template_output_ING7_09UND08
Plano de Aula
Plano de aula: The outline of a tale
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Enlarge repertoire about language and texts
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é uma introdução e é sugerido que seja seguido pelos planos ING7_09UN09 e ING7_09UN10, para aprofundamento do tópico trabalhado.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Diga aos alunos que hoje vocês conversarão sobre a estrutura de um tale. Diga algo como “Today we are going to talk about the characteristics of a tale”
SUGESTÃO:
Este plano é uma introdução e é sugerido que seja seguido pelos planos ING7_09UN09 e ING7_09UN10, para aprofundamento do tópico trabalhado.
Caso não haja a possibilidade de apresentar slides aos alunos (por falta de projetor, computador ou internet), imprima os slides a seguir e cole-os na lousa. É interessante também que, se possível, os slides e o modelo final sejam impressos e distribuídos aos alunos (se não for possível um por aluno, pode-se criar grupos de trabalho para que sejam necessárias apenas algumas cópias, que serão divididas entre os alunos).
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Que os alunos especulem sobre a estrutura de uma short story e ativem seus conhecimentos prévios sobre o tema.
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles reconhecem algum destes nomes e o que eles têm em comum. Após as respostas dos alunos, diga que estes títulos são de histórias conhecidas em inglês como Tales. Tales são histórias com eventos concentrados e poucos personagens. Elas podem ou não ter um efeito moralista em seu enredo. Existem tales em diversos gêneros, como terror, drama, clássicos, comédia, entre outros. No caso das tales acima, elas são clássicas e do mundo infantil. Esta parte pode ser conduzida da seguinte forma em inglês: Do you recognize the names here? They are known as tales. Tales are short, with concentrated events and few characters. They may or may not have a moral outcome. We have many different kinds of tales, like horror, drama, classic, comedy, among others. These ones we have seen are classic juvenile tales.
Material complementar: Grimm’s Fairy Tales https://en.wikipedia.org/wiki/Grimms%27_Fairy_Tales
Input
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Que os alunos especulem sobre a estrutura de um tale e ativem seus conhecimentos prévios sobre o tema.
Expectativa: Que os alunos entrem em contato com os principais elementos de um tale e sejam capazes de identificá-los no tale modelo.
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles conhecem outros contos, ou seja, tales e se eles lembram de algum que possam compartilhar com a turma.
- Após a breve discussão, diga aos alunos que vocês lerão um conto curto e que eles deverão prestar atenção e anotar elementos que considerem ser importantes no tale. Indica-se que o professor faça a leitura do tale, como forma de apresentar um modelo de pronúncia e leitura aos alunos. Peça para que anotem quem são os personagens (characters), qual é o gênero deste tale, onde e quando ela acontece, qual é o momento de mais tensão na história e, então, que resumam em duas linhas os acontecimentos da história. As respostas esperadas são: O homem e o ganso, uma história de moral (há muitas possibilidades), em uma fazenda e durante alguns dias, quando o homem decide abrir seu ganso para conseguir mais ouro, e um homem que tem um ganso que bota ovos de ouro, até o dia em que ele decide abri-lo para conseguir ainda mais ouro.
Em inglês, pode ser conduzido da seguinte forma: We are going to read a tale and I need you to pay attention to the details. What do you believe to be the most important aspects in a tale? I need you to pay very close attention and write down the characters, the genre of the story, where and when it happens, what’s the biggest climax of the story and to summarize what happens on it in two lines.
- Após a leitura, cheque a resposta dos alunos coletivamente. Peça para que leiam seus resumos e outras respostas para seus colegas
- O tempo estimado para este slide é de 10 minutos.
A história pode ser encontrada em: https://americanliterature.com/author/aesop/short-story/the-goose-and-the-golden-egg
Input
Propósito: Que os alunos entrem em contato com os principais elementos de um tale e se preparem para a escrita de seus próprios elementos.
Expectativa: Que os alunos entrem em contato com os principais elementos de um tale e sejam capazes de identificá-los no tale modelo.
Orientações:
- Pergunte aos alunos o que é necessário em um tale, quais elementos eles conseguem observar em um. Após especulações, apresente este slide, leia-o com os alunos e retome com eles cada um destes elementos na short story vista anteriormente. Quais são os characters? Qual é o theme? Qual é o plot? Qual é o set? Qual é o conflito? As respostas esperadas são: O homem e o ganso, uma história de moral (há muitas possibilidades), um homem que tem um ganso que bota ovos de ouro, uma fazenda, o homem decide abrir seu ganso para conseguir mais ouro. Em inglês, pode ser conduzido da seguinte forma: Now let’s remember the tale we just read. Who are the characters in the story? What is the theme? What is the plot? What is the set? What is the conflict?
- O tempo estimado para este slide é de 10 minutos.
Output
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Que os alunos esquematizem os elementos principais de um tale.
Expectativa: Que os alunos se preparem para a escrita de um tale nas próximas aulas.
Orientações:
- Peça para que os alunos pensem em um tale que gostariam de escrever e completem o esquema acima. O slide acima serve apenas como um guia para os alunos. A atividade pode ser feita no próprio caderno, sem a necessidade de impressão. Peça para que os alunos dêem o máximo de detalhes possível para todas as perguntas acima. Em inglês, esta parte pode ser conduzida da seguinte forma: You’re going to plan your own short story. In order to do it, you are going to complete this outline. Complete each one of the aspects with detailed answers, that will be used next class to build your short story.
- Ao final, peça para que os alunos leiam suas respostas para a turma, de modo que os colegas possam dar sugestões e ideias para o plano de tale de cada um.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos
Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o que trabalharam nesta aula.
Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula: What have you learned today? Em seguida, leia o slide e pergunte: Do you have any questions?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING7_09UND08
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2334/the-outline-of-a-tale
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom.
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhar as produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Previamente, peça aos alunos que pesquisem o nome em inglês de um conto que gostem muito e selecionem imagens que possam descrevê-lo. No início da aula síncrona, proponha um game: alguns alunos compartilham as imagens selecionadas e a turma deve tentar descobrir o conto e dizer seu nome em inglês. Caso os colegas não acertem, o aluno que está compartilhando diz o nome do conto: "The name of this tale is The three little pigs".
Input
No encontro síncrono, compartilhe na tela o slide 1 do Input. Investigue, por meio de perguntas, se os alunos conseguem identificar o conto apresentado, diga que você fará a leitura em voz alta e que eles devem prestar a atenção porque, após a leitura, eles devem responder no chat algumas perguntas sobre o conto. Concluída a leitura faça as seguintes perguntas (uma de cada vez): "Who are the characters? What is the genre of the story? Where and when does it happen? What’s the most important part of the story?". A cada pergunta feita, confira as respostas dos alunos sempre dando o retorno para turma: “Excellent, (student’s name)! The goose and the countryman are the characters of this tale!”. Em seguida, diga aos alunos que existe um nome específico para cada um desses elementos apontados por eles. Utilize o jogo Structure of a tale - ING7_09UND07 do Quizlet para apresentar, por meio dos cartões, os elementos principais de um conto para os alunos. Para fixar o conteúdo, estimule-os a realizar os jogos da seção Aprender.
Output
Instigue os alunos a pensar sobre como seria um conto criado por eles. Pergunte quem seriam os personagens, qual seria o local, etc. Proponha a criação do rascunho do conto (esta atividade pode ser realizada individualmente ou em duplas em momento posterior ao encontro síncrono), apresentando e explicando o modelo para a turma. Compartilhe o template pelo Google Drive ou Classroom e oriente os estudantes a fazer uma cópia do arquivo, identificando com seus nomes. Determine um prazo para realização da tarefa. Acesse cada arquivo durante o período para verificar o andamento da atividade, dando orientações ou esclarecendo dúvidas, se necessário. Os alunos podem compartilhar suas ideias com os colegas no próximo encontro síncrono, já que este rascunho será a base para a criação do conto.
Feedback
Encerre a aula retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Estimule os alunos a recontar em inglês o conto estudado para a família. Diga para abusarem dos gestos e mímicas a fim de facilitar a compreensão daqueles que não sabem falar inglês.
Contents
- INPUT: A tale.
- OUTPUT: Writing the outline of a tale
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Viana
Mentor: Tatiana Martin
Especialista: Celina Fernandes