13060
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - É preciso preservar o solo!

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre É preciso preservar o solo!

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Reprodução de vídeo: Youtube.

Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula por meio de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet e reproduza o vídeo sugerido (disponível aqui).

Você também pode explorar a imagem sugerida no slide 3.

Faça todas as perguntas sugeridas para estimular as crianças e, na sequência, apresente a “questão disparadora”. Ouça todas as hipótese antes de passar para o “mão na massa”.

Mão na massa
A atividade, como está proposta, deverá ser adaptada. Ainda em videochamada, siga as instruções do slide 5, utilizando os materiais complementares sugeridos no plano.

Divida a turma em grupos, conforme orientação do slide. Disponibilize um documento compartilhado, tipo Google Apresentações ou Docs, para cada grupo. Deixe, nesse documento, as imagens e as cartas do jogo, de modo aleatório.

Peça para que as crianças acessem os documentos e façam as associações Estimule os grupos a conversarem via Whatsapp, para resolverem a questão proposta. Você pode deixar os grupos pré-determinados para facilitar o encontro de todos. Diga a eles que estará disponível online.

Peça aos alunos que apresentem os registros e, para isso, elejam um representante do grupo. Faça os questionamentos do slide 6 e outros que julgar necessários, para que os alunos confirmem as hipóteses e tirem as dúvidas.

Sistematização
Finalize a aula com apresentação das conclusões das crianças sobre a importância do solo. Leia o slide 7 e formalize os conceitos trabalhados na aula.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças nas montagens dos grupos de Whatsapp para a discussão.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_10T&U10

(EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas