Plano de Aula
Plano de aula: Atitudes e disposições favoráveis do leitor
Plano 2 de uma sequência de 8 planos. Veja todos os planos sobre Reading strategies I (news and informative texts)
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Preparação para a aula:
- Imprima cópias do conto do input na quantidade desejada.
- Reserve o projetor da sua escola e verifique a conexão para a exibição do vídeo do context. Caso decida não usar o vídeo, pesquise e imprima as imagens sobre o Irã.
Context
Tempo sugerido: 8 minutos (já contando o tempo do vídeo)
Propósito: Contextualizar os alunos sobre hábitos e costumes do Iran
Orientações:
- Antes de projetar o vídeo para os alunos, diga: You’re going to watch a video that shows a little bit about a country and your objective is to discover which country this is. Caso o acesso à internet seja difícil em sua escola, você pode fazer cópia de algumas imagens do Irã e mostrar aos seus alunos. Neste caso, diga assim: I’m going to show you some pictures about a country. Could you say which country this is?
- Depois de projetar o vídeo ou mostrar as imagens, pergunte: Do you know which country this is? (Respostas possíveis: Syria - India - An oriental country - An Asian country - Iran) Diga, confirmando suas hipóteses: Yes, it’s an eastern country called Iran. Iran is very far from Brazil. Se preferir, leve um mapa mundi para a sala e peça a um aluno que localize o Irã e trace para os colegas uma linha imaginária entre os dois países.
- Prossiga, dizendo: Based on the video you’ve already watched, do you think Iran is very different from Brazil? (As respostas podem variar: Yes, I think it’s very different! - Just a little - I think it’s not too different!). What are the main differences between Iran and Brazil you could see in the video? (Espera-se que respondam: the clothes, the food, the buildings/architecture, the religion, the language)
- Pergunte ainda: Let’s suppose you have to move to Iran. How do you think you will feel living in a different country? (Respostas podem variar bastante: I will feel sad - I will be happy - I will miss my friends).
- Finalize dizendo: Do you like to read stories? (Resposta esperada: Yes!) Great! Today you are going to read a story about an Iranian girl that has to move to London. What do you think will happen?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO