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1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano de aula - Empatia e afetividade

Plano de aula de Ciências com atividades para 1o ano do EF sobre Empatia e afetividade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Nair dos Santos Silva

 

Sobre esta aula select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Projetor de slides, fichas com imagens disponível em materiais complementares.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula “Empatia e Afetividade” e questione se alguém na turma sabe o que os termos significam. O objetivo nesse momento é de levantar os conhecimentos prévios a respeito do tema e instigar a curiosidade. Faça registros do que foi dito no quadro e, em seguida, estabeleça junto aos alunos relações dos registros com as imagens do slide.

CONTEXTO select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Inicie retomando a aula anterior sobre as diferentes formas de nos expressarmos diante das situações cotidianas, peça que reflitam e identifiquem a relação entre o tema discutido e o curta metragem “A Ponte”, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=CMC81uGoOcQ. Após assistirem, contextualize a aula ouvindo as relações feitas por alguns alunos e questione o que fariam nessa situação, a fim de que se coloquem no lugar dos personagens e pratiquem uma experiência empática. Prossiga com a questão disparadora a seguir.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: A pergunta norteadora promove uma auto reflexão, talvez de resposta quase imediata para crianças dessa faixa etária. Peça, porém, que os alunos pensem ao longo da aula e respondam apenas no fim da aula, após a atividade principal (mão na massa).

MÃO NA MASSA select-down

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Separe a turma em duplas ou trios e distribua pequenas fichas com imagens* de situações cotidianas de conflitos. O objetivo nesse momento é que identifiquem o que está acontecendo e se coloquem no lugar dos integrantes daquela ação.

Por exemplo, na primeira imagem do slide há uma situação de bullying, em que dois meninos estão rindo e ridicularizando um terceiro colega. Nesse caso os alunos poderão criar hipóteses sobre o que observam baseado no dia a dia que vivenciam e, o mais importante, argumentar como poderiam lidar com esse conflito, qual seria a melhor forma e o que sugerem à cada um desses garotos da cena.

Na segunda situação do slide, duas crianças brigam por um brinquedo, mostrando nitidamente que ninguém deseja ceder, da mesma forma os alunos deverão se colocar no lugar dos “personagens” e propor uma saída para essa disputa.

Enquanto nas ilustrações 3 e 4 podemos perceber crianças desrespeitando pessoas mais velhas e animais, nesses casos os alunos deverão se imaginar enquanto os agentes que promovem a ação, causando maus tratos e também no lugar dos que são desrespeitados, dizendo como se sentem, o que fariam diferente e se presenciassem isso verdadeiramente, como é que se portariam diante do fato.

As duplas ou trios deverão receber uma ficha, com apenas uma imagem de conflito e após 20 minutos deverão se reunir em roda para trocar com toda a turma quais foram as situações analisadas e em quais soluções chegaram, promovendo uma troca rica, com diferentes perspectivas entre os grupos que observaram a mesma cena.

*As imagens para impressão encontram-se disponíveis em materiais complementares.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Posteriormente a turma deverá se reunir para assistir a outro curta-metragem chamado “A história das colheres de cabo grande”, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=Qtg9P4dry_0. Este complementará a discussão que eles acabaram de participar. Retome a pergunta disparadora “como eu convivo em grupo?” e reflita que a empatia (ação de se colocar no lugar do outro compreendendo suas necessidades) leva a um melhor e mais saudável convívio em grupo.

Finalize solicitando um desenho ou outra forma de expressão artística das duplas/trios sobre essa sistematização orientando-os pontualmente a fim de assegurar que todos os alunos consigam trazer manifestações sobre suas atitudes e se estas correspondem à comportamentos éticos, saudáveis, com cidadania e passíveis de serem replicados na sociedade.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Projetor de slides, fichas com imagens disponível em materiais complementares.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente aos alunos o título da aula “Empatia e Afetividade” e questione se alguém na turma sabe o que os termos significam. O objetivo nesse momento é de levantar os conhecimentos prévios a respeito do tema e instigar a curiosidade. Faça registros do que foi dito no quadro e, em seguida, estabeleça junto aos alunos relações dos registros com as imagens do slide.

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Inicie retomando a aula anterior sobre as diferentes formas de nos expressarmos diante das situações cotidianas, peça que reflitam e identifiquem a relação entre o tema discutido e o curta metragem “A Ponte”, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=CMC81uGoOcQ. Após assistirem, contextualize a aula ouvindo as relações feitas por alguns alunos e questione o que fariam nessa situação, a fim de que se coloquem no lugar dos personagens e pratiquem uma experiência empática. Prossiga com a questão disparadora a seguir.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: A pergunta norteadora promove uma auto reflexão, talvez de resposta quase imediata para crianças dessa faixa etária. Peça, porém, que os alunos pensem ao longo da aula e respondam apenas no fim da aula, após a atividade principal (mão na massa).

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Separe a turma em duplas ou trios e distribua pequenas fichas com imagens* de situações cotidianas de conflitos. O objetivo nesse momento é que identifiquem o que está acontecendo e se coloquem no lugar dos integrantes daquela ação.

Por exemplo, na primeira imagem do slide há uma situação de bullying, em que dois meninos estão rindo e ridicularizando um terceiro colega. Nesse caso os alunos poderão criar hipóteses sobre o que observam baseado no dia a dia que vivenciam e, o mais importante, argumentar como poderiam lidar com esse conflito, qual seria a melhor forma e o que sugerem à cada um desses garotos da cena.

Na segunda situação do slide, duas crianças brigam por um brinquedo, mostrando nitidamente que ninguém deseja ceder, da mesma forma os alunos deverão se colocar no lugar dos “personagens” e propor uma saída para essa disputa.

Enquanto nas ilustrações 3 e 4 podemos perceber crianças desrespeitando pessoas mais velhas e animais, nesses casos os alunos deverão se imaginar enquanto os agentes que promovem a ação, causando maus tratos e também no lugar dos que são desrespeitados, dizendo como se sentem, o que fariam diferente e se presenciassem isso verdadeiramente, como é que se portariam diante do fato.

As duplas ou trios deverão receber uma ficha, com apenas uma imagem de conflito e após 20 minutos deverão se reunir em roda para trocar com toda a turma quais foram as situações analisadas e em quais soluções chegaram, promovendo uma troca rica, com diferentes perspectivas entre os grupos que observaram a mesma cena.

*As imagens para impressão encontram-se disponíveis em materiais complementares.

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Posteriormente a turma deverá se reunir para assistir a outro curta-metragem chamado “A história das colheres de cabo grande”, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=Qtg9P4dry_0. Este complementará a discussão que eles acabaram de participar. Retome a pergunta disparadora “como eu convivo em grupo?” e reflita que a empatia (ação de se colocar no lugar do outro compreendendo suas necessidades) leva a um melhor e mais saudável convívio em grupo.

Finalize solicitando um desenho ou outra forma de expressão artística das duplas/trios sobre essa sistematização orientando-os pontualmente a fim de assegurar que todos os alunos consigam trazer manifestações sobre suas atitudes e se estas correspondem à comportamentos éticos, saudáveis, com cidadania e passíveis de serem replicados na sociedade.

1º ANO

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer a empatia como uma atitude benéfica e importante para ações éticas, cooperativas e de respeito.

Desenvolver estratégias que possam combater atos discriminatórios e de intolerância às diferenças.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA”.

Professor-autor: Juliana Nair dos Santos Silva

Mentor: Eliane de Siqueira

Especialista: Margareth Polido


Código: CIE1_04V&E04

(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.


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