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Plano de aula - Alfabetizando com parlenda

POR: Claudia Novais Lima 24/11/2018
Código: LPO1_07ATS02

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre alfabetizar com parlendas

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora através do trabalho com as parlendas.

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, papel metro, cartolina, pilotos coloridos, tesoura, cola, fita adesiva, cópias dos materiais listados nas orientações.

Dificuldades antecipadas: As crianças nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldade em relacionar uma leitura de ajuste ao texto escrito.

Referências sobre o assunto: https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-parlendas-20150212161811.pdf. Acesso em 30 de agosto de 2018.; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente Acesso em 30 de agosto de 2018.; CHARTIER,A.M.Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique para as crianças que nesta aula elas irão descobrir palavras ocultas nas parlendas que foram trabalhadas na aula anterior.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • A finalidade desta aula é estabelecer relações entre a oralização e o texto escrito, utilizando os conhecimentos sobre o texto e de sua correspondência na escrita para completar o texto lacunado.
  • Professor(a), antes de iniciar a aula retome com as crianças o estudo com as parlendas realizado na aula anterior.
  • Pergunte às crianças:
  • Quem lembra as parlendas que recitamos na aula passada?
  • Qual vocês gostaram mais? Por quê?

3. Explique às crianças que nesta aula iremos descobrir quais são as palavras ocultas nas parlendas trabalhadas na aula anterior.

Tempo Sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Professor(a), exponha no quadro as parlendas lacunadas (uma por vez), para que as crianças identifiquem as palavras que estão faltando. Clique aqui para acessar as parlendas lacunadas.
  • Diga aos alunos:
  • Vamos recitar esta parlenda e descobrir qual é a palavra que está escondida?
  • Junto com a turma faça a leitura de ajuste da parlenda para identificar a palavra que está oculta. Você pode também convidar uma criança para que lhe ajude a fazer a leitura de ajuste. Em seguida, proceda da seguinte forma:
  • Enquanto a parlenda é recitada pela turma, acompanhe o texto escrito apontando com o dedo, ou faça isso junto com a criança escolhida, fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto a parlenda é recitada pela turma.

4. Quando chegar a palavra oculta, pergunte às crianças:

  • Qual a palavra que está faltando?
  • Com que letra ela começa?
  • Com que letra ela termina?
  • Quantas letras tem essa palavra?
  • Qual a sílaba inicial?
  • E a final?

A reflexão sobre a formação das palavras é de fundamental importância para a consolidação do conhecimento do espaçamento entre elas, por isso, aproveite a leitura de ajuste para chamar atenção das crianças para o fato de que, entre uma palavra e outra existe um espaço que as separa. Após as intervenções acima pergunte:

  • Quantos espaços no total foram necessários para formar a parlenda? vamos contar?

Professor(a): Os cartazes com as parlendas completas trabalhados na aula anterior devem continuar espalhados pela sala em locais visíveis, para que as crianças possam consultá-los sempre que necessário.

5. Repita o mesmo procedimento com as outras parlendas, sempre fazendo a leitura de ajuste enquanto a turma recita a parlenda e solicitando que eles identifiquem a palavra oculta. Para cada parlenda trabalhada, se você julgar necessário, escolha uma criança para junto com você fazer a leitura de ajuste e a identificação das palavras ocultas.

Orientações:

  • Cole o cartaz com a parlenda no quadro.
  • Faça a leitura de ajuste dos dois primeiros versos junto com as crianças.
  • Quando chegar a palavra oculta, pergunte às crianças:
  • Qual a palavra que está faltando?
  • Com que letra ela começa?
  • Com que letra ela termina?
  • Quantas letras tem essa palavra?
  • Qual a sílaba inicial?
  • E a final?

4. Proceda da mesma forma com os versos seguintes.

5. Depois da leitura de ajuste da parlenda peça às crianças para contarem os espaços existentes entre as palavras.

  • Quantos espaços no total foram necessários para formar a parlenda? Vamos contar?

Orientações:

  • Cole o cartaz com a parlenda no quadro.
  • Faça a leitura de ajuste dos quatro primeiros versos junto com as crianças.
  • Quando chegar a palavra oculta, pergunte às crianças:
  • Qual a palavra que está faltando?
  • Com que letra ela começa?
  • Com que letra ela termina?
  • Quantas letras tem essa palavra?
  • Qual a sílaba inicial?
  • E a final?

4. Proceda da mesma forma com os versos seguintes.

5. Depois da leitura de ajuste da parlenda peça às crianças para contarem os espaços existentes entre as palavras.

  • Quantos espaços no total foram necessários para formar a parlenda? Vamos contar?

Orientações:

  • Cole o cartaz com a parlenda no quadro.
  • Faça a leitura de ajuste dos dois primeiros versos junto com as crianças.
  • Quando chegar a palavra oculta, pergunte às crianças:
  • Qual a palavra que está faltando?
  • Com que letra ela começa?
  • Com que letra ela termina?
  • Quantas letras tem essa palavra?
  • Qual a sílaba inicial?
  • E a final?

4. Proceda da mesma forma com os versos seguintes.

5. Depois da leitura de ajuste da parlenda peça às crianças para contarem os espaços existentes entre as palavras.

  • Quantos espaços no total foram necessários para formar a parlenda? Vamos contar?

Orientações:

  • Cole o cartaz com a parlenda no quadro.
  • Faça a leitura de ajuste dos dois primeiros versos junto com as crianças.
  • Quando chegar a palavra oculta, pergunte às crianças:
  • Qual a palavra que está faltando?
  • Com que letra ela começa?
  • Com que letra ela termina?
  • Quantas letras tem essa palavra?
  • Qual a sílaba inicial?
  • E a final?

4. Proceda da mesma forma com os versos seguintes.

5. Depois da leitura de ajuste da parlenda peça às crianças para contarem os espaços existentes entre as palavras.

  • Quantos espaços no total foram necessários para formar a parlenda? Vamos contar?

Orientações:

  • Cole o cartaz com a parlenda no quadro.
  • Faça a leitura de ajuste dos três primeiros versos junto com as crianças.
  • Quando chegar a palavra oculta, pergunte às crianças:
  • Qual a palavra que está faltando?
  • Com que letra ela começa?
  • Com que letra ela termina?
  • Quantas letras tem essa palavra?
  • Qual a sílaba inicial?
  • E a final?

4. Proceda da mesma forma com os versos seguintes.

5. Depois da leitura de ajuste da parlenda peça às crianças para contarem os espaços existentes entre as palavras.

  • Quantos espaços no total foram necessários para formar a parlenda? Vamos contar?

Orientações:

  • Cole o cartaz com a parlenda no quadro.
  • Faça a leitura de ajuste dos dois primeiros versos junto com as crianças.
  • Quando chegar a palavra oculta, pergunte às crianças:
  • Qual a palavra que está faltando?
  • Com que letra ela começa?
  • Com que letra ela termina?
  • Quantas letras tem essa palavra?
  • Qual a sílaba inicial?
  • E a final?

4. Proceda da mesma forma com os versos seguintes.

5. Depois da leitura de ajuste da parlenda peça às crianças para contarem os espaços existentes entre as palavras.

  • Quantos espaços no total foram necessários para formar a parlenda? Vamos contar?

Tempo Sugerido: 15 minutos

Orientações:

No fechamento da aula as crianças serão organizadas em grupos para completarem as parlendas com as palavras correspondentes.

  • Organize as crianças em 6 grupos. Nas mesas devem ter as atividades impressas: Parlendas com palavras ocultas para cada criança e um envelope com as fichas das palavras que completarão as parlendas. Clique aqui para acessar o material complementar desta atividade.

Atenção professor(a): Para cada palavra oculta são sugeridas três palavras para que as crianças identifiquem aquela que completa o verso. Organize cada grupo de três palavras separando-as com um clips e identificando com o número correspondente a cada parlenda, conforme indicado na atividade para impressão.

  • Explique para as crianças que elas deverão encontrar as palavras que completam cada verso da parlenda e escrevê-las nos espaços correspondentes.
  • Mostre que para cada palavra oculta elas deverão descobrir num grupo de três palavras a que completa o verso da parlenda, por isso, cada grupo de palavra leva o número da parlenda a que pertencem. Por exemplo, na parlenda:

3. REI, CAPITÃO

REI, CAPITÃO,

SOLDADO, ___________.

MOÇA BONITA

DO MEU _______________.

  • Faça junto com o grupo a leitura de ajuste dos dois primeiros versos desta parlenda.
  • Pergunte ao grupo qual a palavra que está faltando.
  • Descoberta a palavra, entregue as fichas com as três palavras (lição, mamão e ladrão) para que as crianças identifiquem qual delas é a correta.
  • Pergunte: Em qual dessas fichas está escrita a palavra ladrão? Caso as crianças apontem a palavra correta, pergunte: Como vocês sabem?
  • Se as crianças ficarem indecisas ou apontarem a palavra errada, pergunte: Com que letra começa a palavra ladrão? Com que letra termina?
  • Depois de identificarem as letras iniciais e finais da palavra, as crianças ainda podem apresentar dificuldade na identificação da palavra correta, pois duas delas começam e terminam com a mesma letra. Então pergunte: - Para escrever a palavra ladrão qual a letra que vem depois da letra “l” para formar a sílaba “la”? Então, qual das duas fichas tem escrito a palavra ladrão? Vamos ler: LADRÃO.
  • Identificada a palavra, peça para que todos escrevam no espaço correspondente.
  • Proceda da mesma forma com os dois últimos versos, faça a leitura de ajuste junto com o grupo e pergunte qual a palavra oculta.
  • Descoberta a palavra oculta, entregue as fichas com as três palavras (amor, soldado, coração) e peça para que as crianças descubram qual delas é a palavra coração.
  • Utilize as questões acima para fazer as devidas intervenções.
  • Proceda da mesma forma com as demais parlendas.
  • Oriente os grupos a completarem uma parlenda de cada vez, só passar para próxima parlenda depois da tarefa concluída e a colocar as palavras que não serão mais usadas no envelope.
  • Circule entre os grupos fazendo as intervenções necessárias.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Ramos



Título da aula: 
Alfabetizando com parlenda

Finalidade da aula: Estabelecer relações entre a oralização e o texto escrito, utilizando os conhecimentos sobre o texto e de sua correspondência na escrita para completar o texto lacunado.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Decodificação /Fluência de leitura / Formação do leitor / Segmentação de palavras

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF12LP01, EF12LP03

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora através do trabalho com as parlendas.

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, papel metro, cartolina, pilotos coloridos, tesoura, cola, fita adesiva, cópias dos materiais listados nas orientações.

Dificuldades antecipadas: As crianças nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldade em relacionar uma leitura de ajuste ao texto escrito.

Referências sobre o assunto: https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-parlendas-20150212161811.pdf. Acesso em 30 de agosto de 2018.; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente Acesso em 30 de agosto de 2018.; CHARTIER,A.M.Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.


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AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 02

Alfabetizando com parlenda

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