Plano de Aula

Plano de aula: Organizar escrita de um conto

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills I: planning

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é a parte 1 de um conjunto de 2 planos sobre organização do gênero textual conto. Se você preferir poderá usá-lo separadamente.

Preparação para a aula: O material desta aula é um vídeo. Caso você não tenha acesso à internet durante a aula, você pode contar a história com a ajuda de imagens. Para isso você precisa confeccionar cartazes com as imagens dos personagens. Você encontra modelos aqui.

  • Material complementar: Para que você esteja mais preparado para esta aula, você encontra mais informações sobre o conto Baba Yaga, the flying witch aqui.

Context
Context

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Fazer um levantamento sobre os elementos que devem estar contidos na parte introdutória de um conto.

Expectativa: Que os alunos consigam entender quais elementos de um conto devem estar presentes na introdução da história.

Orientações: Abra o slide. Converse com os alunos sobre o gênero textual conto. Pergunte o que eles já conhecem. Explique que nessa aula eles irão trabalhar com a primeira parte do conto, a introdução. Juntos, vocês irão identificar os elementos de um conto presentes nessa parte: Personagens (characters), espaço (space) e tempo (time). Eles poderão encontrar dificuldades em saber o que é o espaço e o tempo apenas pelos nomes, nesse caso você pode dar alguns exemplos de contos conhecidos.

  • What tales have you read?
  • Do you usually read this kind of text?
  • What are the characteristics of a tale? (Eles dirão algo relativo a presença de príncipe, princesa, castelo, etc. Diga que nem todos contos têm príncipes e princesas e que eles irão conhecer o início de um conto russo nesta aula).
  • Not all tales have princesses and princes. Today, you’re going to learn about a Russian tale. But first, let’s get to know the elements in a tale. They are: Characters, space and time. They are all in the introduction of the tale. (Você pode apontar no slide ou escrever no quadro conforme vai falando.)
  • What are ‘characters’? (Caso eles não saibam em inglês, dê exemplos. Escreva o nome de um conto famoso e seus personagens embaixo). Por exemplo:

Snow White

Characters: Snow White; the Prince, the Queen, the seven dwarfs.

  • What i’s ‘space’? (Faça o mesmo com o espaço)
  • What about ‘time’? (Repita com o tempo)
  • Now let’s get to know Baba Yaga, the flying witch.

Material complementar: Aqui você encontra exemplos dos elementos em dois contos conhecidos, Branca de Neve e A Bela e a Fera.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO