Plano de aula: Tipos de alimentos

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills III: cohesion and coherence to genre

Sobre esta aula: Esse plano é o terceiro de uma sequência de 3 planos que trabalha a compreensão oral, com foco na mobilização de conhecimentos prévios, através de diversas atividades. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará deste material impresso para cada aluno e de lápis ou giz de cera coloridos.

Context

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Para começar a tratar do tema alimentação, mostre o slide aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:

• Look at the screenshot and answer: What’s this online article probably about? How did you come to that conclusion? (Espera-se que, ao se depararem com a palavra food no título e com a imagem de um prato de comida, os alunos respondam que o artigo é sobre comida/alimentação. OBS: Caso a turma tenha dificuldades ou até mesmo não saiba responder, destaque a presença do prato e relembre o significado da palavra food. / This online article is probably about food because there is an image of a plate. Besides that, the word ‘food’ is part of the title.)
  • What’s the objective of the United States government by introducing the MyPlate model to its population? (O objetivo é ajudar as pessoas a ficarem saudáveis. / The objective is to help people to become healthy.)
  • MyPlate is replacing a famous model. Which one is it? Have you ever heard of it? (A pirâmide alimentar. Resposta pessoal. / The Food Pyramid. Personal answer.)
  • How many food groups are shown on the MyPlate model? What are they? (São mostrados cinco grupos de alimentos no modelo MyPlate: frutas, vegetais, grãos, proteína e laticínios. / Five groups are shown on the MyPlate model: fruits, vegetables, grains, protein and dairy.)
  • Do you remember any of the food vocabulary you have learned? Raise your hand to share the words you know. (Neste momento, os alunos ativam o conhecimento prévio que possuem sobre comida/alimentação. Escute a contribuição de todos, anotando no quadro as palavras mencionadas. OBS: Caso a turma não lembre de nenhuma palavra, relembre parte do vocabulário sobre alimentos.)
  • Are you able to classify these foodstuffs you have mentioned according to the MyPlate food groups? (Resposta Pessoal.)

Fonte: http://www.center4research.org/myplate-new-alternative-food-pyramid/