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Plano de aula - Higiene da cabeça aos pés

POR: Ana Cristina Souza da Cruz 25/02/2019
Código: CIE1_03V&E05

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

Plano de aula de Ciências com atividades para 1º ano do Fundamental sobre os cuidados de higiene do corpo e hábitos necessários para a garantia da saúde

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: nesta aula serão apresentados alguns hábitos de higiene do corpo humano, contemplando a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. Observe que a habilidade não será desenvolvida em sua totalidade neste momento e que poderá ser desenvolvida em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: embalagens, rótulos, objetos e/ou produtos relacionados a higiene do corpo e cópia das cartas do jogo de higiene e saúde.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o título da aula e comente com os alunos sobre o tema que será trabalhado. Compartilhe com os alunos o objetivo desta aula que será discutir sobre a relação de alguns hábitos de higiene que podem evitar algumas doenças e garantir a manutenção da saúde.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Leve para a sala de aula uma caixa surpresa com algumas embalagens, rótulos, objetos e/ou produtos relacionados a higiene do corpo da cabeça aos pés, tais como: xampu, escova de cabelos, cotonete, escova de dentes, creme dental, fio dental, sabonete, esponja de banho, escova de lavar os pés, cortador de unhas, toalha e outros.

Substitua os produtos, rótulos e embalagens por recortes de revistas e panfletos. Caso não tenha algum dos itens sugeridos, acrescente outros que considerar relevantes.

Organize os alunos em círculo e sentados no chão e coloque a caixa surpresa no centro do círculo. Questione-os sobre o que pensam que tem dentro da caixa. Se considerar necessário, retome o que conversaram anteriormente, para que os alunos apresentem suas hipóteses sobre o que imaginam ter na caixa. Anote no quadro o que os alunos levantaram de hipóteses. Não interfira e registre as hipóteses dos alunos, que poderão ser retomadas posteriormente.

Assim que os alunos apresentarem suas hipóteses sobre o que tem dentro da caixa surpresa, deixe que um aluno por vez retire um objeto de dentro da caixa surpresa e solicite que cada um comente sobre o produto que retirou e a importância dele para a higiene do corpo.

Depois de apresentados todos os produtos da caixa surpresa, retome as hipóteses levantadas sobre o que tinha dentro da caixa e comentando sobre produtos que foram citados e que não estavam na caixa e/ou produtos da caixa que não foram mencionados pelos alunos.

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete e leia a questão disparadora com os alunos ainda sentados em círculo. Deixe que os alunos apresentem suas hipóteses. Neste momento, não interfira na respostas e comentários dos alunos. Depois de alguns alunos compartilharem suas hipóteses, retome os comentários apresentados no início da aula, relacionando os produtos da caixa à importância de ter bons hábitos de higiene. Não se preocupe em responder a questão disparadora ou aos questionamentos dos alunos neste momento, mas em estimulá-los a pensarem sobre o tema. Registre hipóteses e argumentos relevantes e curiosos, que poderão ser retomados na etapa de problematização.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 50 minutos.

Orientações: imprima algumas cópias do Jogo de Cartas Higiene e Saúde (CIE1_03VE05 - MÃO NA MASSA - PARA IMPRESSÃO - JOGO DE CARTAS). Organize os alunos em grupos de 3 a 4 participantes. Para cada grupo, entregue uma cópia do Jogo de Cartas Higiene e Saúde. Leia as regras do jogo. Apresente cada uma das cartas do jogo e leia as informações contidas em cada uma. Auxilie os alunos no recorte das cartas do jogo e ajude a separar as cartas de acordo com as regras. As cartas devem ser separadas em dois montes: um com as cartas das imagens dos produtos e objetos de higiene e outro com as cartas que representam alguns hábitos de higiene e problemas ou doenças que podem ser evitados para a manutenção da saúde. Antes de iniciar o jogo nos pequenos grupos, convide alguns alunos no grande grupo para simularem uma rodada do Jogo. Depois da simulação, deixe que os alunos joguem algumas rodadas. Percorra os grupos durante o jogo para estimular a discussão e mediar as interações. Intervenha se considerar que os alunos necessitam de auxílio na leitura das cartas ou se houver necessidade de mediação em relação às regras do jogo. Neste momento, não interfira diretamente nos aspectos conceituais, afirmando se está certo ou errado, mas problematize e provoque a discussão e investigação por meio do diálogo entre os alunos. Se considerar necessário, registre as observações feitas sobre as argumentações dos alunos em relação aos conceitos tratados no jogo.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: projete o slide e leia as perguntas com os alunos sentados, para uma roda de conversa. Deixe-os compartilharem as respostas. Retome as anotações das hipóteses e argumentos apresentados pelos alunos anteriormente. Caso considere necessário, complemente as respostas e argumentos dos alunos, explicando sobre a importância de bons hábitos de higiene do corpo para a manutenção da saúde. Lembre-os que, para a garantia da saúde, também é necessário ter bons hábitos de higiene com o ambiente, com os alimentos, além de manter escolhas saudáveis para a alimentação e praticar atividades físicas..

Sistematização select-down

Tempo sugerido:

Orientações: retome alguns conceitos discutidos durante o jogo e complemente-os lendo as informações projetadas neste slide de sistematização, sintetizando os conceitos trabalhados na aula. Relacione os produtos e objetos importantes para a higiene corporal, os bons hábitos de higiene e as doenças que podem ser evitadas quando cuidamos da higiene do nosso corpo.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: nesta aula serão apresentados alguns hábitos de higiene do corpo humano, contemplando a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. Observe que a habilidade não será desenvolvida em sua totalidade neste momento e que poderá ser desenvolvida em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: embalagens, rótulos, objetos e/ou produtos relacionados a higiene do corpo e cópia das cartas do jogo de higiene e saúde.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o título da aula e comente com os alunos sobre o tema que será trabalhado. Compartilhe com os alunos o objetivo desta aula que será discutir sobre a relação de alguns hábitos de higiene que podem evitar algumas doenças e garantir a manutenção da saúde.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Leve para a sala de aula uma caixa surpresa com algumas embalagens, rótulos, objetos e/ou produtos relacionados a higiene do corpo da cabeça aos pés, tais como: xampu, escova de cabelos, cotonete, escova de dentes, creme dental, fio dental, sabonete, esponja de banho, escova de lavar os pés, cortador de unhas, toalha e outros.

Substitua os produtos, rótulos e embalagens por recortes de revistas e panfletos. Caso não tenha algum dos itens sugeridos, acrescente outros que considerar relevantes.

Organize os alunos em círculo e sentados no chão e coloque a caixa surpresa no centro do círculo. Questione-os sobre o que pensam que tem dentro da caixa. Se considerar necessário, retome o que conversaram anteriormente, para que os alunos apresentem suas hipóteses sobre o que imaginam ter na caixa. Anote no quadro o que os alunos levantaram de hipóteses. Não interfira e registre as hipóteses dos alunos, que poderão ser retomadas posteriormente.

Assim que os alunos apresentarem suas hipóteses sobre o que tem dentro da caixa surpresa, deixe que um aluno por vez retire um objeto de dentro da caixa surpresa e solicite que cada um comente sobre o produto que retirou e a importância dele para a higiene do corpo.

Depois de apresentados todos os produtos da caixa surpresa, retome as hipóteses levantadas sobre o que tinha dentro da caixa e comentando sobre produtos que foram citados e que não estavam na caixa e/ou produtos da caixa que não foram mencionados pelos alunos.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete e leia a questão disparadora com os alunos ainda sentados em círculo. Deixe que os alunos apresentem suas hipóteses. Neste momento, não interfira na respostas e comentários dos alunos. Depois de alguns alunos compartilharem suas hipóteses, retome os comentários apresentados no início da aula, relacionando os produtos da caixa à importância de ter bons hábitos de higiene. Não se preocupe em responder a questão disparadora ou aos questionamentos dos alunos neste momento, mas em estimulá-los a pensarem sobre o tema. Registre hipóteses e argumentos relevantes e curiosos, que poderão ser retomados na etapa de problematização.

Tempo sugerido: 50 minutos.

Orientações: imprima algumas cópias do Jogo de Cartas Higiene e Saúde (CIE1_03VE05 - MÃO NA MASSA - PARA IMPRESSÃO - JOGO DE CARTAS). Organize os alunos em grupos de 3 a 4 participantes. Para cada grupo, entregue uma cópia do Jogo de Cartas Higiene e Saúde. Leia as regras do jogo. Apresente cada uma das cartas do jogo e leia as informações contidas em cada uma. Auxilie os alunos no recorte das cartas do jogo e ajude a separar as cartas de acordo com as regras. As cartas devem ser separadas em dois montes: um com as cartas das imagens dos produtos e objetos de higiene e outro com as cartas que representam alguns hábitos de higiene e problemas ou doenças que podem ser evitados para a manutenção da saúde. Antes de iniciar o jogo nos pequenos grupos, convide alguns alunos no grande grupo para simularem uma rodada do Jogo. Depois da simulação, deixe que os alunos joguem algumas rodadas. Percorra os grupos durante o jogo para estimular a discussão e mediar as interações. Intervenha se considerar que os alunos necessitam de auxílio na leitura das cartas ou se houver necessidade de mediação em relação às regras do jogo. Neste momento, não interfira diretamente nos aspectos conceituais, afirmando se está certo ou errado, mas problematize e provoque a discussão e investigação por meio do diálogo entre os alunos. Se considerar necessário, registre as observações feitas sobre as argumentações dos alunos em relação aos conceitos tratados no jogo.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: projete o slide e leia as perguntas com os alunos sentados, para uma roda de conversa. Deixe-os compartilharem as respostas. Retome as anotações das hipóteses e argumentos apresentados pelos alunos anteriormente. Caso considere necessário, complemente as respostas e argumentos dos alunos, explicando sobre a importância de bons hábitos de higiene do corpo para a manutenção da saúde. Lembre-os que, para a garantia da saúde, também é necessário ter bons hábitos de higiene com o ambiente, com os alimentos, além de manter escolhas saudáveis para a alimentação e praticar atividades físicas..

Tempo sugerido:

Orientações: retome alguns conceitos discutidos durante o jogo e complemente-os lendo as informações projetadas neste slide de sistematização, sintetizando os conceitos trabalhados na aula. Relacione os produtos e objetos importantes para a higiene corporal, os bons hábitos de higiene e as doenças que podem ser evitadas quando cuidamos da higiene do nosso corpo.

Higiene da cabeça aos pés

1º Ano

Objetivos de aprendizagem

Identificar os cuidados de higiene do corpo como hábitos necessários para a garantia da saúde, e da diminuição do risco de contrair algumas doenças

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde

Professor-autor: Ana Cristina Souza da Cruz

Mentor: Eliane de Siqueira

Especialista: Margareth Polido

Sobre esta aula: nesta aula serão apresentados alguns hábitos de higiene do corpo humano, contemplando a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. Observe que a habilidade não será desenvolvida em sua totalidade neste momento e que poderá ser desenvolvida em aulas subsequentes.


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