13431
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

1º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano de aula - RECICLÁVEIS E NÃO RECICLÁVEIS

Plano de aula de Ciências com atividades para 1º ano do Fundamental sobre diferentes tipos de resíduos produzidos na escola

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helisabety Barros Mendes de Melo

 

Sobre esta aula select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: solicite aos alunos(as) que pesquisem em sua cidade postos de reciclagem de lixo e que investiguem se há algum programa voltado a essa questão na sua cidade.

Material de apoio:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/descarte-correto-pilhas-baterias-usadas.htm

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Leia o título da aula e pergunte quem gostaria de dizer o que é reciclar. Ressalte os bens de consumo que são objetos de desejo das crianças e qual tipo de lixo/material é gerado por eles. Além disso, discorra sobre a questão ambiental, quanto à quantidade de lixo e sua decomposição. Questione os alunos:

  • O que é o lixo?
  • Será que podemos reciclar tudo que encontramos no lixo?
  • Qual o material que encontramos no lixo e que pode ser reciclado?

Liste com as crianças alguns materiais que podem ser reciclados ou não.

Material de apoio:

Coleta seletiva nas salas - https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/ecco/Conteudo/CartilhaColetaSeletivaEscolas.pdf

CONTEXTO select-down

Tempo sugerido: 14 min

Orientações: Apresente o slide, leia as informações contida nele e comente que reciclar é uma maneira de preservar o meio ambiente e reduzir o lixo produzido pelo ser humano. Converse com os alunos(as) sobre a responsabilidade de cada um sobre o lixo que produz. Leia a notícia na íntegra acessando: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/09/brasil-produz-mais-lixo-mas-nao-avanca-em-coleta-seletiva.shtml

Pergunte aos alunos:

1. Alguém separa o lixo de casa para reciclagem?

2. Sabe como fazer para separar o lixo para reciclagem ?

Material de apoio:

Recicláveis e não recicláveis - https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/quais-sao-os-materiais-reciclaveis-e-nao-reciclaveis/

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: leia a questão disparadora e solicite que formem grupos de 3 a 4 alunos.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Solicite que socializem entre si as informações sobre a presença de pontos de coleta de lixo na cidade e discutam sobre a importância de dar a destinação correta ao lixo. Por fim, peça que cada grupo disponibilize essas informações ao restante da turma.

Ao longo da atividade, comente que o cuidado com a natureza é também entender que devemos dar um destino consciente aos resíduos que produzimos. E que, antes de descartar, ele devem ter certeza de que o objeto não pode ser reutilizado.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Tempo sugerido: 13 min

Orientações: Explique que o vídeo abordará o processo da coleta seletiva de resíduos recicláveis e não recicláveis.

Assista ao vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5nu7u0EtRis

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: solicite aos alunos(as) que pesquisem em sua cidade postos de reciclagem de lixo e que investiguem se há algum programa voltado a essa questão na sua cidade.

Material de apoio:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/descarte-correto-pilhas-baterias-usadas.htm

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Leia o título da aula e pergunte quem gostaria de dizer o que é reciclar. Ressalte os bens de consumo que são objetos de desejo das crianças e qual tipo de lixo/material é gerado por eles. Além disso, discorra sobre a questão ambiental, quanto à quantidade de lixo e sua decomposição. Questione os alunos:

  • O que é o lixo?
  • Será que podemos reciclar tudo que encontramos no lixo?
  • Qual o material que encontramos no lixo e que pode ser reciclado?

Liste com as crianças alguns materiais que podem ser reciclados ou não.

Material de apoio:

Coleta seletiva nas salas - https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/ecco/Conteudo/CartilhaColetaSeletivaEscolas.pdf

Tempo sugerido: 14 min

Orientações: Apresente o slide, leia as informações contida nele e comente que reciclar é uma maneira de preservar o meio ambiente e reduzir o lixo produzido pelo ser humano. Converse com os alunos(as) sobre a responsabilidade de cada um sobre o lixo que produz. Leia a notícia na íntegra acessando: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/09/brasil-produz-mais-lixo-mas-nao-avanca-em-coleta-seletiva.shtml

Pergunte aos alunos:

1. Alguém separa o lixo de casa para reciclagem?

2. Sabe como fazer para separar o lixo para reciclagem ?

Material de apoio:

Recicláveis e não recicláveis - https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/quais-sao-os-materiais-reciclaveis-e-nao-reciclaveis/

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: leia a questão disparadora e solicite que formem grupos de 3 a 4 alunos.

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Solicite que socializem entre si as informações sobre a presença de pontos de coleta de lixo na cidade e discutam sobre a importância de dar a destinação correta ao lixo. Por fim, peça que cada grupo disponibilize essas informações ao restante da turma.

Ao longo da atividade, comente que o cuidado com a natureza é também entender que devemos dar um destino consciente aos resíduos que produzimos. E que, antes de descartar, ele devem ter certeza de que o objeto não pode ser reutilizado.

Tempo sugerido: 13 min

Orientações: Explique que o vídeo abordará o processo da coleta seletiva de resíduos recicláveis e não recicláveis.

Assista ao vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5nu7u0EtRis


RECICLÁVEIS E NÃO RECICLÁVEIS

1º Ano

Objetivos de aprendizagem

Classificar os diferentes tipos de resíduos produzidos na escola.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.

Professor-autor: Helisabety Melo

Mentor: Lisandra Amaral

Especialista: Margareth Polido


Código: CIE1_01M&E04

(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 1º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes