Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: papel branco A4 ou similar e materiais diversos para desenho a sua escolha (grafite, lápis de cor, lápis cera, lápis hidrocor, etc.).
A seguir, alguns materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:
Título da aula
Orientações: Este slide não deve ser apresentado aos alunos, pois interfere na dinâmica adequada da aula. Inicie a aula a partir do slide de contextualização.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: As imagens tem como objetivo fazer com que os alunos recordem como existem diversas características distintas entre os seres vivos que conhecemos. Após essa percepção, leve os estudantes ao próximo passo da análise e enfatize que, mesmo havendo grandes diferenças de formas, tamanhos e outras características, todos os seres vivos possuem necessidades em comum para se manterem vivos. Aproveite esse momento para questionar os alunos sobre quais seriam essas necessidades.
Fique atento para que a discussão neste momento não fuja do contexto esperado, pois é comum que os alunos abordem características que não estão diretamente relacionadas às necessidades básicas de sobrevivência de um ser vivo ou de uma espécie como um todo. Espera-se que os alunos sigam uma linha de raciocínio em torno de necessidades como respiração, alimentação, hidratação, reprodução (nesse caso, é importante para a sobrevivência de uma espécie e não de um organismo isolado), etc. Guie os alunos caso não consigam chegar a essa linha de raciocínio por conta própria.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a pergunta disparadora. Escute a opinião daqueles alunos que quiserem apresentar uma ideia inicial sobre como seria o organismo/corpo do ser vivo mais simples. É possível que alguns alunos já tenham tido contato com o conceito de célula ou temas muito próximos, por isso, se mantenha imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do correto. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das ideias.
Mão na massa
Tempo sugerido: 26 minutos.
Orientações: Organize os alunos em grupos. A quantidade de alunos por grupo depende principalmente do perfil de cada turma, entretanto, recomenda-se que sejam formadas duplas ou trios. Ter a organização dos grupos já planejada previamente é de grande importância para facilitar a organização da atividade e garantir mais tempo hábil. Indique o espaço que cada grupo irá ocupar para a realização da atividade, uma vez que a faixa etária comum para alunos de 6° ano geralmente é carente de autonomia. Acompanhe os grupos de alunos ao longo da realização das etapas dessa atividade, verificando a construção das ideias e os orientando para que não fujam do foco da temática, dando suporte à construção das mesmas, caso julgue necessário.
É preciso que os alunos tenham clareza de que a atividade gira em torno da idealização do ser vivo mais simples possível, mas que possui tudo que é necessário para sobreviver. Espera-se que eles abordem versões simplificadas ou em miniaturas de estruturas em nível de órgãos ou sistemas (ex.: miniaturas de pulmões, estômago, coração, órgãos dos sistemas sensoriais, etc.). Essa abordagem será de grande importância quando o conteúdo for sistematizado no final da aula, ou seja, essas estruturas baseadas em órgãos ou sistemas poderão ser relacionadas a determinadas organelas a partir da função que desempenham. O tempo sugerido para este slide em específico é de 8 minutos, pois a etapa de Mão na massa desse plano de aula possui três slides no total.
Materiais necessários para a aula: papel branco A4 ou similar.
Mão na massa
Orientações: Assim como na organização dos grupos iniciais da atividade, é fundamental que os alunos sejam direcionados para o outro grupo com o qual compartilharão o que idealizaram até essa etapa da atividade. Uma das possibilidades é a de que cada grupo se reúna com o grupo mais próximo e que a organização do ambiente de aula já seja realizada visando essa etapa de compartilhamento de ideias entre os grupos. Oriente os alunos sobre ter atenção ao tempo de cada grupo na hora de compartilhar as ideias que construíram, para que ambos sejam respeitados e tenham oportunidade de expor o que já foi produzido, ou determine com os alunos qual será o tempo específico para cada grupo expor suas ideias. O tempo sugerido para este slide em específico é de 10 minutos, pois a etapa de “Mão na massa” desse plano de aula possui três slides no total.
Materiais necessários para a aula: papel branco A4 ou similar.
Mão na massa
Orientações: Auxilie os alunos para que retornem para a formação dos grupos iniciais. Distribua os materiais indicados para que possam desenhar exercitando suas habilidades criativas na construção da representação visual do ser vivo com o corpo mais simples dentre todos. Oriente-os para que não fiquem restritos à aparência superficial do ser vivo que idealizaram, para que busquem representar todas as estruturas que julgaram essenciais para suprir as necessidades básicas de um organismo. O tempo sugerido para este slide em específico é de 8 minutos, pois a etapa de “Mão na massa” desse plano de aula possui três slides no total.
Materiais necessários para a aula: papel branco A4 ou similar e materiais diversos para desenho a sua escolha (grafite, lápis de cor, lápis cera, lápis hidrocor, etc.).
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça para que cada grupo, de forma ordenada, apresente para a turma o que idealizou: o desenho, os elementos presentes e a relação desses elementos com as necessidades básicas de sobrevivência.
Em seguida, apresente o conceito de célula, dando destaque ao fato de que a célula é a unidade básica estrutural (dá estrutura ao corpo dos seres vivos) e funcional (contém em seu interior todos os elementos necessários para realizar as funções vitais). Nesse momento, é de grande importância relacionar o que foi produzido pelos alunos com a estrutura da célula em si e com os elementos que a constitui. Por exemplo, caso algum grupo tenha inserido pulmões no ser vivo que idealizou, é preciso relacionar a função desse órgão (respiração) com o fato de que existe uma organela responsável por isso no interior de algumas células. A existência e as funções de algumas organelas citoplasmáticas provavelmente precisarão ser abordadas nessa etapa da aula, entretanto, não se faz necessário incluir a nomenclatura ou informações mais detalhadas sobre a estrutura das mesmas. Basta que os alunos compreendam que as organelas funcionam como “micro órgãos” dentro de cada célula. Essa é uma aula introdutória para o estudo das células e da organização estrutural e funcional dos seres vivos. Em aulas posteriores, a temática será aprofundada. É recomendável observar se os alunos têm a dimensão do tamanho de uma célula (escala microscópica) e se percebem que quanto maior e mais complexo um organismo é, mais células estão envolvidas na estrutura do corpo desse organismo.
Por fim, é interessante utilizar o ser vivo primordial como exemplo para mostrar os componentes básicos presentes em todos os tipos de células, salientando que mesmo na atualidade existem seres vivos bastantes semelhantes a ele (organismos procariontes). A partir do ser vivo primordial, exponha aos alunos que ele representa o ancestral de todos os seres vivos e que dele derivaram tipos de células mais complexas (células eucariontes). As imagens presentes no slide servem como ferramenta de auxílio para apresentar os tipos diferentes de células e seus componentes.