” Deixe que falem e depois leia o slide.

2- Peça que retomem o “Caderno de Descobertas” e anotem as conclusões da aula.

2- Instigue a curiosidade sobre o assunto da próxima aula, realizando a leitura final do slide.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Expositivo de divulgação científica” e no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública”. A aula faz parte do módulo de “Leitura”.

Materiais necessários: Textos/recursos multissemióticos impressos, tabela para preenchimento com as observações dos alunos. Os links com os materiais para a impressão estão disponíveis nas orientações dos slides.

Informações sobre o gênero:

Texto de divulgação científica – trata-se de um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

  • Dificuldades na utilização de estratégias de compreensão dos textos diversos apresentados na aula (textos informativos, gráficos e tabelas).
  • Organização dos alunos em grupo de forma produtiva, participando e sendo capazes de ouvir as opiniões dos colegas.

Referências sobre o assunto:

  • MENDONÇA. Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>.
  • SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. São Paulo: Artmed,1998.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1- Leia o slide para os alunos. Pergunte:

  • O que vocês imaginam que trataremos na aula de hoje?
  • Vocês sabem o que significa “democratizando”?

Devem concluir que democratizar é “tornar acessível a todas as classes; popularizar.”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Retome oralmente com os alunos as conclusões registradas na aula anterior sobre as características de textos expositivos de divulgação científica (para acesso às conclusões, veja material complementar).

Pergunte:

  • Qual gênero conhecemos na aula anterior?
  • O que aprendemos sobre suas características?

2- Leia o slide, frase a frase, solicitando as opiniões dos alunos.

Material complementar:

A aula anterior objetivou que os alunos concluíssem que um texto de divulgação científica:

1- É expositivo.

2- Utiliza um padrão de linguagem formal.

3- Transmite conhecimentos de natureza científica.

4- Divulga informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral.

5- Apresenta uma estrutura específica: Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos.

Orientações:

1- Divida a turma em grupos, proporcionando uma maior interação, troca de opiniões e percepções sobre a atividade proposta (máximo de quatro alunos por grupo, para não dispersar).

2- Organize antecipadamente as “estações de trabalho” para cada grupo. Por exemplo: sendo 5 grupos, 5 estações com carteiras agrupadas de forma a facilitar a interação e diálogo entre os alunos do grupo.

3- Distribua o material (textos e roteiro) aos alunos, sendo que os grupos receberão todos os textos. Isso será importante para a etapa de comparações, proposta posteriormente.

4- Entre os textos entregues a todos os grupos, especifique um, que será analisado de forma mais aprofundada pelo grupo, seguindo o roteiro proposto no slide. (link a seguir). Mas atenção! Cuide para que cada grupo analise um texto diferente, que posteriormente será compartilhado. Desta forma, todos terão acesso aos conteúdos de todos os textos apresentados na atividade.

5- De maneira breve e sucinta, cada grupo compartilhará suas observações com todos os alunos.

6- Após as colocações dos grupos e, com todos os textos “em mãos”, promova comparações, de forma coletiva.

Pergunte:

  • Os textos e imagens (1 a 5) apresentadas possuem semelhanças entre si? Quais?

Podem responder: Mesmo assunto, objetivo de informar sobre um assunto, público de interesse.

  • Observem os infográficos e gráficos apresentados em “Animais em extinção” e “Espécies ameaçadas”. Quais características vocês conseguem identificar?

Para conduzir as reflexões dos alunos, vale saber:

  • Os textos apresentados contém imagens e infográficos. Mas o que são infográficos?

Veja a definição, encontrada em MENDONÇA. Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. P. 221 e 222 (indicação de estudo em link no slide “Sobre o plano”).

Trechos:

“...é um gênero que une texto verbal e imagem para explicar fatos, processos, fenômenos, objetos, estratégias, etc…”

“...são muito comuns em livros didáticos, jornais e revistas, principalmente as de divulgação científica…”

“...são considerados infográficos os diagramas e também os gráficos, tabelas e os mapas, todos eles gêneros multimodais, ou seja, construídos com mais de um tipo de linguagem, no caso, imagem e texto verbal…”

  • Existe alguma relação entre as informações apresentadas nos textos\imagens?
  • O que podemos observar nas relações entre imagem e texto, nos textos 1 e 5?

