Plano de aula: Organizar escrita de um conto

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills I: planning

Sobre esta aula: Este plano é a parte 1 de um conjunto de 2 planos sobre organização do gênero textual conto. Se você preferir poderá usá-lo separadamente.

Preparação para a aula: O material desta aula é um vídeo. Caso você não tenha acesso à internet durante a aula, você pode contar a história com a ajuda de imagens. Para isso você precisa confeccionar cartazes com as imagens dos personagens. Você encontra modelos aqui.

• Material complementar: Para que você esteja mais preparado para esta aula, você encontra mais informações sobre o conto Baba Yaga, the flying witch aqui.

Context

Propósito: Fazer um levantamento sobre os elementos que devem estar contidos na parte introdutória de um conto.

Expectativa: Que os alunos consigam entender quais elementos de um conto devem estar presentes na introdução da história.

Orientações: Abra o slide. Converse com os alunos sobre o gênero textual conto. Pergunte o que eles já conhecem. Explique que nessa aula eles irão trabalhar com a primeira parte do conto, a introdução. Juntos, vocês irão identificar os elementos de um conto presentes nessa parte: Personagens (characters), espaço (space) e tempo (time). Eles poderão encontrar dificuldades em saber o que é o espaço e o tempo apenas pelos nomes, nesse caso você pode dar alguns exemplos de contos conhecidos.

• What tales have you read?
  • Do you usually read this kind of text?
  • What are the characteristics of a tale? (Eles dirão algo relativo a presença de príncipe, princesa, castelo, etc. Diga que nem todos contos têm príncipes e princesas e que eles irão conhecer o início de um conto russo nesta aula).
  • Not all tales have princesses and princes. Today, you’re going to learn about a Russian tale. But first, let’s get to know the elements in a tale. They are: Characters, space and time. They are all in the introduction of the tale. (Você pode apontar no slide ou escrever no quadro conforme vai falando.)
  • What are ‘characters’? (Caso eles não saibam em inglês, dê exemplos. Escreva o nome de um conto famoso e seus personagens embaixo). Por exemplo:

Snow White

Characters: Snow White; the Prince, the Queen, the seven dwarfs.

• What i’s ‘space’? (Faça o mesmo com o espaço)
  • What about ‘time’? (Repita com o tempo)
  • Now let’s get to know Baba Yaga, the flying witch.

Material complementar: Aqui você encontra exemplos dos elementos em dois contos conhecidos, Branca de Neve e A Bela e a Fera.