13027
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - The outline of a tale

POR: Camila Silva Viana 01/11/2018
Código: ING7_09UND08

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre The outline of a tale

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é uma introdução e é sugerido que seja seguido pelos planos ING7_09UN09 e ING7_09UN10, para aprofundamento do tópico trabalhado.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Diga aos alunos que hoje vocês conversarão sobre a estrutura de um tale. Diga algo como “Today we are going to talk about the characteristics of a tale”

SUGESTÃO:

Este plano é uma introdução e é sugerido que seja seguido pelos planos ING7_09UN09 e ING7_09UN10, para aprofundamento do tópico trabalhado.

Caso não haja a possibilidade de apresentar slides aos alunos (por falta de projetor, computador ou internet), imprima os slides a seguir e cole-os na lousa. É interessante também que, se possível, os slides e o modelo final sejam impressos e distribuídos aos alunos (se não for possível um por aluno, pode-se criar grupos de trabalho para que sejam necessárias apenas algumas cópias, que serão divididas entre os alunos).

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Que os alunos especulem sobre a estrutura de uma short story e ativem seus conhecimentos prévios sobre o tema.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles reconhecem algum destes nomes e o que eles têm em comum. Após as respostas dos alunos, diga que estes títulos são de histórias conhecidas em inglês como Tales. Tales são histórias com eventos concentrados e poucos personagens. Elas podem ou não ter um efeito moralista em seu enredo. Existem tales em diversos gêneros, como terror, drama, clássicos, comédia, entre outros. No caso das tales acima, elas são clássicas e do mundo infantil. Esta parte pode ser conduzida da seguinte forma em inglês: Do you recognize the names here? They are known as tales. Tales are short, with concentrated events and few characters. They may or may not have a moral outcome. We have many different kinds of tales, like horror, drama, classic, comedy, among others. These ones we have seen are classic juvenile tales.

Material complementar: Grimm’s Fairy Tales https://en.wikipedia.org/wiki/Grimms%27_Fairy_Tales

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Que os alunos especulem sobre a estrutura de um tale e ativem seus conhecimentos prévios sobre o tema.

Expectativa: Que os alunos entrem em contato com os principais elementos de um tale e sejam capazes de identificá-los no tale modelo.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles conhecem outros contos, ou seja, tales e se eles lembram de algum que possam compartilhar com a turma.

  • Após a breve discussão, diga aos alunos que vocês lerão um conto curto e que eles deverão prestar atenção e anotar elementos que considerem ser importantes no tale. Indica-se que o professor faça a leitura do tale, como forma de apresentar um modelo de pronúncia e leitura aos alunos. Peça para que anotem quem são os personagens (characters), qual é o gênero deste tale, onde e quando ela acontece, qual é o momento de mais tensão na história e, então, que resumam em duas linhas os acontecimentos da história. As respostas esperadas são: O homem e o ganso, uma história de moral (há muitas possibilidades), em uma fazenda e durante alguns dias, quando o homem decide abrir seu ganso para conseguir mais ouro, e um homem que tem um ganso que bota ovos de ouro, até o dia em que ele decide abri-lo para conseguir ainda mais ouro.

Em inglês, pode ser conduzido da seguinte forma: We are going to read a tale and I need you to pay attention to the details. What do you believe to be the most important aspects in a tale? I need you to pay very close attention and write down the characters, the genre of the story, where and when it happens, what’s the biggest climax of the story and to summarize what happens on it in two lines.

  • Após a leitura, cheque a resposta dos alunos coletivamente. Peça para que leiam seus resumos e outras respostas para seus colegas

  • O tempo estimado para este slide é de 10 minutos.

A história pode ser encontrada em: https://americanliterature.com/author/aesop/short-story/the-goose-and-the-golden-egg

Input select-down

Propósito: Que os alunos entrem em contato com os principais elementos de um tale e se preparem para a escrita de seus próprios elementos.

Expectativa: Que os alunos entrem em contato com os principais elementos de um tale e sejam capazes de identificá-los no tale modelo.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos o que é necessário em um tale, quais elementos eles conseguem observar em um. Após especulações, apresente este slide, leia-o com os alunos e retome com eles cada um destes elementos na short story vista anteriormente. Quais são os characters? Qual é o theme? Qual é o plot? Qual é o set? Qual é o conflito? As respostas esperadas são: O homem e o ganso, uma história de moral (há muitas possibilidades), um homem que tem um ganso que bota ovos de ouro, uma fazenda, o homem decide abrir seu ganso para conseguir mais ouro. Em inglês, pode ser conduzido da seguinte forma: Now let’s remember the tale we just read. Who are the characters in the story? What is the theme? What is the plot? What is the set? What is the conflict?

  • O tempo estimado para este slide é de 10 minutos.

Output select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Que os alunos esquematizem os elementos principais de um tale.

Expectativa: Que os alunos se preparem para a escrita de um tale nas próximas aulas.

Orientações:

  • Peça para que os alunos pensem em um tale que gostariam de escrever e completem o esquema acima. O slide acima serve apenas como um guia para os alunos. A atividade pode ser feita no próprio caderno, sem a necessidade de impressão. Peça para que os alunos dêem o máximo de detalhes possível para todas as perguntas acima. Em inglês, esta parte pode ser conduzida da seguinte forma: You’re going to plan your own short story. In order to do it, you are going to complete this outline. Complete each one of the aspects with detailed answers, that will be used next class to build your short story.

  • Ao final, peça para que os alunos leiam suas respostas para a turma, de modo que os colegas possam dar sugestões e ideias para o plano de tale de cada um.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o que trabalharam nesta aula.

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula: What have you learned today? Em seguida, leia o slide e pergunte: Do you have any questions?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é uma introdução e é sugerido que seja seguido pelos planos ING7_09UN09 e ING7_09UN10, para aprofundamento do tópico trabalhado.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Diga aos alunos que hoje vocês conversarão sobre a estrutura de um tale. Diga algo como “Today we are going to talk about the characteristics of a tale”

SUGESTÃO:

Este plano é uma introdução e é sugerido que seja seguido pelos planos ING7_09UN09 e ING7_09UN10, para aprofundamento do tópico trabalhado.

Caso não haja a possibilidade de apresentar slides aos alunos (por falta de projetor, computador ou internet), imprima os slides a seguir e cole-os na lousa. É interessante também que, se possível, os slides e o modelo final sejam impressos e distribuídos aos alunos (se não for possível um por aluno, pode-se criar grupos de trabalho para que sejam necessárias apenas algumas cópias, que serão divididas entre os alunos).

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Que os alunos especulem sobre a estrutura de uma short story e ativem seus conhecimentos prévios sobre o tema.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles reconhecem algum destes nomes e o que eles têm em comum. Após as respostas dos alunos, diga que estes títulos são de histórias conhecidas em inglês como Tales. Tales são histórias com eventos concentrados e poucos personagens. Elas podem ou não ter um efeito moralista em seu enredo. Existem tales em diversos gêneros, como terror, drama, clássicos, comédia, entre outros. No caso das tales acima, elas são clássicas e do mundo infantil. Esta parte pode ser conduzida da seguinte forma em inglês: Do you recognize the names here? They are known as tales. Tales are short, with concentrated events and few characters. They may or may not have a moral outcome. We have many different kinds of tales, like horror, drama, classic, comedy, among others. These ones we have seen are classic juvenile tales.

Material complementar: Grimm’s Fairy Tales https://en.wikipedia.org/wiki/Grimms%27_Fairy_Tales

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Que os alunos especulem sobre a estrutura de um tale e ativem seus conhecimentos prévios sobre o tema.

Expectativa: Que os alunos entrem em contato com os principais elementos de um tale e sejam capazes de identificá-los no tale modelo.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles conhecem outros contos, ou seja, tales e se eles lembram de algum que possam compartilhar com a turma.

  • Após a breve discussão, diga aos alunos que vocês lerão um conto curto e que eles deverão prestar atenção e anotar elementos que considerem ser importantes no tale. Indica-se que o professor faça a leitura do tale, como forma de apresentar um modelo de pronúncia e leitura aos alunos. Peça para que anotem quem são os personagens (characters), qual é o gênero deste tale, onde e quando ela acontece, qual é o momento de mais tensão na história e, então, que resumam em duas linhas os acontecimentos da história. As respostas esperadas são: O homem e o ganso, uma história de moral (há muitas possibilidades), em uma fazenda e durante alguns dias, quando o homem decide abrir seu ganso para conseguir mais ouro, e um homem que tem um ganso que bota ovos de ouro, até o dia em que ele decide abri-lo para conseguir ainda mais ouro.

Em inglês, pode ser conduzido da seguinte forma: We are going to read a tale and I need you to pay attention to the details. What do you believe to be the most important aspects in a tale? I need you to pay very close attention and write down the characters, the genre of the story, where and when it happens, what’s the biggest climax of the story and to summarize what happens on it in two lines.

  • Após a leitura, cheque a resposta dos alunos coletivamente. Peça para que leiam seus resumos e outras respostas para seus colegas

  • O tempo estimado para este slide é de 10 minutos.

A história pode ser encontrada em: https://americanliterature.com/author/aesop/short-story/the-goose-and-the-golden-egg

Propósito: Que os alunos entrem em contato com os principais elementos de um tale e se preparem para a escrita de seus próprios elementos.

Expectativa: Que os alunos entrem em contato com os principais elementos de um tale e sejam capazes de identificá-los no tale modelo.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos o que é necessário em um tale, quais elementos eles conseguem observar em um. Após especulações, apresente este slide, leia-o com os alunos e retome com eles cada um destes elementos na short story vista anteriormente. Quais são os characters? Qual é o theme? Qual é o plot? Qual é o set? Qual é o conflito? As respostas esperadas são: O homem e o ganso, uma história de moral (há muitas possibilidades), um homem que tem um ganso que bota ovos de ouro, uma fazenda, o homem decide abrir seu ganso para conseguir mais ouro. Em inglês, pode ser conduzido da seguinte forma: Now let’s remember the tale we just read. Who are the characters in the story? What is the theme? What is the plot? What is the set? What is the conflict?

  • O tempo estimado para este slide é de 10 minutos.

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Que os alunos esquematizem os elementos principais de um tale.

Expectativa: Que os alunos se preparem para a escrita de um tale nas próximas aulas.

Orientações:

  • Peça para que os alunos pensem em um tale que gostariam de escrever e completem o esquema acima. O slide acima serve apenas como um guia para os alunos. A atividade pode ser feita no próprio caderno, sem a necessidade de impressão. Peça para que os alunos dêem o máximo de detalhes possível para todas as perguntas acima. Em inglês, esta parte pode ser conduzida da seguinte forma: You’re going to plan your own short story. In order to do it, you are going to complete this outline. Complete each one of the aspects with detailed answers, that will be used next class to build your short story.

  • Ao final, peça para que os alunos leiam suas respostas para a turma, de modo que os colegas possam dar sugestões e ideias para o plano de tale de cada um.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o que trabalharam nesta aula.

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula: What have you learned today? Em seguida, leia o slide e pergunte: Do you have any questions?


Contents

  1. INPUT: A tale.
  2. OUTPUT: Writing the outline of a tale

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Camila Viana

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes