Plano de Aula

Plano de aula: Brincadeiras no espelho

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras com espelho

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar a atividade serão utilizados espelhos, previamente fixados na parede da sala de referência e/ou na área externa. Cuide para que o espelho tenha medidas próximas ao tamanho dos bebês, para que, assim, tenham a experiência da imagem do corpo todo refletida. É importante que os espelhos utilizados sejam de material que ofereça segurança aos bebês.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Brincadeiras no espelho (link)

O que eu vejo quando me olho no espelho? (link)

Exploração com espelhos e caixas (link)

Quem está aí? Brincando com panos e espelho (link)

O que há na caixa? Brincando com adereços no espelho (link)

Materiais:

Espelho acrílico (ou de material inquebrável) previamente fixado no espaço externo ou interno da sala de referência e que tenha medidas próximas ao tamanho dos bebês do agrupamento.

Espaços:

O espaço deverá estar organizado previamente, com o espelho fixado na parede do espaço interno ou externo.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Ao ver a sua imagem refletida no espelho, cada bebê pode reagir ou se expressar de uma forma, despertando sua curiosidade. É importante observar: como cada bebê reage ao ver a sua imagem refletida no espelho?

2. Cada bebê pode reagir com surpresa, fugir da imagem refletida ou querer agarrá-la, sorrir, balbuciar e falar sobre o que está observando. Quais boas intervenções o professor pode usar diante de reações tão diversas no espelho?

3. Mantenha atenção em como cada bebê percebe o movimento do próprio corpo ao ver a imagem refletida. Quais pesquisas os bebês fazem em frente ao espelho?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Para os bebês que não conseguem se locomover com autonomia, convide-os a estarem em seu colo, em posição confortável para eles e inclua-os na proposta do espelho. Dialogue com os bebês, pois isso os ajuda a compreender sobre seus próprios corpos e contribui com a construção de suas identidades.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

O grupo todo se encontra na sala em atividade exploratória com brinquedos conhecidos por eles. Convide pequenos grupos para se aproximar e apresente a proposta. Peça para se olharem no espelho, garantindo que todos participem.Os bebês ficam curiosos com a imagem refletida. Mesmo os que não se comunicam verbalmente se expressam com gestos, balbucios e reações. Fique próximo e atento para observar e registrar com fotos e vídeos as expressões deles. Esse primeiro momento é de descoberta do bebê e dos bebês, entre eles, em frente ao espelho.


2

Continue dando sentido ao conduzir as observações atentas de cada bebê, individualmente, ao olhar a imagem refletida no espelho. A partir das reações deles, proponha um diálogo sobre o que estão vendo e sobre as parte do corpo. Procure sempre se referir a cada bebê pelo seu nome, por exemplo : Olhe lá o bebê. Ele está no espelho se vendo. Colocou a mão na boca agora.


3

Esteja atento às outras observações que cada bebê faz em frente ao espelho: ele pode perceber a imagem refletida, que pode ser dele mesmo, de outros bebês, de objetos e do professor.

Possíveis ações das crianças neste momento: um bebê se aproxima, inclina o corpo em direção a sua imagem refletida no espelho, observa suas próprias mãos e abre a boca.

Possíveis falas do professor neste momento: Quem está aí? Qual o nome desse bebê? De quem é a mão que está mexendo ali? E aquela boca aberta.


4

Após a exploração livre em frente ao espelho, mediada por meio do diálogo com o adulto da sala, convide o grupo todo, ainda diante do espelho, para brincadeiras com o corpo, ao som de uma música. Pesquise músicas que permitam aos bebês interagir e brincar. Incentive que eles se percebam ao mexer e brincar com o corpo. Os bebês costumam ficar encantados com as várias formas e possibilidades de mexer e de brincar com o corpo.


Para finalizar:

Próximo ao término da atividade, peça aos bebês para se apreciarem no espelho e sinalize a eles qual será o próximo momento do dia, atribuindo uma previsibilidade das próximas atividades do cotidiano e ajudando-os na compreensão das noções de tempo e espaço.

Veja outros planos que exploram a habilidade EI01CG02 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados