Atividade para impressão - mão na massa - O que acontece após o encontro dos gametas: fecundação, gravidez e parto
Plano de Aula
Plano de aula: O que acontece após o encontro dos gametas: fecundação, gravidez e parto
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: transformações da puberdade
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano tem o objetivo de promover a discussão de importantes fenômenos relacionados à reprodução: a fecundação, a gravidez e o parto. E faz parte de uma sequência de planos de aula sobre sexualidade, desta forma, indica-se a aplicação prévia do planos que vão do CIE8_07VE01 ao CIE8_07VE08 .
Materiais necessários para a aula: Folhas impressas disponíveis no material complementar.
Para a atividade da etapa “Mão na massa”, pode ser necessária a impressão de algumas reportagens indicadas no link acima, lápis e algum equipamento para projeção dos vídeos (computadores, smartphones ou tablets) e acesso à internet. Na impossibilidade de projeção se faz necessário imprimir as reportagens indicadas.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula e comente que estudaremos fenômenos importantes para a reprodução: a fecundação, a gravidez e o parto.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Sugere-se três minutos para este momento. Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda e, em seguida, diga-lhes que gostaria que conhecessem uma história. Leia a história e, se possível, a projete para que os estudantes a acompanhem (se desejar, entregue o material impresso ou o disponha em um cartaz).
Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o texto lido. Pergunte: Alguém já conviveu em casa com uma mulher grávida ou até com a gravidez de algum outro animal mamífero? O que puderam observar nesse período?
Atenção: Se necessário, considere a possibilidade de alterar o nome da personagem, se houver alguma estudante com o mesmo nome em sua turma.
Contexto
Orientações: Sugere-se cinco minutos para este momento. Termine de ler a história e, então, pergunte: Esse fenômeno também os deixou curiosos? Quais questionamentos surgiram em suas mentes?
Depois, releia as perguntas que a adolescente da história escreveu, fazendo-as para os estudantes, ouça uma ou duas hipóteses para cada uma delas.
Para ampliar o conhecimento sobre o assunto veja também alguns vídeos: Fertilization,
Sexualidade e reprodução humana - Completo - 8º ano - Discovery Channel - Ciências já, Gestação Semana a Semana, O Corpo Humano Gravidez A vida antes do nascimento e Três formas diferentes pelas quais os mamíferos dão à luz - Kate Slabosky.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, retome que a adolescência e a puberdade são responsáveis por mudanças consideráveis em nosso organismo (sociais, psicológicas, fisiológicas). Em seguida, leia a questão disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem suas hipóteses rapidamente, registrem-nas no caderno e as compartilhem com os colegas voluntariamente. Neste momento, não se preocupe em responder as dúvidas que possam surgir, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar por meio de outras perguntas como, por exemplo:
- Como a puberdade se relaciona especificamente aos fenômenos reprodutivos (fecundação, gravidez e parto?)
- Como os sistemas reprodutores masculino e feminino “se preparam” ao fenômeno da reprodução?
- Como o organismo feminino “se prepara” para as transformações vividas ao longo da gravidez e para o momento do parto?
Lembre-se de que se trata de um momento para o levantamento de concepções prévias e hipóteses dos próprios estudantes.
Mão na massa
Tempo sugerido: 27 minutos.
Orientações: Sugere-se 15 minutos para esse momento. Peça para que os estudantes se organizem em quatro grupos e depois diga a eles que cada equipe receberá uma folha com algumas perguntas e locais para registros de hipóteses e pesquisas. No espaço “O que acreditamos?” deve ser registrada uma resposta do grupo relacionada à primeira impressão que tem sobre o assunto. Depois, os estudantes terão acesso a um vídeo ou a um material escrito, indicado na própria folha da atividade como “Material sugerido” (esta opção está relacionada à disponibilidade de equipamentos para que os estudantes possam assistir ao vídeo, pois se for indisponível, será substituída pelo texto impresso) e, então, deverão repensar nas perguntas e buscar respondê-las com novos elementos que puderam colher no material (vídeo ou impressão), registrando essa resposta no espaço “O que descobrimos?”. Após elaborar suas hipóteses sobre as mesmas perguntas, os integrantes dos grupos devem elaborar uma questão a respeito do que gostaria de saber sobre assunto com o qual tiveram contato na atividade e registrá-la no espaço “O que queremos saber?”.
Os grupos deverão ser replicados de acordo com a quantidade de estudantes da turma. É muito importante que você interaja com os alunos durante a atividade, incentivando-os a trabalhar em grupo para desenvolver hipóteses, além de já conhecer todos os materiais que estarão disponíveis para as pesquisas dos estudantes.
Materiais necessários: Materiais impressos, equipamentos para reprodução de vídeos (computadores, smartphones ou tablets), acesso à internet e lápis.
Mão na massa
Orientações: Sugere-se 12 minutos para este momento. Cada grupo terá três minutos para expor aos colegas os registros que foram feitos na atividade e para contar sobre o que falava o material que analisaram, bem como o que gostariam de aprender.
Observação: Para algumas realidades pode ser necessário um maior tempo de atividade. Nesses casos, indica-se a redistribuição das atividades em duas aulas.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Sugere-se cinco minutos para este momento. Convide os estudantes a se organizar em uma grande roda e retome a questão disparadora. Leia a pergunta e peça que a respondam novamente, considerando o que discutiram durante a pesquisa e as apresentações dos grupos. Com a ajuda dos alunos, desenvolva no quadro um registro coletivo que responda à questão e peça que todos registrem no caderno, comparando com as concepções prévias do início da aula. Nesse registro, inclua um campo “o que queremos saber?”, para deixar registradas as quatro perguntas elaboradas pelos grupos. Informe que elas serão objeto de pesquisa e investigação posteriormente.
Neste momento, retome as discussões feitas nos grupos, caso algum tópico importante tenha ficado fora da conversa coletiva. Observe o documento de resolução disponível no material complementar.
Sistematização
Orientações: Sugere-se dois minutos para este momento. Projete os slides ou leia as informações dos textos para serem discutidas. Em seguida, sistematize os conteúdos da aula.
Sistematização
Orientações: Sugere-se cinco minutos para este momento. Projete os slides ou leia as informações dos textos para discuti-las e, assim, sistematizar os conteúdos da aula.
Para ampliar o conhecimento sobre o assunto sugere-se também alguns vídeos como: Fertilization,
Sexualidade e reprodução humana - Completo - 8º ano - Discovery Channel - Ciências já, Gestação Semana a Semana, O Corpo Humano Gravidez A vida antes do nascimento e Três formas diferentes pelas quais os mamíferos dão à luz - Kate Slabosky.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes verem as imagens nos slides "Contexto". Pergunte:
- Alguém já conviveu em casa com uma mulher grávida ou com a gravidez de algum outro animal mamífero? O que puderam observar nesse período?
Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Como as características que surgem no organismo durante a puberdade se relacionam com a capacidade de se reproduzir?
Mão na massa
Peça para os estudantes responderem as questões individualmente. Envie o texto e as questões via Whatsapp.
- Como a puberdade se relaciona especificamente aos fenômenos reprodutivos (fecundação, gravidez e parto)?
- Como os sistemas reprodutores masculino e feminino “se preparam” ao fenômeno da reprodução?
- Como o organismo feminino “se prepara” para as transformações vividas ao longo da gravidez e para o momento do parto?
- O que será que acontece após a união dos gametas?
- Como o corpo feminino é capaz de suportar tantas mudanças durante a gravidez?
- Durante a gravidez, há outras mudanças no organismo além das visíveis?
- E o parto? Como ele acontece? O que é necessário para que aconteça?
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).
Marque uma data para que os estudantes possam enviar a atividade.
Sistematização
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet. Proponha uma roda de conversa virtual e relacione as características provenientes da puberdade.
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando os filhos nas atividades proposta e participar de um cineminha educacional assistindo aos vídeos - Fertilization (disponível aqui).
8º Ano
Objetivos de aprendizagem
Correlacionar a fisiologia dos sistemas reprodutores masculino e feminino para que ocorra a fecundação. Identificar e analisar as transformações referentes à gestação e ao parto em congruência com as mudanças que se instauraram no organismo feminino ao longo da puberdade.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade, considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Gabriela Aprigia Monteferrante
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza