Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Papel queimado (em cinzas) e em perfeito estado;
Caso prefira fazer o experimento,na prática, utilize:
- Um pregador de roupa para prender o papel enquanto ele queima;
- Uma bacia ou pote com água (De forma que fique próximo do papel a ser queimado);
- Um papel para a queima;
- Fósforos para atear fogo no papel;
- Um prato de vidro para amparar a queima do papel.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título para a turma e aproveite para criar um momento de expectativa sobre o que vai acontecer na aula de hoje. Permita que seus alunos explorem o tema da aula. Seja breve para que o momento não antecipe as etapas de sua aula.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Peça aos alunos que observem as duas imagens apresentadas no slide e que a partir delas, respondam aos questionamentos sugeridos a seguir:
As duas imagens representam o papel?
O papel pode sofrer algum tipo de transformação? Como?
Em que situação se encontra o papel na primeira imagem?
Na segunda imagem temos um material chamado de “cinzas”. Cinzas são feitas de papel ou do papel são feitas as cinzas?
A transformação com o papel pode ser reversível ou irreversível?
Aproveite para relembrar conceito de reversível e irreversível.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Aproveite aqui para aguçar a imaginação dos alunos sobre o fato do papel se transformar num outro tipo de material chamado “cinzas” e que foi uma transformação causada pelo aquecimento, ou seja, pelo fogo. Deixe que eles reflitam sobre as possíveis respostas à questão disparadora.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Caso prefira não mexer com fogo, você poderá utilizar as cinzas do papel já prontas num pote e um papel novo para apresentar à sua turma. Se optar por apresentar o experimento para os alunos ao vivo, tome todos os cuidados possíveis, na organização e ordem, para que não aconteçam acidentes durante o trabalho.
Prepare uma mesa, no meio da sala, para que os alunos possam visualizar a apresentação, numa distância adequada, de preferência sentados em semicírculo. Certifique-se de que nenhum aluno irá interromper o processo, colocar as mãos ou derrubar algum objeto próximo de onde estará acontecendo o experimento.
Deixe a mesa completamente vazia, apenas com o que será utilizado no experimento. Não utilize nenhum tipo de produto inflamável, álcool ou outros papéis próximos. Seja prudente e tenha cuidado.
Coloque a bacia ou pote com água próximo de você para o caso de precisar apagar rapidamente. Lembre-se de que a atenção deve ser redobrada neste momento.
Comece rasgando o papel (tamanho sulfite) no prato de vidro. Mostre às crianças a textura do papel. Eles poderão tocar e sentir “antes” de ser transformado.
Coloque o prato com o papel na mesa. Risque o fósforo e deixe queimar até que formem todas as cinzas. Aproveite para fazer perguntas do tipo:
Por que o papel queima tão rapidamente?
Qual produto foi formado?
Ele ainda é papel?
Depois de sofrer esta transformação o papel poderá voltar a ficar como antes?
Após a queima do papel, junte as cinzas e permita que seus alunos vejam, com cuidado e se estiver frio, toquem.
Volte à pergunta disparadora e pergunte para eles: “O papel pode virar cinzas? Mas, as cinzas podem virar papel?”
“De que tipo de transformação estamos tratando aqui, reversível ou irreversível?”
Material de apoio:
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-o-fogo-queima/
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Promova, com os alunos, um momento de construção do registro do “antes e depois”, a partir dos resultados que observaram sobre a queima do papel. Os alunos poderão registrar com desenhos e textos, as características e os resultados observados. É importante que percebam que a ação do calor do fogo, transformou o material , que se tornou outro completamente diferente.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Leia as questões reflexivas com seus alunos e permita que respondam com base em tudo o que vivenciaram durante o experimento. Fale do cheiro, a textura, a cor e outros aspectos que foram modificados com a queima do papel. Deixe que cheguem à conclusão de que não há nada que se possa fazer para que o papel volte ao seu estado inicial. Tornando-se assim uma transformação irreversível.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Finalize a aula lendo a conclusão do que foi trabalhado. Conclua, explicando que o processo de queima do papel trata de uma transformação irreversível, pois o papel com todas as suas propriedades e características foi modificado, formando uma nova substância a partir dele.