12880
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Blogs

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Blogs

Plano 02 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patricia Vergara Emmerich Vasques

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula não fará parte de uma sequência. Ela pode ser aplicada de forma única.

Preparação para a aula: Peça aos alunos que pesquisem alguns blogs e anotem as características mais interessantes que eles acharem: tipo de linguagem, sobre o que falam, a quem se dirigem etc.

Context. Links: http://furreekatt.blogspot.com.br/

http://imcapturingsunshine.blogspot.com.br/

http://alwaysabbynoel.blogspot.com.br/

Input. Link: https://gemreportunesco.wordpress.com/

Output - handout. Link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2YjJxsSSt7tYNr4UZY9C8fwXr49uUNWhqdmNC99PrzfMw7hjSQGu3HbX6G85/atividade-para-impressao-output-un05-02.pdf

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (para todos os slides de contextualização - slides 2, 3 e 4)

Orientações: comece mostrando as imagens a seguir e pergunte:

  • What kind of media is this? (Resposta: blog)
  • What kind of blogs are these ones? OR What do they talk about? (Resp.: famous people, feelings, relationship etc)
  • How do you know that? (Resposta: Because of the pictures, the kind of texts, etc)
  • Have you ever read a text in a blog?
  • What kind of blog do you like to access?
  • Would you like to have a blog?

As imagens dos slides 2, 3 e 4 foram retiradas dos seguintes sites:

http://furreekatt.blogspot.com.br/

http://imcapturingsunshine.blogspot.com.br/

http://alwaysabbynoel.blogspot.com.br/

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Context (slides 2, 3 e 4)

Orientações: siga as mesmas orientações contidas no slide 2.

As imagens dos slides 2, 3 e 4 foram retiradas dos seguintes sites:

http://furreekatt.blogspot.com.br/

http://imcapturingsunshine.blogspot.com.br/

http://alwaysabbynoel.blogspot.com.br/

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Context (slides 2, 3 e 4)

Orientações: siga as mesmas orientações contidas no slide 2.

As imagens dos slides 2, 3 e 4 foram retiradas dos seguintes sites:

http://furreekatt.blogspot.com.br/

http://imcapturingsunshine.blogspot.com.br/

http://alwaysabbynoel.blogspot.com.br/

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada em ler e entender como funciona um blog.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutes (slides 6, 7, 8)

Propósito: mostrar aos alunos um exemplo de blog e fazer com que leiam as informações importantes relativas a esse gênero.

Expectativa: levar os alunos a lerem uma página de um blog e perceberem o tipo de notícia veiculada, a quem se destina, como é a linguagem etc.

Orientações:

Peça para os alunos observarem a página do blog (se tiver acesso a ele). Explorar questões sobre o registro, tipo de leitor do blog, assuntos tratados, de onde é o blog, etc. (Disponível em: https://gemreportunesco.wordpress.com/ acesso em 16/07/2018 ).

Como o blog é um suporte dinâmico, pode ser que não ache as páginas apresentadas nos slides. Caso isso aconteça, explore outras páginas deste blog. A exploração será sempre sobre a leitura que eles fazem desse suporte, como lê-lo, como “navegar” por ele e obter as informações que eles precisam. Também há a possibilidade de imprimir os textos da página a ser trabalhada para facilitar a leitura pelos alunos.

Assim, para obter esse conhecimento, faça perguntas do tipo:

  • What kind of subjects can be found in this blog? (Possíveis respostas: About education, children, teachers, learning etc)
  • What characteristics of a blog can you see in the image? (Respostas: palavras/expressões como “blog”, “posted”, “Sign me up”, “search” , “Blog homepage”, etc)
  • What kind of text is this? A report, a poem, news….what makes you understand that? (Resposta: it's news with an interview, there is information, and questions and answers).
  • What is the text about? (Resposta: It's about education in other countries)
  • Why would somebody subscribe this blog? (Respostas possíveis: Because you are interested in this kind of information / Because you want to receive more information about these topics etc)
  • Do you think the register here is more formal or informal? Why? (Respostas possíveis: More formal because it’s a site for teachers / it’s a site that needs to be understood by everybody etc)
  • This picture is the Blog homepage. What kind of information can we see ? (Respostas:General information about the blog / specific articles published on that day)
  • If you want to know more about the site to be sure it is a good source for your research on education, what tab would you click? Respostas: “About”) So, let’s check what you said?

Slide 7: mostre o slide e confirme as hipóteses levantadas pelos alunos. Faça uma leitura com eles, focando em perceber a utilidade dessas informações. Faça perguntas como:

g) Who is hosting the site? (Respostas: GEM Report, published by UNESCO)

h) Are they trustful? Why? (Respostas: Yes, because they are a reference for reviewing and advancing the global follow-up and review of education)

i) What could be found in the tab “Links”? (Resposta: Useful links related to UNESCO)

Slide 8: let’s check it?

Mostre o slide para confirmar ou não a hipótese dos alunos.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Input (slides 6 , 7, 8)

Orientações:

Siga as orientações contidas no slide 6.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Input (slides 6, 7, 8)

Orientações:

Siga as orientações contidas no slide 6.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9,10)

Propósito: levar os alunos a refletirem sobre as características de um blog.

Expectativa: os alunos levantarão características do suporte blog.

Orientações:

Explique aos alunos que, em duplas, eles deverão rapidamente levantar características de um blog e tentar explicar o que pode ou não estar nesse suporte, definindo-o para alguém que não saiba o que ele é. ( Based on our discussion, let’s try to define what a blog is. Imagine you have to explain to a person who doesn't know anything about it, how would you explain what a blog is, the parts of it, etc)

Dê 5 minutos para que os pares possam discutir e rascunhar algo. O foco não é a escrita, mas a discussão sobre essas características. Depois desse tempo, abra a discussão e anote na lousa os principais resultados, tentando escrever uma definição em conjunto com os alunos.

Para terminar, mostre o slide 10 para a turma, comparando-o com o que eles produziram. Pergunte: are there blogs only about education? What other kinds of blogs can you find? (Resposta: about anything: poems, stories, music, food recipes, sports habits, travel logs, touristic information, scientific subjects..etc)

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Output slides 9,10)

Orientações: siga as orientações contidas no slide 9.

Link para acesso: https://www.merriam-webster.com/dictionary/blog

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: levar os alunos a sistematizar o que viram na aula de uma forma resumida.

Orientações: leia o slide com os alunos e, se necessário, dê exemplos do que foi feito.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula não fará parte de uma sequência. Ela pode ser aplicada de forma única.

Preparação para a aula: Peça aos alunos que pesquisem alguns blogs e anotem as características mais interessantes que eles acharem: tipo de linguagem, sobre o que falam, a quem se dirigem etc.

Context. Links: http://furreekatt.blogspot.com.br/

http://imcapturingsunshine.blogspot.com.br/

http://alwaysabbynoel.blogspot.com.br/

Input. Link: https://gemreportunesco.wordpress.com/

Output - handout. Link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2YjJxsSSt7tYNr4UZY9C8fwXr49uUNWhqdmNC99PrzfMw7hjSQGu3HbX6G85/atividade-para-impressao-output-un05-02.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (para todos os slides de contextualização - slides 2, 3 e 4)

Orientações: comece mostrando as imagens a seguir e pergunte:

  • What kind of media is this? (Resposta: blog)
  • What kind of blogs are these ones? OR What do they talk about? (Resp.: famous people, feelings, relationship etc)
  • How do you know that? (Resposta: Because of the pictures, the kind of texts, etc)
  • Have you ever read a text in a blog?
  • What kind of blog do you like to access?
  • Would you like to have a blog?

As imagens dos slides 2, 3 e 4 foram retiradas dos seguintes sites:

http://furreekatt.blogspot.com.br/

http://imcapturingsunshine.blogspot.com.br/

http://alwaysabbynoel.blogspot.com.br/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Context (slides 2, 3 e 4)

Orientações: siga as mesmas orientações contidas no slide 2.

As imagens dos slides 2, 3 e 4 foram retiradas dos seguintes sites:

http://furreekatt.blogspot.com.br/

http://imcapturingsunshine.blogspot.com.br/

http://alwaysabbynoel.blogspot.com.br/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Context (slides 2, 3 e 4)

Orientações: siga as mesmas orientações contidas no slide 2.

As imagens dos slides 2, 3 e 4 foram retiradas dos seguintes sites:

http://furreekatt.blogspot.com.br/

http://imcapturingsunshine.blogspot.com.br/

http://alwaysabbynoel.blogspot.com.br/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada em ler e entender como funciona um blog.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutes (slides 6, 7, 8)

Propósito: mostrar aos alunos um exemplo de blog e fazer com que leiam as informações importantes relativas a esse gênero.

Expectativa: levar os alunos a lerem uma página de um blog e perceberem o tipo de notícia veiculada, a quem se destina, como é a linguagem etc.

Orientações:

Peça para os alunos observarem a página do blog (se tiver acesso a ele). Explorar questões sobre o registro, tipo de leitor do blog, assuntos tratados, de onde é o blog, etc. (Disponível em: https://gemreportunesco.wordpress.com/ acesso em 16/07/2018 ).

Como o blog é um suporte dinâmico, pode ser que não ache as páginas apresentadas nos slides. Caso isso aconteça, explore outras páginas deste blog. A exploração será sempre sobre a leitura que eles fazem desse suporte, como lê-lo, como “navegar” por ele e obter as informações que eles precisam. Também há a possibilidade de imprimir os textos da página a ser trabalhada para facilitar a leitura pelos alunos.

Assim, para obter esse conhecimento, faça perguntas do tipo:

  • What kind of subjects can be found in this blog? (Possíveis respostas: About education, children, teachers, learning etc)
  • What characteristics of a blog can you see in the image? (Respostas: palavras/expressões como “blog”, “posted”, “Sign me up”, “search” , “Blog homepage”, etc)
  • What kind of text is this? A report, a poem, news….what makes you understand that? (Resposta: it's news with an interview, there is information, and questions and answers).
  • What is the text about? (Resposta: It's about education in other countries)
  • Why would somebody subscribe this blog? (Respostas possíveis: Because you are interested in this kind of information / Because you want to receive more information about these topics etc)
  • Do you think the register here is more formal or informal? Why? (Respostas possíveis: More formal because it’s a site for teachers / it’s a site that needs to be understood by everybody etc)
  • This picture is the Blog homepage. What kind of information can we see ? (Respostas:General information about the blog / specific articles published on that day)
  • If you want to know more about the site to be sure it is a good source for your research on education, what tab would you click? Respostas: “About”) So, let’s check what you said?

Slide 7: mostre o slide e confirme as hipóteses levantadas pelos alunos. Faça uma leitura com eles, focando em perceber a utilidade dessas informações. Faça perguntas como:

g) Who is hosting the site? (Respostas: GEM Report, published by UNESCO)

h) Are they trustful? Why? (Respostas: Yes, because they are a reference for reviewing and advancing the global follow-up and review of education)

i) What could be found in the tab “Links”? (Resposta: Useful links related to UNESCO)

Slide 8: let’s check it?

Mostre o slide para confirmar ou não a hipótese dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Input (slides 6 , 7, 8)

Orientações:

Siga as orientações contidas no slide 6.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Input (slides 6, 7, 8)

Orientações:

Siga as orientações contidas no slide 6.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 9,10)

Propósito: levar os alunos a refletirem sobre as características de um blog.

Expectativa: os alunos levantarão características do suporte blog.

Orientações:

Explique aos alunos que, em duplas, eles deverão rapidamente levantar características de um blog e tentar explicar o que pode ou não estar nesse suporte, definindo-o para alguém que não saiba o que ele é. ( Based on our discussion, let’s try to define what a blog is. Imagine you have to explain to a person who doesn't know anything about it, how would you explain what a blog is, the parts of it, etc)

Dê 5 minutos para que os pares possam discutir e rascunhar algo. O foco não é a escrita, mas a discussão sobre essas características. Depois desse tempo, abra a discussão e anote na lousa os principais resultados, tentando escrever uma definição em conjunto com os alunos.

Para terminar, mostre o slide 10 para a turma, comparando-o com o que eles produziram. Pergunte: are there blogs only about education? What other kinds of blogs can you find? (Resposta: about anything: poems, stories, music, food recipes, sports habits, travel logs, touristic information, scientific subjects..etc)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Output slides 9,10)

Orientações: siga as orientações contidas no slide 9.

Link para acesso: https://www.merriam-webster.com/dictionary/blog

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: levar os alunos a sistematizar o que viram na aula de uma forma resumida.

Orientações: leia o slide com os alunos e, se necessário, dê exemplos do que foi feito.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 9º ano :

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano