Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramentas para compartilhar vídeo e imagens (pode ser grupo de whatsapp ou e-mail).
- Optativas: videochamada com divisão de salas (Zoom).
Contexto e questão disparadora
Compartilhe com os alunos da turma o vídeo “A ponte” (disponível aqui) e solicite que as crianças desenhem a lição que aprenderam ao assistir ao vídeo.
Mão na massa
Divida a turma em quatro grupos e apresente situações que podem ocorrer no dia a dia dela, para que os alunos discutam. Para cada grupo, dê uma situação:
1. Pai chamando a atenção de um filho que fez algo errado;
2. Duas crianças brigando por um brinquedo;
3. Uma pessoa maltratando um animal;
4. Uma pessoa gritando com outra na rua.
Peça para as crianças se colocarem no lugar das pessoas da situação e questione:
- O que elas devem estar sentindo?
- O que você estaria sentindo no lugar delas?
- De alguma forma, você poderia ajudá-las? Como?
Em uma proposta síncrona, divida a turma em salas da ferramenta Zoom. Se não houver a possibilidade de uma proposta síncrona, solicite que as crianças se reúnam em grupos de Whatsapp e, em outro momento, compartilhem as discussões.
Sistematização
Peça para as crianças compartilharem um resumo das discussões. Peça para que cada aluno responda às questões:
- Como eu convivo em grupo?
- O que eu poderia fazer para que a minha relação com as pessoas seja melhor?
Convite às famílias
Os familiares podem conversar sobre o significado da palavra empatia e sobre algumas situações que se sentem tristes ou chateados. Essa é uma oportunidade dos membros da família expressarem sentimentos acerca de uma série de situações que podem lhes incomodar, procurando soluções para elas.