Plano de Aula

Plano de aula: Atitudes e disposições favoráveis do leitor

Plano 2 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Reading strategies I (news and informative texts)

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Imprima cópias do conto do input na quantidade desejada.
  • Reserve o projetor da sua escola e verifique a conexão para a exibição do vídeo do context. Caso decida não usar o vídeo, pesquise e imprima as imagens sobre o Irã.

Context
Context

Tempo sugerido: 8 minutos (já contando o tempo do vídeo)

Propósito: Contextualizar os alunos sobre hábitos e costumes do Iran

Orientações:

  • Antes de projetar o vídeo para os alunos, diga: You’re going to watch a video that shows a little bit about a country and your objective is to discover which country this is. Caso o acesso à internet seja difícil em sua escola, você pode fazer cópia de algumas imagens do Irã e mostrar aos seus alunos. Neste caso, diga assim: I’m going to show you some pictures about a country. Could you say which country this is?
  • Depois de projetar o vídeo ou mostrar as imagens, pergunte: Do you know which country this is? (Respostas possíveis: Syria - India - An oriental country - An Asian country - Iran) Diga, confirmando suas hipóteses: Yes, it’s an eastern country called Iran. Iran is very far from Brazil. Se preferir, leve um mapa mundi para a sala e peça a um aluno que localize o Irã e trace para os colegas uma linha imaginária entre os dois países.
  • Prossiga, dizendo: Based on the video you’ve already watched, do you think Iran is very different from Brazil? (As respostas podem variar: Yes, I think it’s very different! - Just a little - I think it’s not too different!). What are the main differences between Iran and Brazil you could see in the video? (Espera-se que respondam: the clothes, the food, the buildings/architecture, the religion, the language)
  • Pergunte ainda: Let’s suppose you have to move to Iran. How do you think you will feel living in a different country? (Respostas podem variar bastante: I will feel sad - I will be happy - I will miss my friends).
  • Finalize dizendo: Do you like to read stories? (Resposta esperada: Yes!) Great! Today you are going to read a story about an Iranian girl that has to move to London. What do you think will happen?

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO