13177
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Métodos contraceptivos: conhecer para se proteger

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Métodos contraceptivos: conhecer para se proteger

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alanna Sandrelly Ferreira da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de Ciências que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes. Esta aula seria melhor aplicada após as aulas CIE8_08VE01, CIE8_08VE02, CIE8_08VE03, CIE8_08VE04 e CIE8_08VE05.

Materiais necessários para a aula: Impressão da matéria utilizada no Contexto, cartolinas (preparadas previamente como sugerido na etapa Mão na massa), caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis grafite, dicionário da língua portuguesa ou outra fonte de pesquisa e imagens dos métodos contraceptivos impressas.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o Título da aula para os alunos. Fale que esta aula tem o objetivo de fazer com que eles identifiquem e descrevam os principais métodos contraceptivos existentes, além de reforçar sobre a importância de seu uso. Questione-os a respeito do tema e valorize suas respostas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Faça uma leitura junto aos alunos da notícia que mostra a ação de prevenção do município de Três Lagoas (MS) por meio do projeto
Previna Adolescência: http://www.treslagoas.ms.gov.br/noticia/cerca-de-500-alunos-das-escolas-municipais-de-tres-lagoas-participarao-de-projeto-para-prevencao-da-gravidez-na-adolescencia/14201/

Converse com os estudantes sobre o texto. Como sugestão, você poderá usar questões como:

  • Qual a importância de um projeto como este feito nas escolas?
  • Se está falando de gravidez, é certo afirmar que este projeto será ministrado apenas para as garotas do município? Por quê?
  • É possível prevenir uma gravidez mesmo sendo sexualmente ativo?
  • Cite as formas de prevenção que você conhece.
  • Você sabe como funcionam e como utilizá-las?
  • De quem é a responsabilidade de lembrar do uso do contraceptivo durante uma relação sexual?

Materiais necessários: Texto da matéria impresso.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou leia a Questão disparadora para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda a Questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Sugestões de leituras e vídeos complementares referentes ao conteúdo abordado:

http://books.scielo.org/id/7z56d/pdf/moreira-9788523211578-12.pdf

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/13133/S1519-38292006000100016.pdf?sequence=1&isAllowed=y

https://drauziovarella.uol.com.br/infograficos/principais-metodos-anticoncepcionais/

https://drauziovarella.uol.com.br/mulher-2/acompanhe-a-evolucao-dos-metodos-anticoncepcionais/

https://www.youtube.com/watch?v=9k4kHRUCxT4

https://www.youtube.com/watch?v=cvCJRGh-OCw

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos.

Orientações: Sugestão de tempo para este momento: 4 minutos. Inicie questionando os alunos do significado das palavras contraceptivos e contracepção. Espera-se que os alunos relembrem o conceito de concepção visto nas aulas sobre o sistema reprodutor. Caso julgue necessário peça que os alunos pesquisem em dicionários e anotem em seus cadernos (http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=contraceptivo / http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=contracep%C3%A7%C3%A3o).

Depois apresente aos alunos, no quadro, os cinco grupos nos quais os métodos contraceptivos são comumente classificados:

  • Comportamentais
  • Barreira
  • Hormonais
  • Cirúrgicos
  • Intrauterinos

Depois estimule os alunos a responder por que eles recebem estes nomes com base na relação do significado da palavra e em seus conhecimentos adquiridos nas aulas sobre os sistemas reprodutores masculino e feminino (planos de aula sobre os sistemas reprodutores: CIE8_07VE02 e CIE8_07VE04).

Materiais necessários: Caderno, dicionário da língua portuguesa ou outra fonte de pesquisa. lápis ou caneta.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 15 minutos. Divida a turma em cinco grupos de pesquisa, baseados na forma como são classificados os métodos contraceptivos. Cada grupo terá a tarefa de pesquisar sobre os métodos presentes na sua classificação, identificar o método visualmente no meio das imagens misturadas (disponibilizada pelo professor - ANEXO), preencher uma tabela pré definida em uma cartolina. Nesta tabela terá as informações:

  • Nome do grupo de classificação com uma breve descrição (Isso irá ajudar a comprovar a hipótese levantada no primeiro momento do Mão na massa).
  • Nomes dos métodos contraceptivos.
  • Imagem do método colada (imagem disponibilizado pelo professor).
  • Quem utiliza? (Uso feminino/masculino/ambos).
  • Como funciona?
  • Nível de eficácia
  • Prós
  • Contras

ATENÇÃO, PROFESSOR: Esta etapa da atividade poderá ser realizada em laboratórios de informática com acesso à internet ou com a utilização de equipamentos eletrônicos com acesso à internet dentro da sala de aula. Neste caso a utilização da cartolina poderá ser trocada pela utilização de recursos de apresentação.
Por exemplo: PowerPoint, Google Apresentações, canva, sway, ou ainda, algumas ferramentas de produção e edição de vídeos. Caso sua escola não tenha acesso
à internet, você também poderá pedir com antecedência que os alunos façam a pesquisa em casa e tragam para sala. Utilizar livros da biblioteca da escola, artigos/livros disponibilizados por você e/ou uso do próprio livro didático dos alunos são outras sugestões. No caso de pesquisas realizadas na internet é recomendável que o professor tenha o cuidado de verificar se as fontes são confiáveis.

Materiais necessários: Cartolina, caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis grafite, imagens dos métodos contraceptivos impressas e fontes de pesquisas.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 10 minutos. Após o tempo de pesquisa e preenchimento da tabela, os alunos devem compartilhar os conhecimentos adquiridos sobre os métodos pesquisados em grupos com o restante da turma. Você poderá levantar alguns questionamentos para estimular
a formulação de ideias dos alunos. Como sugestão temos:

  • Em um relacionamento sexual é correto dizer que a mulher é quem deve se preocupar mais com a prevenção já que a mesma corre o risco de engravidar?
    (
    https://www.youtube.com/watch?v=vT4WshU-6VM )
  • Por que a responsabilidade pela melhor escolha do método deve ser feita por ambos?
  • A pílula anticoncepcional quando lançada, em 1960, foi tida como a primeira revolução feminina. Qual motivo para esta denominação?
  • Você acredita que alguns métodos apresentados podem ser considerados abortivos? Justifique. ( https://www.youtube.com/watch?v=B-JJCGrR0Ss )
  • A pílula possui alguns efeitos colaterais nos quais muitos grupos de mulheres defendem a não utilização da mesma. Diante das pesquisas feitas vocês acreditam que esta informação tem valor? ( https://www.youtube.com/watch?v=M9QUhMROAUk / https://www.youtube.com/watch?v=iJPRb-gHzcE )
  • Quais atitudes essas mulheres que evitam a pílula devem tomar?
  • Em geral estes métodos previnem uma possível concepção (gravidez), como o próprio nome sugere. Porém, alguns deles tem uma outra função igualmente importante. Qual seria?
  • Comentem sobre a importância dos cuidados com o corpo e o uso destes métodos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Como fechamento da aula e uma forma de resgate da Questão disparadora do início desta aula, você irá montar um mapa conceitual no quadro com a colaboração da turma (sobre o assunto: http://prof.valiante.info/dicas-de/mapa-mental-e-mapa-conceitual / https://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf).

Voluntários poderão resumir as informações obtidas por eles e você poderá fazer anotações no quadro. Depois os alunos deverão transcrever para o caderno todas estas informações construídas em conjunto.

SUGESTÃO: Neste momento você poderá trazer para sala de aula alguns métodos contraceptivos reais. Isso irá aproximar os alunos dos conhecimentos construídos na etapa anterior. Muitos destes contraceptivos podem ser obtidos na Secretaria de Saúde ou postos de saúde do seu município.

Dependendo da necessidade da turma o professor pode separar uma aula para exibir o vídeo em que o doutor Drauzio Varella conversa com a ginecologista doutora Patrícia de Rossi e a youtuber Mariana Torquato, para responder algumas questões sobre métodos contraceptivos: https://www.youtube.com/watch?v=6eSeAZlXYHE.

Materiais necessários: Caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis grafite.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de Ciências que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes. Esta aula seria melhor aplicada após as aulas CIE8_08VE01, CIE8_08VE02, CIE8_08VE03, CIE8_08VE04 e CIE8_08VE05.

Materiais necessários para a aula: Impressão da matéria utilizada no Contexto, cartolinas (preparadas previamente como sugerido na etapa Mão na massa), caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis grafite, dicionário da língua portuguesa ou outra fonte de pesquisa e imagens dos métodos contraceptivos impressas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o Título da aula para os alunos. Fale que esta aula tem o objetivo de fazer com que eles identifiquem e descrevam os principais métodos contraceptivos existentes, além de reforçar sobre a importância de seu uso. Questione-os a respeito do tema e valorize suas respostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Faça uma leitura junto aos alunos da notícia que mostra a ação de prevenção do município de Três Lagoas (MS) por meio do projeto
Previna Adolescência: http://www.treslagoas.ms.gov.br/noticia/cerca-de-500-alunos-das-escolas-municipais-de-tres-lagoas-participarao-de-projeto-para-prevencao-da-gravidez-na-adolescencia/14201/

Converse com os estudantes sobre o texto. Como sugestão, você poderá usar questões como:

  • Qual a importância de um projeto como este feito nas escolas?
  • Se está falando de gravidez, é certo afirmar que este projeto será ministrado apenas para as garotas do município? Por quê?
  • É possível prevenir uma gravidez mesmo sendo sexualmente ativo?
  • Cite as formas de prevenção que você conhece.
  • Você sabe como funcionam e como utilizá-las?
  • De quem é a responsabilidade de lembrar do uso do contraceptivo durante uma relação sexual?

Materiais necessários: Texto da matéria impresso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou leia a Questão disparadora para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda a Questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Sugestões de leituras e vídeos complementares referentes ao conteúdo abordado:

http://books.scielo.org/id/7z56d/pdf/moreira-9788523211578-12.pdf

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/13133/S1519-38292006000100016.pdf?sequence=1&isAllowed=y

https://drauziovarella.uol.com.br/infograficos/principais-metodos-anticoncepcionais/

https://drauziovarella.uol.com.br/mulher-2/acompanhe-a-evolucao-dos-metodos-anticoncepcionais/

https://www.youtube.com/watch?v=9k4kHRUCxT4

https://www.youtube.com/watch?v=cvCJRGh-OCw

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos.

Orientações: Sugestão de tempo para este momento: 4 minutos. Inicie questionando os alunos do significado das palavras contraceptivos e contracepção. Espera-se que os alunos relembrem o conceito de concepção visto nas aulas sobre o sistema reprodutor. Caso julgue necessário peça que os alunos pesquisem em dicionários e anotem em seus cadernos (http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=contraceptivo / http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=contracep%C3%A7%C3%A3o).

Depois apresente aos alunos, no quadro, os cinco grupos nos quais os métodos contraceptivos são comumente classificados:

  • Comportamentais
  • Barreira
  • Hormonais
  • Cirúrgicos
  • Intrauterinos

Depois estimule os alunos a responder por que eles recebem estes nomes com base na relação do significado da palavra e em seus conhecimentos adquiridos nas aulas sobre os sistemas reprodutores masculino e feminino (planos de aula sobre os sistemas reprodutores: CIE8_07VE02 e CIE8_07VE04).

Materiais necessários: Caderno, dicionário da língua portuguesa ou outra fonte de pesquisa. lápis ou caneta.

Slide Plano Aula

Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 15 minutos. Divida a turma em cinco grupos de pesquisa, baseados na forma como são classificados os métodos contraceptivos. Cada grupo terá a tarefa de pesquisar sobre os métodos presentes na sua classificação, identificar o método visualmente no meio das imagens misturadas (disponibilizada pelo professor - ANEXO), preencher uma tabela pré definida em uma cartolina. Nesta tabela terá as informações:

  • Nome do grupo de classificação com uma breve descrição (Isso irá ajudar a comprovar a hipótese levantada no primeiro momento do Mão na massa).
  • Nomes dos métodos contraceptivos.
  • Imagem do método colada (imagem disponibilizado pelo professor).
  • Quem utiliza? (Uso feminino/masculino/ambos).
  • Como funciona?
  • Nível de eficácia
  • Prós
  • Contras

ATENÇÃO, PROFESSOR: Esta etapa da atividade poderá ser realizada em laboratórios de informática com acesso à internet ou com a utilização de equipamentos eletrônicos com acesso à internet dentro da sala de aula. Neste caso a utilização da cartolina poderá ser trocada pela utilização de recursos de apresentação.
Por exemplo: PowerPoint, Google Apresentações, canva, sway, ou ainda, algumas ferramentas de produção e edição de vídeos. Caso sua escola não tenha acesso
à internet, você também poderá pedir com antecedência que os alunos façam a pesquisa em casa e tragam para sala. Utilizar livros da biblioteca da escola, artigos/livros disponibilizados por você e/ou uso do próprio livro didático dos alunos são outras sugestões. No caso de pesquisas realizadas na internet é recomendável que o professor tenha o cuidado de verificar se as fontes são confiáveis.

Materiais necessários: Cartolina, caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis grafite, imagens dos métodos contraceptivos impressas e fontes de pesquisas.

Slide Plano Aula

Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 10 minutos. Após o tempo de pesquisa e preenchimento da tabela, os alunos devem compartilhar os conhecimentos adquiridos sobre os métodos pesquisados em grupos com o restante da turma. Você poderá levantar alguns questionamentos para estimular
a formulação de ideias dos alunos. Como sugestão temos:

  • Em um relacionamento sexual é correto dizer que a mulher é quem deve se preocupar mais com a prevenção já que a mesma corre o risco de engravidar?
    (
    https://www.youtube.com/watch?v=vT4WshU-6VM )
  • Por que a responsabilidade pela melhor escolha do método deve ser feita por ambos?
  • A pílula anticoncepcional quando lançada, em 1960, foi tida como a primeira revolução feminina. Qual motivo para esta denominação?
  • Você acredita que alguns métodos apresentados podem ser considerados abortivos? Justifique. ( https://www.youtube.com/watch?v=B-JJCGrR0Ss )
  • A pílula possui alguns efeitos colaterais nos quais muitos grupos de mulheres defendem a não utilização da mesma. Diante das pesquisas feitas vocês acreditam que esta informação tem valor? ( https://www.youtube.com/watch?v=M9QUhMROAUk / https://www.youtube.com/watch?v=iJPRb-gHzcE )
  • Quais atitudes essas mulheres que evitam a pílula devem tomar?
  • Em geral estes métodos previnem uma possível concepção (gravidez), como o próprio nome sugere. Porém, alguns deles tem uma outra função igualmente importante. Qual seria?
  • Comentem sobre a importância dos cuidados com o corpo e o uso destes métodos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Como fechamento da aula e uma forma de resgate da Questão disparadora do início desta aula, você irá montar um mapa conceitual no quadro com a colaboração da turma (sobre o assunto: http://prof.valiante.info/dicas-de/mapa-mental-e-mapa-conceitual / https://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf).

Voluntários poderão resumir as informações obtidas por eles e você poderá fazer anotações no quadro. Depois os alunos deverão transcrever para o caderno todas estas informações construídas em conjunto.

SUGESTÃO: Neste momento você poderá trazer para sala de aula alguns métodos contraceptivos reais. Isso irá aproximar os alunos dos conhecimentos construídos na etapa anterior. Muitos destes contraceptivos podem ser obtidos na Secretaria de Saúde ou postos de saúde do seu município.

Dependendo da necessidade da turma o professor pode separar uma aula para exibir o vídeo em que o doutor Drauzio Varella conversa com a ginecologista doutora Patrícia de Rossi e a youtuber Mariana Torquato, para responder algumas questões sobre métodos contraceptivos: https://www.youtube.com/watch?v=6eSeAZlXYHE.

Materiais necessários: Caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis grafite.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano