13431
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - RECICLÁVEIS E NÃO RECICLÁVEIS

Plano de aula de Ciências com atividades para 1º ano do Fundamental sobre diferentes tipos de resíduos produzidos na escola

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helisabety Barros Mendes de Melo

 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: solicite aos alunos(as) que pesquisem em sua cidade postos de reciclagem de lixo e que investiguem se há algum programa voltado a essa questão na sua cidade.

Material de apoio:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/descarte-correto-pilhas-baterias-usadas.htm

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Leia o título da aula e pergunte quem gostaria de dizer o que é reciclar. Ressalte os bens de consumo que são objetos de desejo das crianças e qual tipo de lixo/material é gerado por eles. Além disso, discorra sobre a questão ambiental, quanto à quantidade de lixo e sua decomposição. Questione os alunos:

  • O que é o lixo?
  • Será que podemos reciclar tudo que encontramos no lixo?
  • Qual o material que encontramos no lixo e que pode ser reciclado?

Liste com as crianças alguns materiais que podem ser reciclados ou não.

Material de apoio:

Coleta seletiva nas salas - https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/ecco/Conteudo/CartilhaColetaSeletivaEscolas.pdf

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 min

Orientações: Apresente o slide, leia as informações contida nele e comente que reciclar é uma maneira de preservar o meio ambiente e reduzir o lixo produzido pelo ser humano. Converse com os alunos(as) sobre a responsabilidade de cada um sobre o lixo que produz. Leia a notícia na íntegra acessando: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/09/brasil-produz-mais-lixo-mas-nao-avanca-em-coleta-seletiva.shtml

Pergunte aos alunos:

1. Alguém separa o lixo de casa para reciclagem?

2. Sabe como fazer para separar o lixo para reciclagem ?

Material de apoio:

Recicláveis e não recicláveis - https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/quais-sao-os-materiais-reciclaveis-e-nao-reciclaveis/

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: leia a questão disparadora e solicite que formem grupos de 3 a 4 alunos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Solicite que socializem entre si as informações sobre a presença de pontos de coleta de lixo na cidade e discutam sobre a importância de dar a destinação correta ao lixo. Por fim, peça que cada grupo disponibilize essas informações ao restante da turma.

Ao longo da atividade, comente que o cuidado com a natureza é também entender que devemos dar um destino consciente aos resíduos que produzimos. E que, antes de descartar, ele devem ter certeza de que o objeto não pode ser reutilizado.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 min

Orientações: Explique que o vídeo abordará o processo da coleta seletiva de resíduos recicláveis e não recicláveis.

Assista ao vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5nu7u0EtRis

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: solicite aos alunos(as) que pesquisem em sua cidade postos de reciclagem de lixo e que investiguem se há algum programa voltado a essa questão na sua cidade.

Material de apoio:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/descarte-correto-pilhas-baterias-usadas.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Leia o título da aula e pergunte quem gostaria de dizer o que é reciclar. Ressalte os bens de consumo que são objetos de desejo das crianças e qual tipo de lixo/material é gerado por eles. Além disso, discorra sobre a questão ambiental, quanto à quantidade de lixo e sua decomposição. Questione os alunos:

  • O que é o lixo?
  • Será que podemos reciclar tudo que encontramos no lixo?
  • Qual o material que encontramos no lixo e que pode ser reciclado?

Liste com as crianças alguns materiais que podem ser reciclados ou não.

Material de apoio:

Coleta seletiva nas salas - https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/ecco/Conteudo/CartilhaColetaSeletivaEscolas.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 min

Orientações: Apresente o slide, leia as informações contida nele e comente que reciclar é uma maneira de preservar o meio ambiente e reduzir o lixo produzido pelo ser humano. Converse com os alunos(as) sobre a responsabilidade de cada um sobre o lixo que produz. Leia a notícia na íntegra acessando: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/09/brasil-produz-mais-lixo-mas-nao-avanca-em-coleta-seletiva.shtml

Pergunte aos alunos:

1. Alguém separa o lixo de casa para reciclagem?

2. Sabe como fazer para separar o lixo para reciclagem ?

Material de apoio:

Recicláveis e não recicláveis - https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/quais-sao-os-materiais-reciclaveis-e-nao-reciclaveis/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: leia a questão disparadora e solicite que formem grupos de 3 a 4 alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Orientações: Solicite que socializem entre si as informações sobre a presença de pontos de coleta de lixo na cidade e discutam sobre a importância de dar a destinação correta ao lixo. Por fim, peça que cada grupo disponibilize essas informações ao restante da turma.

Ao longo da atividade, comente que o cuidado com a natureza é também entender que devemos dar um destino consciente aos resíduos que produzimos. E que, antes de descartar, ele devem ter certeza de que o objeto não pode ser reutilizado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 min

Orientações: Explique que o vídeo abordará o processo da coleta seletiva de resíduos recicláveis e não recicláveis.

Assista ao vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5nu7u0EtRis

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 1º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01CI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano