12947
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - News

POR: Camila Silva Viana 26/10/2018
Código: ING7_09UND06

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).

(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre News

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é uma introdução e é sugerido que seja seguido pela aula ING7_09UN07 para aprofundamento do tópico trabalhado.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Diga aos alunos que hoje vocês conhecerão um pouco mais sobre notícias jornalísticas.

SUGESTÃO: Caso não haja a possibilidade de apresentar slides aos alunos (por falta de projetor, computador ou internet), imprima os slides a seguir e cole-os na lousa. É interessante também que, se possível, os slides e o modelo final sejam impressos e distribuídos aos alunos (se não for possível um por aluno, pode-se criar grupos de trabalho para que sejam necessárias apenas algumas cópias que serão divididas entre os alunos).

Context select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Que os alunos entrem em contato e ativem o conhecimento prévio sobre notícias de jornais e revistas.

Orientações:

  • Apresente a imagem acima e diga aos alunos que esta é a página inicial de um site - mas site de quê? Após especulações, diga que é a página inicial de um site de notícias britânico, chamado The Guardian. Em inglês, pode ser dito: “Here it is the first page of a website. What is this website about? Any ideas? It’s the first page of a news website called The Guardian.”

  • Leia com os alunos as headlines de cada notícia e pergunte a eles do que eles acham que deve tratar cada uma delas e se sabem alguma coisa sobre o que está sendo anunciado.

  • Diga aos alunos que vocês lerão parte de uma notícia jornalística tirada deste site.

Caso não haja projetores na sala, imprima algumas cópias e peça para os alunos irem acompanhando em grupos ou individualmente.

Input select-down

Tempo sugerido: 18 minutos

Propósito: Que os alunos entrem em contato com uma notícia em inglês e analisem a linguagem utilizada nela.

Expectativa: Que os alunos percebam a estrutura de uma notícia e a linguagem utilizada nela.

Orientações:

Caso não haja projetores na sala, o que permite uma leitura conjunta, imprima algumas cópias e peça para os alunos irem acompanhando em grupos ou individualmente. O texto para a impressão pode ser encontrado em https://www.theguardian.com/books/2018/jun/12/einsteins-travel-diaries-reveal-shocking-xenophobia

  • Pergunte aos alunos se eles geralmente leem notícias. Pergunte qual foi a última que leram e qual foi a que mais chamou a atenção deles e por quê. Pergunte por que lemos notícias e o que elas trazem no conteúdo (lemos para nos mantermos informados sobre atualidades e para obtermos informações sobre os mais diversos acontecimentos recentes). Esta parte pode ser conduzida em inglês desta forma: Do you usually read the news? What was the last piece you read? Which pieces of news called your attention the most? Why did it happen? Why do we usually read the news? What does it bring to us?

  • Diga aos alunos que, nesta aula, eles lerão uma notícia sobre Albert Einstein. Pergunte aos alunos se eles conhecem Albert Einstein e, após a devolutiva deles, leia o título e pergunte sobre o que pode ser o texto. O professor deve ler o texto para os alunos, servindo de modelo de leitura e pronúncia. É importante, após cada parágrafo, checar a compreensão dos alunos, perguntando sobre o que fala cada parágrafo em específico. Antes da leitura, diga aos alunos que eles precisam prestar muita atenção na leitura para encontrarem as respostas para as seguintes perguntas: We are going to read some news about Albert Einstein. Do you know him? Pay very close attention to the text and find the answers for these questions:

Where does it take place?

Who is the news talking about?

When did it happen?

Why is this relevant nowadays?

Summarize everything we read in two lines.

  • Diga aos alunos que eles acabaram de descrever a estrutura de uma notícia. Explique que, em notícias, a estrutura se divide em dois “blocos” de informação. No primeiro, chamado “lead”, encontram-se as principais informações da notícia, como: “quem”, “o quê”, “onde” e “quando”, como fora descrito por eles. O segundo bloco, ou seja, o “resto” da notícia, visa responder “como” e “por quê”. Diga aos alunos que o foco da aula de hoje é o “lead” da notícia, que é feito pelas respostas que eles trouxeram. Em inglês, esta parte pode ser conduzida assim: The answers you gave me compose a News report. The structure of a news report can be divided in two parts. The first one is called “lead” and it is composed by the information you brought me. It talks about who did the action, what happened, where and when it took place. The second part of the news brings answers for “why” and “how” the action happened. Today our focus is in the “lead”.

  • Enquanto ocorre a leitura (que deve ser feita em voz alta por você), peça aos alunos que chamem sua atenção toda vez que lerem um verbo, conector ou expressão de tempo. Anote estes termos em algum espaço no quadro para posterior análise. A ficha, para consulta apenas do professor, com cada um dos verbos, conectores e expressões de tempo em destaque encontra-se aqui.

  • Com a leitura finalizada, certifique-se de que os alunos entenderam toda a mensagem do texto, pergunte: What is this text about? Do you know the meaning of the word “xenophobia”? What about “misogyny”?

Material complementar para o professor: Mais sobre xenofobia pode ser encontrado em: https://www.significados.com.br/xenofobia/

Mais sobre misoginia pode ser encontrado em:https://www.significados.com.br/misoginia/)

  • Instigue uma interpretação mais complexa dos alunos, perguntando que parte do texto demonstra um comportamento xenofóbico de Einstein: What part of the text shows a xenophobic attitude of Einstein? E uma atitude misógina: What part of the texts shows a misogynic attitude from him? Pergunte se eles já vivenciaram ou se possuem algum outro exemplo destas atitudes e, se sim, o que poderia ser feito de diferente (Have you ever experienced something similar? What could be done to change it?)
  • Mostre aos alunos as palavras anotadas na lousa (verbos no passado, conectores e expressões de tempo) e peça para que eles digam a função que cada uma exerce no texto. Peça para que, quando estiverem prontos, compartilhem com a turma suas hipóteses, levantando a mão antes de falar. Em inglês, esta parte pode ser conduzida desta forma: Look at these words. Go back to the text and identify them. What do we use them for? What is their function in the text? When you are ready, raise your hands to share your hypothesis with the class.

  • Após eles levantarem as mãos e compartilharem suas hipóteses, apresente a eles de forma breve o uso de cada uma das categorias: verbos no passado são usados para descrever eventos e ações ocorridas no passado, conectores são utilizados para conectar frases e parágrafos, dando coerência e fluidez ao texto e expressões de tempo dão detalhes sobre quando os eventos ocorreram.

Mais informações sobre verbos no passado podem ser encontradas aqui: https://sites.google.com/site/maycaingles2011/verb-tenses/past-simple.

Mais informações sobre conectores podem ser encontradas aqui: https://sites.google.com/site/maycaingles2011/writing/linkers-and-connectors

Mais informações sobre a estrutura de uma notícia pode ser encontrado em: http://produtexto.blogspot.com/2010/05/noticia-e-reportagem.html

Mais sobre Albert Einstein pode ser encontrado em: https://www.biography.com/people/albert-einstein-9285408

Input select-down

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Que os alunos entrem em contato com uma notícia em inglês e analisem a linguagem utilizada nela.

Expectativa: Que os alunos percebam a estrutura de uma notícia e a linguagem utilizada nela.

Orientações: Continuação do slide anterior.

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Que os alunos respondam perguntas que os ajudarão a reescrever o lead da notícia.

Expectativa: Que os alunos respondam as perguntas sobre a notícia.

Orientações:

  • Se possível, projete este slide aos alunos para um trabalho coletivo. Caso não haja esta possibilidade, imprima e entregue aos alunos (individualmente, em duplas ou grupos). A ficha para impressão pode ser encontrada aqui.

b) Peça aos alunos que voltem ao texto e identifiquem a resposta de cada uma destas perguntas nele e as escrevam em um pedaço de papel. Após a identificação, diga que irão completar esta ficha dando o máximo de informações possível e completando-as com suas próprias palavras. É importante ressaltar que o uso dos conectores, verbos no passado e preposições de tempo se darão naturalmente, pela necessidade de uso. Esta instrução pode ser dada em inglês desta forma: Go back to the text we read and find the answer for each one of these questions and write them down. When you finish, complete this worksheet, giving as much information as you can. The answers need to be very complete and you must write using your own words.

- Tempo sugerido para esta atividade: 15 minutos

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação do output

Propósito: Que os alunos reescrevam o lead da notícia a partir de suas anotações.

Expectativa: Que os alunos usem suas anotações para reescrever o lead da notícia.

Orientações:

  • Se possível, projete este slide aos alunos para um trabalho coletivo. Caso não haja esta possibilidade, imprima e entregue aos alunos (individualmente, em duplas ou grupos). A ficha para impressão pode ser encontrada aqui. É possível, também, que o exercício seja feito no caderno, sem a necessidade de impressão desta ficha.

b) Peça aos alunos que, a partir do resumo que fizeram anteriormente, eles transformem todas as caixas individuais do modelo anterior em uma estrutura de informação só, conectando todos eles. É necessário, portanto, que todas aquelas caixas com informações específicas e individuais, apareçam conectadas na forma de um ou dois parágrafos. Esta instrução pode ser dada em inglês desta forma: Now, get this summary you have just made and connect all the pieces of information you have there into one and transform it into one or two paragraphs.

c) Ao final, peça para que os alunos leiam seus parágrafos em voz alta para os outros amigos e comparem suas produções. A instrução pode ser dada da seguinte forma: When you finish your paragraphs, you are going to read them to your friends and compare your production. Was it similar or different? How did they differ?

Mais informações sobre a estrutura de uma notícia pode ser encontrado em: http://produtexto.blogspot.com/2010/05/noticia-e-reportagem.html

- Tempo sugerido para esta atividade: 10 minutos

Feedback select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o que trabalharam nesta aula.

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula: What have you learned today? Em seguida, leia o slide e pergunte: Do you have any questions?

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é uma introdução e é sugerido que seja seguido pela aula ING7_09UN07 para aprofundamento do tópico trabalhado.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Diga aos alunos que hoje vocês conhecerão um pouco mais sobre notícias jornalísticas.

SUGESTÃO: Caso não haja a possibilidade de apresentar slides aos alunos (por falta de projetor, computador ou internet), imprima os slides a seguir e cole-os na lousa. É interessante também que, se possível, os slides e o modelo final sejam impressos e distribuídos aos alunos (se não for possível um por aluno, pode-se criar grupos de trabalho para que sejam necessárias apenas algumas cópias que serão divididas entre os alunos).

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Que os alunos entrem em contato e ativem o conhecimento prévio sobre notícias de jornais e revistas.

Orientações:

  • Apresente a imagem acima e diga aos alunos que esta é a página inicial de um site - mas site de quê? Após especulações, diga que é a página inicial de um site de notícias britânico, chamado The Guardian. Em inglês, pode ser dito: “Here it is the first page of a website. What is this website about? Any ideas? It’s the first page of a news website called The Guardian.”

  • Leia com os alunos as headlines de cada notícia e pergunte a eles do que eles acham que deve tratar cada uma delas e se sabem alguma coisa sobre o que está sendo anunciado.

  • Diga aos alunos que vocês lerão parte de uma notícia jornalística tirada deste site.

Caso não haja projetores na sala, imprima algumas cópias e peça para os alunos irem acompanhando em grupos ou individualmente.

Tempo sugerido: 18 minutos

Propósito: Que os alunos entrem em contato com uma notícia em inglês e analisem a linguagem utilizada nela.

Expectativa: Que os alunos percebam a estrutura de uma notícia e a linguagem utilizada nela.

Orientações:

Caso não haja projetores na sala, o que permite uma leitura conjunta, imprima algumas cópias e peça para os alunos irem acompanhando em grupos ou individualmente. O texto para a impressão pode ser encontrado em https://www.theguardian.com/books/2018/jun/12/einsteins-travel-diaries-reveal-shocking-xenophobia

  • Pergunte aos alunos se eles geralmente leem notícias. Pergunte qual foi a última que leram e qual foi a que mais chamou a atenção deles e por quê. Pergunte por que lemos notícias e o que elas trazem no conteúdo (lemos para nos mantermos informados sobre atualidades e para obtermos informações sobre os mais diversos acontecimentos recentes). Esta parte pode ser conduzida em inglês desta forma: Do you usually read the news? What was the last piece you read? Which pieces of news called your attention the most? Why did it happen? Why do we usually read the news? What does it bring to us?

  • Diga aos alunos que, nesta aula, eles lerão uma notícia sobre Albert Einstein. Pergunte aos alunos se eles conhecem Albert Einstein e, após a devolutiva deles, leia o título e pergunte sobre o que pode ser o texto. O professor deve ler o texto para os alunos, servindo de modelo de leitura e pronúncia. É importante, após cada parágrafo, checar a compreensão dos alunos, perguntando sobre o que fala cada parágrafo em específico. Antes da leitura, diga aos alunos que eles precisam prestar muita atenção na leitura para encontrarem as respostas para as seguintes perguntas: We are going to read some news about Albert Einstein. Do you know him? Pay very close attention to the text and find the answers for these questions:

Where does it take place?

Who is the news talking about?

When did it happen?

Why is this relevant nowadays?

Summarize everything we read in two lines.

  • Diga aos alunos que eles acabaram de descrever a estrutura de uma notícia. Explique que, em notícias, a estrutura se divide em dois “blocos” de informação. No primeiro, chamado “lead”, encontram-se as principais informações da notícia, como: “quem”, “o quê”, “onde” e “quando”, como fora descrito por eles. O segundo bloco, ou seja, o “resto” da notícia, visa responder “como” e “por quê”. Diga aos alunos que o foco da aula de hoje é o “lead” da notícia, que é feito pelas respostas que eles trouxeram. Em inglês, esta parte pode ser conduzida assim: The answers you gave me compose a News report. The structure of a news report can be divided in two parts. The first one is called “lead” and it is composed by the information you brought me. It talks about who did the action, what happened, where and when it took place. The second part of the news brings answers for “why” and “how” the action happened. Today our focus is in the “lead”.

  • Enquanto ocorre a leitura (que deve ser feita em voz alta por você), peça aos alunos que chamem sua atenção toda vez que lerem um verbo, conector ou expressão de tempo. Anote estes termos em algum espaço no quadro para posterior análise. A ficha, para consulta apenas do professor, com cada um dos verbos, conectores e expressões de tempo em destaque encontra-se aqui.

  • Com a leitura finalizada, certifique-se de que os alunos entenderam toda a mensagem do texto, pergunte: What is this text about? Do you know the meaning of the word “xenophobia”? What about “misogyny”?

Material complementar para o professor: Mais sobre xenofobia pode ser encontrado em: https://www.significados.com.br/xenofobia/

Mais sobre misoginia pode ser encontrado em:https://www.significados.com.br/misoginia/)

  • Instigue uma interpretação mais complexa dos alunos, perguntando que parte do texto demonstra um comportamento xenofóbico de Einstein: What part of the text shows a xenophobic attitude of Einstein? E uma atitude misógina: What part of the texts shows a misogynic attitude from him? Pergunte se eles já vivenciaram ou se possuem algum outro exemplo destas atitudes e, se sim, o que poderia ser feito de diferente (Have you ever experienced something similar? What could be done to change it?)
  • Mostre aos alunos as palavras anotadas na lousa (verbos no passado, conectores e expressões de tempo) e peça para que eles digam a função que cada uma exerce no texto. Peça para que, quando estiverem prontos, compartilhem com a turma suas hipóteses, levantando a mão antes de falar. Em inglês, esta parte pode ser conduzida desta forma: Look at these words. Go back to the text and identify them. What do we use them for? What is their function in the text? When you are ready, raise your hands to share your hypothesis with the class.

  • Após eles levantarem as mãos e compartilharem suas hipóteses, apresente a eles de forma breve o uso de cada uma das categorias: verbos no passado são usados para descrever eventos e ações ocorridas no passado, conectores são utilizados para conectar frases e parágrafos, dando coerência e fluidez ao texto e expressões de tempo dão detalhes sobre quando os eventos ocorreram.

Mais informações sobre verbos no passado podem ser encontradas aqui: https://sites.google.com/site/maycaingles2011/verb-tenses/past-simple.

Mais informações sobre conectores podem ser encontradas aqui: https://sites.google.com/site/maycaingles2011/writing/linkers-and-connectors

Mais informações sobre a estrutura de uma notícia pode ser encontrado em: http://produtexto.blogspot.com/2010/05/noticia-e-reportagem.html

Mais sobre Albert Einstein pode ser encontrado em: https://www.biography.com/people/albert-einstein-9285408

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Que os alunos entrem em contato com uma notícia em inglês e analisem a linguagem utilizada nela.

Expectativa: Que os alunos percebam a estrutura de uma notícia e a linguagem utilizada nela.

Orientações: Continuação do slide anterior.

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Que os alunos respondam perguntas que os ajudarão a reescrever o lead da notícia.

Expectativa: Que os alunos respondam as perguntas sobre a notícia.

Orientações:

  • Se possível, projete este slide aos alunos para um trabalho coletivo. Caso não haja esta possibilidade, imprima e entregue aos alunos (individualmente, em duplas ou grupos). A ficha para impressão pode ser encontrada aqui.

b) Peça aos alunos que voltem ao texto e identifiquem a resposta de cada uma destas perguntas nele e as escrevam em um pedaço de papel. Após a identificação, diga que irão completar esta ficha dando o máximo de informações possível e completando-as com suas próprias palavras. É importante ressaltar que o uso dos conectores, verbos no passado e preposições de tempo se darão naturalmente, pela necessidade de uso. Esta instrução pode ser dada em inglês desta forma: Go back to the text we read and find the answer for each one of these questions and write them down. When you finish, complete this worksheet, giving as much information as you can. The answers need to be very complete and you must write using your own words.

- Tempo sugerido para esta atividade: 15 minutos

Tempo sugerido: Continuação do output

Propósito: Que os alunos reescrevam o lead da notícia a partir de suas anotações.

Expectativa: Que os alunos usem suas anotações para reescrever o lead da notícia.

Orientações:

  • Se possível, projete este slide aos alunos para um trabalho coletivo. Caso não haja esta possibilidade, imprima e entregue aos alunos (individualmente, em duplas ou grupos). A ficha para impressão pode ser encontrada aqui. É possível, também, que o exercício seja feito no caderno, sem a necessidade de impressão desta ficha.

b) Peça aos alunos que, a partir do resumo que fizeram anteriormente, eles transformem todas as caixas individuais do modelo anterior em uma estrutura de informação só, conectando todos eles. É necessário, portanto, que todas aquelas caixas com informações específicas e individuais, apareçam conectadas na forma de um ou dois parágrafos. Esta instrução pode ser dada em inglês desta forma: Now, get this summary you have just made and connect all the pieces of information you have there into one and transform it into one or two paragraphs.

c) Ao final, peça para que os alunos leiam seus parágrafos em voz alta para os outros amigos e comparem suas produções. A instrução pode ser dada da seguinte forma: When you finish your paragraphs, you are going to read them to your friends and compare your production. Was it similar or different? How did they differ?

Mais informações sobre a estrutura de uma notícia pode ser encontrado em: http://produtexto.blogspot.com/2010/05/noticia-e-reportagem.html

- Tempo sugerido para esta atividade: 10 minutos

Tempo sugerido: 2 minutos

Propósito: Fazer com que os alunos reflitam sobre o que trabalharam nesta aula.

Orientações: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam nesta aula: What have you learned today? Em seguida, leia o slide e pergunte: Do you have any questions?

Contents

  1. INPUT: News
  2. Verbs in the past
  3. Connectors
  4. Time preposition
  5. OUTPUT: Rewrite the lead of a piece of  news

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/ timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).

(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Camila Viana

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes