Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: solicite aos alunos(as) que pesquisem em sua cidade postos de reciclagem de lixo e que investiguem se há algum programa voltado a essa questão na sua cidade.
Material de apoio:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/descarte-correto-pilhas-baterias-usadas.htm
Título da aula
Tempo sugerido: 2 min
Orientações: Leia o título da aula e pergunte quem gostaria de dizer o que é reciclar. Ressalte os bens de consumo que são objetos de desejo das crianças e qual tipo de lixo/material é gerado por eles. Além disso, discorra sobre a questão ambiental, quanto à quantidade de lixo e sua decomposição. Questione os alunos:
- O que é o lixo?
- Será que podemos reciclar tudo que encontramos no lixo?
- Qual o material que encontramos no lixo e que pode ser reciclado?
Liste com as crianças alguns materiais que podem ser reciclados ou não.
Material de apoio:
Coleta seletiva nas salas - https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/ecco/Conteudo/CartilhaColetaSeletivaEscolas.pdf
CONTEXTO
Tempo sugerido: 14 min
Orientações: Apresente o slide, leia as informações contida nele e comente que reciclar é uma maneira de preservar o meio ambiente e reduzir o lixo produzido pelo ser humano. Converse com os alunos(as) sobre a responsabilidade de cada um sobre o lixo que produz. Leia a notícia na íntegra acessando: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/09/brasil-produz-mais-lixo-mas-nao-avanca-em-coleta-seletiva.shtml
Pergunte aos alunos:
1. Alguém separa o lixo de casa para reciclagem?
2. Sabe como fazer para separar o lixo para reciclagem ?
Material de apoio:
Recicláveis e não recicláveis - https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/quais-sao-os-materiais-reciclaveis-e-nao-reciclaveis/
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 2 min
Orientações: leia a questão disparadora e solicite que formem grupos de 3 a 4 alunos.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 min
Orientações: Solicite que socializem entre si as informações sobre a presença de pontos de coleta de lixo na cidade e discutam sobre a importância de dar a destinação correta ao lixo. Por fim, peça que cada grupo disponibilize essas informações ao restante da turma.
Ao longo da atividade, comente que o cuidado com a natureza é também entender que devemos dar um destino consciente aos resíduos que produzimos. E que, antes de descartar, ele devem ter certeza de que o objeto não pode ser reutilizado.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 13 min
Orientações: Explique que o vídeo abordará o processo da coleta seletiva de resíduos recicláveis e não recicláveis.
Assista ao vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5nu7u0EtRis