12810
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Produção de cardápio equilibrado em diferentes fases da vida

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Produção de cardápio equilibrado em diferentes fases da vida

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas importantes para disparar reflexões sobre a importância de desenvolver hábitos alimentares saudáveis nas diferentes etapas da vida. Apesar de não ser uma sequência, para um melhor aproveitamento desta aula, seria interessante primeiro aplicar o plano CIE5_07VE05. Pretende-se que este seja um momento que os alunos, através dos conhecimentos já adquiridos a partir de reflexões e estudos anteriores, reflita sobre a fase que o indivíduo se encontra, analise suas condições para, então, tomar decisões sobre hábitos alimentares adequados. O objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim, realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que pretendemos construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar também, os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE02, CIE5_07VE03, CIE5_07VE04, CIE5_07VE06 e CIE5_07VE08.

Materiais necessários para a aula: É necessário folha impressa, contendo o estudo de caso e os materiais de apoio (disponíveis no material complementar deste plano).

Professor(a), para saber um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o título e pergunte:

  • O que é um cardápio? Qual a sua função?
  • Quais são as diferenças de um cardápio nutritivo para uma criança e para um adulto?
  • Todas as pessoas devem comer os mesmos alimentos?

Peça que os alunos conversem entre si e discutam ideias e hipóteses. Se julgar necessário, anote-as no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de sistematização dos conceitos elaborados no decorrer da aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, é interessante que o texto seja colocado em um local visível para consultas no decorrer da aula. Para acessar o modelo, busque-o nos materiais complementares desta aula. Após a leitura, pergunte à turma:

  • Por quais mudanças o corpo passa no decorrer da vida?
  • Qual a relação entre essas mudanças e os hábitos alimentares?
  • Somente a pessoa idosa precisa de adequações em sua alimentação?
  • Você conhece alguém que não come determinado tipo de alimento? Por que essa pessoa faz essa restrição?
  • O que é importante prestar atenção para tomar decisões sobre as opções alimentares?

Incentive, durante a discussão, que as crianças apresentem seus pontos de vista livremente. A fala de cada aluno deve ser valorizada e potencializada. Lembre-se de que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos, que serão explorados e sistematizados no decorrer da aula. O professor deve ser o mediador das discussões.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, faça a pergunta e discuta com a turma:

  • O que devemos prestar atenção nas mudanças do corpo ao longo da vida, para então, repensarmos nossos hábitos alimentares?
  • Quais alimentos você come hoje que acredita não ser ideal para comer durante toda a vida?
  • Você acredita que a alimentação influencia tanto em nossa vida? Por quê?

Essas perguntas são sugestões, conforme as hipóteses forem sendo levantadas pelos alunos, outras perguntas podem ser acrescentadas. Entretanto, esse não é um momento de discussão de conceitos e sim de levantar os conhecimentos dos alunos sobre a temática. Peça que os alunos anotem em seus cadernos as respostas para que sejam retomadas ao final da aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, faça a leitura e convide as crianças a se tornarem nutricionistas, para isso pode perguntar:

  • Como vocês acham que o nutricionista trabalha?
  • Esse profissional deve ser consultado somente quando precisamos emagrecer?

Se achar necessário, anote no quadro, os pontos mais relevantes levantados pelos alunos, sobre a profissão de nutricionista. Converse com a turma que hoje eles serão os nutricionistas e têm a responsabilidade de criar um cardápio para uma pessoa que precisa modificar seus hábitos alimentares, com o objetivo de auxiliar a manutenção do seu corpo. Divida a turma em 6 grupos e distribua um estudo de caso para cada grupo (os estudos de caso podem ser encontrado no material complementar desta aula).

Observação: Nesta aula são propostos apenas 3 estudos de caso, sendo assim, dois grupos recebem o mesmo estudo. Isso é necessário, para que os grupos possam confrontar suas ideias. Para auxiliar a elaboração do cardápio, distribua o material de consulta sobre os alimentos e suas funções no nosso organismo. Ele pode ser encontrado nos materiais complementares desta aula. Distribua os estudos de caso nos grupos, peça que leiam e, em seguida, peça que voltem o olhar para 3 questões:

  • Qual a dificuldade da pessoa do estudo de caso possui, para que precise mudar seus hábitos alimentares?
  • Quais alimentos são indicados para o caso da pessoa?
  • Qual a proporção que cada alimento deve ser consumido?

Converse com a turma que agora é hora de botar a mão na massa. Peça que leiam os estudos de casos, levantem suas ideias e utilizem o material de consulta para que tomem as melhores decisões para o caso analisado. No momento que os grupos estão trabalhando, as intervenções feitas pelo professor são fundamentais para que os alunos avancem em suas hipóteses, entretanto, esse não é o momento de corrigir e sim de problematizar as ideias levantadas pelos alunos.

Sugestões de intervenção:

  • Vocês encontraram os alimentos que auxiliam na dificuldade da pessoa do estudo de caso? Como vocês propuseram o consumo desse alimento?
  • É importante observar a quantidade do alimento no prato? Como vocês irão pensar nessa quantidade?
  • Se existir mais de um tipo de alimento para essa dificuldade, como farão a escolha?

Essas são sugestões de perguntas, conforme o desenvolvimento da proposta, o professor pode acrescentar outras.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, faça a leitura da proposta apresentada nele. Converse com a turma que esse é o momento de compartilhar suas produções, e também de confrontar as ideias e ouvir sugestões para que os cardápios possam ser melhorados. Peça que os dois grupos com o mesmo estudo de caso, apresente seus cardápios (um de cada vez), em seguida, fixe-os um ao lado do outro para que os pontos comuns e as diferenças sejam destacadas. Esse é um momento fundamental para que os alunos reflitam sobre suas decisões. Você pode perguntar:

  • Apesar de ser do mesmo estudo de caso, os cardápios estão iguais? Por quê?
  • Essas diferenças significam que um está certo e o outro está errado?
  • Vocês acreditam que algum dos alimentos destacados não se encaixam na necessidade da pessoa do estudo de caso?

Essas são sugestões de perguntas, conforme o encaminhamento da discussão, o professor pode acrescentar outras. Lembre-se que esse confronto de ideias é o momento que os alunos têm a oportunidade de rever os conceitos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Converse com a turma que agora é hora de sistematizar tudo o que foi discutido nesta aula. Retome a questão disparadora e as anotações feitas pelos alunos. Questão disparadora: Para cada fase da vida, o nosso corpo tem necessidades diferentes. O que devemos mudar em nossos hábitos alimentares, nessas diferentes etapas da vida? Peça que retomem suas anotações e pergunte: "Depois de tudo que aprenderam, vocês mudariam o que escreveram no início da aula? Se sim, o que mudariam?"

Converse com a turma que agora é hora de destacar o que é importante prestar atenção na escolha de um cardápio adequado. Utilize os quadrados para destacar o que é fundamental observar para poder fazer escolhas. Construa as ideias juntos com os alunos, peça que copiem em seus cadernos para futuras consultas.

Sugestão de pontos a serem destacados:

  • Qual a fase da vida que nos encontramos.
  • Especificidades do nosso corpo naquele momento.
  • Alimentos que podem auxiliar essas especificidades.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados temas importantes para disparar reflexões sobre a importância de desenvolver hábitos alimentares saudáveis nas diferentes etapas da vida. Apesar de não ser uma sequência, para um melhor aproveitamento desta aula, seria interessante primeiro aplicar o plano CIE5_07VE05. Pretende-se que este seja um momento que os alunos, através dos conhecimentos já adquiridos a partir de reflexões e estudos anteriores, reflita sobre a fase que o indivíduo se encontra, analise suas condições para, então, tomar decisões sobre hábitos alimentares adequados. O objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim, realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que pretendemos construir ao longo de algumas aulas. Para maior aprofundamento do tema desta aula, o professor pode aplicar também, os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE02, CIE5_07VE03, CIE5_07VE04, CIE5_07VE06 e CIE5_07VE08.

Materiais necessários para a aula: É necessário folha impressa, contendo o estudo de caso e os materiais de apoio (disponíveis no material complementar deste plano).

Professor(a), para saber um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o título e pergunte:

  • O que é um cardápio? Qual a sua função?
  • Quais são as diferenças de um cardápio nutritivo para uma criança e para um adulto?
  • Todas as pessoas devem comer os mesmos alimentos?

Peça que os alunos conversem entre si e discutam ideias e hipóteses. Se julgar necessário, anote-as no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de sistematização dos conceitos elaborados no decorrer da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, é interessante que o texto seja colocado em um local visível para consultas no decorrer da aula. Para acessar o modelo, busque-o nos materiais complementares desta aula. Após a leitura, pergunte à turma:

  • Por quais mudanças o corpo passa no decorrer da vida?
  • Qual a relação entre essas mudanças e os hábitos alimentares?
  • Somente a pessoa idosa precisa de adequações em sua alimentação?
  • Você conhece alguém que não come determinado tipo de alimento? Por que essa pessoa faz essa restrição?
  • O que é importante prestar atenção para tomar decisões sobre as opções alimentares?

Incentive, durante a discussão, que as crianças apresentem seus pontos de vista livremente. A fala de cada aluno deve ser valorizada e potencializada. Lembre-se de que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos, que serão explorados e sistematizados no decorrer da aula. O professor deve ser o mediador das discussões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, faça a pergunta e discuta com a turma:

  • O que devemos prestar atenção nas mudanças do corpo ao longo da vida, para então, repensarmos nossos hábitos alimentares?
  • Quais alimentos você come hoje que acredita não ser ideal para comer durante toda a vida?
  • Você acredita que a alimentação influencia tanto em nossa vida? Por quê?

Essas perguntas são sugestões, conforme as hipóteses forem sendo levantadas pelos alunos, outras perguntas podem ser acrescentadas. Entretanto, esse não é um momento de discussão de conceitos e sim de levantar os conhecimentos dos alunos sobre a temática. Peça que os alunos anotem em seus cadernos as respostas para que sejam retomadas ao final da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, faça a leitura e convide as crianças a se tornarem nutricionistas, para isso pode perguntar:

  • Como vocês acham que o nutricionista trabalha?
  • Esse profissional deve ser consultado somente quando precisamos emagrecer?

Se achar necessário, anote no quadro, os pontos mais relevantes levantados pelos alunos, sobre a profissão de nutricionista. Converse com a turma que hoje eles serão os nutricionistas e têm a responsabilidade de criar um cardápio para uma pessoa que precisa modificar seus hábitos alimentares, com o objetivo de auxiliar a manutenção do seu corpo. Divida a turma em 6 grupos e distribua um estudo de caso para cada grupo (os estudos de caso podem ser encontrado no material complementar desta aula).

Observação: Nesta aula são propostos apenas 3 estudos de caso, sendo assim, dois grupos recebem o mesmo estudo. Isso é necessário, para que os grupos possam confrontar suas ideias. Para auxiliar a elaboração do cardápio, distribua o material de consulta sobre os alimentos e suas funções no nosso organismo. Ele pode ser encontrado nos materiais complementares desta aula. Distribua os estudos de caso nos grupos, peça que leiam e, em seguida, peça que voltem o olhar para 3 questões:

  • Qual a dificuldade da pessoa do estudo de caso possui, para que precise mudar seus hábitos alimentares?
  • Quais alimentos são indicados para o caso da pessoa?
  • Qual a proporção que cada alimento deve ser consumido?

Converse com a turma que agora é hora de botar a mão na massa. Peça que leiam os estudos de casos, levantem suas ideias e utilizem o material de consulta para que tomem as melhores decisões para o caso analisado. No momento que os grupos estão trabalhando, as intervenções feitas pelo professor são fundamentais para que os alunos avancem em suas hipóteses, entretanto, esse não é o momento de corrigir e sim de problematizar as ideias levantadas pelos alunos.

Sugestões de intervenção:

  • Vocês encontraram os alimentos que auxiliam na dificuldade da pessoa do estudo de caso? Como vocês propuseram o consumo desse alimento?
  • É importante observar a quantidade do alimento no prato? Como vocês irão pensar nessa quantidade?
  • Se existir mais de um tipo de alimento para essa dificuldade, como farão a escolha?

Essas são sugestões de perguntas, conforme o desenvolvimento da proposta, o professor pode acrescentar outras.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide. Se não for possível, faça a leitura da proposta apresentada nele. Converse com a turma que esse é o momento de compartilhar suas produções, e também de confrontar as ideias e ouvir sugestões para que os cardápios possam ser melhorados. Peça que os dois grupos com o mesmo estudo de caso, apresente seus cardápios (um de cada vez), em seguida, fixe-os um ao lado do outro para que os pontos comuns e as diferenças sejam destacadas. Esse é um momento fundamental para que os alunos reflitam sobre suas decisões. Você pode perguntar:

  • Apesar de ser do mesmo estudo de caso, os cardápios estão iguais? Por quê?
  • Essas diferenças significam que um está certo e o outro está errado?
  • Vocês acreditam que algum dos alimentos destacados não se encaixam na necessidade da pessoa do estudo de caso?

Essas são sugestões de perguntas, conforme o encaminhamento da discussão, o professor pode acrescentar outras. Lembre-se que esse confronto de ideias é o momento que os alunos têm a oportunidade de rever os conceitos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Converse com a turma que agora é hora de sistematizar tudo o que foi discutido nesta aula. Retome a questão disparadora e as anotações feitas pelos alunos. Questão disparadora: Para cada fase da vida, o nosso corpo tem necessidades diferentes. O que devemos mudar em nossos hábitos alimentares, nessas diferentes etapas da vida? Peça que retomem suas anotações e pergunte: "Depois de tudo que aprenderam, vocês mudariam o que escreveram no início da aula? Se sim, o que mudariam?"

Converse com a turma que agora é hora de destacar o que é importante prestar atenção na escolha de um cardápio adequado. Utilize os quadrados para destacar o que é fundamental observar para poder fazer escolhas. Construa as ideias juntos com os alunos, peça que copiem em seus cadernos para futuras consultas.

Sugestão de pontos a serem destacados:

  • Qual a fase da vida que nos encontramos.
  • Especificidades do nosso corpo naquele momento.
  • Alimentos que podem auxiliar essas especificidades.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano