13241
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Descrevendo atividades na escola

POR: Edson José Cortiano 11/11/2018
Código: ING6_13UND10

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI15) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Descrevendo atividades na escola

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula:

  • Esse plano é parte de uma sequência de 2 planos (ING06_13UN09 e 10).
  • Você pode usá-los articulados, como propomos, ou individualmente, pois cada um apresenta pelo menos uma alternativa para uso isolado. Nestas duas aulas, os alunos desenvolverão atividades escritas utilizando o simple present para apresentar a si mesmos e a suas famílias, a falar de suas rotinas, hábitos e atividades (escolares, de lazer, comunitárias, etc.). Usarão o present continuous para descrever ações que acontecem enquanto se fala delas. Os textos produzidos comporão uma HQ ou fotonovela.
  • As habilidades trabalhadas já foram usadas para correspondência (letters to penpals).
  • As estruturas trabalhadas também podem servir, mais tarde, na elaboração de currículos / blogs / diários, etc.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula: In this class, you are going to produce a comic about what you usually do and what you are doing now.

Tempo sugerido: Context

Orientações:

  • Mostre as fotos aos alunos (projete ou imprima uma cópia em tamanho grande).
  • Em seguida, faça algumas perguntas para apresentar o uso do present continuous contrastado com o simple present para descrever ações que estão acontecendo no momento vis-à-vis ações que são habituais. Pergunte, por exemplo:

1. What’s the girl doing in the first photo? / She’s walking her dog.

2. What is the boy doing in photo # 2? / He’s riding his bicycle.

3. Does she usually walk her dog in the morning? No, she doesn’t. 3a. When does she usually walk her dog? In the afternoon.

4. Does he often ride his bike to school? / No, he doesn’t. 4a. How does he generally go to school? / He walks.

5. What kind of pictures would you like to send to your pen pal? / Personal answers.

c) Se quiser aprofundar um pouco esta atividade, pode perguntar, por exemplo:

1. In your opinion, why does she normally walk the dog in the afternoon? / Because she goes to school in the morning.

2. Why do people sometimes change their habitual actions? / Because they get tired of the routine.

3. Why is the boy riding to school today? / Because he is late / Because he’s tired of the routine.

4. Do you usually walk or ride to school? / Personal answers.

5. Do you think people have different routines to go to school in other countries? / Personal answers.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Retomar aprendizados anteriores (descrever o que está fazendo usando o present continuous contrastando com o que geralmente se faz, usando o Simple Present).

Expectativa: Que esta história em quadrinhos aqueça os alunos para o tema de descrever o que estão fazendo e falar sobre sua rotina.

Orientações:

1) Como aquecimento, faça algumas perguntas sobre o que estão fazendo x o que geralmente fazem: What are you doing now? I’m attending a class / writing / listening… Do you attend classes on the weekend? No I don’t / What do you do on the weekend? I relax / I play soccer / I go to the park…

2) Mostre a HQ aos alunos. Se desejar explorar algumas características do gênero, pergunte:

a. What genre of text is this? / Comics / a comic strip.

b. How do you know? / There are drawings (cartoons), balloons (speech bubbles), frames (quadrinhos)...

c. Where do we usually find comics? / In magazines, newspapers, on the web...

3) Faça um rápido “guided reading” (leitura orientada). Pergunte, por exemplo:

a. What’s the man doing? / Taking a shower.

b. What’s the second man doing? / Calling the first man / Waiting for the first man.

c. Does the man in the red shirt play tennis? / Yes, he does.

d. Does the man in the shower play tennis? / No, he doesn’t.

e. Is his name Dennis? / No, it isn’t.

f. What’s the funny part of the story? / The man in the shower loses his phone and talks to the soap.

  • Finalmente, para apresentar o contraste entre o present continuous e o simple present, pergunte:

a. What is the blond man doing? / Taking a shower.

b. Does he usually take a shower? / Yes, he does.

c. What is the man in the red shirt doing? / He’s waiting for his tennis partner.

d. Does he usually play tennis? / Yes, he does. Etc.

?Material complementar:

Se desejar imprimir a HQ, eis o link AQUI

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Os alunos escreverão um roteiro e produzirão uma HQ enfocando suas informações pessoais, mostrando algo que estão fazendo e falando sobre sua família e amigos.

Expectativa: Que esta atividade de produção de texto e desenhos estimule os alunos para o tema de descrever suas ações, utilizando o present continuous e o simple present, de um modo divertido e criativo.

Orientações:

  • Lembre-os de que esta atividade faz parte da elaboração de uma HQ, a qual será concluída ao final desta aula.
  • Projete este slide, ou escreva o roteiro no quadro.
  • Em seus cadernos, os alunos esboçam uma HQ de 8 quadrinhos. Podem colar fotos ou desenhar e escrever as legendas.
  • No primeiro quadrinho, o aluno se apresenta: My name is… / I am x years old.
  • Nos próximos quadrinhos, apresenta sua família: This is my mother. Her name is…
  • Nos quadrinhos seguintes, desenha-se praticando um esporte, ou realizando outra atividade e a descreve. Now I’m riding my bike to school...
  • Ao fim, você pode circular e apontar nos textos possíveis desvios no uso do present continuous e outros e pedir que revisem e corrijam.
  • Quando as HQs estiverem concluídas, é possível pedir que as compartilhem com a turma, expondo-as no quadro de avisos ou nas paredes da sala.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Dar uma devolutiva do trabalho realizado.

Orientações: Este slide não precisa ser apresentado para os alunos, ele apenas serve para lembrá-lo que a aula sempre deve ser encerrada com algum feedback. Você sempre pode avaliar as crianças observando sua participação nas diversas fases da aula. Por exemplo, na fase de assistir ao vídeo e anotar três informações sobre o artista.

Resumo: Nesta aula

  • Lemos uma HQ descrevendo atividades que estão se realizando no momento em que se fala delas, contrastadas com atividades que geralmente / nunca se realizam;
  • Escrevemos um roteiro para uma HQ ou fotonovela;
  • Ilustramos nosso trabalho;

Contents

  1. INPUT: Comic of characters talking about what they are doing vs. what they usually do.
  2. OUTPUT: Students will write and draw a comic talking about what they are doing at school and they usually do.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI15) Produzir textos escritos e língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogs, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Edson José Cortiano

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes