13343
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Brincadeiras no espelho

A própria imagem refletida - bem como a dos demais presentes - leva os bebês a se reonhecerem, a reconhecerem os outros e também ao ambiente.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bárbara de mello

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar a atividade serão utilizados espelhos, previamente fixados na parede da sala de referência e/ou na área externa. Cuide para que o espelho tenha medidas próximas ao tamanho dos bebês, para que, assim, tenham a experiência da imagem do corpo todo refletida. É importante que os espelhos utilizados sejam de material que ofereça segurança aos bebês.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Brincadeiras no espelho (link)

O que eu vejo quando me olho no espelho? (link)

Exploração com espelhos e caixas (link)

Quem está aí? Brincando com panos e espelho (link)

O que há na caixa? Brincando com adereços no espelho (link)

Materiais:

Espelho acrílico (ou de material inquebrável) previamente fixado no espaço externo ou interno da sala de referência e que tenha medidas próximas ao tamanho dos bebês do agrupamento.

Espaços:

O espaço deverá estar organizado previamente, com o espelho fixado na parede do espaço interno ou externo.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Ao ver a sua imagem refletida no espelho, cada bebê pode reagir ou se expressar de uma forma, despertando sua curiosidade. É importante observar: como cada bebê reage ao ver a sua imagem refletida no espelho?

2. Cada bebê pode reagir com surpresa, fugir da imagem refletida ou querer agarrá-la, sorrir, balbuciar e falar sobre o que está observando. Quais boas intervenções o professor pode usar diante de reações tão diversas no espelho?

3. Mantenha atenção em como cada bebê percebe o movimento do próprio corpo ao ver a imagem refletida. Quais pesquisas os bebês fazem em frente ao espelho?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Para os bebês que não conseguem se locomover com autonomia, convide-os a estarem em seu colo, em posição confortável para eles e inclua-os na proposta do espelho. Dialogue com os bebês, pois isso os ajuda a compreender sobre seus próprios corpos e contribui com a construção de suas identidades.

O que fazer durante?

ilustracao

1

O grupo todo se encontra na sala em atividade exploratória com brinquedos conhecidos por eles. Convide pequenos grupos para se aproximar e apresente a proposta. Peça para se olharem no espelho, garantindo que todos participem.Os bebês ficam curiosos com a imagem refletida. Mesmo os que não se comunicam verbalmente se expressam com gestos, balbucios e reações. Fique próximo e atento para observar e registrar com fotos e vídeos as expressões deles. Esse primeiro momento é de descoberta do bebê e dos bebês, entre eles, em frente ao espelho.


2

Continue dando sentido ao conduzir as observações atentas de cada bebê, individualmente, ao olhar a imagem refletida no espelho. A partir das reações deles, proponha um diálogo sobre o que estão vendo e sobre as parte do corpo. Procure sempre se referir a cada bebê pelo seu nome, por exemplo : Olhe lá o bebê. Ele está no espelho se vendo. Colocou a mão na boca agora.


3

Esteja atento às outras observações que cada bebê faz em frente ao espelho: ele pode perceber a imagem refletida, que pode ser dele mesmo, de outros bebês, de objetos e do professor.

Possíveis ações das crianças neste momento: um bebê se aproxima, inclina o corpo em direção a sua imagem refletida no espelho, observa suas próprias mãos e abre a boca.

Possíveis falas do professor neste momento: Quem está aí? Qual o nome desse bebê? De quem é a mão que está mexendo ali? E aquela boca aberta.


4

Após a exploração livre em frente ao espelho, mediada por meio do diálogo com o adulto da sala, convide o grupo todo, ainda diante do espelho, para brincadeiras com o corpo, ao som de uma música. Pesquise músicas que permitam aos bebês interagir e brincar. Incentive que eles se percebam ao mexer e brincar com o corpo. Os bebês costumam ficar encantados com as várias formas e possibilidades de mexer e de brincar com o corpo.


Para finalizar:

Próximo ao término da atividade, peça aos bebês para se apreciarem no espelho e sinalize a eles qual será o próximo momento do dia, atribuindo uma previsibilidade das próximas atividades do cotidiano e ajudando-os na compreensão das noções de tempo e espaço.

Desdobramentos

O professor também pode disponibilizar espelhos, de material inquebrável, no chão, para que o bebê tenha uma visão do seu corpo sobre o objeto. Assim, poderá observar como cada bebê interage com o espelho, propor brincadeiras conhecidas ou criar novas com possibilidades de interação a partir do que observa. Outro exemplo seria a brincadeira de esconder com lenço ou tecido em frente ao espelho. Uma dica é o professor repetir a proposta de atividade ao longo da semana, possibilitando a continuidade da experiência.

Engajando as famílias

Convide as famílias para, junto com seus bebês, virem assistir aos vídeos sobre as reações deles na proposta com o espelho. Peça para que cada familiar se expresse verbalmente diante do que foi observado. Dê sequência à conversa e fale sobre como o corpo pode ser um potente meio de comunicação e expressão do bebê. Após esse momento, convide a todosà brincadeira de interação entre familiares e bebês com as músicas pesquisadas. Ao final, peça para que as famílias deixem um recado no mural, contando como foi a experiência desse momento interativo.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 02

O que eu vejo quando me olho no espelho?

ATIVIDADE 03

Exploração com espelhos e caixas

ATIVIDADE 04

Quem está aí? Brincando com panos e espelho

ATIVIDADE 05

O que há na caixa? Brincando com adereços no espelho

ATIVIDADES DE Bebês :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Preparação do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Manipulação de massas de pães com bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Plano Aula Relacionado por Eixo Marcas gráficas em argila com bebês

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG02 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Unidade

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Unidade

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Unidade

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Unidade

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Creche / Educação Infantil / Unidade

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Creche / Educação Infantil / Unidade

Quem está aí? Brincando com panos e espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Eu conheço esse brinquedo!

Creche / Educação Infantil / Unidade

Uma visita até a secretaria

Creche / Educação Infantil / Unidade

O que há na caixa? Brincando com adereços no espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem para a soneca dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Encontros e despedidas: cantos diversificados

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincar com narrativas de histórias para bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando, cantando e acarinhando

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras nas cabanas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras e interações no túnel

Creche / Educação Infantil / Unidade

Troca de roupa em frente ao espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Lavar as mãos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de Cadê? Achou!

Creche / Educação Infantil / Unidade

Apresentando a rotina às famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincar com histórias em um cenário divertido

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo e reconhecendo cantos e acalantos de casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Possibilidades da área externa com canções

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com espuma colorida

Creche / Educação Infantil / Unidade

Organização da soneca dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com os bebês em ambiente externo no momento da despedida

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exploração de massinha caseira

Creche / Educação Infantil / Unidade

Roda e cantigas em duplas e grupos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cesta de toques

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com sons da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Vestindo os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Leitura na cabana para os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Meleca com amido colorido

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorando cantos e acalantos com os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Tapetes sensoriais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Rodas e cantigas com as famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Soneca dos bebês menores durante a rotina

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem: meu corpo e o corpo do outro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem com música instrumental

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EO02 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Unidade

Marcas gráficas em argila com bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com as expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percurso inclinado

Creche / Educação Infantil / Unidade

Tingir e misturar massas com os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Paninho que une e faz dançar

Creche / Educação Infantil / Unidade

Qual é o bicho escondido aqui?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percurso e muitos desafios motores

Creche / Educação Infantil / Unidade

Luz e sombras: Brincando com objetos luminosos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Habitando outras salas da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com tecidos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com massinha

Creche / Educação Infantil / Unidade

Exploração de caixas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Nas superfícies com pedras

Creche / Educação Infantil / Unidade

Troca de roupa em frente ao espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Possibilidades transformadoras: deixando marcas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com o corpo, com a luz e a sombra

Creche / Educação Infantil / Unidade

Possibilidades transformadoras: brincadeiras com areia

Creche / Educação Infantil / Unidade

Leitura na cabana para os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem como experiência corporal

Creche / Educação Infantil / Unidade

Recolhendo elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

O brincar com a sonoridade de poemas e parlendas

Creche / Educação Infantil / Unidade

O brincar na interação com poemas e parlendas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cesta de sabores

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cestinha das preferências

Creche / Educação Infantil / Unidade

Organizando coleções com elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Descobrir e relacionar novas coleções na natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Relaxamento e descanso para bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem: meu corpo e o corpo do outro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Massagem com música instrumental

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EO06 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação dos bebês: conhecendo a sala

Creche / Educação Infantil / Unidade

Garrafa Pet Sensorial

Creche / Educação Infantil / Unidade

Eu conheço esse brinquedo!

Creche / Educação Infantil / Unidade

Usando fotos para identificar pertences pessoais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: apresentação da escola para os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Receitas com as famílias dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

O que há na caixa? Brincando com adereços no espelho

Creche / Educação Infantil / Unidade

Apreciando a si mesmo e aos colegas em registros fotográficos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Transformação da cesta de frutas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Apresentando a rotina às famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincar com histórias em um cenário divertido

Creche / Educação Infantil / Unidade

O jardim de chás: brincadeiras com bebês potencializando o tato

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo os objetos de apego dos bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

Objetos de apego na hora do descanso

Creche / Educação Infantil / Unidade

O que tem dentro da caixa?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com objeto de apego da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Compartilhando objeto de apego com novos amigos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: apresentando os bebês

Creche / Educação Infantil / Unidade

O jardim de chás: bebês experimentando sabores

Creche / Educação Infantil / Unidade

O meu objeto de apego e o do meu amigo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Relaxamento e descanso para bebês

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann