12727
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - O que fazemos de dia e o que fazemos à noite?

POR: Cibele Diogo Kimura 25/02/2019
Código: CIE1_06T&U03

1º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Plano de aula de Ciências com atividades para 1o ano do EF sobre O que fazemos de dia e o que fazemos à noite?

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências, envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. O objetivo da aula é que os alunos estabeleçam relações entre sucessões de dias e de noites, por meio de associações de situações e práticas diárias da vida da própria criança.

Materiais necessários para a aula: Vídeo Dia e Noite, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=ZxFlN-yHES0, trilha montada antecipadamente e dado.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que hoje vocês irão refletir sobre como percebem a sucessão dos dias e das noites, por meio das situações diárias.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Projete o vídeo “Dia e Noite”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=ZxFlN-yHES0. Peça que as crianças assistam a ele atentamente, em seguida, promova uma breve discussão sobre o que entenderam. Nesse primeiro momento, pode ser que apareçam percepções distintas.

Projete novamente o vídeo e direcione a discussão para as diferentes situações representativas do dia e da noite:

  • Quais atividades apresentadas no vídeo foram realizadas durante o dia? E durante a noite?
  • Vocês conseguiram perceber que sempre que um dia acaba vem a noite?

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Deixe que falem livremente sobre suas possibilidades. Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e os anote no quadro.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Organize a sala em pequenos grupos. Leve os alunos para um lugar amplo da escola (pode ser na quadra, no pátio ou dentro da própria sala, afastando as carteiras). Monte a trilha, conforme sugestão, desenhando ou colando folhas para montar o percurso.

TRILHA DIA E NOITE

Regras para o jogo:

  • Cada grupo deve eleger um representante responsável por movimentar o dado e mover o peão no tabuleiro (o peão pode ser feito como copos descartáveis já usados ou qualquer objeto pequeno na sala de aula).
  • Coloque os peões na casa inicial.
  • Decidam qual o grupo que iniciará o jogo.

Como jogar:

  • A criança deve jogar o dado e deslocar o peão do grupo para a casa correspondente ao número indicado no dado.
  • Ao cair na casa do “sol” o grupo deve falar uma situação que represente habitualmente o dia.
  • Ao cair na casa da “lua” o grupo deve falar uma situação que represente habitualmente a noite.
  • Se cair nas casas com escritas, o grupo deve dizer se essa situação é realizada durante o dia ou durante a noite.
  • Na casa branca, o grupo poderá escolher uma situação e dizer se representa a noite ou o dia.
  • O jogo prossegue até chegar ao final da trilha.

Importante: As crianças podem exemplificar por meio de tarefas realizadas durante o período, alguma profissão, exemplos de animais diurnos e noturnos conhecidos, como a cidade se comporta durante o dia e durante a noite, entre outros exemplos. Nesse momento é importante que aconteça uma reflexão de como a sucessão de dias e noites orientam o ritmo das atividades dos seres humanos e de outros seres vivos.

Conforme os estudantes jogam, seja o mediador das reflexões. Provavelmente será mais fácil para as crianças citar exemplos que representem o dia. Dessa forma, as auxilie na conclusão que nós, seres humanos, temos mais hábitos diurnos do que noturnos. Anote os exemplos trazidos pelos alunos para o momento da sistematização da aula.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Ao retornar para sala, liste no quadro os exemplos trazidos pelos alunos classificando-os em dia e noite. Esse é um momento para refletir sobre o que aprenderam e de sanar possíveis dúvidas que ainda possuem. Pergunte às crianças se lembram de mais alguns exemplos para completar a tabela.

Retome com os alunos a questão disparadora, procure identificar e anotar os comentários de cada um para futuras intervenções. Finalize a aula enfatizando alguns exemplos de como a sucessão de dias e noites orientam o ritmo das atividades dos seres humanos e de outros seres vivos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências, envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. O objetivo da aula é que os alunos estabeleçam relações entre sucessões de dias e de noites, por meio de associações de situações e práticas diárias da vida da própria criança.

Materiais necessários para a aula: Vídeo Dia e Noite, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=ZxFlN-yHES0, trilha montada antecipadamente e dado.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que hoje vocês irão refletir sobre como percebem a sucessão dos dias e das noites, por meio das situações diárias.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Projete o vídeo “Dia e Noite”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=ZxFlN-yHES0. Peça que as crianças assistam a ele atentamente, em seguida, promova uma breve discussão sobre o que entenderam. Nesse primeiro momento, pode ser que apareçam percepções distintas.

Projete novamente o vídeo e direcione a discussão para as diferentes situações representativas do dia e da noite:

  • Quais atividades apresentadas no vídeo foram realizadas durante o dia? E durante a noite?
  • Vocês conseguiram perceber que sempre que um dia acaba vem a noite?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Deixe que falem livremente sobre suas possibilidades. Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e os anote no quadro.

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Organize a sala em pequenos grupos. Leve os alunos para um lugar amplo da escola (pode ser na quadra, no pátio ou dentro da própria sala, afastando as carteiras). Monte a trilha, conforme sugestão, desenhando ou colando folhas para montar o percurso.

TRILHA DIA E NOITE

Regras para o jogo:

  • Cada grupo deve eleger um representante responsável por movimentar o dado e mover o peão no tabuleiro (o peão pode ser feito como copos descartáveis já usados ou qualquer objeto pequeno na sala de aula).
  • Coloque os peões na casa inicial.
  • Decidam qual o grupo que iniciará o jogo.

Como jogar:

  • A criança deve jogar o dado e deslocar o peão do grupo para a casa correspondente ao número indicado no dado.
  • Ao cair na casa do “sol” o grupo deve falar uma situação que represente habitualmente o dia.
  • Ao cair na casa da “lua” o grupo deve falar uma situação que represente habitualmente a noite.
  • Se cair nas casas com escritas, o grupo deve dizer se essa situação é realizada durante o dia ou durante a noite.
  • Na casa branca, o grupo poderá escolher uma situação e dizer se representa a noite ou o dia.
  • O jogo prossegue até chegar ao final da trilha.

Importante: As crianças podem exemplificar por meio de tarefas realizadas durante o período, alguma profissão, exemplos de animais diurnos e noturnos conhecidos, como a cidade se comporta durante o dia e durante a noite, entre outros exemplos. Nesse momento é importante que aconteça uma reflexão de como a sucessão de dias e noites orientam o ritmo das atividades dos seres humanos e de outros seres vivos.

Conforme os estudantes jogam, seja o mediador das reflexões. Provavelmente será mais fácil para as crianças citar exemplos que representem o dia. Dessa forma, as auxilie na conclusão que nós, seres humanos, temos mais hábitos diurnos do que noturnos. Anote os exemplos trazidos pelos alunos para o momento da sistematização da aula.

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Ao retornar para sala, liste no quadro os exemplos trazidos pelos alunos classificando-os em dia e noite. Esse é um momento para refletir sobre o que aprenderam e de sanar possíveis dúvidas que ainda possuem. Pergunte às crianças se lembram de mais alguns exemplos para completar a tabela.

Retome com os alunos a questão disparadora, procure identificar e anotar os comentários de cada um para futuras intervenções. Finalize a aula enfatizando alguns exemplos de como a sucessão de dias e noites orientam o ritmo das atividades dos seres humanos e de outros seres vivos.


1º ano

Objetivos de aprendizagem

Estabelecer relações entre sucessão de dias e noites associando-os em situações de vida e práticas diárias da própria criança.



Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e de noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Cibele Diogo Kimura.

Mentor: Lisandra Amaral.

Especialista: Margareth Polido.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes