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Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Consequências da intensificação do efeito estufa

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Consequências da intensificação do efeito estufa

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula de Souza Almeida Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências que envolve a discussão sobre as implicações do aumento do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da oitava aula sobre a temática e será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU07. O objetivo do plano é que os alunos discutam a respeito dos impactos ambientais decorrentes da intensificação do efeito estufa. Para tanto, é necessário que os alunos consigam descrever o mecanismo natural do efeito estufa e identificar seus principais gases. Esses temas forão abordados nos planos de aula CIE7_12TU01, CIE7_12TU02, CIE7_12TU03 e CIE7_12TU04.

Durante a atividade, os alunos terão que coletar dados de temperatura com o auxílio de um termômetro. Certifique-se que a turma possui esse conhecimento previamente. Nesta atividade, será necessário que os alunos exponham os modelos à luz solar, portanto planeje-se para levá-los para uma área externa. Caso não seja possível, providencie luminárias com lâmpada incandescente (ou outra fonte de calor).

Materiais necessários para a aula:

  • Datashow ou cópias dos slides impressos.
  • Atividade “Mão na massa” impressa. disponível no material complementar.

Sugestões de materiais para atividade prática (considerando 6 grupos):

  • 8 recipientes iguais, transparentes e graduados*. Poderá ser usado, por exemplo, béqueres ou copos culinários com graduação. Outra opção é o reaproveitamento de garrafas pets cortadas ou copos descartáveis, neste caso faça as demarcações.
  • 4 recipientes iguais, planos e abertos (uma caixa de plástico ou potes plásticos, por exemplo).
  • 8 termômetros.
  • Água em temperatura ambiente.
  • 20 cubos de gelo.
  • 2 funis (deve se encaixar adequadamente ao recipiente escolhido*). Poderá ser substituído pela parte superior de uma garrafa pet cortada.
  • Fita adesiva.
  • Plástico filme transparente de alimentos.
  • 4 toalhas.
  • 2 copos graduados.
  • Papel alumínio.
  • Luminária e lâmpada incandescente (caso opte por realizar a atividade em sala)

Sugestões de vídeos para sistematização do tema para os alunos:

Vídeos: “Mudanças ambientais globais”. Disponível em: http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/01_mudancas_ambientais_globais/01_mudancas_ambientais_globais.shtml

“Conclusões: o que nos espera no futuro”.Disponível em: http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/12_conclusoes_o_futuro/12_conclusoes_o_futuro.shtml

Sugestões de aprofundamento para o professor:

  • Reportagem: “A física por trás das mudanças climáticas” Scientific American Brasil. Disponível em:

http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_fisica_por_tras_das_mudancas_climaticas.html

  • Texto: “10 consequências do aquecimento global” do site Ciência e Clima. Disponível em:

https://cienciaeclima.com.br/10-consequencias-aquecimento-global/

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação.

Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje será abordado um pouco mais sobre as consequências da intensificação do efeito estufa.

Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: projete e leia o slide para os alunos. Faça perguntas como:

  • O aquecimento global é um tema que está frequentemente na mídia, você já ouviu falar dele?
  • Isso é bom ou ruim para o planeta? Trata-se de um processo natural ou provocado pelo homem?
  • Qual a relação entre o aquecimento global e o efeito estufa?

É esperado que os alunos relacionem que o aumento do efeito estufa é uma das causas do aquecimento global. Ouça as opiniões e argumentos apresentados pelos alunos.

Fonte da reportagem: https://super.abril.com.br/ideias/efeito-estufa-e-aquecimento-global-o-fim-da-natureza/

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: leia a questão disparadora e peça que os alunos proponham hipóteses. Ouça os comentários realizados por eles a respeito da questão. Essas são as hipóteses iniciais dos alunos, não há necessidade de intervenções neste momento.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: organize os alunos em 6 grupos. Entregue para cada grupo um roteiro e os materiais necessários para a atividade. Faça uma breve descrição dos três experimentos a serem realizados.

Observe que temos 3 atividades diferentes. Sugere-se que cada atividade seja realizada por 2 grupos distintos. Dependendo do número de alunos, poderá ser formado um número maior ou menor de grupos (o ideal é que os grupos tenham entre 3 a 5 alunos). Se dispor de materiais suficientes, a seu critério, os grupos poderão realizar as 3 atividades.

Caso a atividade seja realizada em uma área externa, organize a turma para a saída. Caso não seja possível utilizar a luz solar, utilize outra fonte de calor, como uma luminária (neste caso, dê preferência a lâmpada incandescente, que será mais efetiva no aquecimento), uma lamparina ou, até mesmo, uma vela. Nestes casos, a atenção a segurança deve ser redobrada. Instrua os alunos a não tocarem na luminária, pois há o risco de queimadura e choque elétrico. O uso de fogo deve ocorrer longe de produtos inflamáveis e deve ser acompanhado de perto pelo professor, para que não ocorra acidentes.

Oriente os alunos que eles deverão inicialmente registrar suas hipóteses no roteiro. Enquanto esperam o tempo necessário para completar o restante da tabela, deverão realizar as atividades 1 e 2 do roteiro.

É esperado que os alunos preencham a tabela da atividade 1 com os seguintes dados:

  • Concentração de gás carbônico

Há 350 milhares de anos: 200 ppm

Há 200 milhares de anos: 270 ppm

No tempo presente: 400 ppm

  • Temperatura

Há 350 milhares de anos: -3 ºC

Há 200 milhares de anos: 0 ºC

No tempo presente: 1 ºC

  • Nível do mar

Há 350 milhares de anos: -90 m

Há 200 milhares de anos: -30 m

No tempo presente: 0 m

Na questão 2, os alunos poderão estabelecer as seguintes relações:

As três curvas se movem juntas ao longo dos anos.

À medida que o planeta aquece por milhares de anos, o nível do mar aumenta (devido ao derretimento do gelo).

O nível médio global do mar segue a temperatura global.

Pelo gráfico da temperatura é possível notar que tivemos épocas de frio e que estamos numa era quente atualmente.

Esta etapa deve durar em torno de 25 minutos.

Material a ser impressos disponível no material complementar.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: retorne com os alunos para a sala de aula e organize a turma de forma que todos consigam visualizar o quadro. Projete o slide a seguir ou registre as informações no quadro. Peça que cada grupo relate suas hipóteses, resultados e explicações.

É esperado que os alunos forneçam as seguintes explicações:

  • Experimento 1:

Hipótese: O derretimento do gelo presente no funil vai aumentar o nível da água do recipiente.

Resultado: O recipiente com o gelo no funil teve o volume de água alterado (ficou maior).

Explicação: O gelo presente no funil (representa o gelo das montanhas), ao derreter, altera o volume de água do recipiente, pois está fora do sistema.

  • Experimento 2:

Hipótese: O recipiente coberto com o plástico poderá apresentar uma temperatura diferente do que o recipiente sem a cobertura de plástico.

Resultado: O recipiente coberto com o plástico atingiu uma temperatura maior após certo período de tempo.

Explicação: O plástico que representa os gases do efeito estufa (como o CO2), retém o calor no interior do recipiente, aumentando gradativamente a temperatura.

  • Experimento 3

Hipótese: O recipiente parcialmente coberto de papel alumínio poderá apresentar uma temperatura diferente do recipiente sem a cobertura de papel alumínio.

Resultado: O recipiente parcialmente coberto com o papel alumínio registrou uma temperatura menor.

Explicação: O alumínio (que representa o gelo marinho) reflete a luz e dissipa o calor para o ambiente.

Indague a turma a respeito da relação entre os experimentos e o que foi analisado nos gráficos apresentados na atividade .

É esperado que os alunos relatem que as três curvas se movem juntas ao longo dos anos e que, pelo gráfico da temperatura, é possível notar que tivemos épocas de frio e que estamos em uma era quente atualmente. À medida que o planeta aquece por milhares de anos, o nível do mar aumenta. O nível médio global do mar segue a temperatura global.

Reserve aproximadamente 7 minutos para esta etapa da “Mão na massa”.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: discuta com a turma as relações que poderiam ser estabelecidas entre as curvas apresentadas na atividade 1 e cada um dos experimentos realizados.

O experimento 1 mostra que o degelo faz o nível do mar subir. Esse tem relação com a terceira curva apresentada no gráfico: nível do mar.

O experimento 2 apresenta uma analogia dos gases do efeito estufa (representado pelo plástico) e sua relação com o aumento da temperatura do planeta. Nesta aula, é esperado que o alunos já identifique o CO2 como um dos gases do efeito estufa. Verifique se a turma consegue perceber a relação entre a primeira curva (Concentração de CO2) e a segunda curva (Temperatura global). Enfatize que uma maior concentração de CO2 leva ao aumento da temperatura global.

O experimento 3 apresenta uma analogia do gelo marinho (representado pelo papel alumínio) que reflete parte da luz solar dissipando o calor. Explique para a turma que uma das consequência do aquecimento global é o derretimento de grandes extensões de gelo, com a redução dessas áreas que refletiriam a luz. Dessa forma, mais calor é absorvido pelo oceano, intensificando o aquecimento global.

Reserve aproximadamente 3 minutos para esta etapa da “Mão na massa”.

Após a discussão, retome a questão disparadora com os alunos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: projete o slide.

Solicite que os alunos levantem quais seriam as consequências do aquecimento global e registrem no caderno.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: projete o slide e leia com a turma o texto. Peça que comparem seus registros com o texto.

Como sistematização, a turma poderá registrar um texto coletivo no quadro. Os alunos poderão também ampliar o mapa conceitual coletivo com novos conceitos (iniciado no plano de aula CIE7_12TU04).

Texto adaptado do site: http://www.inpe.br/acessoainformacao/node/483

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências que envolve a discussão sobre as implicações do aumento do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes. Trata-se da oitava aula sobre a temática e será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU07. O objetivo do plano é que os alunos discutam a respeito dos impactos ambientais decorrentes da intensificação do efeito estufa. Para tanto, é necessário que os alunos consigam descrever o mecanismo natural do efeito estufa e identificar seus principais gases. Esses temas forão abordados nos planos de aula CIE7_12TU01, CIE7_12TU02, CIE7_12TU03 e CIE7_12TU04.

Durante a atividade, os alunos terão que coletar dados de temperatura com o auxílio de um termômetro. Certifique-se que a turma possui esse conhecimento previamente. Nesta atividade, será necessário que os alunos exponham os modelos à luz solar, portanto planeje-se para levá-los para uma área externa. Caso não seja possível, providencie luminárias com lâmpada incandescente (ou outra fonte de calor).

Materiais necessários para a aula:

  • Datashow ou cópias dos slides impressos.
  • Atividade “Mão na massa” impressa. disponível no material complementar.

Sugestões de materiais para atividade prática (considerando 6 grupos):

  • 8 recipientes iguais, transparentes e graduados*. Poderá ser usado, por exemplo, béqueres ou copos culinários com graduação. Outra opção é o reaproveitamento de garrafas pets cortadas ou copos descartáveis, neste caso faça as demarcações.
  • 4 recipientes iguais, planos e abertos (uma caixa de plástico ou potes plásticos, por exemplo).
  • 8 termômetros.
  • Água em temperatura ambiente.
  • 20 cubos de gelo.
  • 2 funis (deve se encaixar adequadamente ao recipiente escolhido*). Poderá ser substituído pela parte superior de uma garrafa pet cortada.
  • Fita adesiva.
  • Plástico filme transparente de alimentos.
  • 4 toalhas.
  • 2 copos graduados.
  • Papel alumínio.
  • Luminária e lâmpada incandescente (caso opte por realizar a atividade em sala)

Sugestões de vídeos para sistematização do tema para os alunos:

Vídeos: “Mudanças ambientais globais”. Disponível em: http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/01_mudancas_ambientais_globais/01_mudancas_ambientais_globais.shtml

“Conclusões: o que nos espera no futuro”.Disponível em: http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/12_conclusoes_o_futuro/12_conclusoes_o_futuro.shtml

Sugestões de aprofundamento para o professor:

  • Reportagem: “A física por trás das mudanças climáticas” Scientific American Brasil. Disponível em:

http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_fisica_por_tras_das_mudancas_climaticas.html

  • Texto: “10 consequências do aquecimento global” do site Ciência e Clima. Disponível em:

https://cienciaeclima.com.br/10-consequencias-aquecimento-global/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação.

Leia o tema da aula para turma e comente que na aula de hoje será abordado um pouco mais sobre as consequências da intensificação do efeito estufa.

Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: projete e leia o slide para os alunos. Faça perguntas como:

  • O aquecimento global é um tema que está frequentemente na mídia, você já ouviu falar dele?
  • Isso é bom ou ruim para o planeta? Trata-se de um processo natural ou provocado pelo homem?
  • Qual a relação entre o aquecimento global e o efeito estufa?

É esperado que os alunos relacionem que o aumento do efeito estufa é uma das causas do aquecimento global. Ouça as opiniões e argumentos apresentados pelos alunos.

Fonte da reportagem: https://super.abril.com.br/ideias/efeito-estufa-e-aquecimento-global-o-fim-da-natureza/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: leia a questão disparadora e peça que os alunos proponham hipóteses. Ouça os comentários realizados por eles a respeito da questão. Essas são as hipóteses iniciais dos alunos, não há necessidade de intervenções neste momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: organize os alunos em 6 grupos. Entregue para cada grupo um roteiro e os materiais necessários para a atividade. Faça uma breve descrição dos três experimentos a serem realizados.

Observe que temos 3 atividades diferentes. Sugere-se que cada atividade seja realizada por 2 grupos distintos. Dependendo do número de alunos, poderá ser formado um número maior ou menor de grupos (o ideal é que os grupos tenham entre 3 a 5 alunos). Se dispor de materiais suficientes, a seu critério, os grupos poderão realizar as 3 atividades.

Caso a atividade seja realizada em uma área externa, organize a turma para a saída. Caso não seja possível utilizar a luz solar, utilize outra fonte de calor, como uma luminária (neste caso, dê preferência a lâmpada incandescente, que será mais efetiva no aquecimento), uma lamparina ou, até mesmo, uma vela. Nestes casos, a atenção a segurança deve ser redobrada. Instrua os alunos a não tocarem na luminária, pois há o risco de queimadura e choque elétrico. O uso de fogo deve ocorrer longe de produtos inflamáveis e deve ser acompanhado de perto pelo professor, para que não ocorra acidentes.

Oriente os alunos que eles deverão inicialmente registrar suas hipóteses no roteiro. Enquanto esperam o tempo necessário para completar o restante da tabela, deverão realizar as atividades 1 e 2 do roteiro.

É esperado que os alunos preencham a tabela da atividade 1 com os seguintes dados:

  • Concentração de gás carbônico

Há 350 milhares de anos: 200 ppm

Há 200 milhares de anos: 270 ppm

No tempo presente: 400 ppm

  • Temperatura

Há 350 milhares de anos: -3 ºC

Há 200 milhares de anos: 0 ºC

No tempo presente: 1 ºC

  • Nível do mar

Há 350 milhares de anos: -90 m

Há 200 milhares de anos: -30 m

No tempo presente: 0 m

Na questão 2, os alunos poderão estabelecer as seguintes relações:

As três curvas se movem juntas ao longo dos anos.

À medida que o planeta aquece por milhares de anos, o nível do mar aumenta (devido ao derretimento do gelo).

O nível médio global do mar segue a temperatura global.

Pelo gráfico da temperatura é possível notar que tivemos épocas de frio e que estamos numa era quente atualmente.

Esta etapa deve durar em torno de 25 minutos.

Material a ser impressos disponível no material complementar.

Slide Plano Aula

Orientações: retorne com os alunos para a sala de aula e organize a turma de forma que todos consigam visualizar o quadro. Projete o slide a seguir ou registre as informações no quadro. Peça que cada grupo relate suas hipóteses, resultados e explicações.

É esperado que os alunos forneçam as seguintes explicações:

  • Experimento 1:

Hipótese: O derretimento do gelo presente no funil vai aumentar o nível da água do recipiente.

Resultado: O recipiente com o gelo no funil teve o volume de água alterado (ficou maior).

Explicação: O gelo presente no funil (representa o gelo das montanhas), ao derreter, altera o volume de água do recipiente, pois está fora do sistema.

  • Experimento 2:

Hipótese: O recipiente coberto com o plástico poderá apresentar uma temperatura diferente do que o recipiente sem a cobertura de plástico.

Resultado: O recipiente coberto com o plástico atingiu uma temperatura maior após certo período de tempo.

Explicação: O plástico que representa os gases do efeito estufa (como o CO2), retém o calor no interior do recipiente, aumentando gradativamente a temperatura.

  • Experimento 3

Hipótese: O recipiente parcialmente coberto de papel alumínio poderá apresentar uma temperatura diferente do recipiente sem a cobertura de papel alumínio.

Resultado: O recipiente parcialmente coberto com o papel alumínio registrou uma temperatura menor.

Explicação: O alumínio (que representa o gelo marinho) reflete a luz e dissipa o calor para o ambiente.

Indague a turma a respeito da relação entre os experimentos e o que foi analisado nos gráficos apresentados na atividade .

É esperado que os alunos relatem que as três curvas se movem juntas ao longo dos anos e que, pelo gráfico da temperatura, é possível notar que tivemos épocas de frio e que estamos em uma era quente atualmente. À medida que o planeta aquece por milhares de anos, o nível do mar aumenta. O nível médio global do mar segue a temperatura global.

Reserve aproximadamente 7 minutos para esta etapa da “Mão na massa”.

Slide Plano Aula

Orientações: discuta com a turma as relações que poderiam ser estabelecidas entre as curvas apresentadas na atividade 1 e cada um dos experimentos realizados.

O experimento 1 mostra que o degelo faz o nível do mar subir. Esse tem relação com a terceira curva apresentada no gráfico: nível do mar.

O experimento 2 apresenta uma analogia dos gases do efeito estufa (representado pelo plástico) e sua relação com o aumento da temperatura do planeta. Nesta aula, é esperado que o alunos já identifique o CO2 como um dos gases do efeito estufa. Verifique se a turma consegue perceber a relação entre a primeira curva (Concentração de CO2) e a segunda curva (Temperatura global). Enfatize que uma maior concentração de CO2 leva ao aumento da temperatura global.

O experimento 3 apresenta uma analogia do gelo marinho (representado pelo papel alumínio) que reflete parte da luz solar dissipando o calor. Explique para a turma que uma das consequência do aquecimento global é o derretimento de grandes extensões de gelo, com a redução dessas áreas que refletiriam a luz. Dessa forma, mais calor é absorvido pelo oceano, intensificando o aquecimento global.

Reserve aproximadamente 3 minutos para esta etapa da “Mão na massa”.

Após a discussão, retome a questão disparadora com os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: projete o slide.

Solicite que os alunos levantem quais seriam as consequências do aquecimento global e registrem no caderno.

Slide Plano Aula

Orientações: projete o slide e leia com a turma o texto. Peça que comparem seus registros com o texto.

Como sistematização, a turma poderá registrar um texto coletivo no quadro. Os alunos poderão também ampliar o mapa conceitual coletivo com novos conceitos (iniciado no plano de aula CIE7_12TU04).

Texto adaptado do site: http://www.inpe.br/acessoainformacao/node/483

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