Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Construindo o nosso calendário!
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Marcadores de tempo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Será necessária a impressão do documento com as imagens de calendários e do documento usado na Problematização. Será necessária a utilização de fita adesiva, lápis de cor, giz de cera.
- Caso você ou sua escola possuírem calendários antigos, leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos .
Material complementar:
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Contextualização: : HIS2_07UND05 - Slide da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d828KejzydUU2zfrpDq9ypRfuRUutb3HU9CJYuN9npAhV8DggqqdnJ4TxGvd/his2-07und05-slide-da-contextualizacao.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento que disponibiliza algumas curiosidades sobre os calendários: HIS2_07UND05 - Origem dos calendários: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MuYFH2QyEjBMtYYTZDKE4X4WWKjVewcb7VSD5u3EbYpx6bUvD7KedQ9B7myk/his2-07und05-origem-dos-calendarios.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento que contém a atividade da Problematização: HIS2_07UND05 - Características do calendário :
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4zmhYYHbg9F9hgtFa5KZWubumYXyfz3uqrveh8SG49Uj9fTamaX6kgxtur3h/his2-07und05-caracteristicas-do-calendario.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento que disponibiliza algumas informações sobre os calendários:HIS2_07UND05 - Informações básicas dos calendários: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AWCSqzxgd5nRX3FUQhQvKjkZPQDWrGwbs7mcqKP64fYnMANG57fWMY6ekjru/his2-07und05-informacoes-basica-dos-calendarios.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre a origem do calendário e a importância do estudo das noções de temporalidade em História para você se preparar para a aula:
- Tempo e História. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252002000200021 . Acesso em 20 de outubro de 2018.
- Calendários. Disponível em: http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Outros calendários. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/423/outros-calendarios-chines-islamico-e-maia . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
- Revista Nova Escola. https://novaescola.org.br/conteudo/423/outros-calendarios-chines-islamico-e-maia . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Wikimedia Commons: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1479_Stein_der_f%C3%BCnften_Sonne,_sog._Aztekenkalender,_Ollin_Tonatiuh_anagoria.JPG . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Wikimedia Commons: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hnsscr_w2.jpg . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Wikimedia Commons: https://commons.wikimedia.org/wiki/Hebrew_calendar#/media/File:JudischerKalender-1831_ubt.jpeg . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
- Por meio de uma conversa, mostre que os povos sempre buscaram uma forma de marcar as suas observações com relação à passagem do tempo.
- Antes de iniciar esta aula, solicite à secretaria da sua escola as datas de aniversário de seus alunos e busque saber qual é o dia da fundação da escola, para que estas datas possam ser marcadas no calendário da turma.
- Providencie um calendário de parede com os meses descritos em folhas separadas (um mês em cada folha).
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que ao se criar um calendário as pessoas responsáveis por isso pensavam em criar uma forma de registro que satisfizesse os interesses de todos ou de uma classe em específica; uma convenção coletiva que marcasse o que todos usavam em comum (as datas e comemorações em comum).
- Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide : HIS2_07UND05 - Slide da Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d828KejzydUU2zfrpDq9ypRfuRUutb3HU9CJYuN9npAhV8DggqqdnJ4TxGvd/his2-07und05-slide-da-contextualizacao.pdf
- Informe aos alunos que cada país, cada povoado, cada tribo indígena, cada religião construiu seu formato de calendário. A origem do calendário remete à um tempo muito antigo quando os homens, através das observações dos fenômenos da natureza, buscavam uma forma de determinar quando plantar, quando colher, quando caçar. A partir da construção desta forma de registro o homem foi completando o calendário com as datas que ele considerava que eram importantes e que deveriam ser informadas, marcadas.
- Caso seja necessário, utilize o documento que contém algumas curiosidades sobre os calendários: HIS2_07UND05 - Origem dos calendários: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MuYFH2QyEjBMtYYTZDKE4X4WWKjVewcb7VSD5u3EbYpx6bUvD7KedQ9B7myk/his2-07und05-origem-dos-calendarios.pdf
- Converse com os alunos sobre os dias importantes que podem existir em um mês, em um ano inteiro: aniversários, dia da padroeira da cidade, dia do aniversário da cidade, feriados nacionais, eventos festivos da escola, dias de atividades avaliativas, dentre outros.
- Saliente que existem datas que são importantes somente para a cidade onde se vive (chamados de feriados municipais), somente para o estado onde se vive (chamados de feriados estaduais) e para o país onde se vive (chamados de feriados nacionais).
- Utilize-se destes questionamentos para validar o que foi dito acima:
- A data do nosso aniversário é uma data importante que deva ser marcada no calendário? Mas ela é importante para todo mundo da nossa idade?
- O dia da padroeira do nosso país é uma data que se deve marcar no calendário?
- O dia do aniversário da nossa cidade é uma data que se deve marcar no calendário?
- O dia do aniversário da escola é uma data que se deve marcar no calendário?
- E os dias de atividades avaliativas são datas que se devem marcar no calendário? (Comente que neste caso o melhor instrumento para se registrar essas datas seria a agenda.)
- Cite que existem vários tipos de calendários (lunar, solar, lunissolar, judeu, hebraico, chinês, gregoriano (que é o que usamos), dentre outros.
- Diga que nesta aula eles conhecerão alguns.
Fonte das imagens:
- Revista Nova Escola. https://novaescola.org.br/conteudo/423/outros-calendarios-chines-islamico-e-maia . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Wikimedia Commons: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1479_Stein_der_f%C3%BCnften_Sonne,_sog._Aztekenkalender,_Ollin_Tonatiuh_anagoria.JPG . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Wikimedia Commons: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hnsscr_w2.jpg . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Wikimedia Commons: https://commons.wikimedia.org/wiki/Hebrew_calendar#/media/File:JudischerKalender-1831_ubt.jpeg . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
- Organize as crianças em duplas (ou trios) para o trabalho de observação dos calendários.
- Apresente um calendário do ano atual.
- Apresente as características deste calendário: possui 12 meses (fale os nomes dos meses juntamente com os alunos); os meses podem ter 28 (29), 30 ou 31 dias; cada semana é composta por 7 dias (fale os nomes dos dias da semana juntamente com os alunos); os meses podem ter 4 ou 5 semanas.
- Mostre aos alunos as datas definidas como datas importantes e que estão presentes neste calendário.
- Faça a impressão do documento HIS2_07UND05 - Calendários e distribua uma imagem para cada grupo.
- Diga aos alunos que você trouxe imagens de calendários para que eles conheçam.
- Oriente os alunos para a execução da atividade:
- Vocês irão observar o calendário que vocês têm nas mãos.
- Observem o formato, as cores, os escritos, os desenhos, se há números (quais e quantos), de qual material ele parece ser feito, se eles são antigos ou se são novos, quem os utiliza, o que têm de semelhança ou diferença com o usado por nós.
- Entregue a cada grupo uma folha para que possam escrever as observações feitas. Caso deseje utilize-se do documento HIS2_07UND05 - Características do calendário :
- Peça aos alunos que escrevam na folha que receberam as observações feitas e reproduzam a imagem do calendário que receberam .
- Circule entre os grupos e informe o nome do calendário observado. Tenha como base, para esta intervenção, o documento HIS2_07UND05 - Informações básicas dos calendários:
- Após terem concluído a atividade peça que cada grupo apresente aos colegas o trabalho feito.
- Concluir, oralmente e juntamente com os alunos, sobre a importância do uso do calendário pelos povos. E que foi possível verificar que até dentro de uma sociedade, ou religião, pode existir diferentes tipos de calendários com significados e utilização diferente (o caso do calendário judeu/hebraico).
- Cole no mural da sala as imagens dos calendários e abaixo de cada uma as atividades feitas pelos alunos.
Como adequar à sua realidade:
- Caso sua turma ainda não esteja confiante para escrever as observações, peça aos alunos que observem a imagem e em seguida relatem oralmente o que observaram.
- Entregue a cada grupo uma folha para que possam reproduzir o calendário observado.
- Você será o escriba das observações feitas.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Diga que a turma também tem datas importantes para marcar em um calendário.
- Apresente novamente o calendário.
- Questione aos alunos quais datas eles acham que podem ser marcadas.
- Espera-se que os alunos citem as datas de aniversários, as datas de festas comemorativas da escola, as datas de atividades avaliativas, os dias de férias.
- Peça aos alunos que falem as datas de aniversário de cada um (caso não saibam utilize a relação solicitada por você à secretaria).
- Para as demais datas utilize as suas anotações (dias de atividades avaliativas) e a agenda escolar (festas comemorativas, recessos escolares, férias, aniversário da escola). Esse será um bom momento para se dizer que as agendas também são instrumentos importantes para se marcar datas e compromissos.
- Após marcarem todas as datas afixe esse calendário no mural junto com os outros calendários.
Nesse momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de se apropriarem do conteúdo proposto.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp, PDF e Prints.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer outros calendários e compará-los com o nosso. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Apresente aos estudantes a História do Calendário. Caso não seja possível verem o vídeo, faça um resumo do arquivo de contextualização. Dê um tempo para que possam assistir. Após isso, mande os seguintes questionamentos:
- A data do nosso aniversário é uma data importante?
- O dia da padroeira do nosso país é uma data que se deve marcar no calendário?
- O dia do aniversário da nossa cidade é uma data importante? E o aniversário da escola? E o dia das avaliações?
Dê um tempo para que os estudantes possam pensar. Peça que respondam via arquivo de áudio.
Problematização
Envie para os estudantes o arquivo de problematização ou prints dele. Peça que observem as diferenças entre os calendários e respondam esta ficha (disponível aqui). Eles devem socializar as respostas do arquivo impresso ou feitas no caderno com o grupo da turma.
Sistematização
Os estudantes irão produzir um calendário individual com datas importantes para eles, por exemplo, aniversário da avó, batizado do irmão, casamento do tio, o dia em que perdeu um dente etc. Estimule a participação da família para a realização desta tarefa. Os estudantes irão escrever as respostas no caderno ou responder via áudio. Atente para dar o feedback das respostas para eles.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Diferentes formas de contar o tempo” e “Diferentes formas de medir o tempo - Ana te ajuda”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF03HI05 e EF05HI08 e com outros componentes curriculares EF01LP20, EF12LP04, EF02MA18 e EF02CI07.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros.
Objeto (s) de conhecimento: O tempo como medida.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI07) Identificar e utilizar marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
Palavras-Chave: Calendários; Origem; Comparação; Tipos de calendários; Unidades de tempo: dia, semana, mês e ano.