12726
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Lavar as mãos para evitar doenças

POR: Ana Cristina Souza da Cruz 25/02/2019
Código: CIE1_03V&E03

1º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

Plano de aula de Ciências com atividades para 1o ano do EF sobre Lavar as mãos para evitar doenças

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, será abordada a importância da higiene das mãos, contemplando a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI03) - Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. Observe que a habilidade não será desenvolvida em sua totalidade neste momento e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Cópia da cruzadinha para a atividade em dupla, tinta guache, vendas.

Título da aula select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide e leia com os alunos o título da aula. Comente sobre o tema da aula e dê algum tempo para que os alunos apresentem as primeiras ideias sobre o tema.

Contexto select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. O tempo total dessa etapa é de 20 minutos. Pergunte a eles se conhecem o aparelho representado na imagem que pode ser projetada ou apresentada em cartaz com a imagem impressa ou de recorte de revista, livro, jornal ou de outro suporte. Solicite que os alunos compartilhem suas experiências em relação à imagem. Você pode utilizar as seguintes questões: "Você conhece este aparelho? Sabe para que ele serve? Como ele é utilizado? Quem utiliza este aparelho?". Dê algum tempo para que alguns alunos apresentem suas hipóteses em relação aos questionamentos. Em seguida, comente sobre o nome do aparelho e da utilização do microscópio como possibilidade de visualização de microrganismos (bactérias, fungos, vírus), que são seres minúsculos. Acesse o link https://www.todabiologia.com/microbiologia/microorganismos.htm para maiores informações sobre os microrganismos e para complementar a explicação sobre o microscópio e a sua função, acesse o link: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/microscopia.htm

Contexto select-down

Orientações: Apresente o vídeoclipe da música “Lavar as Mãos” do grupo Palavra Cantada, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk&list=RD1bEoDg7DLr8&index=10. Explore o conteúdo da letra da música e deixe que os alunos compartilhem sobre o que viram e ouviram. Neste momento, não se preocupe em aprofundar a discussão ou responder aos questionamentos dos alunos, mas registre os seus comentários e os questionamentos, que poderão ser retomados nos momentos seguintes da aula.

Questão disparadora select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Ainda com os alunos no semicírculo, projete e leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a necessidade de se lavar as mãos várias vezes durante o dia. Retome aos comentários e hipóteses apresentadas no momento anterior da aula. Não se preocupe em responder a questão disparadora ou aos questionamentos dos alunos, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Tempo sugerido: 45 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas para a realização da atividade da Cruzadinha. Entregue uma cópia da atividade para cada dupla (Atividade para impressão - CIE1_02VE03). Leia uma problematização de cada vez dando tempo para que os alunos pensem e discutam sobre a solução. As problematizações terão a função de provocar a discussão pelas duplas para a escrita das palavras na cruzadinha. Seguem algumas problematizações:

  • Precisam ser lavadas com a água e sabão para evitar algumas doenças (MÃOS).
  • Elas podem evitadas quando cuidamos da higiene das nossas mãos (DOENÇAS).
  • Junto com a água ele ajuda a deixar as mãos limpinhas e livres dos microrganismos que transmitem doenças, como a gripe e a conjuntivite (SABONETE).
  • É preciso que ela seja limpa para deixar as mãos bem limpas e livres dos vírus e bactérias (ÁGUA).

Deixe que os alunos discutam nas duplas sobre a solução de cada item, neste momento percorra pelas duplas observando as discussões e mediando as relações. Depois da resolução da Cruzadinha convide um aluno de cada dupla para comentar sobre as problematizações lidas e as palavras que escreveram. Verifique com as demais duplas se apresentaram as mesmas palavras na resolução da Cruzadinha. Estimule a argumentação dos alunos na apresentação do que realizaram na atividade e comunicação das aprendizagens.

Depois da atividade da Cruzadinha, proponha à turma a atividade prática de dramatização de “lavar as mãos”. Com os olhos vendados os alunos devem imaginar que estão à beira da pia lavando as mãos. Oriente-os neste processo de imaginação e dramatização, você pode utilizar os seguintes comandos: : "Abra a torneira. Abra as mãos com as palmas para cima para receber o sabonete. Agora esfregue as mãos lavando-as". Os alunos receberão um pouco de tinta guache nas mãos como se fosse sabonete líquido. Dê mais ou menos 30 segundos para que esfreguem as mãos, como se estivessem lavando-as. Depois desse tempo, tire as vendas dos olhos dos alunos para que observem se toda a mão está coberta de tinta. Observando que se partes das mãos não estão pintadas com a cor da tinta guache é porque faltou esfregá-las melhor.

Comente que é necessário esfregar muito bem todas as partes das mãos, inclusive as pontas dos dedos, unhas e punhos para que as mãos fiquem bem limpas, evitando os microrganismos e possíveis doenças. Acesse os links a seguir para maiores informações:

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide com as duas questões, retomando o questionamento do momento inicial da aula e apresentado na questão disparadora. Deixe que os alunos apresentem suas argumentações e aprendizagens. Intervenha na construção dos conceitos e complemente-os caso seja necessário.

Sistematização select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia as informações do infográfico para sistematizar os aprendizados da aula. Acesse o link para mais informações sobre a importânca de lavar as mãos: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/importancia-lavar-as-maos.htm.

Retome as discussões realizadas durante as atividades realizadas nos momentos das aulas para a sistematização da aprendizagem. Espera-se que os alunos percebam a importância da higiene das mãos para que se evite algumas doenças.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, será abordada a importância da higiene das mãos, contemplando a habilidade de Ciências Naturais (EF01CI03) - Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. Observe que a habilidade não será desenvolvida em sua totalidade neste momento e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Cópia da cruzadinha para a atividade em dupla, tinta guache, vendas.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide e leia com os alunos o título da aula. Comente sobre o tema da aula e dê algum tempo para que os alunos apresentem as primeiras ideias sobre o tema.

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. O tempo total dessa etapa é de 20 minutos. Pergunte a eles se conhecem o aparelho representado na imagem que pode ser projetada ou apresentada em cartaz com a imagem impressa ou de recorte de revista, livro, jornal ou de outro suporte. Solicite que os alunos compartilhem suas experiências em relação à imagem. Você pode utilizar as seguintes questões: "Você conhece este aparelho? Sabe para que ele serve? Como ele é utilizado? Quem utiliza este aparelho?". Dê algum tempo para que alguns alunos apresentem suas hipóteses em relação aos questionamentos. Em seguida, comente sobre o nome do aparelho e da utilização do microscópio como possibilidade de visualização de microrganismos (bactérias, fungos, vírus), que são seres minúsculos. Acesse o link https://www.todabiologia.com/microbiologia/microorganismos.htm para maiores informações sobre os microrganismos e para complementar a explicação sobre o microscópio e a sua função, acesse o link: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/microscopia.htm

Orientações: Apresente o vídeoclipe da música “Lavar as Mãos” do grupo Palavra Cantada, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk&list=RD1bEoDg7DLr8&index=10. Explore o conteúdo da letra da música e deixe que os alunos compartilhem sobre o que viram e ouviram. Neste momento, não se preocupe em aprofundar a discussão ou responder aos questionamentos dos alunos, mas registre os seus comentários e os questionamentos, que poderão ser retomados nos momentos seguintes da aula.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Ainda com os alunos no semicírculo, projete e leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a necessidade de se lavar as mãos várias vezes durante o dia. Retome aos comentários e hipóteses apresentadas no momento anterior da aula. Não se preocupe em responder a questão disparadora ou aos questionamentos dos alunos, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Tempo sugerido: 45 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas para a realização da atividade da Cruzadinha. Entregue uma cópia da atividade para cada dupla (Atividade para impressão - CIE1_02VE03). Leia uma problematização de cada vez dando tempo para que os alunos pensem e discutam sobre a solução. As problematizações terão a função de provocar a discussão pelas duplas para a escrita das palavras na cruzadinha. Seguem algumas problematizações:

  • Precisam ser lavadas com a água e sabão para evitar algumas doenças (MÃOS).
  • Elas podem evitadas quando cuidamos da higiene das nossas mãos (DOENÇAS).
  • Junto com a água ele ajuda a deixar as mãos limpinhas e livres dos microrganismos que transmitem doenças, como a gripe e a conjuntivite (SABONETE).
  • É preciso que ela seja limpa para deixar as mãos bem limpas e livres dos vírus e bactérias (ÁGUA).

Deixe que os alunos discutam nas duplas sobre a solução de cada item, neste momento percorra pelas duplas observando as discussões e mediando as relações. Depois da resolução da Cruzadinha convide um aluno de cada dupla para comentar sobre as problematizações lidas e as palavras que escreveram. Verifique com as demais duplas se apresentaram as mesmas palavras na resolução da Cruzadinha. Estimule a argumentação dos alunos na apresentação do que realizaram na atividade e comunicação das aprendizagens.

Depois da atividade da Cruzadinha, proponha à turma a atividade prática de dramatização de “lavar as mãos”. Com os olhos vendados os alunos devem imaginar que estão à beira da pia lavando as mãos. Oriente-os neste processo de imaginação e dramatização, você pode utilizar os seguintes comandos: : "Abra a torneira. Abra as mãos com as palmas para cima para receber o sabonete. Agora esfregue as mãos lavando-as". Os alunos receberão um pouco de tinta guache nas mãos como se fosse sabonete líquido. Dê mais ou menos 30 segundos para que esfreguem as mãos, como se estivessem lavando-as. Depois desse tempo, tire as vendas dos olhos dos alunos para que observem se toda a mão está coberta de tinta. Observando que se partes das mãos não estão pintadas com a cor da tinta guache é porque faltou esfregá-las melhor.

Comente que é necessário esfregar muito bem todas as partes das mãos, inclusive as pontas dos dedos, unhas e punhos para que as mãos fiquem bem limpas, evitando os microrganismos e possíveis doenças. Acesse os links a seguir para maiores informações:

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide com as duas questões, retomando o questionamento do momento inicial da aula e apresentado na questão disparadora. Deixe que os alunos apresentem suas argumentações e aprendizagens. Intervenha na construção dos conceitos e complemente-os caso seja necessário.

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia as informações do infográfico para sistematizar os aprendizados da aula. Acesse o link para mais informações sobre a importânca de lavar as mãos: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/importancia-lavar-as-maos.htm.

Retome as discussões realizadas durante as atividades realizadas nos momentos das aulas para a sistematização da aprendizagem. Espera-se que os alunos percebam a importância da higiene das mãos para que se evite algumas doenças.

Lavar as mãos para evitar doenças

Ano

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer a higiene das mãos como um caminho para evitar a transmissão de microorganismos transmissores de doenças.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Ana Cristina Souza da Cruz

Mentor: Eliane de Siqueira

Especialista: Margareth Polido


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes