Plano de Aula
Plano de aula: Brincadeiras no espelho
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras com espelho
Por: Bárbara de mello
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para realizar a atividade serão utilizados espelhos, previamente fixados na parede da sala de referência e/ou na área externa. Cuide para que o espelho tenha medidas próximas ao tamanho dos bebês, para que, assim, tenham a experiência da imagem do corpo todo refletida. É importante que os espelhos utilizados sejam de material que ofereça segurança aos bebês.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Brincadeiras no espelho (link)
O que eu vejo quando me olho no espelho? (link)
Exploração com espelhos e caixas (link)
Quem está aí? Brincando com panos e espelho (link)
O que há na caixa? Brincando com adereços no espelho (link)
Materiais:
Espelho acrílico (ou de material inquebrável) previamente fixado no espaço externo ou interno da sala de referência e que tenha medidas próximas ao tamanho dos bebês do agrupamento.
Espaços:
O espaço deverá estar organizado previamente, com o espelho fixado na parede do espaço interno ou externo.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Ao ver a sua imagem refletida no espelho, cada bebê pode reagir ou se expressar de uma forma, despertando sua curiosidade. É importante observar: como cada bebê reage ao ver a sua imagem refletida no espelho?
2. Cada bebê pode reagir com surpresa, fugir da imagem refletida ou querer agarrá-la, sorrir, balbuciar e falar sobre o que está observando. Quais boas intervenções o professor pode usar diante de reações tão diversas no espelho?
3. Mantenha atenção em como cada bebê percebe o movimento do próprio corpo ao ver a imagem refletida. Quais pesquisas os bebês fazem em frente ao espelho?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Para os bebês que não conseguem se locomover com autonomia, convide-os a estarem em seu colo, em posição confortável para eles e inclua-os na proposta do espelho. Dialogue com os bebês, pois isso os ajuda a compreender sobre seus próprios corpos e contribui com a construção de suas identidades.
O que fazer durante?
1
O grupo todo se encontra na sala em atividade exploratória com brinquedos conhecidos por eles. Convide pequenos grupos para se aproximar e apresente a proposta. Peça para se olharem no espelho, garantindo que todos participem.Os bebês ficam curiosos com a imagem refletida. Mesmo os que não se comunicam verbalmente se expressam com gestos, balbucios e reações. Fique próximo e atento para observar e registrar com fotos e vídeos as expressões deles. Esse primeiro momento é de descoberta do bebê e dos bebês, entre eles, em frente ao espelho.
2
Continue dando sentido ao conduzir as observações atentas de cada bebê, individualmente, ao olhar a imagem refletida no espelho. A partir das reações deles, proponha um diálogo sobre o que estão vendo e sobre as parte do corpo. Procure sempre se referir a cada bebê pelo seu nome, por exemplo : Olhe lá o bebê. Ele está no espelho se vendo. Colocou a mão na boca agora.
3
Esteja atento às outras observações que cada bebê faz em frente ao espelho: ele pode perceber a imagem refletida, que pode ser dele mesmo, de outros bebês, de objetos e do professor.
Possíveis ações das crianças neste momento: um bebê se aproxima, inclina o corpo em direção a sua imagem refletida no espelho, observa suas próprias mãos e abre a boca.
Possíveis falas do professor neste momento: Quem está aí? Qual o nome desse bebê? De quem é a mão que está mexendo ali? E aquela boca aberta.
4
Após a exploração livre em frente ao espelho, mediada por meio do diálogo com o adulto da sala, convide o grupo todo, ainda diante do espelho, para brincadeiras com o corpo, ao som de uma música. Pesquise músicas que permitam aos bebês interagir e brincar. Incentive que eles se percebam ao mexer e brincar com o corpo. Os bebês costumam ficar encantados com as várias formas e possibilidades de mexer e de brincar com o corpo.
Para finalizar:
Próximo ao término da atividade, peça aos bebês para se apreciarem no espelho e sinalize a eles qual será o próximo momento do dia, atribuindo uma previsibilidade das próximas atividades do cotidiano e ajudando-os na compreensão das noções de tempo e espaço.