13625
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Estudo do Léxico

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Estudo do Léxico

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Virginia de Sousa Bonfim

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de 3 planos, abordando a competência oral e o gêneros digitais. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

  • Aula 1: Entender alguns acronyms
  • Aula 2: Decifrar mensagens com emojis
  • Aula 3: Colocar em prática o “internetês”

Preparação da aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:

  • a imagem do context (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • o objective (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • as imagens dos inputs 1 e 2 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a transcrição do vídeo;
  • as imagens dos outputs 1 e 2 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de output 1;
  • a atividade de output 2;
  • e o feedback.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • What can you see in the image? (Provavelmente os alunos responderão A woman, a TV set and/or emojis).
  • Where is she? (Espera-se que respondam: In a TV show).
  • What do you think she’s talking about? (Provavelmente responderão About emojis).
  • And why do people use them? (Não há respostas corretas. Aceite quaisquer que remetam à ideia de encurtamento de discurso).
  • Do you use them a lot? Why/ why not? (Encoraje-os a opinar sobre sua própria experiência com o uso de emojis).
  • Do you have a favorite one? And what’s the most used one in your chat? (Motive-os a expressar sobre suas preferências).

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na compreensão de emojis em mensagens.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar informações sobre o surgimento e significado dos emojis, bem como pensar uma história através dos desenhos.

Expectativa: Que os alunos aprendam como os emojis surgiram e reflitam sobre o seu propósito.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • Do you know the origin of emojis? (Provavelmente os alunos não conheçam os fatos que levaram ao surgimento dos emojis, por isso comente as informações de “Top emoji facts”).
  • Do you think they’re important for our communication nowadays? Why/why not? (Motive-os a expressar suas opiniões sobre o uso dos emojis em nosso cotidiano).
  • Can you think of any situation in which emojis aren’t allowed? Why? (Encoraje-os a refletir sobre situações em que os emojis não poderiam/deveriam ser usados e quais seriam os motivos para sua inadequação).
  • Now let’s see an example of emojis being used to communicate an event. Analyze them and think of the story they are telling. (Há possibilidades diversas de interpretação, mas aceite quaisquer referências a wedding, happy day, love, drinks, party).

É importante trabalhar o item d pois ele já irá prepará-los para o tipo de atividade proposta no output.

Material complementar:

Para explorar o tweet do tenista Andy Murray, acesse a notícia Andy Murray set for wedding after revealing big day plans in comical Twitter emoticons, do jornal inglês Daily Mail, pois ela traz uma “tradução” dos emojis usados.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Apresentar o conteúdo que servirá de base para a atividade de output.

Expectativa: Que os alunos entendam como as frases com emojis se complementam e como devem usar os desenhos de modo que façam sentido.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:

  • We’ll watch a clip of an American TV show called The Ellen Show. (Caso queira, dê algumas informações sobre os diferentes trabalhos de Ellen DeGeneres: she’s an American comedian, TV host, writer, actress, producer and LGBT activist. Para saber mais sobre sua vida, acesse Ellen DeGeneres.) At this point, Ellen is throwing a contest on decrypting emoji messages.
  • Before we watch it, can you think of the message in the image? (Encoraje os alunos a tentarem entender o que os emojis usados significam.)

Projete o vídeo disponível aqui. A transcrição pode ser encontrada aqui.

Após a projeção, pergunte se as frases ficaram claras e se os alunos acham que os emojis usados foram bem empregados.

  • Do you think the sentences make sense? And were the emojis used well? Would you change any of them? (Não há respostas corretas. Apenas motive-os a expressar suas opiniões sobre o emprego dos emojis nas mensagens).

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Decifrar mensagens.

Expectativa: Que os alunos consigam, a partir do input e do conhecimento prévio dos significados de emoji, reescrever as mensagens.

Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles, em grupos, decifrarão o conteúdo das mensagens.

  • Now look at this image. Any idea of what it means? (Encoraje-os a tentar adivinhar o que significam os emojis.)
  • You’ll work in pairs/trios on these encrypted messages. (Distribua a folha de atividade disponível aqui. A resolução pode ser encontrada aqui.)

Dê-lhes tempo para resolver a atividade e, ao final, peça que leiam as resoluções em voz alta. Se necessário, faça correção quanto à pronúncia: leia a palavra e peça que todos a repitam.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Empregar emojis na comunicação.

Expectativa: Que os alunos escrevam frases usando emojis para que os colegas as decifrem.

Orientações: Diga que eles trabalharão em grupos na construção de frases com emojis.

  • Now it’s your turn to come up with a sentence using not only emojis but also words.
  • Entregue a folha de atividade, que pode ser encontrada aqui. Instrua-os. In pairs/trios, write down a phrase in English. There’s no theme, but you can think of something related to adolescents. At this moment, you can use the dictionary or your cellphones to look up words. For example, “I love soccer”. (Neste momento, mostre aos alunos o slide, que pode ser projetado ou previamente impresso em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar.)
  • After you have a sentence, fold the sheet of paper. Faça o gesto de dobrar a folha. Now think of which emojis you can use to substitute the words, just like in my example. You can use your cellphones to search for emojis to draw on the paper. (Deixe claro que o desenho dos emojis não precisa estar igual ao do celular; o importante é a transmissão e compreensão da ideia).
  • Rewrite the sentence with the emojis in the same sheet of paper. (Mostre a parte 2 da folha de atividade que usarão para escrever a mensagem codificada.)
  • After you’re done, exchange your encrypted message with a classmate.

Monitore o trabalho dos grupos e, ao final, peça que cada grupo leia as frases que “decodificaram”.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre o uso de emojis na comunicação.

Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de 3 planos, abordando a competência oral e o gêneros digitais. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

  • Aula 1: Entender alguns acronyms
  • Aula 2: Decifrar mensagens com emojis
  • Aula 3: Colocar em prática o “internetês”

Preparação da aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:

  • a imagem do context (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • o objective (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • as imagens dos inputs 1 e 2 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a transcrição do vídeo;
  • as imagens dos outputs 1 e 2 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de output 1;
  • a atividade de output 2;
  • e o feedback.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • What can you see in the image? (Provavelmente os alunos responderão A woman, a TV set and/or emojis).
  • Where is she? (Espera-se que respondam: In a TV show).
  • What do you think she’s talking about? (Provavelmente responderão About emojis).
  • And why do people use them? (Não há respostas corretas. Aceite quaisquer que remetam à ideia de encurtamento de discurso).
  • Do you use them a lot? Why/ why not? (Encoraje-os a opinar sobre sua própria experiência com o uso de emojis).
  • Do you have a favorite one? And what’s the most used one in your chat? (Motive-os a expressar sobre suas preferências).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na compreensão de emojis em mensagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar informações sobre o surgimento e significado dos emojis, bem como pensar uma história através dos desenhos.

Expectativa: Que os alunos aprendam como os emojis surgiram e reflitam sobre o seu propósito.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • Do you know the origin of emojis? (Provavelmente os alunos não conheçam os fatos que levaram ao surgimento dos emojis, por isso comente as informações de “Top emoji facts”).
  • Do you think they’re important for our communication nowadays? Why/why not? (Motive-os a expressar suas opiniões sobre o uso dos emojis em nosso cotidiano).
  • Can you think of any situation in which emojis aren’t allowed? Why? (Encoraje-os a refletir sobre situações em que os emojis não poderiam/deveriam ser usados e quais seriam os motivos para sua inadequação).
  • Now let’s see an example of emojis being used to communicate an event. Analyze them and think of the story they are telling. (Há possibilidades diversas de interpretação, mas aceite quaisquer referências a wedding, happy day, love, drinks, party).

É importante trabalhar o item d pois ele já irá prepará-los para o tipo de atividade proposta no output.

Material complementar:

Para explorar o tweet do tenista Andy Murray, acesse a notícia Andy Murray set for wedding after revealing big day plans in comical Twitter emoticons, do jornal inglês Daily Mail, pois ela traz uma “tradução” dos emojis usados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Apresentar o conteúdo que servirá de base para a atividade de output.

Expectativa: Que os alunos entendam como as frases com emojis se complementam e como devem usar os desenhos de modo que façam sentido.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:

  • We’ll watch a clip of an American TV show called The Ellen Show. (Caso queira, dê algumas informações sobre os diferentes trabalhos de Ellen DeGeneres: she’s an American comedian, TV host, writer, actress, producer and LGBT activist. Para saber mais sobre sua vida, acesse Ellen DeGeneres.) At this point, Ellen is throwing a contest on decrypting emoji messages.
  • Before we watch it, can you think of the message in the image? (Encoraje os alunos a tentarem entender o que os emojis usados significam.)

Projete o vídeo disponível aqui. A transcrição pode ser encontrada aqui.

Após a projeção, pergunte se as frases ficaram claras e se os alunos acham que os emojis usados foram bem empregados.

  • Do you think the sentences make sense? And were the emojis used well? Would you change any of them? (Não há respostas corretas. Apenas motive-os a expressar suas opiniões sobre o emprego dos emojis nas mensagens).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Decifrar mensagens.

Expectativa: Que os alunos consigam, a partir do input e do conhecimento prévio dos significados de emoji, reescrever as mensagens.

Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles, em grupos, decifrarão o conteúdo das mensagens.

  • Now look at this image. Any idea of what it means? (Encoraje-os a tentar adivinhar o que significam os emojis.)
  • You’ll work in pairs/trios on these encrypted messages. (Distribua a folha de atividade disponível aqui. A resolução pode ser encontrada aqui.)

Dê-lhes tempo para resolver a atividade e, ao final, peça que leiam as resoluções em voz alta. Se necessário, faça correção quanto à pronúncia: leia a palavra e peça que todos a repitam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Empregar emojis na comunicação.

Expectativa: Que os alunos escrevam frases usando emojis para que os colegas as decifrem.

Orientações: Diga que eles trabalharão em grupos na construção de frases com emojis.

  • Now it’s your turn to come up with a sentence using not only emojis but also words.
  • Entregue a folha de atividade, que pode ser encontrada aqui. Instrua-os. In pairs/trios, write down a phrase in English. There’s no theme, but you can think of something related to adolescents. At this moment, you can use the dictionary or your cellphones to look up words. For example, “I love soccer”. (Neste momento, mostre aos alunos o slide, que pode ser projetado ou previamente impresso em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar.)
  • After you have a sentence, fold the sheet of paper. Faça o gesto de dobrar a folha. Now think of which emojis you can use to substitute the words, just like in my example. You can use your cellphones to search for emojis to draw on the paper. (Deixe claro que o desenho dos emojis não precisa estar igual ao do celular; o importante é a transmissão e compreensão da ideia).
  • Rewrite the sentence with the emojis in the same sheet of paper. (Mostre a parte 2 da folha de atividade que usarão para escrever a mensagem codificada.)
  • After you’re done, exchange your encrypted message with a classmate.

Monitore o trabalho dos grupos e, ao final, peça que cada grupo leia as frases que “decodificaram”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre o uso de emojis na comunicação.

Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 9º ano :

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano