13075
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Calendários em diferentes culturas

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Calendários em diferentes culturas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Andresa Prata Cirino Cuginotti

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Apresentações Google para projeção.

Contexto e questão disparadora
Faça uma videochamada com a turma através do Zoom ou Google meet. Leia o tema da aula e comente com os alunos que existem diversos tipos de calendário usados no mundo hoje.

Projete para a turma, através do Google Apresentações, a imagem e informações do slide 3.

Para contextualizar as figuras projetadas, pergunte aos alunos se eles conhecem o “Ano Novo” chinês e se sabem quando ele é celebrado. Em seguida, inicie uma discussão em grupo, seguindo os questionamentos sugeridos nas orientações do slide. Registre as ideias dos alunos no quadro SQA, provocando-os a dizerem o que sabem e o que gostariam de saber sobre o tema

Apresente a pergunta disparadora.

Mão na massa
Divida a turma em grupos/salas virtuais menores e distribua os materiais sugeridos no plano, em forma de documento colaborativo (Apresentações), para as crianças trabalharem em conjunto no mesmo arquivo. Explique o que deve ser feito projetando o slide 5 e monitore os grupos durante o “mão na massa”, fazendo intervenções quando necessário, incentivando que observem as situações e reflitam sobre o melhor caminho para resolução dos problemas apresentados.

“Diversifique” nos tipos de calendários atribuídos aos grupos, para enriquecer as produções dos alunos em relação a variedade do material de apoio. Dê um tempo para realizarem as pesquisas sobre os calendários recebidos e oriente-os a produzirem os “cartazes” no documento colaborativo que você distribuiu aos grupos.

Sistematização
Siga as orientações dos slides 7 e 8 para a sistematização e peça para os grupos compartilharem as ideias e descobertas após a etapa “mão na massa”. Retome os registros feitos no quadro SQA no início da aula e compare os conhecimentos prévios e hipóteses com o que aprenderam.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças no acesso às plataformas digitais para a aula.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_08T&U10

(EF04CI11) Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas