13064
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Evaporação e Condensação da água

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Evaporação e Condensação da água

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiane de Sant'Ana Leite

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: trabalharemos com mudanças reversíveis ocorridas através do aquecimento da água. Nesta aula, o processo a ser estudado é o de evaporação e condensação da água. Você poderá relembrar com os alunos a aula em que tratamos de evaporação (CIE4_02ME04). Dessa forma, os alunos terão um melhor entendimento sobre o assunto. Para mais informações sobre o tema, acesse o link:

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/evapora%C3%A7%C3%A3o-e-condensa%C3%A7%C3%A3o/481253

Materiais necessários para a aula: microondas, um prato, uma tigela média e uma tigela pequena com água.


Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: leia o título da aula e permita que os alunos tentem conceituar brevemente o que é evaporação e condensação. É interessante que relembrem aulas anteriores em que trabalharam com a evaporação, como no caso do Plano CIE4_02ME04. Dessa forma, compreenderão ainda melhor o assunto abordado.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: faça a leitura do contexto e permita que seus alunos respondam às perguntas, relatando o que já veem ou vivenciam no dia a dia. Peça para que observem atentamente as imagens. Fale sobre o conceito de transformação reversível e irreversível de maneira que desperte a curiosidade dos alunos em relação ao tipo de mudança tratada aqui. Peça que, no decorrer da aula, eles guardem todas as pistas ou evidências que mostrem o tipo de transformação que estamos tratando.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: leia a questão disparadora para a turma de maneira que possam refletir sobre o tema da aula. A questão deverá ser respondida até o término da aula.

Você poderá mencionar aulas anteriores, em que mudanças causadas pelo aquecimento já foram trabalhadas. Peça para os alunos ficarem atentos às observações para descobrirem se a mudança trabalhada é reversível ou irreversível.

Como sugestão de pesquisa, você poderá acessar o site: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/evapora%C3%A7%C3%A3o-e-condensa%C3%A7%C3%A3o/481253

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: explique sobre o experimento que vão fazer. Mantenha seus alunos a uma distância adequada do forno de microondas ou fogão, de maneira que possam visualizar a atividade e observar o que acontece.

Separe os materiais necessários para o experimento. Em cima do prato, coloque a tigela menor com água e tampe-a com a tigela maior, de boca para baixo. A tigela maio deve tampar a menor e o prato servirá de amparo para as duas tigelas. Use, de preferência, tigelas transparentes ou de vidro e que possam ir ao microondas, para ser possível visualizar o processo. Caso utilize o fogão, use uma panela simples, com tampa. Deixe a água ferver e mostre a “fumaça” da fervura da água. Em seguida, retire a tampa da panela para que as crianças possam visualizar as gotículas que se formaram com o vapor.

Caso esteja utilizando o microondas, ligue-o por cerca de 2 a 3 minutos e, em seguida, retire o prato com as tigelas. No caso de usar o forno do fogão, deixe-o ligado por cerca de 15 a 20 minutos, com refratárias adequadas para o uso de forno.

Retire as tigelas ou refratárias no tempo estipulado e coloque-as em cima de uma mesa ou bancada. Não esqueça de relembrar com seus alunos as dicas de segurança, peça para que não toquem nas tigelas que estarão quentes e apenas as observem.

Os alunos poderão ver as gotículas formadas no interior das tigelas e perceber que a água sofreu transformação através do aquecimento.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: sistematize a aula propondo uma roda de conversa, para que os alunos possam compartilhar as observações feitas durante a experiência. Peça para que contem sobre o que acharam interessante na exposição e o que descobriram na aula. Peça para que registrem no caderno o que descobriram com a atividade no quadro. Compare os conhecimentos prévios e as hipóteses levantadas no início da aula com o que aprenderam.

Faça perguntas como:

  • Com base nas nossas descobertas, podemos dizer que este experimento trata de uma transformação reversível ou irreversível? Por quê?”,
  • O que aconteceu com a água? Voltou a ser o que era?
  • Quantas vezes, neste experimento, a água sofreu mudança?”

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: peça para que os alunos registrem na tabela o que descobriram com a atividade. Compare os detalhes observados antes e depois do experimento. Com base nas informações levantadas, pergunte:

  • Esta mudança apresentada é reversível ou irreversível?”

Volte ao conceito de reversibilidade para que os alunos compreendam que se trata de uma mudança reversível, pois a água deixa de ser líquida e vira vapor, mas logo em seguida retoma sua forma líquida, quando forma as gotículas na tampa.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: conclua a aula explicando que, por ter sido submetida ao aquecimento, a água sofreu mudança em seu estado físico. Importante ressaltar que isso ocorre porque houve uma transformação reversível: a água líquida ferveu, se transformou em gás invisível e condensou formando gotinhas de água supensas no ar (a fumaça) e na tampa da panela.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: trabalharemos com mudanças reversíveis ocorridas através do aquecimento da água. Nesta aula, o processo a ser estudado é o de evaporação e condensação da água. Você poderá relembrar com os alunos a aula em que tratamos de evaporação (CIE4_02ME04). Dessa forma, os alunos terão um melhor entendimento sobre o assunto. Para mais informações sobre o tema, acesse o link:

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/evapora%C3%A7%C3%A3o-e-condensa%C3%A7%C3%A3o/481253

Materiais necessários para a aula: microondas, um prato, uma tigela média e uma tigela pequena com água.


Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: leia o título da aula e permita que os alunos tentem conceituar brevemente o que é evaporação e condensação. É interessante que relembrem aulas anteriores em que trabalharam com a evaporação, como no caso do Plano CIE4_02ME04. Dessa forma, compreenderão ainda melhor o assunto abordado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: faça a leitura do contexto e permita que seus alunos respondam às perguntas, relatando o que já veem ou vivenciam no dia a dia. Peça para que observem atentamente as imagens. Fale sobre o conceito de transformação reversível e irreversível de maneira que desperte a curiosidade dos alunos em relação ao tipo de mudança tratada aqui. Peça que, no decorrer da aula, eles guardem todas as pistas ou evidências que mostrem o tipo de transformação que estamos tratando.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: leia a questão disparadora para a turma de maneira que possam refletir sobre o tema da aula. A questão deverá ser respondida até o término da aula.

Você poderá mencionar aulas anteriores, em que mudanças causadas pelo aquecimento já foram trabalhadas. Peça para os alunos ficarem atentos às observações para descobrirem se a mudança trabalhada é reversível ou irreversível.

Como sugestão de pesquisa, você poderá acessar o site: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/evapora%C3%A7%C3%A3o-e-condensa%C3%A7%C3%A3o/481253

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: explique sobre o experimento que vão fazer. Mantenha seus alunos a uma distância adequada do forno de microondas ou fogão, de maneira que possam visualizar a atividade e observar o que acontece.

Separe os materiais necessários para o experimento. Em cima do prato, coloque a tigela menor com água e tampe-a com a tigela maior, de boca para baixo. A tigela maio deve tampar a menor e o prato servirá de amparo para as duas tigelas. Use, de preferência, tigelas transparentes ou de vidro e que possam ir ao microondas, para ser possível visualizar o processo. Caso utilize o fogão, use uma panela simples, com tampa. Deixe a água ferver e mostre a “fumaça” da fervura da água. Em seguida, retire a tampa da panela para que as crianças possam visualizar as gotículas que se formaram com o vapor.

Caso esteja utilizando o microondas, ligue-o por cerca de 2 a 3 minutos e, em seguida, retire o prato com as tigelas. No caso de usar o forno do fogão, deixe-o ligado por cerca de 15 a 20 minutos, com refratárias adequadas para o uso de forno.

Retire as tigelas ou refratárias no tempo estipulado e coloque-as em cima de uma mesa ou bancada. Não esqueça de relembrar com seus alunos as dicas de segurança, peça para que não toquem nas tigelas que estarão quentes e apenas as observem.

Os alunos poderão ver as gotículas formadas no interior das tigelas e perceber que a água sofreu transformação através do aquecimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: sistematize a aula propondo uma roda de conversa, para que os alunos possam compartilhar as observações feitas durante a experiência. Peça para que contem sobre o que acharam interessante na exposição e o que descobriram na aula. Peça para que registrem no caderno o que descobriram com a atividade no quadro. Compare os conhecimentos prévios e as hipóteses levantadas no início da aula com o que aprenderam.

Faça perguntas como:

  • Com base nas nossas descobertas, podemos dizer que este experimento trata de uma transformação reversível ou irreversível? Por quê?”,
  • O que aconteceu com a água? Voltou a ser o que era?
  • Quantas vezes, neste experimento, a água sofreu mudança?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: peça para que os alunos registrem na tabela o que descobriram com a atividade. Compare os detalhes observados antes e depois do experimento. Com base nas informações levantadas, pergunte:

  • Esta mudança apresentada é reversível ou irreversível?”

Volte ao conceito de reversibilidade para que os alunos compreendam que se trata de uma mudança reversível, pois a água deixa de ser líquida e vira vapor, mas logo em seguida retoma sua forma líquida, quando forma as gotículas na tampa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: conclua a aula explicando que, por ter sido submetida ao aquecimento, a água sofreu mudança em seu estado físico. Importante ressaltar que isso ocorre porque houve uma transformação reversível: a água líquida ferveu, se transformou em gás invisível e condensou formando gotinhas de água supensas no ar (a fumaça) e na tampa da panela.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano