12944
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Entrevista

POR: Mariana Guedes Bartolo 26/10/2018
Código: ING7_01UND05

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI02) Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Entrevista

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse plano é o segundo de uma sequência de 4 planos que trabalha a competência oral, com foco na interação em sala de aula, através de entrevistas. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Para começar a tratar do tema interview, mostre o printscreen do site do programa The Tonight Show With Jimmy Fallon aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:

  • What type of TV program is this? (espera-se que, ao verem o apresentador de terno atrás de uma mesa e a convidada sentada no sofá, os alunos respondam que se trata de um talk show / It’s a talk show).
  • Do we have this kind of TV show here in Brazil? If so, give me examples (espera-se que a turma responda que sim e lembre de programas como Conversa com Bial, Programa do Porchat e The Noite).
  • What is the main objective of a talk show? (espera-se que os alunos respondam que o principal objetivo de um Talk Show é entrevistar pessoas para saber detalhes de suas vidas pessoal e profissional / The main objective is to interview people, getting more details about their personal and professional life).
  • In your opinion, is it difficult to interview someone? Why? (resposta pessoal).
  • Are you capable of interviewing someone and asking interesting questions? (resposta pessoal).

Fonte do printscreen: https://www.nbc.com/the-tonight-show

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para os alunos o objetivo desta aula. Explique que eles irão entrevistar um de seus colegas para saber mais detalhes sobre ele (a) (today you are going to interview one of your classmates in order to get to know him/her better).

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Prepará-los para a entrevista proposta no Output.

Expectativa: Que os alunos falem sobre a pergunta do apresentador e a resposta de Kunal, ator da série americana The Big Bang Theory.

Observação: O vídeo mostrado neste slide pode ser encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=CUpZpaLlniE (transcrição do vídeo aqui).

Orientações: Primeiro, mostre este slide e pergunte:

  • Look at the video’s printscreen and answer: is it safe to say that this is a Talk Show? Why? (espera-se que a turma diga que sim e justifique a resposta com elementos característicos desse tipo de programa: caneca (mug), sofá (sofa), apresentador (host), terno (suit), convidados (guests) etc.
  • What are they probably talking about? (espera-se que, ao observarem o título do slide, os alunos respondam algo como one of Kunal’s dislikes).

Depois, incentive-os a fazer mais previsões (respostas pessoais) e a anotarem as perguntas feitas pelo entrevistador:

  • The host has a book in his hands. Which guest is the author of it? Brit Marling or Kunal Nayyar?
  • Can you guess what Kunal hates?
  • While watching the video, take notes about the questions made by the host.

Apresente o vídeo. Logo após, comente sobre as previsões feitas e acrescente mais perguntas:

  • Who is the author of the book? (resposta: Kunal Nayyar).
  • What were the questions made by the host? Did you take notes about them? (resposta: What exactly is the book? e What is it about feet that you don’t like?/ A partir da resposta dos alunos, escreva as perguntas do apresentador no quadro e trabalhe a estrutura de wh- questions.)
  • What does Kunal Nayyar hate? (resposta: Ele odeia pés. / He hates feet).
  • According to the actor, what’s the origin of this hate? (Resposta: Ele começou a odiar pés ainda criança, durante o sétimo ou oitavo ano, quando seu tutor de matemática tirava os sapatos na sala de aula. / He started hating feet in his childhood. During the seventh or eighth grade, his math tutor used to take his shoes off in the classroom and he got disgusted by it).
  • Do you agree with Kunal? Do you also think feet are disgusting? (resposta pessoal).
  • What are you disgusted by? (resposta pessoal).

  • Alternativa: Caso não possa apresentar o vídeo durante a aula por falta de computador e/ou projetor, a atividade pode ser feita com a transcrição do vídeo. Siga os mesmos passos descritos anteriormente: antes de apresentar o trecho da entrevista, mostre o printscreen acima (impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e peça que os alunos façam previsões. Depois, apresente a transcrição na íntegra e, então, comente sobre as previsões.

Tempo sugerido: 29 minutos.

Propósito: Orientar os alunos para a elaboração de perguntas do Live Talk Shows.

Expectativa: Que os alunos se preparem para a atividade proposta no próximo slide.

Orientações: A apresentação deste slide deve durar cerca de 4 minutos. Primeiro, pergunte aos alunos se eles conhecem essas três formas de elaborar perguntas em inglês (Have you ever heard about these three ways of asking questions in English?). Depois de ouvi-los, explique cada box e dê orientações de como construir perguntas. Diga que essa preparação é importante porque, em seguida, eles irão interpretar os papéis de entrevistador e entrevistado em uma série de Live Talk Shows.

  • Alternativa: Caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva os boxes no quadro.

Tempo sugerido: Continuação do output.

Propósito: Que os alunos utilizem a língua em uma situação real.

Expectativa: Que os alunos se engajem na interpretação dos papéis (host e guest) e que consigam se expressar na língua alvo.

Orientações: A seção de entrevistas proposta neste slide deve durar cerca de 10 minutos. Diga aos alunos que, neste momento da aula, eles irão interpretar os papéis de entrevistador e entrevistado (Now each of you is going to play two roles at a time: host and guest). Em seguida, apresente as instruções para a atividade (I will give you the instructions. Pay attention!) contidas no slide acima.

Após dar as instruções, diga que eles podem começar a seção de entrevistas (as entrevistas ocorrerão simultaneamente para que haja interação entre os alunos sem que eles fiquem envergonhados. No próximo slide, cada um fará uma apresentação individual para contar o que perguntaram e quais foram as respostas do entrevistado).

É importante que você assuma o papel de mediador(a), ou seja, não interfira diretamente enquanto eles estiverem entrevistando ou sendo entrevistados. Isso inclui não realizar correções on the spot (logo depois do aluno se equivocar em algum aspecto linguístico). Deixe para fazer comentários técnicos posteriormente. Apenas observe se eles estão interagindo em inglês.

Ao final da seção de entrevistas, pergunte (respostas pessoais):

  • Was it difficult to interview someone?
  • Did your guest reveal a personal detail of his/her life or a funny story?
  • Are you ready to retell those details and funny stories to the class?

  • Alternativa: Caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva as instruções para a seção de entrevistas no quadro.

Tempo sugerido: Continuação do output.

Propósito: Que os alunos utilizem a língua em uma situação real, contando para a turma o que descobriram durante a entrevista.

Expectativa: Que os alunos consigam compartilhar na língua alvo os detalhes pessoais e as histórias engraçadas reveladas pelos entrevistados.

Orientações: A atividade proposta neste slide deve durar cerca de 15 minutos. Neste momento da aula, cada um irá compartilhar os detalhes pessoais e as histórias engraçadas que conseguiram arrancar de seus guests. Antes dos alunos iniciarem a atividade, faça uma apresentação fictícia para que eles tenham um modelo em mente e se sintam mais seguros. Diga:

Now pay attention to the way i’m going to present my fictional interview:

“Hi, group. My guest was John. I asked him the following questions: ‘What was the most embarrassing moment of your life?’ and ‘What’s your favorite time of the year?’. I discovered that he loves Christmas time and that he once fell down in front of everybody during a Physical Education class. Thank you!”

Durante sua apresentação, aponte para cada pergunta presente no slide. Quando terminar, diga que a lista de perguntas continuará exposta para consulta enquanto eles estiverem apresentando.

  • Alternativa: Caso não tenha acesso a um computador e/ou a um projetor, escreva a lista de perguntas no quadro.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e com a sensação de dever cumprido. Eles precisam notar que, ao conseguirem participar das tarefas propostas, foram bem-sucedidos.

Orientações: Neste último momento da aula, retome o que a turma aprendeu. Projete (ou escreva no quadro) os principais aprendizados da aula para sistematizar o processo realizado até aqui. Se puder, comente sobre cada tópico. Entretanto, se o tempo estiver curto, apenas apresente este slide. Eles, certamente, irão notar o quanto aprenderam!

Contents

  1. INPUT: Video taken from a talk show.
  2. OUTPUT: Interview activity.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI02) Entrevistar os colegas para conhecer suas histórias de vida.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professora-autora: Mariana Bartolo

Mentora: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 05

Entrevista

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULA 06

AULA 07

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes