Plano de aula: Gostos e Preferências

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Listening Strategies I

Sobre esta aula: Este plano é uma aula sobre gostos e preferências utilizando principalmente a temática de preferências alimentares.

Preparação para a aula: Para essa aula será necessário o uso de vídeo e projetor. Caso essa tecnologia não esteja disponível, a aula ainda poderá ser ministrada utilizando-se imagens impressas de comidas e bebidas de jornais, revistas, encartes ou retiradas da internet. Algumas atividades complementares foram disponibilizadas para impressão. Caso não seja possível imprimi-las, você (professor) poderá escrevê-las no quadro ou, preferencialmente, em papel craft ou cartolina antes da aula para economizar tempo durante a aula. Na parte do contexto há uma sugestão de atividade alternativa que envolve provar diferentes comidas. Se você optar por utilizar este recurso, deverá trazer para a aula pequenas quantidades de diferentes comidas para degustação e também vendas para os olhos dos alunos que provarão os alimentos. No final há uma sugestão de atividade complementar que usa mini chocolates coloridos. Essa atividade pode ser feita na mesma aula ou em outro momento.

Context

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Mostre aos alunos as imagens deste slide. Use o data show. Caso não seja possível usar esse tipo de tecnologia, traga imagens de alimentos variados retiradas de revistas, jornais ou da internet. Esse slide busca aguçar a curiosidade dos alunos para o tema da aula, bem como apresentar a estrutura da língua que será usada no decorrer da aula.

Pergunte aos alunos:

• Which of these foods do you like? Aponte para a estrutura I like… e incentive os alunos a falarem. Os alunos devem responder algo como, I like cupcake, pizza, etc.
  • What foods don’t you like? Aponte para a estrutura I don’t like… e incentive os alunos a utilizarem essa estrutura dizendo: I don’t like broccoli, green apple, etc.
  • What other foods or drinks do you like? Escreva uma lista de comidas e bebidas no quadro.

Atividade complementar:

Uma alternativa mais dinâmica para essa parte da aula seria uma sessão de degustação às cegas. Inicie a aula solicitando de três a cinco voluntários para participarem de uma degustação. Diga: I need five volunteers for a food tasting contest. Explique que eles irão competir para ver quem consegue adivinhar todos os alimentos que estão provando. Vende os olhos dos alunos voluntários. Coloque pequenos pedaços de comida (ex. frutas, verduras, queijo, pão, etc.) em pratos e coloque na boca de cada aluno. Pergunte se eles sabem o que estão comendo e se eles gostam ou não. Ensine as expressões Yummy e yucky. Os demais alunos podem dar sua opinião sobre as comidas sendo degustadas com o gesto de legal para cima ou para baixo. Aproveite e ensine para eles as expressões thumbs up e thumbs down.