Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: Grupo para compartilhar registros, como por exemplo no Whatsapp.
Contexto e questão disparadora
Solicite que os alunos listem o lixo produzido em casa durante o dia. Eles devem registrar por escrito - da forma como pensam que cada palavra é escrita - por desenho ou áudio. Lembre-os de listarem tanto os objetos descartados pela família quanto os materiais com os quais são produzidos. Peça para que compartilhem os registros em um grupo de Whatsapp, por exemplo. Por fim, questione-os:
- Que outro destino é possível dar aos materiais?
Mão na massa
Engaje a turma em uma proposta de produção criativa de brinquedos com materiais recicláveis que seriam descartados no lixo da residência deles. Peça que produzam os brinquedos e gravem um vídeo sobre como foi a produção, dizendo quais materiais utilizaram e como se brinca com o brinquedo produzido. Após a gravação do vídeo, os alunos devem compartilhá-lo em um espaço que todos possam visualizar os vídeos uns dos outros.
Sistematização
Converse com os alunos sobre a experiência de produzir o próprio brinquedo e de assistir aos vídeos dos colegas. Indague-os:
- É possível dar um novo destino a materiais que iriam para o lixo?
- Qual a vantagem de reciclar objetos e materiais?
- O que vocês aprenderam nesta aula?
Convite às famílias
As famílias podem colaborar com a coleta dos objetos e materiais que iriam para o lixo e com o planejamento do projeto de produção de um brinquedo, bem como auxiliar na produção. É interessante que algum adulto auxilie na gravação e compartilhamento do vídeo.