Devem observar:

-No texto “MMA e ICMBio divulgam novas listas de espécies ameaçadas de extinção” as duas primeiras imagens possuem a função de complementar e destacar as informações apresentadas no texto verbal, de forma mais objetiva, direta; já a última imagem ainda traz informações complementares,não presentes no texto verbal. Destaca-se, portanto, a importante função das imagens neste texto, deixando mais claras as informações, facilitando a leitura e compreensão do conteúdo.

- No texto “Desmatamento nas várzeas amazônicas ameaça fauna fluvial”, as imagens apresentadas são meramente ilustrativas.

  • Os textos e imagens apresentadas possuem diferenças? Quais?

Podem responder: A estrutura apresentada - uns somente textos, outros texto e imagem, gráfico com legenda e outras que podem observar; a linguagem utilizada: O texto de divulgação científica mais formal, outros com linguagem mais objetiva; a linguagem visual, verbal e função.

Devem observar que os textos 1 e 5, apresentam texto verbal e imagens, portanto muitas informações são apresentadas ao leitor. Já nos textos 2, 3 e 4, encontramos informações específicas, apresentadas de forma mais objetiva.

Materiais para impressão:

1- MMA e IMCbio divulgam nova lista de animais ameaçados, disponível em “Instituto Chico Mendes- Ministério do Meio Ambiente”. Acesso em 03 de agosto de 2018.

2- Infográfico

3- Ficha técnica: Tatu-bola

4- Gráfico

5- Desmatamento nas várzeas amazônicas ameaça fauna fluvial, disponível em “Portal de Divulgação Científica e Tecnológica”. Acesso em 03 de agosto de 2018.

6- Roteiro

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Solicite aos alunos que identifiquem, entre os textos oferecidos no início da aula, o texto expositivo de divulgação científica (trechos no slide).

2- Realize a leitura com os alunos e peça que acompanhem pelo texto impresso.

3- Após a leitura coletiva, pergunte:

  • O que nos permite identificar este texto como o texto de divulgação científica? (neste momento, se necessário, reforce as características do gênero).
  • Através do título ”Desmatamento nas várzeas amazônicas ameaça fauna fluvial” é possível descobrir o assunto do texto?
  • Em que local a pesquisa foi realizada?
  • Por que você acha que os pesquisadores quiseram realizar esta pesquisa neste local?
  • Qual o objetivo da pesquisa?
  • Como a pesquisa foi realizada?
  • Qual a importância desta pesquisa e de outras pesquisas como esta?

Podem falar sobre a importância social e sobre o fato de que o conhecimento pode modificar atitudes para um bem coletivo, como a preservação ambiental, tratada no texto apresentado.

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Solicite aos alunos que identifiquem, entre os textos oferecidos no início da aula, o texto expositivo de divulgação científica. (trechos no slide)

2- Realize a leitura aos alunos e peça que acompanhem pelo texto impresso.

3- Após a leitura coletiva, pergunte:

  • O que nos permite identificar este texto como o texto de divulgação científica? (neste momento, se necessário, reforce as características do gênero).
  • Através do título ”Desmatamento nas várzeas amazônicas ameaça fauna fluvial” é possível descobrir o assunto do texto?
  • Em que local a pesquisa foi realizada?
  • Por que você acha que os pesquisadores quiseram realizar esta pesquisa neste local?
  • Qual o objetivo da pesquisa?
  • Como a pesquisa foi realizada?
  • Qual a importância desta pesquisa e de outras pesquisas como esta?

Podem falar sobre a importância social e sobre o fato de que o conhecimento pode modificar atitudes para um bem coletivo, como a preservação ambiental, tratada no texto apresentado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

1- Conclua a aula perguntando aos alunos: “O que vimos na aula de hoje?” Deixe que falem e depois leia o slide.

2- Peça que retomem o “Caderno de Descobertas” e anotem as conclusões da aula.

2- Instigue a curiosidade sobre o assunto da próxima aula, realizando a leitura final do slide.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano